Limpeza da memória no FireFox

45 Comentários

O FireFox é actualmente o único browser que pode concorrer com a família IE, quer com o 6, quer com o 7. Na minha perspectiva consegue suplantar os IE’s devido à facilidade de utilização, ao tabed browsing, mas principalmente deve-se ao add-ons disponíveis e que nos facilitam a vida.

No entanto e tal como outro qualquer software tem defeitos (ou virtudes mázinhas, como gosto de lhes chamar). Uma delas é uma aparente ineficiente gestão da memória que utiliza. Acontece-me frequentemente ficar com o PC congelado ao navegar em sites com muitas imagens (das pesadas entenda-se).

Existem várias soluções para resolver parcialmente o problema da gestão de memória, sendo as mais comuns as seguintes:

  • Verificar extensões e skins – Devem ser removidos os que não estão a ser usados e que podem ocupar memória desnecessariamente.
  • Verificar os plug-ins – Devem estar actualizados paras as ultimas versões
  • Limpar a memória dos downloads feitos
  • Reiniciar o FireFox com alguma frequência

Outra solução recentemente apresentada permite libertar a memória quando não estão a usar o browser e o minimizam.

Esta solução é activada no about:config (pode-se dizer que é o regedit do FireFox para quem não sabe) e envolve o seguinte:

Na barra de endereço do FireFox escrevam o seguinte: about:config

Em qualquer zona desse Tab carreguem no botão do lado direito do rato e escolham New -> Boolean

Na caixa que aparecer devem introduzir o valor: config.trim_on_minimize e carregarem em OK

Abrir-se-à uma nova caixa e ai devem escolher True

No final deve reiniciar o FireFox.

Para verificar o que realmente acontece, podem abrir o Task Manager e procurem o processo do FireFox. Minimizem e maximizem e vejam a memória ocupada a descer e a subir.

Mais informações em: MozillaZine Knowledge Base

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Boa Tarde,li este post,e fiz o que o Pedro Simões indicou e realmente resulta,uso sempre o Firefox, obrigado pela dica.

  2. Avatar de John Holmes
    John Holmes

    Nos últimos dias tenho vindo a reparar que o Firefox anda a comer muita memória. Por vezes chega aos 100 mb.
    Vamos ver se essa alteração muda esta situação.

  3. Avatar de null4dev
    null4dev

    Há um programa que pretende resolver problemas com a gestão de memória do firefox chamado diehard (http://www.diehard-software.org/) já experimentei mas sinceramente não sei o que dizer…

  4. Avatar de Pedro Simões

    @John Holmes,

    Achas isso muito? O meu no arranque dispara para esse patamar e deixa-se andar por ai até eu começar a puxar por ele e ai dispara para valores acima dos 200!

    Mas tb, diga-se em defesa do FireFox, não há nada que apareça que eu não teste!!

  5. Avatar de Simões
    Simões

    O melhor browser é o opera, podes atribuir o tamanho que quiseres à cache, apagrar quando te apetecer, se fores à pasta da cache tens todos os ficheiro, não codificados, todos os videos que baixares no youtube ou outro site qualquer estão lá, imagens etc, é rápido, seguro, podes baixar varias “widgets” a gestão de passes é bastante prática, tem vários atalhos, não há melhor.
    😉

  6. Avatar de vw_crazy
    vw_crazy

    Obrigado pela dica… Ja vou experimentar!

  7. Avatar de nrocha

    O FireFox é actualmente o único browser que pode concorrer com a família IE, quer com o 6, quer com o 7

    Então e o Opera? O Opera já há muitos anos que é melhor que o IE6 e mesmo depois de ter saido o IE7 o Opera continua a ser muito superior.

    Entre o Opera e o FF, venha o diabo e escolha mas que o Opera é muito bom é… alias, sempre o foi.

  8. Avatar de Meira
    Meira

    Concordo com o nrocha, o opera está muito à frente do IE, e iguala o ff. Quanto à extensão em questão é 5 estrelas. Antes andava à volta do 120/140mb agora fica-se pelos 50mb no máximo, isto sem tirar nenhuma extensão as dezenas que tenho.
    Boa dica.

