Chegou o Firefox 64: A gestão dos separadores é agora uma preocupação da Mozilla

13 Comentários

O trabalho que a Mozilla tem feito para renovar o Firefox é espantoso. Este browser abandonou tudo o que tinha de negativo e é hoje novamente uma das melhores alternativas que podemos usar na Internet.

A cada nova versão estas otimizações são visíveis e mais maduras. A mais recente, agora chegada, volta a mostrar isso. O Firefox 64 traz muitas melhorias, numa área que todos procuram, a gestão de separadores.

Firefox Mozilla separadores gestão preocupação

Para o Firefox 64 a Mozilla preparou um conjunto de novidades que o vão tornar ainda melhor. Agora é hora de maturar as otimizações e também de dar uma inteligência maior a este browser.

Por isso, e a partir desta versão, o Firefox vai avaliar as ações e as navegações do utilizador e passar a propor serviços, sites e até extensões, para que a utilização fique facilitada para ambos. Esta ajuda baseia-se na análise da utilização e aplica alguma inteligência.

Firefox Mozilla separadores gestão preocupação

Outra melhoria que pode ser encontrada, está na gestão de separadores. Agora, e para permitir trabalhar ainda melhor com o Firefox, passamos a poder gerir de forma alargada os separadores. Isto significa que deixamos de poder gerir apenas um de cada vez e podemos escolher vários para mover, fechar, agrupar ou fixar.

Há também um novo gestor de tarefas do browser, que passa a informar o utilizador do impacto energético de cada um dos separadores. Com esta informação podemos agora fazer uma melhor gestão de energia em situações de maior necessidade.

Firefox Mozilla separadores gestão preocupação

Porque a versão Android também recebeu melhorias próprias, podemos conta uma melhor velocidade de scroll das páginas e com uma otimização de desempenho geral, que todos os utilizadores agradecem e vão rapidamente perceber.

O Firefox 64 é mais uma versão de novidades do que de maturação e optimizações. Esta pode ser já atualizada ou, se preferirem, descarregada diretamente daqui. Testem o Firefox 64 e dêem-nos as vossas opiniões.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    EU queria o firefox como era antigamente. Sem copiar os outros e leve.

    1. Avatar de archman
      archman

      usa o pale moon

      1. Avatar de Falcão Azul
        Falcão Azul

        Muito bem dito,”archman”.O meu browser/navegador que uso há anos,desde que vi um tal de Emanuel(não me lembro do nickname dele,caramba),ter dito aqui num artigo(há anos !!)que o usava.Até hoje uso-o a 100% !! Impecável !! 🙂

        1. Avatar de Mateus Pinto
          Mateus Pinto

          sincroniza os bookmarks com a conta do Firefox?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Instala uma versão antiga…

    3. Avatar de SergioM
      SergioM

      Um browser que já alguns users aqui falaram, leve e rápido a abrir sites é o Brave, experimenta pode ser que gostes.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Podiam ser um browser de referencia mas perderam para o chrome e estao cada vez piores. E o problema do open source e linux, sem fundos so se cria lixo

    1. Avatar de SergioM
      SergioM

      Firefox perdeu ao longo dos anos, mas dizer que estão cada vez pior é não ver a evolução. Nas últimas 3/4 versões só tem vindo a melhorar!

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Nem por isso. Em termos de consumo de ram e processador, com as mesmas extensões e os mesmos sites abertos (testado o mesmo método em duas máquinas bem diferentes), o firefox neste momento come mais que o chrome. Por isso sim, estão cada vez piores. É hora de procurar alternativas para quem gosta de firefox e quer a experiência leve e fiável de antigamente. Penso que o pale moon será uma boa opção neste momento, tal como já foi referido noutros comentários.

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          Engraçado dizeres isso. É que eu tive, recentemente, de voltar para o firefox, precisamente porque consome menos memória que o chrome. É que o chrome já começava a deixar o pc sem responder durante uns 2 minutos, enquanto no firefox ainda não aconteceu. Sim o firefox mete-me o cpu a 80% em situações que o chrome ficava nos 60% na boa. Aliás, essa foi precisamente a razão que me fez mudar para o chrome. Agora que tenho uma máquina ligeiramente superior, o problema é mesmo o consumo de memória, e no meu caso o chrome nesse aspecto perde e bem para o firefox.

    2. Avatar de Bruno Martins
      Bruno Martins

      Dizer que software OpenSource e Linux que são desenvovidos sem fundos são lixo é algo completamente disparatado.
      Se assim fosse o Linux não era amplamente usado em ambientes criticos, e existe muito software opensource com melhor qualidade do que software pago.
      Relativamente ao Firefox, tal como outros browsers cada vez estão mais “pesados” mas as pessoas esquecem-se que cada vez mais as proprias paginas estão mais pesadas, cheias de imagens com alta resolução, grafismos e mecanismos que necessitam de memória para correr.
      Os programadores não têm culpa das pessoas não actualizarem os seus equipamentos e quererem que um computador com 10 anos consiga reproduzir um video em fullHD.
      Outro exemplo é a espicificações do hardware onde se pode ver um raspberryPI com 512mb de memoria a reproduzir um video em fullHD sem problemas e um CPU intel tipo celeron ou atom com 2 ou 3 anos não o consegue fazer mesmo tendo 4 gb de memoria por exemplo.

  3. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    O melhor dos melhores.

  4. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Na informação do próprio Firefox diz que essa sugestão de extensões e afins só se aplica, para já, aos Estados Unidos.

    E corrijam por favor a frase “podemos conta uma melhor velocidade de scroll das páginas e com uma otimização de desempenho geral”.

    Bom artigo, a falar de um dos browsers que utilizo diariamente e em que mais confio 😉