App Store: preços das apps já estão a aumentar na Europa

32 Comentários

A Apple enviou há dias um e-mail para os programadores a anunciar um aumento de preços das aplicações na App Store. Este aumento será tanto para a compra da app, como para compras integradas dentro das apps.

Agora, as aplicações terão um preço inicial de 1,09€, em vez dos 0,99€ praticados até então, mas não serão os únicos afetados.

app store


O aumento de preços está já a ocorrer, de forma progressiva, no México, Dinamarca e nos países cuja moeda é o Euro, onde se inclui obviamente Portugal, onde aliás já foram registados alguns aumentos.

Além do valor inicial de 0,99€ sofrer este pequeno aumento, também os patamares seguintes serão igualmente afetados. Assim, os valores serão 2,29€, 3,49€, 4,49€, etc.

Esta é a tabela que a Apple enviou aos programadores para eles se orientarem, onde podem ser vistas as novas taxas.

app store

Qual a razão deste aumento?

Segundo a empresa de Cupertino, este aumento terá a ver com as oscilações das taxas de câmbio de cada país ou região, fazendo com que os preços tenham que acompanhar estas variações.

Esta indicação surge pouco depois da Apple ter anunciando uma quebra significativa na taxa das comissões do programa de afiliados, que passa para 2,5%, quando antes era de 7%.


Já detetou este aumento de preços em alguma aplicação?

Leia também:

Apple mantém o ritmo, mas vendas do iPhone voltaram a cair

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de golf
    golf

    “Apple mantém o ritmo, mas vendas do iPhone voltaram a cair (…) Esta perda é compensada com… o já mais que esperado crescimento na área de serviços… Só a App Store reclamou para si um aumento de 40%.”

    “App Store: preços das apps já estão a aumentar na Europa”
    Gostei da sequência 😀

  2. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    Ate

  3. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    Até podem aumentar para 5000 euros, nao vão poder contar com a minha ajuda.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Pois, não tens cartão de crédito…

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        loooool mbnet sabes o que é? Acho que não, senão nem comentavas.

        1. Avatar de AS
          AS

          Acho que ele se referia ao cartão de crédito no sentido de compras a crédito em várias prestações.
          Mas tu já tinhas a pistola pronta a disparar 😀

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Nao, esta and-me a referir a cartão de crédito ou de débito.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        LOL, isto vindo de quem compra tudo na AliExpress .

      3. Avatar de Zeque Tefodd
        Zeque Tefodd

        Es mesmo ridiculo.
        Tenho cartao de debito, ganho mais que o suficiente para comprar 3 iphones do mais caro por mes, mas nao sera por isso que nao escolho iPhone, ate porque ja tive e nao gosto, nao e produtivo, e muito limitado a uma utilizacao basica que nao me serve de modo algum.
        Ja gora, sou Engenheiro de Software e nao trabalho em Portugal, caso aches estranho ganhar tanto, e antes que essa tua inveja e mania de superioridade decidam atacar o ultimo neuronio do teu cerebro.
        Para tua informacao tive um iPhone 5, comprado novo, com dois meses de uso vendi-o por 120 euros para o despachar rapido, e porque acho que seria o preco justo para um equipamento do genero.
        Portanto, nao fales o que nao sabes e nao te ridicularizes ainda mais que o que tens feito desde que aqui vens.
        Es ridiculo.

        1. Avatar de André
          André

          Acho que mais ridículo do que ele dizer que não tens cartão de crédito é vires para aqui dizer que ganhas o suficiente para comprar 3 iPhones dos mais caros por mês. E estares a justificar-te tanto… É só um hater, ignora.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Eu sou o Ronaldo. Já perdi a conta de quantos iPhones posso comprar por mês, mas achei que tinha de me justificar a um hater da net. Sou ridículo e gosto de chamar os outros de ridículo.

        3. Avatar de Helder
          Helder

          Nada é mais inteligente que vender uma coisa a preço que se “acha justo” abaixo do preço de mercado…

          Deves…

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            E já sabes o que é o .NET e para que serve?

