Conheça os maiores poluidores do mundo num gráfico pormenorizado

23 Comentários

Cada vez ouvimos falar nas terríveis consequências que o planeta enfrenta resultante da poluição do ser humano. Cada país é só por si um poluidor. No entanto, nem todos têm o mesmo nível de responsabilidade pela crise climática. Vejam num gráfico muito interessante quem são os maiores poluidores.


Os maiores poluidores não querem saber…

Todos os anos, são libertadas para a atmosfera 36 milhões de toneladas de CO2, o principal fator das alterações climáticas. A maioria destas emissões provém da utilização de combustíveis fósseis, da produção de energia não renovável e de atividades humanas poluentes. Travar esta tendência tornou-se um objetivo primordial para as nações. Mas a forma como esta obrigação é partilhada entre países e indivíduos tem gerado uma controvérsia permanente.

A principal razão é que nem todos os países enfrentam o mesmo nível de responsabilidade pela crise climática, devido ao facto de a quantidade de CO2 que cada país produz variar drasticamente.

O último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) refere que, no último ano de que há registo (2020), a concentração de CO2 na atmosfera bateu um novo recorde, apesar da redução das emissões durante a pandemia. Concretamente, a concentração atingiu 413 partes por milhão (ppm) em 2020, ou seja, 149% mais elevada do que os níveis pré-industriais (antes de 1750).

No entanto, a maior parte desta poluição provém de um pequeno número de países. A China, por exemplo, gera cerca de 31% de todas as emissões globais, enquanto os Estados Unidos são responsáveis por quase 14%. Este gráfico, elaborado pelo Visual Capitalist com base nos dados do Global Carbon Atlas, ilustra os países que mais contribuem para esta grande ameaça.

Pode consultar o gráfico com maior resolução aqui

Como se pode ver na infografia, a China é o maior emissor mundial de CO2, representando 30,9% do total, com 10.668 milhões de toneladas métricas emitidas em 2020. A principal fonte são os combustíveis fósseis. De facto, cerca de 55% da energia total gerada pela China em 2021 provém apenas do carvão.

Além disso, a China é um dos maiores importadores de petróleo, o que contribui para elevadas emissões de CO2 devido à utilização de veículos a motor no país.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de CO2, 13,5% do mundo, com 4.713 milhões de toneladas métricas de emissões totais de dióxido de carbono em 2020. As maiores fontes de emissões provêm dos transportes (automóveis, camiões, navios, comboios e aviões), da produção de energia e da indústria. O país tornou-se um grande produtor de petróleo bruto e os americanos utilizam o automóvel como principal meio de transporte.

A Índia é o terceiro maior emissor de CO2, com 7,3% do total. A Rússia é o quarto maior contribuinte, representando 4,7% das emissões mundiais de CO2. Recorde-se que o país da Europa de Leste possui um dos maiores depósitos de gás natural do mundo e que o gás natural é a principal fonte de energia do país. Mas o carvão, que é utilizado na indústria química e noutras indústrias de materiais básicos para a produção de energia na Rússia, gera emissões significativas de CO2.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Boa piada. Os “outros” poluem mas nós é que temos de abidcar do que temos por causa de teorias climáticas e ter carros a pilhas perdão, baterias… :mrgreen:

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente o meu ponto de vista!!!!!
      Os maiores poluídores do mundo não querem saber do ambiente, mas os ingénuos tugas é que têem de gastar rios de dinheiro a despoluír!!!!!!

      Das 2 uma, ou há negócios escuros como o Centro de Dados, Lítio e Hidrogénio ou somos mesmo ingénuos!!!!!!!!

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Claro que somos ingénuos. Mas o Tuga por sistema é um povo cobarde e vai na conversa dos media em geral…

        Pot futebol somos capazes de bater e mquer que seja mas meter medo a quem nos governa é que tá quieto…

      2. Avatar de RRR
        RRR

        A China é atualmente o pais que mais investe em renováveis, esta afirmação esta correta? Pela tua logica sim mas o valor tem que ser visto relativamente. Os EUA e a UE investem quase o mesmo logo a china tem que investir bastante mais…

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ui se vocês trabalhassem em fábricas como eu já trabalhei. Até ficavam de boca aberta.

  3. Avatar de RRR
    RRR

    A china per capita polui menos que os EUA, se adicionarmos o facto de ser a fabrica do mundo até poluem pouco

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Exacto, o verdadeiro gráfico a ser analisado tem de ser per capita e não global, China tem quase 4 vezes o número de habitantes dos USA e produz para o mundo inteiro.
      USA são assim o país mais poluidor

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Lógica da batata e sem sentido!!!!!

        Os EUA são a maior economia do mundo, produzem mais que a China, mesmo tendo muito menos população!

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Os EUA podem ter a maior economia mas é a China que é a fábrica do mundo. Quando foi a última vez que comprou um produto americano (excluindo software)?

        2. Avatar de N.F.
          N.F.

          Dos rankings de industria transformadora.
          A indústria transformadora constitui 27% da produção nacional global da China, o que representa 20% da produção industrial mundial.
          Nos Estados Unidos, representa 12% da produção nacional e 18% da capacidade mundial.

        3. Avatar de RRR
          RRR

          Pensa um bocado, a Espanha em valores totais emite aproximadamente 4x mais CO2 que Portugal, por isso amanhã vamos todos fazer uma manifestação em frente a embaixada da Espanha a reclamar que estão a poluir o nosso ar, ou vamos pensar um pouco e verificar que há aproximadamente 4x mais espanhóis que portugueses. Portanto….

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Outra!
        A Índia tem muito mais população que os EUA e poluem metade, então deve ser um paraíso ambiental, não!?!?!?!?!?!

        1. Avatar de C
          C

          Vim tarde ahaha. Muito bem metida! ehehehe

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          E produzem o mesmo?

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não tem indústria quase nenhuma ainda, só agora começaram a transição da China para a Índia

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        A China tem MAIS de 4 vezes o número de habitantes dos USA. Quase 5 vezes. E foi a China que democratizou a tecnologia e a colocou ao alcance do mundo quase inteiro.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então vai para lá viver, e respirar o ar puro das cidades chinesas…

      1. Avatar de Metal
        Metal

        Típica resposta tuga quando faltam argumentos aos que foram mencionados.
        Vais longe vais….

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O pais que mais polui e mesmo Portugal, uma economia que nao produz nada a n ser azeite e vinho e cortica e tem tanta poluicao quanto toda a espanha!

    1. Avatar de JMS
      JMS

      É dos Ibizas fumarentos que não querem pagar IUC´s. E dos Patrol que gastam 20l/100kms, mas não podem pagar IUC porque são carros de pobre. Tb temos os 335d e 535d anteriores a 2007… Os carros do tuga chico esperto que quer ter carro de rico que polui mais que todos os outros mas imposto de pobre…

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Se achas que ter um Honda Civic com 27 anos é carro de rico…

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Em breve vão ter em tudo a taxa de co2 …

    Tudo polui e a tanga so sustentável é só mais isso … uma tanga …

    Offshore !

    Ninguém liga ao facto de se saber que A e B desviaram fundos comunitários entre outros ( processo na gaveta ou em lista de espera … )

    Talvez também tenham para lá algum submarino …