Mozilla Firefox 3.5 Beta 4

34 Comentários

O Firefox 3.1 agora chamado de Firefox 3.5, continua a sua caminhada até à versão final. Estão prometidas algumas tecnologias como ubiquity, prism, snowl, bespin, entre outras funções ricas em opções. Esta versão é mais um passo nesse sentido.

Com a guerra de browsers ao rubro, a Mozilla afirmou já que a versão final 3.5 será 28 % mais rápida que o Google Chrome em Windows XP e até 16 % em Windows Vista. Tal se deve à ferramenta javascript TraceMonkey desenvolvida pela empresa.

Recentemente foi também veiculada a opção de navegação em privacidade e o multitouch, espera-se em breve que esta ferramenta seja disponibilizada na sua versão final.

Resumo das mais importantes alterações

Nota-se já uma maior limpeza nos recursos anteriormente apresentados, podemos ver então que foram melhorado os seguintes elemento:

  • Suporte para os codecs Theora e Vorbis (formatos livre de áudio e vídeo). Com estes codecs deixam de ser necessários plugins do tipo Flash ou Silverlight para embutir no HTML vídeo e áudio.
  • Nova ferramenta de JavaScript, o já nosso conhecido TraceMonkey. Esta ferramenta vem aumentar a velocidade de utilização de serviços assentes nesta tecnologia, como o Gmail, por exemplo. Segundo a Mozilla, esta tecnologia potencia um aumento até 40 vezes a velocidade em relação ao Firefox 3.0;
  • Private Browsing, a já badalada navegação privada. Função que apaga todos os vestígios de navegação assim que se fecha o browser. Esta ferramenta está ligeiramente menos conseguida do que originalmente apareceu no Internet Explorer 8.
  • Novo Botão para abri novo separador (como encontramos no IE). Esta opção (ctrl+T) pode facilitar a abertura de separadores vazios ao lado dos já abertos e carregados.
  • Função de arrastar separador para uma nova janela. Esta possibilidade é tudo idêntica à que já existe no Chrome, onde arrastamos um separador para uma janela limpa, aberta de forma individual;
  • Novas opções de limpeza dos dados recolhidos na navegação (cookies e histórico);
  • Outras pequenas correcções e outros melhoramentos que podem ser vistos no Wiki

A versão final está prevista para o final do ano. Poderá consultar as alterações presentes nesta versão aqui.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Mozilla Firefox 3.5 Beta 4 pt-pt | pt-br| en-us [7.63MB]
Download [mac]: Mozilla Firefox 3.5 Beta 4 pt-pt | pt-br | en-us [17.16MB]
Download [linux]: Mozilla Firefox 3.5 Beta 4 pt-pt | pt-br| en-us [9.33MB]
Homepage: Firefox – MozillaWiki-Shiretoko

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Fica aqui um teste de performance interessante sobre todos os browsers actuais.

    E já agora, reparei outro dia que o Opera 10 gasta menos RAM que o Firefox, o que o destrona, mais uma vez, do trono do browser que menos RAM gastava em sessões com mais de 15 minutos e três tabs.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de tagravado.com

      Firefox continua a ser o melhor e mais completo!

  2. Avatar de Carlos

    Nao gosto muito de usar produtos beta. Mas certamente nessa versão espero que nao consuma tanta memória RAM como a atual. E viva a extensão RAMBack que alivia isto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vou testar esta versão para ver se há de facto melhorias nesse sentido, pois esta versão que estou a utilizar, numa máquina com o XP, 1gb de ram, já com uns 5 anos… usar o Firefox 3.0.10 é penoso!!!

      Faz-me lembrar o Windows Vista!!!!!!!

      1. Avatar de nome
        nome

        hoje em dia justifica ter-se tao baixos valores de ram? 3 GB de ram DDR3 por 56 euros. (por 115 euros tem-se 6GB – é assim tanto no preco final de um computador?)

        Os tempos mudaram.

