Microsoft alerta que o Edge é mais seguro que a concorrência

26 Comentários

O Edge, o novo browser da Microsoft, tem estando a ser usado pela Microsoft para mostrar a qualidade das suas aplicações. Para isso, tem sido diversas vezes usado para mostrar que é melhor que as ofertas da concorrência.

Mas para além das comparações directas, a Microsoft usa também o Windows 10 para fazer essas comparações. Para isso, é utilizado o sistema de alertas deste SO que recomeçou, agora, com alertas referentes à segurança.

Edge alerta

Têm sido muitas as comparações feitas entre o Edge e os browsers concorrentes. O foco tem sido nos consumos de bateria e na sua eficiência energética, mas outras áreas têm sido também cobertas.

Para relembrar aos utilizadores estas capacidades do Edge, a Microsoft tem recorrido a um sistema de notificações do Windows 10, que, directamente da barra de aplicações, permite mostrar informações aos utilizadores.

Depois dos bem conhecidos alertas de consumos de bateria, que chegaram durante o verão deste ano, surgem agora notificações sobre a segurança do Edge, comparando-o directamente com a concorrência.

Edge alerta

Estes alertas surgem quando os utilizadores lançam outros browsers que não o Edge e mostram, como pode ser visto na imagem acima, que o browser da Microsoft é 21% mais eficiente a bloquear situações de engenharia social para obter dados dos utilizadores.

Estes alertas começaram a surgir no início do mês passado, segundo a Microsoft relatou, e não se limita ao Firefox, existindo também notificações similares para quando o Chrome é lançado.

Como desactivar os alertas do Edge

Estas são notificações que o Windows 10 pode apresentar e pretendem dar informações aos utilizadores que a Microsoft considera úteis e importantes.

Todos os utilizadores do Windows 10 que não as queiram usar podem desactivá-las de forma simples. Basta acederem à Definições -> Sistema -> Notificações e acções.

Edge alerta desactivar

Procurem depois pela opção que dá acesso a dicas, truques e sugestões e desactivem-na. De imediato estas pequenas dicas deixam de ser mostradas.

Estas notificações, que a Microsoft entendem ser úteis para os utilizadores, têm estado a ser usadas por outros parceiros, como o Facebook, que recentemente mostrou informações sobre os seus vídeos. Já a Microsoft tem-nas usado para promover os seus produtos, o que não tem sido bem aceite pelos utilizadores.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    É só para avisar todas as mulheres que eu sou melhor do que todos os outros homens,e isto é algo completamente imparcial =)

  2. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Estão com vontade de pagar mais umas multas por concorrência desleal.

    1. Avatar de P
      P

      Concorrência desleal a que propósito?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Desleal não diria mas publicidade enganosa é garantidamente… ora vejamos: mesmo tendo sido patched antes do concurso, durou 30 segundos. Yep, pub enganosa.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Por ser M$

  3. Avatar de AJ
    AJ

    para quando a brilhante ideia de ser possivel editar um url de um favorito??

    1. Avatar de censo
      censo

      Adiciona o novo e apaga o velho!

  4. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    LOL!!! A microsoft avisa…

  5. Avatar de Luisbad
    Luisbad

    O mais seguro por ter sido o mais rápido a violar no PWNFEST2016?

    1. Avatar de P
      P

      Porque nos outros anos, não tem havido notícias de falhas no firefox nem no chrome pois não?

      1. Avatar de Luisbad
        Luisbad

        Todos ele têm falhas. Uns com elas mais graves e fáceis de “entrar” que outros. E uns corrigidos mais rapidamente que outros. Agora vir afirmar que é o “mais seguro que a concorrência” é para rir.

        1. Avatar de 111111a
          111111a

          consegues provar que não e? 😀

  6. Avatar de Eder
    Eder

    Off topic, alguém pode me ajudar…? Pretendo instalar firefox 13 no ubuntu 16.04. O que acontece é que quando tento instalar ele faz uma actualização automática para aultima versão.
    OBS: tem de ser a versão 13 do firefox por questões de compatibilidade. Thanks in advance

  7. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Sim, e o ME e Vista eram os melhores SO’s já lançados até à data e mais além.

    “O detergente X lava mais branco e a concorrência deixa toda os tecidos amarelos.” E não é que X pode ser qualquer detergente no mercado?

    Mas eu é que sou troll!!!

