As apps do Chrome vão desaparecer do Windows, Mac e Linux

31 Comentários

A Google sempre centrou no Chrome os seus desenvolvimentos associados à forma como usamos a Internet e os serviços que ela disponibiliza. Quer que o seu browser seja a porta de acesso ao mundo virtual e isso levou a que o desenvolvessem com isso em mente.

Criou as Apps do Chrome para dar liberdade aos utilizadores e não depender de qualquer instalação, mas agora vai terminar com essas aplicações no Windows, Linux e Mac.

Chrome Apps

Com o Chrome OS, a Google quis criar o sistema operativo perfeito, independente de aplicações instaladas e com tudo acessível pela Internet. Quis transpor essa realidade para os restantes sistemas operativos, mas a verdade é que não funcionou.

As Apps do Chrome vão desaparecer

Segundo a Google, apenas 1% dos utilizadores do Windows, Mac ou Linux usam essas aplicações, que são agora na sua maioria baseadas em aplicações Web e que dão aos utilizadores acesso ao que já conseguem ter com aplicações.

Por essa razão a Google vai agora terminar com essas aplicações Web nestes sistemas operativos, mantendo apenas o suporte no Chrome OS, que depende delas para dar aos utilizadores acesso a aplicações.

Chrome OS Apps

Como vão desaparecer as Apps do Chrome?

O cronograma da Google está bem definido e é simples. Até ao final do ano as novas apps do Chrome vão passar a estar apenas disponíveis para o Chrome OS. As actuais vão poder continuar a ser actualizadas e vão continuar disponíveis para todos.

A meio de 2017 as Apps vão deixar de aparecer aos utilizadores do Windows, Mac e Linux sempre que estes visitarem a loja de aplicações do Chrome, tendo apenas acesso a extensões e a temas. Em 2018, o Chrome, nestes sistemas deixará de conseguir carregar essas aplicações.

Para a Google, o estado de maturidade da Internet e das tecnologias usadas permite já dar a liberdade necessária para deixar nos programadores a criação destas aplicações Web, que até agora requeriam apps específicas para acesso offline ou para se ligarem a hardware específico. Ficam apenas concentrados no Chrome OS, onde essas apps têm um papel essencial.

From Chrome Apps to the Web

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BTN
    BTN

    Tão simples quanto isto: se isto acontecer, adeus Chrome e olá Firefox!!
    A Google mais uma vez quer força o ppl a ter de usar o seu Chrome OS quem nem acabado está…

    1. Avatar de May
      May

      Quais as apps que te fazem assim tanta falta? Deves estar confundido com as extensões…

      1. Avatar de Nephrite
        Nephrite

        Muito provavelmente xD

        1. Avatar de Ismael Guimarães
          Ismael Guimarães

          Concordo May.
          As APPS na sua maioria são ligações a sites. Isso quer dizer que não precisamos das APPS para utilizar as suas funcionalidades. Apenas temos que ser espertos e criar uma pasta nos marcadores com o termo APPS.

          Pode ser que o Google dê mais um tiro no próprio pé com isto. Acredito que a vantagem do Google Drive era ser multi-plataforma. Se deixar de o ser, então lá se vai a vantagem da sua utilização, escassa, no Android.

  2. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Existem situações em que as APPs dão bem mais jeito do que um TAB aberto,
    p.e. HANGOUTS

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Usa Windows Store…

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Estas “Apps” funcionam tipo “Favoritos”!? Uso quando quero ir ao Youtube ou ao Google maps e outros.

  4. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    acho muito bem nada de misturas

  5. Avatar de Ueta
    Ueta

    Uso uma praticamente todos os dias: Driver Notepad, um sensacional editor de texto para o Google Drive.

    1. Avatar de Callavero
      Callavero

      Como é que o dropbox oferece 200Gb Livres?

