Quer ter de volta o visual do Firefox e abandonar o Australis?

25 Comentários

A chegada do Firefox 29 trouxe algumas novidades visuais de que é impossível escapar.

A chegada da nova interface Australis veio mudar a forma como os utilizadores vêm o Firefox, ao trazer uma nova apresentação dos separadores e de vários elementos.

O Australis estava a ser preparado pela Mozilla e agora está disponível para todos, mas será que agrada à maioria dos utilizadores? Caso a resposta seja não então temos a solução!

ffox_look_0

A interface Australis tem estado lentamente a ser preparada e introduzida no Firefox, para que possa mudar e dar aos utilizadores uma interface mais completa e mudada, ajustada aos tempos modernos.

Mas a verdade é que nem todos os utilizadores do Firefox gostam das alterações que a Mozilla introduziu na interface do Firefox. Esta opinião não chegou agora e tem estado a ser recolhida ao longo de algum tempo.

Mas para estes utilizadores que não estão particularmente interessados em manter a interface Australis, existe uma alternativa simples de aplicar e que o coloca de volta na interface antiga.

Esta alternativa chega na forma de uma simples extensão, o Classic Theme Restorer, e pode ser usada por qualquer utilizador do Firefox, não apenas para retornar à interface anterior, mas também para criar um híbrido entre as duas interfaces ou para personalizar de forma completa a interface, adaptando-a ao que o utilizador quer.

ffox_look_1

Para terem de volta a interface antiga do Firefox apenas precisam de instalar e activar o Classic Theme Restorer. De imediato todas as novas características da interface Australis são removidas e adaptadas ao que todos estavam habituados.

Mas como seria de esperar, o Classic Theme Restorer permite um grande grau de personalização. Basta acederem às configurações desta extensão e aí vão encontrar vários separadores, cada um com diversas opções que podem ser activadas ou adaptadas.

Mudem as cores, as posições dos botões, os ícones das várias funções e até a posição do novo menu de opções, tudo numa zona única e sem qualquer complicação.

anterior próxima

São várias as opções e as configurações que podem aplicar ao Firefox para criarem uma versão única da interface deste, adaptada ao que mais gostam, escolhendo os elementos que preferem em cada uma das interfaces que o Firefox tem.

O criado do Classic Theme Restorer recomenda que usem um perfil novo e limpo no Firefox, ou que pelo menos eliminem o ficheiro localstore.rdf da pasta do peril, para evitar problemas na actualização do Firefox 28 para o 29.

Instalem o Classic Theme Restorer e coloquem a interface do novo Firefox 29 ainda mais ao vosso gosto, quer sejam ou não adeptos da interface Australis.

Download: Classic Theme Restorer 1.1.8
Homepage: Classic Theme Restorer

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lipex

    ainda gostava de saber por carga de água é que desactivaram a função ‘browser.tabs.onTop’ e mesmo com este addon não se consegue manter as setas antigas de avançar e retroceder..
    Vou manter a minha versão 28.. :s

    1. Avatar de oi
      oi

      as setas consegues por antigamente, activa a opção “Movable Back-Forward button”. depois so tens que as mover para o lado esquerdo usando o Customize.
      as tabs consegues por em baixo tb, escolhe “Tabs not on top – set False” ou assim qq coisa.

      1. Avatar de lipex

        obg. deu resultado.
        Isto de ter que instalar vários addons para fazer uma coisa que deveria ser dada pelo original está a tornar o firefox bem pesado..
        Por acaso não há algo do género para thunderbird?

    2. Avatar de MOBILE SHOW IMPORT

      Use essa aqui que esta funcionando no Firefox 29 e volta a barra antiga

    3. Avatar de Joao Barros
      Joao Barros

      O Firefox sinceramente tem-me deixado um bocado de pé atrás com tanta mudança na interface. agora na nova versão mudaram a lista da searchbar, mas pelo menos dá para voltar ao que estava através do about:config. Que mudem à vontade a interface, mas que pelo menos deixem uma pessoa poder manter o ambiente como tinha. Mudanças destas só tiram produtividade e não trazem nada de novo realmente útil.
      Tem uma pessoa que andar a procurar extensões a cada release para reverter as brincadeiras dos devs -.-‘

  2. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Agora já não adianta, já me habituei á nova interface 🙂

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      No 1º ou 2º dia talvez fosse mudar, agora também já me habituei 😛

    2. Avatar de okapi
      okapi

      E ainda bem que te habituaste assim ficas a ganhar. Mas no post do dia em que foi anunciado aqui esta versão, ” 28 de Abril de 2014 às 10:45 pm ” tu escreveste ” Firefox morreu, vou voltar a usar o meu querido IE9″ sendo assim falaste cedo demais. E mais esta dica eu a indiquei no mesmo dia em post mais abaixo nem sequer é novidade. ” okapi 28 de Abril de 2014 às 11:52 pm “

  3. Avatar de Kitamura
    Kitamura

    Não sou esquisito com o design de software ou apps, mas se me incomodar a nível produtivo aí sim tenho que reclamar. No caso do Firefox, gostei do design e a nível produtivo não mudou nada pra mim. Experimentei até a nova cache e pessoalmente não notei diferença.

