Use o Trackpad do seu MacBook para desenhar!

45 Comentários

Esta é sem duvida das melhores noticias para os designers que possuem um Macbook com o trackpad multi-touch.
A empresa “Ten One Designs” lançou um programa que vos permite usar o trackpad do vosso portátil e que facilmente vos irá fazer substituir os actuais “Wacom”, com as mesmas dimensões, por esta aplicação.

Chama-se “Inklet” e facilmente se instala no Mac e em poucos segundos pronto a usar.

Tal como demonstra o vídeo, a precisão é incrivelmente boa o que delicia de facto não só os designers, como todos os possuidores de Macbook’s (Brancos Novos e Pro’s) que podem tirar proveito do seu Trackpad mais além do que havia sido construído.

Tal como anuncia o site da empresa, esta aplicação permite:

Usar o trackpad para desenhar, na sua totalidade, com reconhecimento de diferentes pressões, para linhas mais finas ou mais grossas.

Escrever com o sistema de reconhecimento de escrita do Leopard/Snow Leopard

Avançado sistema de reconhecimento que consegue diferenciar a vossa palma da mão, com a caneta, o que toques acidentais ou até mesmo a vossa forma de escrever, nunca comprometa nem limite o uso desta tecnologia.

Uma vez que o Trackpad dos portáteis não reconhece diferentes tipos de pressão, esta empresa vende uma caneta especial para ser usada com o programa que cumpre todas essas funções, pelo preço de $24,95 (Dólares) que em Euros fica menos de metade do preço das actuais mesas “Wacom” com dimensões semelhantes, e é claro, uma portabilidade de longe diferente.

Quem conhece as mesas Wacom, assim como o Trackpad Multi-Touch dos Macbook’s, facilmente sabe a semelhança da textura de ambos, agora com esta aplicação espero que consigam ainda tirar mais proveito dos vossos Mac’s quer em termos produtivos, quer a nível de diversão, porque é de facto uma tecnologia espectacular e inovadora, mais uma vez ao alcance dos utilizadores.

Esta aplicação é apenas compatível com o sistema operativo “MacOsX 10.6 Snow Leopard”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chicosoft

    é pena só dar para MAC…. mas de qualquer maneira acho um mão investimento… comprem logo material que faça isso em condições…

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      se é mau investimento pq q tens pena entao?!

  2. Avatar de Weasel
    Weasel

    Não existe nada semelhante a isto mas para Windows?

    1. Avatar de Weasel
      Weasel

      Só agora reparei, a caneta deles faz 90% do trabalho, pois o sensor de pressão está nela.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        A Caneta só mede a pressão, o restante é feito pelo excelente multi-touch trackpad que o MacBook tem, ou seja, 95% de toda esta tecnologia está no Trackpad em conjunto com o software, e não na Pen 😉

        1. Avatar de kekes
          kekes

          25€ para detecçao inperfeita (nota-se quando ele escreve, principalmente de pressoes e larguras), mais vale dar um pouco mais e ter uma coisa muito melhor.

          O trackpad apenas faz o tracking nada mais, como é multitouch permite ser mais eficaz mas a caneta e o que faz a papinha toda, para sair uma coisa em condiçoes, pois tenta fazer isso com o dedo e ves o que dá…

          Por 25€ mais vale comprar um da watcon ou quê e fazer o trabalho em condiçoes…

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Os mais baratos da Wacom são 50 euros, e sinceramente não vi grande diferença na precisão. Obviamente que só testando mas os da Wacom mais pequenos, tal como tenho um, é muito identico.

    2. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      Semelhante para Windows… actualmente é comprares uma mesa digitalizadora 😀

  3. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    O A friend farta-se de fazer artigos OSX para o pplware.
    Muito bem.

  4. Avatar de Fábio Domingues

    Curioso no CodeBits deste ano o meu grupo usou o touchpad como input.
    Fizemos uma uma espécie de Guitar Hero, foi algo desenvolvido à pressa, em poucas horas, só suportava os Synaptic em windows.

