China será iluminada por Lua Artificial já em 2020

54 Comentários

A Lua, satélite natural da Terra, reflete-nos todas as noites a luz do Sol, mas essa luz, a maior parte das noites, não é suficiente para iluminar o nosso caminho, havendo hoje a necessidade de manter as ruas iluminadas através da iluminação pública, com tudo aquilo que ela implica: infra-estruturas adequadas, consumo energético, dinheiro e poluição.

Será que há uma alternativa a este tipo de iluminação? A China quer encontrá-la através de uma Lua Artificial que será enviada para o espaço, já em 2020.

China será iluminada por Lua Artificial já em 2020

A China está a preparar-se para lançar ao espaço, em 2020, um objeto que funcionará como a Lua, refletindo a luz do Sol durante a noite mas de uma forma muito mais intensa, com o objetivo de diminuir o investimento em iluminação pública.

Trata-se de um satélite com uma película refletora que irá iluminar, nesta primeira fase, a cidade de Chengdu, no sudoeste do país. Segundo alguns cientistas ligados ao projeto, este deverá ser oito vezes mais luminoso que a Lua e irá orbitar muito próximo da Terra, a cerca de 500 km de distância, em comparação com os 380.000 km da Lua.

A intensidade de iluminação, ainda assim, não será tão forte quanto os postes de iluminação pública existentes atualmente, mas poderá resultar numa poupança na ordem dos 150 milhões de euros nessa cidade.

Wu Chunfeng, chefe do Tian Fu New Area Science Society, que lidera o projeto, referiu a um jornal chinês que o envio deste satélite deverá ocorrer daqui a dois anos, em fase experimental. Se for bem sucedido, em 2022, mais três satélites serão enviados para o espaço.

Além da iluminação de zonas habitacionais de forma a minimizar os custos com iluminação pública, os responsáveis pelo projeto, identificam ainda outros cenários onde este tipo de satélite poderá fazer a diferença, como locais assolados por catástrofes naturais, onde não chega luz elétrica.

Continuamos a querer mudar o ciclo natural da Terra?

Há anos que tentamos mudar a forma como a Terra e a Natureza funcionam para que o nosso (dos humanos) bem-estar fique assegurados. A colocação de luz artificial permanente num local irá certamente interferir com o meio-ambiente, mas o Governo da China parece estar consciente dessa realidade e o projeto terá que garantir que os efeitos não serão negativos.

| Via

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Isto não vai ser mais uma coisa a contribuir para o aquecimento global? É que na altura em que aquela parte do planeta deveria arrefecer, vai passar a receber luz solar de forma continua ainda que com menos intensidade.Penso que isso pode afectar muita coisa…

    1. Avatar de Ilídio
      Ilídio

      Na realidade não,poraue efeito de estufa e menor, como o ar quente sobe mal Entre na atmosfera começa a dissipar ao contrário dos postes de iluminação que tem que fazer todo o percurso até à estratosfera.

  2. Avatar de gui
    gui

    A idéia é no mínimo um contra senso, na medida em que já há propostas para se eliminar a iluminação artificial noturna, já que a mesma está desequilibrando o ciclo original da natureza. A permanência da luz 24 horas, em muitas regiões já mostra esse desequilíbrio em vários aspectos dos ecosistemas, da fauna e da flora; inclusive na própria reprodução das espécies.

    1. Avatar de António
      António

      Tem toda a razão, meu caro. Eu, no princípio da velhice, congratulo-me por não ter de aturar este tipo de agressões por muito mais tempo. Mas que vai ser do meu neto? Beneficiará de uma extraordinária série de descobertas que melhorarão o nível geral da saúde humana, e ao mesmo tempo a desastres ecológicos que tudo porão em causa.

    2. Avatar de met
      met

      Ninguém no seu perfeito juízo que retirar a iluminação das cidades. Menos luz leva a mais acidentes e crimes. Podemos é deixar de tornar essa luz permanente e fazer com que seja ativada por proximidade. Não me parece que vá ocorrer.

    3. Avatar de int3
      int3

      Colega, a partir dos trópicos consegues ter dias seguidos só com sol e a natureza está bem com isso…

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Isto é só pessoas doentes.. não sabem como destruir o planeta, então inventam. Procurem é a cura para o cancro…

    1. Avatar de Maxluan Cruz
      Maxluan Cruz

      Concordo com você.

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    não vai dar certo, já viram o tamanho da coisa que terá de ser pra poder iluminar tal local? já para não falar que vai orbitar perto da terra, não irá ser um satélite comum, nem uma estação espacial, terá de ser maior…..isto vai dar barraca…..

    1. Avatar de Costa
      Costa

      provavelmente vão adicionando espelhos e mais espelhos todos os meses .