    Sou utilizador regular do Firefox, mas uso também o Chrome, o Opera e o Internet Explorer por questões profissionais. Se me perguntarem qual o melhor, não sei dizer, todos eles são browsers com as suas vantagens e desvantagens. Uso mais o Firefox por questões de privacidade e segurança, mas continuo a achar que em vez de pensarem em renovar o visual e acrescentar “mariquices” deviam pensar em melhorar os “bugs” do Flash Player e começar a utilizar melhor os recursos do CPU (5 separadores no Firefox com videos em stream e parece que o meu i7 se transforma num Pentium 4 xD).

    1. Avatar de gigbola
      gigbola

      o meu pentium 4 safa-se bem com 4 separadores abertos no firefox… 😉

      1. Avatar de Kitamura
        Kitamura

        Exatamente, porque o Firefox nunca foi optimizado para o multi threading. Era mesmo a isso que me referia, o Firefox num Dual Core tem o mesmo “rendimento” que num Octa Core por exemplo.

    2. Avatar de Roque
      Roque

      concordo , não desgostei e facilmente me habituei a este interface, uso quase em exclusivo o FF , já actualizei as minhas maquinas para esta versão .

  4. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Eu so queria desativar o browser.taskbar.progress (nao parece que seja este o nome) e sabem se com esta nova UI gasta mais CPU? eu com o flash fico com o CPU nos 55% em videos 480p (com o sapo vídeos nem se fala)

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    é impressão minha ou o firefox 29 não tem barra de status. eu gostava do addon “download status bar” no meu desktop.
    eu uso o ft deep dark 10 theme.

  6. Avatar de André
    André

    E eu ainda não descobri a maneira de reabrir o último separador fechado. Antes dava e agora não sei se dá ou como se faz… Sei que no google chrome pode ser com CTRL+SHIFT+T.

    1. Avatar de Ghost
      Ghost

      Botão direito em cima de outro separador qualquer e escolher “Anular fecho de separador”

  7. Avatar de MM
    MM

    Não vejo grande diferença desta para a anterior ao ponto de termos de reaprender a usar!
    Se com esta mudança mínima pelos vistos há quem fique baralhado, então percebo porque é que se perdem no Win8.
    Mais me espanta quando esta capacidade de adaptação vem muitas vezes de “informáticos”.
    Bem, seja como for gosto desta nova inteerface no Firefox, parece-me uma evolução gráfica lógica.

    1. Avatar de António
      António

      Informaticos não, auto-titulados “power users”!!!
      Power users my ass.

  8. Avatar de Alan Messala
    Alan Messala

    Eu gostei do Firefox 29, mas está ocorrendo um problema, não sei se o mesmo está acontecendo com os outros usuários.
    Não consigo de modo algum colocar a barra de extensões, que sumiu com esta atualização. É a que fica na parte inferior do Firefox, embaixo, e contém as extensões instaladas.
    Será que é vírus no navegador? Outro problema que já vem ocorrendo desde as últimas atualizações: Após um tempo de uso do Firefox, principalmente no youtube, o processador vai a 100% de uso, e fica impossível continuar usando, preciso fechá-lo para que o consumo do processador caia, para só então abrir o Firefox e poder continuar utilizando-o.
    Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Isso não é virus, quem desenvolve o FF, optaram por outra solução. Existe uma boa solução para teres a Barra de volta só que esta gosta mais da posição lateral e acredita eu antes já usava e dava-me muito jeito. Experimenta e com o tempo habituas-te. Quanto à outra solução espera por alguém que te possa ajudar entretanto instala este addons e depois é só veres como funciona. Diverte-te!
      https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/vertical-toolbar/?src=userprofile

      1. Avatar de Alan Messala
        Alan Messala

        É que 2 addons que apareciam na barra de extensões não estão aparecendo no novo menu, embora continuem instalados. Eu vou experimentar essa barra lateral, obrigado.