  9. Avatar de Couto

    Com esta dica, ao clicarmos em Minimizar o Firefox, de facto, o consumo desce abruptamente.
    Já agora, para o reiniciar do Firefox, uso duas extensões muito úteis:
    – Restart Firefox
    e
    – Restart with tabs
    .. ..

    cumps.

  10. Avatar de Laguna
    Laguna

    Concordo. Uso o opera e antes usava o firefox que, considero também muito bom. Porém, deixei de usar o FF por causa de um problema que ocorreu e nunca mais teve solução. Talvez me possam ajudar. Tinha o FF instalado com uma série de extensões e funcionava muito bem até que, certo dia, bloqueou e nunca mais funcionou. Desinstalei, instalei novamente, fiz limpezas e nada. O processo de instalação é sempre com êxito mas, quando tento navegar não dá nada (não me perguntem qual é o erro, porque foi à algum tempo e não registei) e isto com as várias versões. Vai daí, coloquei o cd de recuperção do portátil (Acer, XP, 1Gb de memória, proc. centrino 2 Ghz) e após estar tudo configurado, instalei outra vez o FF. Continua a não dar nada. O browser abre a janela mas, navegar, já era. Isto já me aconteceu à cerca de uns 5 meses e nunca mais consegui usar o FF. Foi então que comecei a usar o Opera e estou muito satisfeito mas o FF nunca mais consegui nada dele. Para “matar saudades” instalei-o na pen e aí tudo bem.
    O que pensam que será?
    Bem haja!

  11. Avatar de null4dev
    null4dev

    @Laguna

    Experimenta iniciar a partir da linha de comandos com firefox -profilemanager apaga os todos os profiles e cria um novo

  12. Avatar de Deder
    Deder

    Realmente o FF é de longe superior ao IE. Desde que descobri o FF (e já lá vão +/- 2 anos) só utilizo o IE (leia-se a extensão IE Tabs) em alguns sites que tal o obrigam.
    O melhor exemplo que o FF é de longe superior é que, todos os meus amigos que por minha indicação o começaram a usar, hoje em dia não utilizam outra coisa! A meu ver os defeitos do FF superam largamente as (algumas) vantagens das diferentes versões do IE.
    Quanto ao Opera, como tem sido referido acima, como nunca utilizei verdadeiramente não opino! A ver se um destes dias me predisponho a testar…

  13. Avatar de jouze
    jouze

    O ff é de facto o melhor, mas cuidado o opera n é de deixar de lado. Acho o opera com alguns pormenores úteis mas ainda aquém das personalizações (extras) que se pode obter no ff. Eu tenho os três instalados mas pela ordem de preferência 1º – ff, 2º opera e 3 º ei7 (qd me engano).
    De qq maneira este post dá mto jeito…
    😀

  14. Avatar de Osiriums Ventaka

    Aqui a questão é que… no firefox eu tenho dezenas de páginas abertas e ele come alguma memória… mas por outro lado, e se fosse no IE com essas mesmas janelas abertas? Bem, já 2 ou 5 são o que são, fará dezenas delas!

  15. Avatar de Tyurias

    kurti o post e tb vou experimentar mas komo formatei este makina a pouko tempo e inda n andei a meter aki nenhum bomba, inda konsome pouka memoria (por volta dos 50mb) mas kal redução é bem vinda.

    fikem bem
    hasta

  16. Avatar de inelsonrocha
    inelsonrocha

    @Laguna

    Esse stress tb já me aconteceu e o que está na causa desse problema é a decisão, por parte dos criadores do FF, de manterem o perfil mesmo quando se desinstala a aplicação.
    A sugestão dada pelo null4dev é a mais indicada para lidar o problema “by the book”, se quiseres uma solução mais “radical” fazes o seguinte:

    1 – Desinstalas (outra vez) o FF

    2 – Apagas a pasta com nome “Mozilla Firefox” que está no directório dos programas, tipicamente:
    c:\Programas

    3 – Apagas a pasta com nome “Mozilla” que se encontra aqui:
    c:\Documents and Settings\ \Dados da aplicação

    4 – Apagas a pasta com o nome “Mozilla” que se encontra aqui:
    c:\Documents and Settings\ \Definições Locais\Application Data\

    5 – Voltas a instalar o FF.