    Podem ver aqui o screen do mini-projecto http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,39803.msg316326.html#msg316326

  5. Avatar de JF
    JF

    Para ser sincero já pensei em comprar uma tablet, mas eu pergunto-me…para que quero isso? Há trabalhos em que realmente penso que me podia facilitar a vida, mas numa perspectiva geral não acrescenta grande valor…especialmente para um asno em desenho como eu!

    1. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      Por exemplo, para introduzir fórmulas matemáticas, acho que dá bastante jeito. Mas realmente não há muitas variantes de utilização para além do desenho xD

  6. Avatar de Miguel Machado

    Muito bom, pena o meu MBP ser a versão antiga…

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      “Stay up to date. Automatically.
      When a potential security threat arises, Apple responds quickly by providing software updates and security enhancements that can be downloaded automatically and installed with a click. Apple works with the incident response community, including the Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST) and the FreeBSD Security Team, to proactively identify and quickly correct operating system vulnerabilities. In addition, Apple cooperates closely with organizations such as the Computer Emergency Response Team Coordination Center (CERT/CC).”

      Fonte: http://www.apple.com/macosx/security/

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        copiar quotes po proprio vendedor… é claro que ninguem diz mal da propria fruta.

        “Apple finally released a patch on June 15, 2009 for a six-month-old critical vulnerability in Mac OS X that could enable attackers to install a data stealing malware on users’ computers while they visit any infected site.”

        http://www.spamfighter.com/News-12585-Apple-Releases-Fix-for-Six-Months-Old-Java-Vulnerability-in-Leopard-and-Tiger.htm

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Engraçado é que ninguém se queixa da falta de segurança no sistema…

          Aparentemente tu, que não tens, queixaste..

          Mas acho que o teu problema passa com Renie…

    2. Avatar de Bónus

      Este vem sempre aos posts sobre Apple, tentar criar guerrinhas.
      Não deve estar bem com o sistema operativo que tem…

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Nada disso, ele veio fazer serviço comunitário aos Apple users, para informar sobre um “Security Update” que a Apple fez agora recentemente. 😆 LOL…

        “Apple Patches 12 Serious Mac OS X Vulnerabilities”

    3. Avatar de Bónus

      “freebsd – estabilidade, performance, seguranca sem igual.”
      Link

      Pois é. A base do Mac OS X é o FreeBSD.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Engraçado é que estes “3Biz’s” e afins quando mais querem atear fogo mais se queimam…

        É o resultado de criticarem o que desconhecem… 😉

        Definição

      2. Avatar de 3biz
        3biz

        Q. Why is Darwin based on BSD UNIX?

        A. There are several reasons for this. The first one is historical. Mac OS X draws a lot of its code base from a system called OPENSTEP, created by NeXT Software, which Apple bought in 1997. OPENSTEP and its predecessor, NEXTSTEP, were based on 4.3 BSD

        Q. Where does Darwin fit into the BSD family?

        A. The purpose of Darwin is to provide the core system software for Mac OS X. It is not designed to be an alternative to other excellent BSD options such as FreeBSD, NetBSD, and OpenBSD.

        (mac developer)

        a base do macosx é o OPENSTEP, de 1997! tempo do windows 98..

        É o resultado de falarem o que desconhecem…

        Definição

        1. Avatar de Bónus

          “If you like open source development, you’ll love Mac OS X. This fully-conformant UNIX operating system—built on Mach 3.0 and FreeBSD 5”. – Descrição da Apple.

        2. Avatar de Bónus

          Mais sobre o OS X:

          “It’s based on an open source variant of FreeBSD UNIX and developed entirely with openness and interoperability in mind.”

          “Mac OS X is based on UNIX, a platform renowned for its stability.
          Beneath the surface of Mac OS X lies an industrial-strength UNIX foundation integrating a Mach 3.0 microkernel and state-of-the-art FreeBSD 5 variant.”

          1. Avatar de Tiago Lopes
            Tiago Lopes

            curioso, lindo ver a apple a contradizer-se a si mesma.

        3. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Santa ignorancia.. se medisses as babuzeiras que dizes, aproveitavas mais as oportunidades de tar calado.

          1. Avatar de 3biz
            3biz

            A ti ninguem te pediu opinião, vendedor Apple.

