WWDC 2015: O epicentro da mudança

23 Comentários

Estado: Terminado

O evento da Apple dedicado a programadores decorre em São Francisco durante os dias 8 a 12 de Junho e, hoje, acompanhamos em directo a keynote que será transmitida para todos os clientes da marca.

Junte-se a nós e comente todas as novidades!

wwdc_2015

Por norma, a Apple foca-se em produtos dedicados e relacionados com programação e para programadores, mas aproveita este evento para divulgar algumas novidades interessantes ao mercado.

Dado como certo pelo CEO da Sony Music, hoje será lançado o novo serviço de streaming de música da Apple, mas será certamente para o novo iOS e OS X que as atenções estarão mais viradas. Em resumo estas são as novidades esperadas para a Keynote desta tarde:

  • iOS 9
  • OS X 10.11
  • HomeKit
  • Apple TV e App Store
  • Apple Watch
  • Apple Pay
  • Apple Music

O evento tem início às 18 horas. Acompanhe aqui todos os destaques e deixe a sua opinião sobre as novidades apresentadas pela Apple!

wwdc_2015 (1)

wwdc_2015

A Keynote já começou e Tim Cook subiu ao palco.

This is our 26th WWDC, attendees today from over 70 countries, 80 percent here for the very first time.

wwdc_2015_2


Craig Federighi sobe ao palco para falar do OS X e iOS e começa por apresentar alguns números.

wwdc_2015_4

O OS X Yosemit teve a maior taxa de adopção de um sistema operativo para desktop de sempre, refere.

wwdc_2015_5


OS X El Capitan

wwdc_2015_6

O novo OS X foi desenvolvido tendo em consideração duas áreas de foco a experiência de utilização e o desempenho. Neste momento estão a ser apresentadas algumas das novidades do sistema.

Como era de esperar, o novo OS X está mais rápido do que o Yosemit.

wwdc_2015_7

Metal combines the compute power of OpenCL and the graphics power of OpenGL in a high-performance API that does both.

El Capitan está disponível a partir de hoje para programadores.

Saiba mais aqui.


O novo iOS

São agora revelados alguns números do iOS 8 e ainda sobre o assistente Siri.

wwdc_2015_8

O iOS 9 terá um novo Siri. Mais funcionalidades, mais inteligente e capaz de servir melhor o utilizador.

Há agora uma API para pesquisa. Quando o utilizador realiza é possível encontrar conteúdo por trás das apps que que estão no smartphone.

When a user performs a search, we can find content behind the apps they have on their device, and when they tap they’re deep-linked into the app.

Agora é tempo para demonstração:
wwdc_2015_9

Saiba mais sobre Siri, aqui.

wwdc_2015_10


Apple Pay

Jennifer Bailey sobe ao palco para falar do Apple Pay onde é apresentado um novo leitor para pagamentos, mais elegante e as novas empresas que se associaram a este método de pagamento, incluindo algumas marcas britânicas.

wwdc_2015_11

Saiba mais aqui.


iOS 9

Craig volta ao palco para anunciar a nova app Notes e sobre os mapas onde está a chegar a nova funcionalidade de direcção de trânsito.

wwdc_2015_12

Algumas das primeiras cidades a receber a informação de trânsito:

wwdc_2015_13

Outras novidades:

  • Apple News – Nova aplicação de Notícias (muito idêntica ao Flipboard)
  • QuickType – foram adicionados atalhos para a barra de sugestão teclado: corte copiar e colar, acessórios

iPad

O iPad irá agora suportar tarefas multitasking e multijanelas! Uma grande novidade para os utilizadores de iPad.

wwdc_2015_15

SplitView, SlideOver and PiP são as novas funcionalidades associadas à gestão de janelas e aplicações do iPad.

Saiba mais aqui.


Poupança de energia no iOS 9

wwdc_2015_16

O iOS 9 necessita de menos espaço para actualização que as versões anteriores. de 4.6 GB para 1.8 GB.


CarPlay

Depois de se falar no HomeKit é hora de falar do sistema operativo dedicado aos automóveis.

Most importantly we’re cutting the cord

O CarPlay agora funciona por Wirless!


Swift 2

A nova versão do Swift está a chegar e estará disponível para a programação da grande maioria dos dispositivos Apple.

wwdc_2015_17


Tim Cook está novamente em palco e fala sobre os números da App Store:

The App Store has passed 100 billion app downloads! […] The App Store has forever changed software and software distribution… we’ve paid out $30 billion to developers.

wwdc_2015_118


watchOS

This is how we felt when we launched the App Store… We believe in technology designed for the wrist.

Refere Tim Cook que dá lugar a Kevin Lynch para falar o watchOS, sendo que uma das novidades aplaudidas é a possibilidade de responder a e-mails através do Apple Watch. Muitas das novidades do iOS foram também trazidas para o watchOS.

wwdc_2015_19

wwdc_2015_20

O watchOS 2 fica disponível hoje para programadores.