    É certo que vais perder as definições todas, mas deste modo começas com uma instalação limpinha! 🙂

    Grande abraço para todos!

  17. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    @Laguna

    Também tive esse problema mas andei a mexer nos profiles, como diz o null4dev, e resultou..

  18. Avatar de HJL
    HJL

    Aqui vão mais uns truques:
    1 – Limitar o uso de Ram: no about:config seleccionar “browser.cache.memory.capacity”, alterar o valor (por defeito 50000) para 15000 (512 mb de memória ou mais) ou para 5000 (entre 128 e 512mb de memória)
    2 – Carregar as páginas mais rapidamente: no about:config seleccionar “network.http.pipelining”, definir para verdadeiro (duplo click!); em seguida, seleccionar “network.http.pipelining.maxrequests”, definindo um valor maior (4 por defeito).
    3 – Impedir o pré-carregamento de páginas: no about:config, seleccionar
    “network.prefetch-next”, mudar para verdadeiro (duplo click!).
    E já está! Firefox optimizado! Usem por vossa conta e risco e lembrem-se sempre de registar as alterações, mas garanto que comigo resultou!
    cumps a tod@s

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Não baixou muito mas baixou alguma coisa (6000 kb) dicas destas são sempre bemvindas.

  20. Avatar de rui almeida

    a mim baixou-me cerca de 70%, mesmo mto bom

  21. Avatar de peopleware

    Sim resulta sim senhor. mas mesmo assim tenho mais de 150 megas a ser comigo pelo Firefox… 🙂

  22. Avatar de ZeX
    ZeX

    @HJL

    O mesmo efeito que no teu ponto 2 mas sem “sujar” as mãos no “about:config” pode ser feito com:
    http://www.bitstorm.org/extensions/tweak/

    E, já agora, para os 2 ou 3 users do FF que ainda não conhecem o velhinho:

    about:mozilla

    fica a curiosidade 😉

  23. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    @PEDRO!

    Mesmo com 2 Gigas de memória Ram, será necessário recorrer a esta limpeza de memória do FF?
    1 abraço amigo Pedro.

    Jorge Salvador.

  24. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Já volto para saber a resposta Pedro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1 abraço.

    Jorge salvador.

  25. Avatar de Pedro Simões

    @Jorge Salvador,

    Isso vai depender dos recursos que o teu ffox estiver a “comer”.
    Eu acho que deve ser activado independentemente da memória que tiveres.

    E nada como testares e dares a tua opinião!!

  26. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Já agora deixo aqui a informação de que o Mozilla Firefox 2.0.0.4 RC1 já está pronto para testar (deve sair dentro de umas semanas a versão final)!
    http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/2.0.0.4-candidates/rc1/
    Para Windows por enquanto só Unsigned http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/2.0.0.4-candidates/rc1/unsigned/

  27. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Já segui as instruções e notei ao maximizar e minimizar o FF que o valor descia para 1.0xx Kb

    Boa Pedro
    1 abraço.

    Jorge salvador.

  28. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Quer dizer “Ao minimizar e maximizar”

    Jorge salvador.

  29. Avatar de Ecrã Azul

    Uma dica interessante, mas já alguém reparou que cerca de 1 minuto depois de minimizar a janela, mesmo mantendo-a minimizada, o firefox passa novamente a ocupar a memória que ocupava anteriormente.
    Será que é necessário fazer mais alguma coisa?

  30. Avatar de Aluísio Saboya

    é uma boa minimizar o fire!