  7. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    A mim ninguém me tira a minha Wacom Bamboo Fun Pen & Touch M, para desenhar Manga não há melhor (só mesmo uma Cintiq :O)

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Se a Apple lançasse uma mega tablet ao estilo Cintiq com multi-touch era sem duvida a minha proxima aquisição! 😀

      1. Avatar de n3XXuS
        n3XXuS

        Não duvides!! Bem, andam por aí rumores de um suposto tablet pc Apple, vamos lá ver o que nos vai ser apresentado em breve 😀

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    @Bonus

    3Biz e afins já são uma referencia no pplware como dos que não dizem nada de jeito e só querem arranjar guerras estupidas e infantís.

    Perca de tempo estar a dar conversa. Se valesse a pena estarmos aqui a divulgar e discutir sistemas, se o intuito fosse mesmo passar conhecimentos e trocar ideias, mas não é.. nunca foi.

    A intenção dele sempre foi clara, das varias intervenções que fez, muitas delas vazias, como por ex, um excelente artigo que a Ana Narciso fez e ele entra a correr e diz HTC…

    Estar a dar confiança é perder tempo.

    Para veres a inteligência, que entrou aqui cheio de ironia a dar-nos uma noticia de um “patch” de correções que a Apple lançou… 😆

    1. Avatar de Tiago Lopes
      Tiago Lopes

      Que reply infantil. :-O

      Se o 3biz é troll, tu certamente és outro.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Tu és outro que quer atenção também.

        Andas nos tópicos todos a querer arranjar confusão.. para não falar de há uns tempos teres usado outro nome para o fazer…

        Tem juízo e cresce um pouco também…já tas na idade.

        Continues ou não já é um problema teu e não meu. A mim passa-me ao lado. Se te enche o ego e és feliz assim, força.

    2. Avatar de Bónus

      O verdadeiro HATER. Que sentimento tão triste…

      1. Avatar de Tiago Lopes
        Tiago Lopes

        Se a 3biz é hater, tu e o a friend sao fanboys.

        mas tambem? que credibilidade tem algum com um link aposta-na-net?

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          E no meio disto tudo estás tu…já viste?

          1. Avatar de Tiago Lopes
            Tiago Lopes

            yep. mas eu sou desempregado sem nada para fazer.

            e tu, o que és? pelo que leio um dos dois:

            1. empregado a fulltime da apple
            2. Apple-lover fulltime em casa

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            e então? também já estas como o 3Biz preocupado com o que eu faço ou deixo de fazer na minha vida profissional?

        2. Avatar de Bónus

          Tem mais credibilidade alguém que faz alguma coisa (aposta-na-net), do que quem não faz nada.

    3. Avatar de 3biz
      3biz

      LOOOOLOLOLOLOL

      OBRIGADO AOS 3

      3biz 1 – 0 Afriend,Bonus,Tiago Lopes

      successful troll is successful.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        @Tiago Lopes

        Para veres a inteligência do rapaz que pôs-te do lado dos fanboys hein…

        lol…

        1. Avatar de Tiago Lopes
          Tiago Lopes

          Tens razão. Já perdi contra tamanha rapidez de resposta e intensidade de comentários aqui no pplware.

          Fui eu também trollado por ti.

          ah, e fazer reply a ignorar e a falar para outra pessoa é o movimento clássico.

  9. Avatar de P.G.R

    A aplicação está disponível (vr demo) em:
    http://www.apple.com/downloads/macosx/imaging_3d/inklet.html

    e é possível a sua utilização também com o Handwriting, como podemos ver aqui neste video:
    http://www.youtube.com/watch?v=XEhL6suRC0E&feature=player_embedded

  10. Avatar de David Branco

    Olá. Estou a pensar adquirir.
    Já ando para adquirir uma mesa desenhadora há uns tempos mas ainda não o fiz. E uma vez que tenho um mac que suporta isto porque não experimentar.
    Só gostava de saber qual comprar, é que ao ir ao site há 3 produtos diferentes. O 1º que é 24,85$ que está no site do produto já tem a pen e o software?
    Será que enviam para Portugal?
    Alguém já utiliza? Feed Back?
    Obrigado