        1. Avatar de Vítor M.

          Em máquinas empresariais com a idade dessa que refiro, não justifica estar a gastar recursos financeiros apenas para alimentar o browser…

          Desde a gestão comercial até às ferramentas financeiras, passando por um editor de imagem e software de administração, nada justifica um aumento de ram. Só por isso 😉

          1. Avatar de Tijó
            Tijó

            Ora ai está,é também por isso que me fico com o Opera.
            Mas não tenho duvidas que o FF é o mais completo(addons).

          2. Avatar de Morbus

            Então a melhor escolha é mesmo o Opera 9.02… Dos browsers mais recentes é o que gasta menos RAM. Porque assim que saiu o Firefox 3, passou a ser o Firefox… :\

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    “A versão final está prevista para o final do ano.”

    Para o final do ano??? Só????

  4. Avatar de fox88

    a 3.6apre1 tem um consumo de RAM idêntico à 3.1 … vamos ver se no meio termo há melhorias 😛

  5. Avatar de canelas
    canelas

    que venha a versão final pra 3.1.

  6. Avatar de tagravado.com

    Firefox é o melhor browser para desenvolvimento web!

    http://www.tagravado.com

  7. Avatar de Anderson
    Anderson

    Vai demorar!!!!

  8. Avatar de Aurélio Pita

    Sem dúvida alguma que o Firefox é o melhor e mais completo navegador para desenvolvimento web.

    Agora lá que ele é um RAM Killer é! 😀

    Vamos ver se esta versão melhora neste aspecto…

    Já agora, dá para ter as duas versões instaladas ou ele elimina a antiga?

  9. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Acham o firefox consumidor de RAM?
    Entao o safari e o que? Um papao so se for…

    Windows 7 RC1 com o pplware aberto:

    – Firefox 3.5 beta 4 (34MB)
    – Opera 10 alpha (36MB)
    – Internet Explorer 8 (26MB)

    1. Avatar de Morbus

      Isso tinha interesse se os browsers servissem apenas para abrir e fechar. Teste que é teste é feito com algumas horas de browsing e com páginas variadas, e nesse teste o Firefox sai-se em primeiro, nos browser já lançados.

      —–
      http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Vou aceitar o desafio. Vou navegar meia hora com os tres que disse e depois coloco os resultados aqui. Desde ja acho que o Opera vai ganhar mas nunca se sabe…

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Ca mostro os meus resultados nao cientificos mas que servem para ter uma ideia dos mitos que sao criados a volta do firefox.

          -IE8: 83MB
          -Opera: 67MB
          -Firefox: 57MB

          Os testes foram realizados da seguinte maneira:

          – Num acer aspire one A150 com o Windows 7 Ultimate RC1 publico.
          – Todos os Browsers sem add-ons ou temas.
          – Todos os browsers visitaram as mesmas paginas mas explorando-as de maneira diferente.
          – Todos os browsers estiveram abertos 30 minutos mas nenhum teve uma utilizacao intensiva (abrir paginas numa media de 30 segundos)
          – Nenhum Download directo foi feito (ex: um arquivo rar)
          – Entre as muitas paginas abertas irei citar as mais importantes:

          -*oogle.pt
          -*plware.com
          -*intech.com.pt
          -*outube.com
          -*apo.pt

          1. Avatar de CáVai
            CáVai

            Desiste. Já não é a primeira vez que discuto este assunto aqui neste blog e nunca serviu de nada.

            Penso que, pura e simplesmente, está na moda criticar o consumo de ram do Firefox.

            De qualquer forma fico satisfeito por haver outra alma que percebeu que este browser não é o papão que toda a gente tenta fazer dele…

          2. Avatar de Zec@
            Zec@

            Esses 57MB são excelentes, comparando com os nunca inferiores 110MB’s no XP!!…. Até que um dia resolvi alterar no config: config.trim_on_minimize. Desta forma parece menos gastador e o processador parece “aquecer” menos :\
            O Opera no mesmo pc usa 14MB!