  31. Avatar de tyurias

    e ja ag, n ha nada parecido po IE7???
    isso é kera… é k neste PC rola o IE7.

    fikem bem
    hasta

  32. Avatar de UKN
    UKN

    “O FireFox é actualmente o único browser que pode concorrer com a família IE”

    ‘Ké isto ?! 😛

    Então e o Opera … ?! (embora eu esteja aqui a usar o IE6). Prefiro-o ao FFox … (se é melhor ou não, não interessa) e é de longe melhor que o IE …

    Depois ainda há o Maxthon e o Avant Browser (ambos baseados no IE6 (ou plus)) e ambos melhores que o próprio IE …

    No entanto grande post, visto que tb uso se bem que mais esporádicamente o FFox …

    Stay.

  33. Avatar de Rcdroopy
    Rcdroopy

    Boa dica…pessoal, uma das coisas que me costuma acontecer quando actualizo o meu firefox é que perco os meus bookmarks todos, alguem me pode dizer como os posso recuperar???
    Cumps

  34. Avatar de ESTRESSADO
    ESTRESSADO

    Opera perde para o FF somente nas “facilidades” das extensões que consomem, na maioria das vezes, muita memória. Não utilizava muitas extensões, mas comecei a ter problemas de travamentos, nos quais era obigado a fechar o FF. Quando retornava tinha perdido todos os bookmarks, histórico etc… muito grave a meu ver. Desde então só uso o Opera, rápido e tem boas opções no menu contexto.

  35. Avatar de Carlos

    Não vou comprar mais guerras até porque para mim são os dois de eleição depende do site visitado por exemplo o Pplware o FF abre melhor mas o IE7 tem muitos que so ele abre, quanto ao FF é pena não ser mais rapido no arranque inicial .

    Bem Haja
    Carlos

  36. Avatar de aver
    aver

    Simões diz:

    O melhor browser é o opera, podes atribuir o tamanho que quiseres à cache, apagrar quando te apetecer, se fores à pasta da cache tens todos os ficheiro, não codificados, todos os videos que baixares no youtube ou outro site qualquer estão lá, imagens etc

    Não percebi a vantagem do Opera de que fala o Simões. No IE (ou no Maxthon) a pasta Temporary Internet Files tem lá tudo isso. A habilidade está no filtrar – renomear – mover.

    Mas ficou-me a dúvida: no Firefox isso não acontece ?

  37. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Excelente dica! Trabalho muitas vezez com o FF minimizado.
    Já usei IE Opera e Firefox. Na minha opinião acho o Firefox o melhor browser.
    Abraços!

  38. Avatar de luis_martins1
    luis_martins1

    como grande utilizador do firefox, vou experimentar ;))

  39. Avatar de André Silva

    Alguem me sabe dizer se é possivel alternar entre tabs no firefox como se faz no Opera? (com as teclas 1 e 2) Obrigado

  40. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @André Silva,

    Ctrl + Tab -> para andares para a direita
    Ctrl + Tab + Shift -> para andares para a esquerda

  41. Avatar de André Silva

    Obrigado Pedro Simões. O metodo do Opera é melhor para a saúde dos meus dedos, ou então é só uma questão de me habituar. =D
    Gosto muito do firefox, mas o utilizo mais o Opera também por causa deste pormenor. Com tantos plug-ins não há nenhum para mudar isso?
    Obrigado

  42. Avatar de safoda
    safoda

    HLJ no ponto 3 – network.prefetch-next
    tens de mudar para “false”

    NOT TRUE 🙂

    # network.prefetch-next

    Network link prefetch will download all pages with the rel=”prefetch” tag. This uses up more memory than you would otherwise think.

    Set network.prefetch-next to false.

  43. Avatar de ALL
    ALL

    Bem se as alterações nas configs trazem (apenas) vantagens pq é q por default ja n vem assim? Se o facto de ele consumir menos ram tem implicações, quais sao essas?

  44. Avatar de George
    George

    Ótima dica , funcionou realmente aqui, antes eu abria 5 págias e o firefox chegava a 130megas de memoria ram , agora com as mesmos números de páginas ele está usando 65 megas de ram, (UMA REDUÇÃO DE 50%)
    Muito Obrigado!

  45. Avatar de vitor coelho
    vitor coelho

    boa tarde a todos.. gostaria de saber como isso funciona no vista.. pois a mim não me deu resultado algum. mt obrigado a todos….