    2. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Exatamente. Ao contrário da lua que está a uma distância que permite refletir a luz do sol esses satélites não funcionariam durante a noite.

    3. Avatar de Koso
      Koso

      E depois se essa chinezice cai na terra… lembrem-se do stress que não foi o satelite caído aqui à tempos…

    4. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      se ler as previsões para o futuro está escrito que o homem vai criar outro sol
      e tambem está escrito que o planeta vai aquecer tanto que a vida humana se vai extinguir
      mas parece-me uma boa ideia

  5. Avatar de JR
    JR

    Mais uma achega, para a destruição do planeta, mais uma forma de alterar o ciclo normal da terra… enfim.
    Somos o animal que mais destrói, onde pomos a “pata” fazemos me##a.

  6. Avatar de Biba
    Biba

    Só vai iluminar 80km sou a favor da lua…….. quero ver funcionando quando for pra china, vou me sentir em outro planeta

  7. Avatar de anon
    anon

    É só iluminados na China. Que lol.

    1. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      lol é o teu comentário que nem sabe o que é ( lol )
      é um comentarío tipico dos putos que nem se sabem expressar

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu só estou curioso sobre como é que vai ser a orbita do tal satélite, o período dessa orbita deve ser por volta de 1h30 por isso não vai eluminar a cidade durante muito tempo seguido.

    1. Avatar de Koso
      Koso

      Usam um cabo para amarrar, só pode.

      1. Avatar de Jacs
        Jacs

        vais ver que vão roubar o cobre aqui das obras para o efeito ,sempre são 500km 🙂

        1. Avatar de Koso
          Koso

          O pior serão os aviões que chocam com o cabo lolzzz

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Espionagem ou outra coisa…

  10. Avatar de Koso
    Koso

    E COMO É QUE ESSES INTELIGENTES VÃO CONSEGUIR MANTER A ROTA DESSA “LUA” SEMPRE POR CIMA DA CHINA? SÓ PARA INTELIGENTES!!!

    Desculpem o caps lock mas esses gajos não têm noção das coisas em que se metem.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        As órbitas geoestacionárias não são a 500km de altitude, mas sim quase nos 36000km. A orbita geoestacionária também é um órbita geosíncrona especial, pois esta tem uma excentricidade de 0 (órbita circular) e a inclinação de 0° (o plano da órbita coincide com a do equador da terra). Resumindo, não tem nada a ver com a órbita em questão.

    1. Avatar de Adérito Pereira
      Adérito Pereira

      A terra roda, se o satélite tiver rotação contraria à da terra fica “parado”

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        A rotação do satélite não tem nada a ver com a sua posição no céu. Acho que te estás a referir à órbita. E se a órbita for na direcção contrária à rotação do nosso planeta então o satélite não vai ficar “parado”.

  11. Avatar de Roberto
    Roberto

    Isso é besteira só Deus pode fazer isso

    1. Avatar de William
      William

      Não existem deus ou deuses

      1. Avatar de Maxluan Cruz
        Maxluan Cruz

        Existe Sim, um único e soberano Deus Pai Todo Poderoso Criador.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Here we go…

    2. Avatar de Maxluan Cruz
      Maxluan Cruz

      Concordo, nosso SENHOR Deus Pai Criador todo poderoso fez o planeta perfeito, mas o ser humano sempre tenta destruí-lo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não existe qualquer prova que demonstre que algum deus criou o universo, quanto ao planeta, tudo o que sabemos demonstra que este coalesceu conforme as leis da física sem a intervenção de um ser imortal antropomórfico. Nem muito menos o nosso planeta é próximo de ser perfeito. Se fosse perfeito haveria terramotos, tempestades, vulcões e outros fenómenos naturais, toneladas de germes, vírus e bactérias que custam a vida de milhões a cada ano?

        1. Avatar de Maxluan Cruz
          Maxluan Cruz

          E quem disse que eu preciso de provas para crer em Deus? ele Existe, eu Creio e tenho perfeita certeza disto, e o mundo é perfeito sim do jeito q ele criou.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Tu não sabes que deus existe, tu crês que ele existe. Tal como os muçulmanos e os judeus crêem numa versão diferente do teu deus (e o judaísmo é séculos mais antiga que o cristianismo, até porque o cristianismo deriva desta), os hindus que crêem num deus totalmente diferente (e o hinduísmo é a religião mais antiga do mundo em prática contínua, vários séculos mais antiga que o judaísmo). Para saberes que deus existe precisas, sim, de provas. Sem esta tens apenas fé. Por alguma razão fé é um requisito de todas as religiões, sejam elas do passado ou do presente. Fé é definido como sendo “a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.”