    2. Avatar de Sergio Marinhas
      Sergio Marinhas

      Há algumas semanas recebi email do Onedrive a avisar que o armazenamento ia passar para apenas 5gb…

  6. Avatar de cherry
    cherry

    Impressão minha, ou ultimamente a google esta a tornar se numa apple em termos de politicas?

  7. Avatar de Fausto
    Fausto

    E o que acontece às extensões?
    Apps não uso muito mas tenho várias extensões que me dão imenso jeito.

    1. Avatar de Sergio Marinhas
      Sergio Marinhas

      Segundo o artigo, as extensões e os temas continuam tal como estão no presente. A notícia refere-se a Apps.

  8. Avatar de Armando
    Armando

    Também… Simples atalhos que dão acesso aos serviços dentro do browser. Mesmo a concorrência faz isso com facilidade.

  9. Avatar de Victor
    Victor

    Bom dia. Peço desculpa pelo meu tópico. Preciso de ajuda, se ma facultarem, agradecia imenso. Tenho Toshiba Sstelite com o Windows 10. De um dia para outro, sempre que ligo oPC… Ele fica com o écran escuro . Jã tentei com a tecla F8 entrar em modo segurança e nada. Por favor, podiam me ajudar?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      @Victor: Quando o ecrã fica escuro, vê-se o cursor do rato. Se for assim, clicas no botão de encerrar, para suspender o PC; voltas a clicar no mesmo botão, assim que suspender, para o ativar; agora, já deve ver o ecrã de login. Para corrigir isto, deve fazer o seguinte: no painel de controlo –>Gestão de energia–>definir o que faz o botão de encerrar–>ativar opções desativadas–>desativar o arranque rápido–>reiniciar a máquina.
      Agora, já deve aparecer o ecrã de login.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Bom dia, Carlos. Muitíssimo obrigado péla disponibilidade em ajudar. Mas, não consigo… E já tentei várias possibilidades. O problema deve estar na placa gráfica que estragou. Abraço

        1. Avatar de Big Boss
          Big Boss

          Se for AMD RXX vale mais comprar outro.

    2. Avatar de censo
      censo

      A tua gráfica foi desta para melhor. Vé o que tens na carteira e pensa num novo pc. E não tem nada a ver com o Windows.

  10. Avatar de Adão
    Adão

    Para o Victor. Hà tempos atràs aconteceu-me isso, já tinha o windows 10 instalado, foi para reparar, trocaram o disco rígido e veio com o windows 7 a funcionar normalmente. Hà poucas horas antes aconteceu-me o mesmo, ecran todo prêto, pensei logo, será o disco outra vez! O que fiz, liguei um monitor externo ao portátil, nesse monitor conseguia ver umas barras (3) com rectângulos coloridos e mais algumas informações mas não arrancava. Então tirei o disco rígido e as memórias e fiz algumas experiências, obviamente sem esses elementos nâo dava nada, voltei a pôr tudo no lugar e liguei fez-se luz azul (windows). E deu para te responder
    Boa sorte amigo.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Bom dia Adão. Muitíssimo obrigado péla disponibilidade em ajudar. Numa resposta anterior, disse que já tentei de tudo sem resultado. Presumo que foi a placa gráfica que estragou. Abraço

  11. Avatar de eachtime
    eachtime

    Epah que má noticia. Eu uso bastante a applicação do google keep, any.do e hangouts
    Sim dá para aceder pelo chrome mas uma app à parte era bem mais pratico! Estou muito chateado com esta noticia 🙁

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Usa a Windows Store:
      Wunderkind > Google Keep
      Skype > Hangouts

      Ou pede à Google apps para a Windows Store.

  12. Avatar de Serato
    Serato

    Mas alguém com cérebro usa o Chrome?

    1. Avatar de Marco N.
      Marco N.

      Mas alguém com cérebro se importa com o que é que os outros usam?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim:

        Marketing researchers;
        Empresas de estudos de mercado;
        Concorrência;
        Webdevelopers;
        Developers em geral;
        Universidades;
        Etc.

  13. Avatar de Daniel Jesus