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Sei, não dá para usar C++ que é como é escrito o Blink e o V8

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Fixe para ti.

  4. Avatar de jaquim
    jaquim

    Esta empresa é uma vergonha. Não pela sua qualidade que sim, é indiscutivelmente das melhores e com melhor suporte ao cliente, mas isto ao ser anunciado ao mesmo tempo que o dinheiro líquido em caixa da apple é cerca de 240 bilhões de dólares….

    Esta ganância desmesurada, juntamente com as fugas constantes ao fisco da-me nojo como cliente.

    1. Avatar de Zeque Tefodd
      Zeque Tefodd

      Ainda poucos viram isso, mas o foco da Apple e apenas lucro, falta paixao pelo que fazem e pelo cliente, pois so isso permite ter melhores produtos e servicos direccionados as necessidades do utilizador, e como todos sabemos todos eles sao dirigidos mais para o lucro que para as necessidades do utilizador.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não será bem assim, a Apple sempre se dedicou ao cliente, por isso tem cada vez mais utilizadores e a sua plataforma é totalmente moldada às necessidades dos seus utilizadores. Além disso, os dispositivos são talhados com funcionalidades para favorecer todo e qualquer utilizador, mesmo os que têm algum tipo de dificuldade, não esquecer que a Apple sempre foi a empresa que talhou as suas plataformas com recursos de acessibilidade como nenhuma outra plataforma ainda tem. O que dizes é totalmente falso.

        Agora… que é uma empresa que visa o lucro… sim é, mas estúpida é a empresa que não tem isso em mente. Depois há outra falta de atenção de tua parte. A Apple sempre teve muita atenção os developers, durante muitos anos sempre teve a plataforma que mais dá a ganhar aos developers e foi mesmo a empresa que mais criou estruturas para eles oferecerem o seu trabalho em troca de pagamentos. Tens a App Store, tens a Mac App Store, tens a Apple TV Store, tens o Apple Watch Store, tens a área gaming, tens o iBooks, o iTunes e tantas outras áreas, até académicas, para equilibrar a oferta e a procura.

        A empresa soube, claro, aproveitar outra coisa: ecossistema. Foi a primeira a ter o conceito fechado em volta dos seus produtos, não é ao acaso que controla praticamente tudo, desde a pesquisa, desenvolvimento, produção, logística, pós venda, software, serviços e hardware…. até mesmo tem plataformas suas de cloud, streaming e TV (neste caso com parcerias com outras entidades que usam a plataforma Apple TV).

        Mais que isso, tem uma serviço de proximidade grande com muitas instituições académicas, hospitalares, está a projectar desde há vários anos o seu foco para a área empresarial, com acordos de cooperação com a IBM e a Cisco, entre muitas outras (com a própria Microsoft) e dedica muito tempo a criar tendências de mercado, mesmo que em muitos dos seus sucessos não tenha sido a inventora, mas foi quem usou algo mal aproveitado para fazer o sucesso. Há dezenas de exemplos. São um exemplo para o mundo empresarial, porque além de uma estrutura super bem organizada e fechada dentro de si mesma, a empresa tem muitos milhões de tesouraria, é uma empresa riquíssima em imóveis, tem um serviço de logística que vale milhões, tem contratos com empresas que se dedicam exclusivamente a produzir para os seus produtos, têm uma situação em bolsa que lhes permite ganhos ano após anos e continuam a estar dento dos segmentos mais influentes, lembro que a empresa está já a testar recursos para o mundo dos automóveis autónomos.

        Mas não é só, a empresa tem ligações a várias outras áreas de influência humana, os próximos anos veremos recursos dedicados à saúde, à monitorização e compilação de dados sobre a situação clinica de cada um de nós, que é para onde caminha a evolução dos sensores “wearables”.