            Ora se Deus é realmente omnisciente, omnipotente, omnipresente e omnibenevolente, e ele realmente fizesse um mundo perfeito, eu não conseguiria imaginar um mundo mais perfeito. Mas o facto que eu consigo imaginar um mundo melhor que este, demonstra que este não é perfeito. Porquê que as espécies que temos agora representam uma pequeníssima percentagem de todas as espécies que já existiram, se o planeta é perfeito porque razão houveram várias extinções em massa no seu passado?

          2. Avatar de int3
            int3

            Evolui rapaz. Começa a usar a cabeça.

        2. Avatar de Vitor Pinto
          Vitor Pinto

          Um comentário, iluminado, também ninguém viu o vento, a prova que procuras és tu mesmo!

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Tens a certeza que nunca ninguém observou o vento? Olha que eu observo o vento, tenho até formas de medir a sua velocidade. Não sei se é do teu conhecimento, mas o ar foi descoberto como sendo formado por partículas faz já alguns séculos. Ou pensas que o engenheiros que desenham um avião e fazem uso de um túnel de vento estão, na realidade, a fazer uma macumba para depois no fim rezar para que o projeto funcione.

            Tu não sabes o que é uma prova. Uma prova não é algo subjetivo, mas sim objetivo e verificável por qualquer pessoa. Significa que uma prova é valida para mim, para ti e para qualquer outra pessoa. A tua “prova” não é válida para outras pessoas que seguem diferentes versões da tua religião, ou diferentes versões do teu deus, ou diferentes religiões, ou quem nem sequer têm religião, logo, não é prova. Tens sim fé, mas fé é tudo menos prova, pois esta é uma afirmação absoluta, assumida sem razão e defendida contra toda a razão.

        3. Avatar de carlos oliveira
          carlos oliveira

          o tempo foi inventado por o homem que na realidade é uma ilusão assim como a vida e o dinheiro …
          para compreender tudo isto aconselho a lerem o que escreveu allan Kardec ou as entrevistas aos espiritus com o jeferson viscardy …
          se discordam , respeitem

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Este povo são as “térmitas” humanas…

    1. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      estás a referir a ti e alguns politicos , certo

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Essa altitude do satélite é um bocado estranha. Para alem de não poder ser geoestacionário, logo a iluminação não vai ser constante. A essa distância da terra também não vai iluminar durante toda a noite, pois acerta altura vai estar na penumbra da Terra. Suponho que só ilumine umas horas depois do sol se pôr.

  14. Avatar de André
    André

    Um marco histórico para mostrar a força humana. Muito importante para a China e para a humanidade.

    1. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      muito bem, acabar com o lado escuro , onde proliferam as trevas …
      a luz é a verdade e o caminho do bem

  15. Avatar de André
    André

    Quando não sabem onde gastar o dinheiro, têm ideias destas. Só falta algum cientista chinês inventar água em pó.

    1. Avatar de carlos oliveira
      carlos oliveira

      não é preciso ser cientista e inventar agua em pó , sempre existiu e continua a existir a agua a baixas temperaturas fica solida ou em pó
      antes de comentar , pensa …

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Ainda estou para perceber como é que uma órbita a 500km é geoestacionária. E também qual o intuito de desenvolver algo com um custo de +500M para poupar 150M. Estão para inventar a batata quente…

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    E a malta que quiser usar telescópios à noite? Eu passava-me se fizessem isso na minha cidade… Já é terrível o problema que causam os candeeiros de rua para poder observar o espaço quando a Lua não está visível, quanto mais ter uma puta duma luz artificial a enviar-te fotões para a testa a noite toda… enfim… chinezisses manhosas…

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    E a malta que quiser usar telescópios à noite? Eu passava-me se fizessem isso na minha cidade… Já é terrível o problema que causam os candeeiros de rua para poder observar o espaço quando a Lua não está visível, quanto mais ter uma p#ta duma luz artificial a enviar-te fotões para a testa a noite toda… enfim… chinezisses manhosas…
    Mudava de cidade!

  19. Avatar de João Serra
    João Serra

    Porque usar uma lua artificial para iluminar a china quando podemos utilizar uma marca!!!! nao tarda vamos ser iluminados á noite pela nike ou pela coca cola

  20. Avatar de Pedro q
    Pedro q

    Já há, mas só agua açucarada. Metes o pó adicionas agua e voilá.

  21. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Imbecis dos chineses querem tudo havia de explodir querem alterar a lei da natureza um dia todos nós pagaremos a factura

  22. Avatar de Carlos Arnaldo
    Carlos Arnaldo

    De toda a conversa, nada se fez luz. Mas que os chineses são expertos são, até já somos invadidos por eles. E não são E T. Amigos o mundo vai acabar à cornada.