Rede Starlink vai chegar aos 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms

44 Comentários

O projeto é ambicioso, mas com Elon Musk não há impossíveis! De acordo com dados recentes, a rede Starlink tem, ao todo, já mais de 10 mil assinantes nos Estados Unidos da América e também em outros países.

Recentemente Elon Musk revelou que até ao final do ano haverá mais novidades! Segundo Musk, a rede Starlink vai oferecer ligações a 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms.


Rede Starlink permite o acesso à Internet via satélite…

A rede Starlink é uma rede de acesso à Internet cujo “backbone” é constituído por satélites. O objetivo é criar rede de acesso de alta velocidade que chegue inclusive a zonas remotas.

A Starlink pode tornar-se num operador de escala mundial com uma rede composta por 4.425 satélites.

Segundo informações do regulador americano, o projeto Starlink estará licenciado e concluído até 2024. Atualmente, numa versão beta, os utilizadores podem usufruir de uma velocidade de dados que pode variar entre 50 Mbps a 150 Mbps e uma latência entre 20 ms a 40 ms.

Preço de lançamento do produto em Portugal

Entretanto, já com muitos clientes, Elon Musk aproveitou o Twitter para revelar que a rede vai fornecer, ainda este ano, internet  a 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms. O tweet surgiu depois de um cliente ter publicado que a sua internet, através da rede Starlink tinha chegado aos 130Mbps.

Além desta informação, Musk confirmou também que uma boa parte das zonas da Terra possam usar já a rede Starlink em 2022.

Recentemente foi partilhado um vídeo no YouTube que mostra centenas de carros Tesla a atualizarem o software através da rede Starlink.

De relembrar que Musk pretendia ter 12.000 satélites. No entanto, devido a restrições da FCC, já que nem todos estariam na mesma órbita e frequência, só poderia pedir permissão para 4.425. Ou seja, os mais de quatro mil satélites serão ligados em rede, com a mesma frequência e a uma mesma altitude.

Pode saber aqui mais informações do projeto Starlink.

Leia também…

Starlink – Rede de 4425 satélites de Internet operacional até 2024

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    E já está disponível em Portugal…:)

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      €99 para avançar (que “devolvem” depois), €499 pelo equipamento, €61 de portes e €99/mês…
      Para cá, a não ser que seja por “brincadeira” ou em algum lugar remoto, onde não existe 4G ou Internet, simplesmente não compensa…

      1. Avatar de g0tH1c.X
        g0tH1c.X

        Talvez para os Bombeiros, TVs e outros que tais, quando andam em locais remotos, onde os seus sistemas funcionam menos bem…

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Depende da realidade de cada um, para redundância no que mim se aplica é excelente.

    2. Avatar de Gerbazio
      Gerbazio

      Já está disponível em Portugal. Já recebi o email para proceder à compra dos equipamentos.

      1. Avatar de ficolixado
        ficolixado

        Eu fiz a pre order ontem, so paguei os 99, mas ainda não recebi o email pra compra dos equipamentos.
        Quando fizes-te a pre order?

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ainda baixo e caro, pago 29 euros por mes por 1000megas de download e 400megas de upload.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      isso é o preço dos 200mb da meo+tv

    2. Avatar de Vítor M.

      Bom dia. Não podes fazer comparação. Imagina o seguinte, tens este sistema, para onde quer que vás, tendo uma assinatura, terás internet, basta levar o equipamento de receção. E estou a falar em locais remotos onde não chega a internet por cabo ou por antena no solo.

      Este é o ponto chave da tecnologia Starlink pata já. Mas tem outros. Por exemplo, imagina teres uma assinatura e teres sempre internet no carro, tirando o carro também proveito dessa ligação.

      Imagina o que vem a seguir. Portanto, para já estamos a falar de um projeto em versão beta que vai revolucionar o mundo.

      1. Avatar de Wook
        Wook

        Quem vive em cidade tem fibra que é bem superior, agora nas aldeias da beira interior ou alentejo ou para quem vive no meio do pacifico acredito que possa ser uma mais valia.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exato, isto “ainda” não é útil para todos. Mas acredita, vai ser um “pincel” para as operadoras “tradicionais”.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Mas não é só isso… é estar sempre conectado… sem estar preso a MEO Wifi ou dados do tarifário… Segundo o que li, paga-se e tem-se… as únicas limitações são a níveis de velocidade e latencia (que se espera que melhorem assim que mais satélites sejam postos em orbita)

            Mesmo assim, não compensa para já… e os preços terão de baixar claro…

        2. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Já tens muitas aldeias de interior com acesso a fibra.

      2. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        “locais remotos onde não chega internet”… mas se não chegar eletricidade também não vais longe, pois para a tecnologia Starlink funcionar precisas de eletricidade! a não ser que leves um inverter e uma bateria atras..

        1. Avatar de Vítor M.

          A eletricidade hoje, quer pelos cabos, quer pelos painéis solares, já não é tão problemático como antigamente. Repara, com este sistema, ligados a uns painéis solares 🙂 já nem, precisas de “operadores tradicionais”.

          1. Avatar de jorge
            jorge

            Era o meu sonho, Off the Grid..com Starlink fica completo.

      3. Avatar de Matreco
        Matreco

        Pois, só que não é bem assim…

        “Starlink satellites are scheduled to send internet down to all users within a designated area on the ground. This designated area is referred to as a cell.

        Your Starlink is assigned to a single cell. If you move your Starlink outside of its assigned cell, a satellite will not be scheduled to serve your Starlink and you will not receive internet. This is constrained by geometry and is not arbitrary geofencing.”