  8. Avatar de CS
    CS

    Um bom browser não diz que é um bom browser, dá razões para ser utilizado.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não está a dizer que é um bom browser, só que é o mais seguro, as razões estão à vista no SO (para quem o conhece pelo menos).

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pois, é uma pena que sendo mais seguro, seja uma merda! Está sempre a bloquear. Fecho um separador e ela fecha-me dois, ás vezes estou a ver vídeos no youtube e só tenho dois separadores abertos e não consigo nem fechar o segundo, apesar de clicar repetidas vezes no x, outra vez se baixo o browser quando levanto ele bloqueia, fica branco e não me deixa ver o video. Para se ver um vídeo do felipe neto de 10 minutos ou um video do maluco beleza do rui unas no edge é um verdadeiro penar!! Está sempre com bloqueios e a parar e não responder. E depois não tem aquela funcionalidade de calar um separador clicando no botão do som do separador e não tem o respetivo botão do som do separador como no chrome. As vezes estou no youtube e começam todos os videos que abri e tocarem em simultãneo. Não tem ainda a opção de só carregar conteúdo quando escolher o separador. É seguro, porque simplesmente bloqueado e não funcionando a pessoa não consegue aceder a porra nenhuma, nem fazer nada e não apanha virus, porque nem os hakers conseguem fazer porra nenhuma quando tentam atacar um pc, certamente. Internet Explorer, volta, estás perdoada!

  10. Avatar de 111111a
    111111a

    vejo mta gente a criticar e gozar o pobre do browser 😀 mas alguém realmente consegue provar que o que eles dizem não é verdade? 😀

    1. Avatar de bola
      bola

      Consegues provar que eles têm razão ?
      Pois ora aí tens a resposta… 😉

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Se tiveres o mínimo de conhecimentos de segurança, consegues tirar essa elação somente com base nas tecnologias envolvidas.

  11. Avatar de Olho Vivo
    Olho Vivo

    A treta é sempre a mesma em todo o lado ( o meu é o melhor).
    Markting.
    Todo aquele que diz que o seu produto é o melhor, todos já sabem que normalmente é uma ……..
    Quando se quer que um produto seja de boa qualidade, 1º qualquer empresa deve-se preocupar em produzir um produto de boa qualidade. Se for de boa qualidade, isso, e só isso caberá a quem o compra ou neste caso a quem o utiliza de dizer se o produto é bom ou mau. TRETAS ESTÁ O MUNDO CHEIO.

  12. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    Hmmm… Mas quem usa Windows 10 lá está preocupado com segurança? Querer um browser seguro num SO inseguro é absurdo. Mesmo que fosse verdade que o Edge protege mais quanto a sites que usam a engenharia social para obter dados, de que interessa isso se o SO onde corre está a recolher toda a informação que quer? A única diferença entre usar um site desses e o W10 é quem recebe a informação…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Tens de te informar sobre a informação que o Windows 10 recolhe e sobre a sua segurança. Eu só conheço um sistema operativo no Mundo mais seguro que o Windows 10 neste momento e duvido que 99% dos users aqui saiba qual é..

      1. Avatar de Gustavo Garcia
        Gustavo Garcia

        Eu informo-me…
        http://www.computerworld.com/article/3110529/microsoft-windows/eff-condemns-windows-10-data-collection.html
        https://www.cnil.fr/en/windows-10-cnil-publicly-serves-formal-notice-microsoft-corporation-comply-french-data-protection
        E tu?
        E também já fiz algumas experiências… Para ver as coisas por mim.
        Se correres uma máquina W10 numa rede com Kaspersky Security Center e activares o controlo de tráfego online podes depois ir ver os reports de ocorrências e verificar que o W10 está constantemente, repito constantemente, a enviar dados para a Microsoft. Será precisa tanta comunicação só para avaliar a performance e problemas do OS? Duvido.
        Quanto à segurança, depende do que se está a falar… Privacidade, anonimato, protecção dos dados gravados, das comunicações, de acesso por indivíduos não autorizados?
        Um OS pode ser seguro simplesmente por ser obscuro a tal ponto que não há quem queira perder tempo a quebrá-lo. Parece que esse é o caso do que estás a pensar.

  13. Avatar de YaBa
    YaBa

    Claro que é seguro. Um carro sem motor e sem rodas também é seguro porque não sai do sítio. Um browser que só abre páginas (e mal) é minimamente seguro porque, pasmem-se: NÃO TEM FUNCIONALIDADES.