        Além disso, como deves perceber, tem cooperação com os seus maiores concorrentes, repara que quem tem o iOS tem os melhores recursos que a Google lança no mercado, que a Microsoft lança no mercado, além de outras empresas em determinados segmentos, como o Spotify, por exemplo. Todos têm de servir o cliente da Apple, mesmo alguns com plataformas concorrentes. A Apple, passo a passo, foi equipando o seu ecossistema com recursos que não tinha, como o Maps (que cada vez se aproxima mais do Maps da Google), como o Saúde (mais que uma app é um sistema que compila tudo o que a pessoa no seu dia a dia recolhe de informação biológica e não só)… enfim. Basta estares atento e perceber que mesmo sendo uma empresa que visa o lucro, nunca perdeu o foco. nem que tenha de ser puxada pela concorrência, acaba sempre por ter milhões de lucro e ganhar mais e mais clientes.

        Tens ideia de tudo o que se pode fazer com o iOS, o macOS, o tvOS, watchOS? Imaginas tudo o que envolve em developers, hardware, serviços? Imaginas só em acessórios o que a Apple não ganha…. até com o DJI Mavic Pro 😉 vê lá tu.

        1. Avatar de julinhe
          julinhe

          excelente texto Vitor 😀 , pena é os haters não conseguirem ler pois têm palas nos olhos

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não é ganância, é manter o lucro, se o dólar valorizou, mexem nos preços. Já fugas ao fisco, nunca houve nenhuma que se saiba.

  5. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    “Taxas de cambio”, já ouvi desculpas melhores

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Como pessoa que viaja frequentemente aos Estados Unidos: sim, é mesmo um factor importante

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Eu percebo que sim, mas se fosse só por isso então havia muitas mais mexidas de preços no nosso dia a dia por parte de outras empresas, ou então evitem ter tabelas de preços fixas e variem usem como preço de referência o dollar.

        Esta subida vai ser tipo a subida de impostos (5 centimos/l) que o governo impôs sobre os combustíveis o ano passado dizendo que seria temporário e que retiraria quando os combustíveis subissem de preço. Os parvos acreditaram e disseram que então estava bem. Meses depois “Ahh, afinal não podemos retirar pk é uma grande fonte de receita”.

        Típico, só um cego é que não vê…

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Se estivesses atento à valorização do dólar percebias o porquê do aumento. E sim, todas as empresas US também mexem, se muitas vezes não é reflectido no produto final é porque eram bens já encomendados com o dólar mais baixo ou porque a margem de lucro já é grande o suficiente para andar a fazer mexidas que podem derrotar compras no caso de preços por marketing.

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Eu não queria pôr isto nestes termos, mas a play store não mexeu os preços pk então?

      2. Avatar de AS
        AS

        Don’t feed the troll

    2. Avatar de LG
      LG

      realmente… nestes últimos 5 anos o dollar só se tornou mais forte… não tem lógica essa desculpa… se ainda viessem com a desculpa da inflação… mas não… “oscilações das taxas de câmbio”… Se fosse a razão via-se o mesmo na Play Store da Google, ou Amazon…

  6. Avatar de RUI
    RUI

    Desculpas para aumentar o preço.

  7. Avatar de Audigy
    Audigy

    Faz todo o sentido tendo em conta a cotação actual e a manutenção persistente de um USD mais forte e em quase paridade.

    Temos de ter em conta que os preços em USD não incluem IVA, ao contrário dos preços em EUR que incluem.

    1. Avatar de LG
      LG

      Não.. não faz sentido… se o USD descesse para compensar a perda do cambio e tudo compreendia a subida do preço… mas não é o caso do USD nos últimos 5 anos certo? Só ficou mais forte, coisa que ficou bom para a Apple… 1$ valia menos há 5 anos atás que hoje…

    2. Avatar de André
      André

      Não tentes justificar… é só estúpido.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quem diz que é devido às taxas de câmbio: A Apple tem sede fiscal na Irlanda e a App Store / iTunes Store factura no Luxemburgo. A desculpa das Taxas de câmbio não cola.