          3. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Alguma coisa de errado se passa no teu PC… O Opera so consume 14MB e o Firefox 110MB?

            Tenta fazer um teste como eu fiz em condicoes parecidas e depois diz-me os resultados. Se nao te importares e claro

          4. Avatar de Morbus

            Deixa-me adivinhar. Só usas Firefox 😀

            Ya, as pessoas que usam Firefox dizem que consome demais. É certo, consome demais, mas os outros ainda consome mais! As pessoas é que não sabem porque não os usam! 😆

            —–
            http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

          5. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Nao sei se estavas a falar para mim. Se sim posso dizer que e 50/50. Uso tanto o Opera como o Firefox.

          6. Avatar de ZEC@
            ZEC@

            Acho q nada de errado se passa no pc 🙂
            É assim – tentando resumir-, uso o XP no emprego, e o Vista em casa. No Vista o OPera e o Ff têm comportamento idêntico (ambos gulosos, penso q o Opera mais do q o FF, mas o Vista tem 4GB).
            Não me chateia o uso da memória, incomoda-me é qdo afecta o desempenho do pc! E isso tem acontecido no XP, com o Ff! Noto q qdo o uso, o pc fica +lento, mesmo a minimizar/maximizar janelas! Com o OP já não acontece. O Ff não gosta do XP, ou vice-versa :S, digo eu!
            Os 14MB q referi é qdo o OP está minimizado, e mantém-se em valores baixos (não passa de 30, pelas obsrv q faço). O Ff, por vezes, chega aos 140 tb minimizado! Q fará ele ? :S

            O config.trim_on_minimize de certa forma, melhorou o Ff, pq liberta a memória, usa a cache, qdo o minimizo.

            O OP parece-me mais rápido q o Ff. Uso este pq me habituei pelas razões q mts apontam nestas págs, mas há sempre uma altura p mudar…

            Grato pelo teu cuidado 😉

  10. Avatar de Zialus

    Noto bastantes melhorias em termos de performance. Pelo menos em OS X o browser responde muito mais rapidamente a tudo.

  11. Avatar de ALL
    ALL

    Sinceramente no “Resumo das mais importantes alterações” n vejo nada assim de mt relevante.

  12. Avatar de Gota
    Gota

    E para quando em 64 bits? Não seria mais vantajoso para os sistemas em 64 bits?

    1. Avatar de PsySc0rpi0n
      PsySc0rpi0n

      Eu também ando à espera de uma versão 64bit pois tenho tentado usar sempre softwares 64bi…

    2. Avatar de HBK

      A Mozilla não deseja ainda investir no mercado (se assim o podemos chamar) uma vez que ainda não existe Flash para esta plataforma de forma nativa. Logo, não se justificava, já que 90% da Web é Flash.

      1. Avatar de Gota
        Gota

        LOL não sei em que mundo andas mas dificilmente os sites em flash chegam aos 25%… Mas nem era disso que eu estava a falar…

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sempre a mesma treta da ram, a ram esta dada, a quimonda ta na falência por isso mesmo!

    Agora a treta de para quê investir no computador?? Isto é como tudo se não se investir a economia não anda, por isso as aplicações seram sempre mais pesadas nunca mais leves, e se agora existe uma preocupação nesse ponto, é porque nos espera um futuro próximo muito mas muito dificil!

  14. Avatar de Gota
    Gota

    Eu tanto me dá para usar o FF como o chrome 2 como o IE 8… Epá e não tive com o trabalho a ver qual deles consome mais…

  15. Avatar de Gota
    Gota

    Eu tanto me dá para usar o FF como o chrome 2 como o IE 8… Epá e não tive com o trabalho a ver qual deles consome mais….

  16. Avatar de G0Mes
    G0Mes

    Tenho uma dúvida e gostaria que a resolve-sem é que o meu firefox 3.5 beta 4 é muito lento ao abrir alguém sabe o que eu posso fazer para resolver este problema.
    Obrigado desde já.
    G0Mes