Chegou o Firefox 86 com proteção contra as supercookies

16 Comentários

A Mozilla já nos habituou a novidades constantes no Firefox. Este browser está permanentemente a evoluir e a cada nova versão surgem alterações importantes em áreas cruciais, como na segurança ou na interface, por exemplo.

Assim, a Mozilla revelou agora a mais recente atualização para a versão Firefox 86. Foca-se em aumentar a privacidade do utilizador e impedir que os sites os possam seguir contra a sua vontade. É por isso hora de fazer a atualização.

Firefox Mozilla novidades browser supercookies

O fim das supercookies no Firefox

Há uma novidade de peso e que torna o Firefox 86 uma atualização essencial. A Mozilla tratou finalmente de encontrar a proteção que os utilizadores necessitam contra as supercookies. Estas permitem que os dados sejam partilhados entre sites, o que não é de todo desejável.

Com o nome Total Cookie Protection, a ferramenta garante o isolamento das cookies de cada site. Estas não vão conseguir aceder a quaisquer dados que não sejam os seus e assim ficam separados e sem acesso a qualquer informação extra e não necessária.

Firefox Mozilla novidades browser supercookies

Mais novidades no Firefox 86

Para além desta partilha e informação não autorizada, fica ainda desabilitada uma das piores funções destas supercookies. Falamos da possibilidade de seguir os utilizadores à medida que estes vão navegando ao longo da Internet.

Outra novidade da versão 86 do Firefox está no PiP para os vídeos que o utilizador quer ver. A partir desta novidade da Mozilla passa a ser possível ter vários vídeos abertos no modo PiP, dando ao utilizador a possibilidade de escolher o que ver e quando.

Ainda mais melhorias da Mozilla

A complementar estas alterações, a Mozilla adicionou ainda alterações no campo da impressão, sendo a interface redesenhada e melhorada. Há ainda as naturais melhorias de desempenho e a correção de bugs esperadas.

Se são utilizadores do Firefox então devem instalar a nova versão da Mozilla e conhecer as novidades. Esta estará já disponível dentro do browser ou disponível no site para download.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É um bom browser/navegador mas mesmo assim prefiro o Pale Moon.(P.S.-já está disponível desde o passado Domingo,dia 21 de Fevereiro,para download o novo browser/navegador da empresa Cyberghost,especializada em VPN,que lançou o seu próprio browser de 64 bits para Windows.Eis o link—>https://www.cyberghostvpn.com/pt_BR/download-private-browser).É um browser baseado no Chromium com um proxy muito bom embutido nele.Espero que gostem.Mais uma vez peço desculpa ao Pedro Simões como já é hábito. 🙂

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Obrigado pela dica. Experimentei e é bastante leve na RAM e visualmente “limpo”. A Cyberghost é também de confiança pelo que para já vou testar durante uns tempos este browser. Usava a extensão VPN. Já experimentei quase todos os navegadores que existem… Os baseados no Chromium nem sempre são bem conseguidos mas este parece-me para já muito bom.
      Quanto ao Pale Moon meu deus… Acho muito “retro”, Mas gostos não se discutem.

  2. Avatar de EMANUEL
    EMANUEL

    otimo atualizar e muito bom !…

  3. Avatar de Honorio Santos
    Honorio Santos

    A intençao era boa, mas tive de desistir do “total cookie protection” porque com ele ligado havia muitas páginas da net que demoravam muito tempo a carregar e outras que nem sequer carregavam.
    Com isso desligado, o firefox navega muito bem, deve estar a sair outra actualizaçao para corrigir este problema.

    1. Avatar de Seguimos rindo
      Seguimos rindo

      Isso não é um problema do FF mas sim dos sites que estão a contar com o ovo da galinha e o FF escondeu-lhe a galinha. Então ficam a “engonhar”.

  4. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Bem por acaso acho que faltava o “multipip”.

  5. Avatar de António
    António

    Um excelente Browser! Extremamente operacional e com um nível que em nada fica atrás da forte concorrência!

  6. Avatar de Zé da Esquina
    Zé da Esquina

    Não troco o Firefox por chroms, edges… Já tentei usar o Chrom, mas não há como o Firefox

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Brave, be brave,… firefox muito mau!

  7. Avatar de informado
    informado

    eu uso o palemoon

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
  8. Avatar de Pirilampos
    Pirilampos

    É desta que os tais famosos cookies de que o entendido na matéria, de seu nome Vítor Martins fala, vão ser bloqueados? É que de biscoitos e bolachas se enganam muitos, e as mais de uma dúzia de empresas a quem estão expostos os utilizadores do Pplware, que o entendido diz serem os cookies, ficam a ver navios?
    Podes explicar isso Vítor?

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu? Onde falo isso? QUEM está a falar por mim???? 😉 não fui eu, foi o Pedro Simões. Mas é um assunto interessante, seguramente ele gostará de explicar.

      Cumps.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Uso o Safari para lugares aconselhados, e para navegar na net uso o Opera.

  10. Avatar de thiago12k
    thiago12k

    firefox é melhor que o google chrome (parcialmente)
    vou atualizar meu firefox para versão mais recente.