    3. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      Realmente ou es burr0, ou então não sais do quarto.
      Ainda não entendeste o porquê desta internet? Achas mesmo que é pra clientes como tu?
      Devias viver com 1mbps de internet e por vezes menos que depois vias o porquê desta internet.

  3. Avatar de MF
    MF

    Imaginem um acesso destes massificado e a funcionar em telemóveis banais. Será o terror de qualquer estado ditatorial … deixar de poder controlar a Internet, de a cortar ao seu belo prazer, de a censura, de erguer grandes muralhas!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Sabes que ligações via satélite existem há anos certo ?

      Abc

      1. Avatar de MF
        MF

        A palavra chave é … “massificado”! E antes que digas que um pobre camponês na Coreia do Norte nunca vai ter hipóteses de te um telemóvel capaz de aceder a essa rede, não subestimes por exemplo, da possibilidade em equipamentos “subsidiados” generosamente pelo estado americano .

        1. Avatar de TrincaEspinhas
          TrincaEspinhas

          E acham que os governos não tem meios de bloquear o sinal de satelite ? Que andam a fazer na escola, seus burrinhos.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles não podem prestar serviços onde não têm autorização, sempre foi assim. Vá lá tentar comprar Starlink na Rússia, sem autorização prévia do estado Russo e vai ver se consegue… mal metesse aquilo a funcionar tinha rapidamente uma visita dos serviços secretos ou da polícia, que eles monitorizam tudo, e em outros países é igual… e isto se a Starlink aceitasse sequer fornecer o serviço para esse local.

      A revolução não é escapar aos Estados e tal, até porque eles exigem e conseguem ter monitorização de tudo o que acontece no seu país se quiserem, a revolução é os operadores locais estarem a ignorar a sua necessidade de Internet com boas velocidade há anos, e você poder alugar à Starlink um serviço que será relativamente rápido onde antes seria impensável por não ser economicamente viável.

      1. Avatar de MF
        MF

        Óbvio que enquanto for necessário equipamento especial tal é inviável. Mas deixo-te uma analogia barata … algum governo consegue monitorizar o acesso e a utilização através dos telemóveis ao GPS?

        Imagina então um futuro próximo em que qualquer telemóvel de 20€ consiga aceder à internet através de redes como a Starlink.

        Já tivemos uma revolução algo semelhante, quando os rádios se vulgarizaram. Claro que era crime ouvires a BBC na alemanha Nazi, mas como impedir tal de acontecer efectivamente?

  4. Avatar de Berto
    Berto

    Na minha terra não tenho Fibra nem ADSL, apenas 3G a 1Mb,
    Resultado: https://imgur.com/w6dkkBa
    E nem moro no interior.

    1. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      yea tambem fiz a pre order… aqui estou igual
      será fantastico esta possibilidade de ter internet com qualidade razoavel.

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para uma pequena Aldeia remota é a melhor maneira de aceder a Internet .

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Desculpem a ignorância, sobre a matéria, exp. eu sou cliente Starlink em Portugal, e viajo para outro continente onde também há serviço tenho acesso à internet também ou estou limitado ao país de origem de contrato Portugal?
    Obrigado

    1. Avatar de StarLenka
      StarLenka

      Terás acesso em qualquer lugar sem restrições.

      1. Avatar de Berto
        Berto

        Falso, está limitado ao local da instalação

        1. Avatar de Mário
          Mário

          ? Nada te impede de mover a antena e instalar noutro lado.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Desde que esse pais já tenha cobertura vai funcionar podes levar para onde quiseres a unica chatice é que tens de levar a cangalhada atras mas pelos videos que já vi a instalação é facil basta ligares à toamda e le direciona automaticamente

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @StarLenka @Luis, obrigado pelo esclarecimento

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Starlink satellites are scheduled to send internet down to all users within a designated area on the ground. This designated area is referred to as a cell.

        Your Starlink is assigned to a single cell. If you move your Starlink outside of its assigned cell, a satellite will not be scheduled to serve your Starlink and you will not receive internet. This is constrained by geometry and is not arbitrary geofencing.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Obrigado

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          as coisas tem de ser reconfiguradas, não quer dizer que simplesmente não funcione para sempre.

    3. Avatar de eu2
      eu2

      No mínimo está limitado ao alcance das torres de comunicação com os satélites.

  7. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Atenção que o Starlink no é um sistema móvel.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Podes levar para onde quiseres desde que já tenha cobertura

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @gr33nbits, obrigado também pelo seu esclarecimento, eu por acaso pensava que podia funcionar assim, móvel, isso é que era de valor o mesmo serviço em qualquer parte

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em Portugal há muitossssssssssss locais que nem 1Mbit se consegue. Falo com conhecimento da causa.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Não é só em Portugal, nos USA, que supostamente é o supra sumo da barbatana Chinesa é igual, o que não falta por ai é países com pouca cobertura.
      O que seria de esperar é que sendo Portugal um país tão pequeno isso não fosse um problema, mas a produção de riqueza é proposicional ao nosso tamanho.
      Outro dos nossos principais problemas é com os serviços ilimitados com limites.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        “nos USA, que supostamente é o supra sumo da barbatana”

        os EUA tens muita area considerada a mais escura do mundo, nem luz tens quanto mais internet, os EUA é daqueles paises que 90% da população vive em meia duzias de cidades. espalhados pela costa e o interior esta totalmente vazio.