Saiba mais aqui.


Mas ainda há mais…
wwdc_2015_21

Apple Music

Today we’re announcing the Apple Music, the next chapter in music. – Tim Cook

Jimmy Iovine fala sobre o Apple Music.

In 2015, the music industry is a fragmented mess. If you want to stream music, you can go over here! If you want to stream video, you can check this out!

wwdc_2015_22

One place, one complete thought around music.

wwdc_2015_23

O novo serviço de streaming de música será como uma estação de rádio global, com capacidade para ligar artistas não registados ao serviço.

Depois da apresentação e demonstração das muitas funcionalidades do Apple Music eis que chega a novidade!!

O Apple Music estará disponível para iOS, Windows e Android por 9,99 dólares/mês já a partir de 30 de Junho!

Para famílias até 6 membros, o Apple Music terá um preço de 14,99 dólares.

Saiba mais sobre o Apple Music.

wwdc_2015_24

Tim Cook despede-se e entra em palco os Weeknd, uma nova em estreia mundial.

Qual foi para si a grande novidade desta Keynote da Apple?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JF
    JF

    Vai haver Live Stream? Se sim, algo para Windows?

      1. Avatar de JF
        JF

        Obrigado. A funcionar 😉

  2. Avatar de João
    João

    passo cá para a semana

  3. Avatar de Zefra
    Zefra

    Mudança a serio era ter a liberdade para instalar o que se quer. Num iphone com 16GB ser forcado a ter apps que não me interessam que so ocupam espaço isso sim seria uma mudança seria. Ate la quero la saber se esta mais bonito ou o raio que os parta. Se mantiver a mesma política aqui vou eu mudar para outra coisa. Ter um iphone não significa que tenho o relógio (que serve para tanto como as as apps que sou forcado a ter) ou seja la o que for do HomeKit. Se uma pessoa tiver instala

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tens boa chance…escolhe outra coisa. Tens que perceber que há coisas que a Apple não vai mudar por questões mais profundas que nós conheçamos. Se as Apps nativas irritam-te por não conseguires apagar, tens boa solução, mete numa segunda página para não veres. Ocupa espaço? Compra o de 64GB…quem dá 700€, dá 800. Alem disso as Apps nativas não ocupam assim taaaanto espaço.

  4. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    apple igual a eles proprios nem o evento transmitem a nivel mundial,olha se as outras companhias fossem assim, a sony so transmitia as novidades quem tivesse um equipamento da sony, a google so quem tivesse equipamentos google, e a microsoft so equipamentos que tivessem instalados windows. sempre a mesma coisa…

    1. Avatar de Paulo Bastos
      Paulo Bastos

      Marco podes ver no Windows ou outro sistema atraves do VLC, aqui podes ler as instruções:
      http://www.neowin.net/news/how-to-watch-the-today039s-apple-wwdc-keynote-on-any-device

    2. Avatar de Marco
      Marco

      como disse o @eyedea
      http://www.redmondpie.com/how-to-live-stream-apple-wwdc-2015-event-keynote aconselho pelo vlc

      se tiveres um idevice podes ver online na pagina da apple.

    3. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Isso é culpa dos Browsers que tens no Windows bloquearem a tecnologia da Apple…

      Mas o Microsoft Edge já vai iniciar a resolução disso…

  5. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    FINALMENTE ALGUMA COISA NOVA! Mais mais uma vez acho completamente imoral estarem a comparar a taxa de adopção do iOS e do Android -_-

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Esse já só é o único argumento que têm.

  6. Avatar de NewJ
    NewJ

    Mudança quando se é líder? Então será que prevêm deixar de liderar?

  7. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Será que vi bem?!
    4S com upgrade para o iOS 9?!
    Alguém me consegue confirmar?!
    Obrigado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, viste bem… Ao que parece eles criaram uma versão do iOS9 “light” para que o 4S se mantenha actualizado sem perca de performance… A ver vamos… Estou um pouco na duvida que resulte, mas a resultar dou os parabéns à Apple por manter idevices com 4 anos actualizado…

    2. Avatar de jose
      jose

      sim vai ter update, como podem ver o 4s e de 2011 e ainda vai ter software de 2015 digam la um android que tenha durado tanto 😉

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Ehehehe…não metas lenha na fogueira que os fandroids preparam-te um motim lol…mas sim…meu ipad 2 vai aguentar mais um ano :-)…embora não vá usufruir do multitasking…mas tambem…vivi bem sem isso até hoje e é perfeitamente compreensivel que não pusessem o multitask a 100% em dispositivos tão antigos. Boa Apple, está de parabens na minha opinião.

  8. Avatar de Mikes
    Mikes

    Resumo: A La Capitan (montanha) pariu um rato!
    Conseguiu ser menos interessante que a da Google.
    Fraquinho… Fraquinho…
    Inovação e Apple na mesma frase já não faz sentido.