FreeBSD 8.0 – O Poder de um sistema Operativo

49 Comentários

O FreeBSD é considerado para muitos como sendo o melhor sistema operativo até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projectos a nível de sistemas operativos,certamente para confiabilidade, robustez e desempenho do sistema operativo.

A versão final encontra-se actualmente já disponível, no entanto ainda não foi anunciada oficialmente.

imagem_freebsd02

O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

26-11-2009 20-33-29

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.

Está disponível para as plataformas as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC-98 assim como para as arquitecturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.

Verifique aqui as novidades.

Licença: GNU
Download: FreeBSD 8.0 Final [x86]
Download: FreeBSD 8.0 Final [x64]
Homepage: FreeBSD

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Varsal Jr.
    Varsal Jr.

    :facepalm: :facepalm:

    “O FreeBSD é considerado para muitos como sendo o melhor sistema operativo até à data”….. meu deus O.o

    1. Avatar de d05
      d05

      Para servidores.
      “O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.”

      Para usar como desktop só mesmo os crânios ou maníacos da segurança é que o usam.

      É mais usado para fazer firewalls e quem usa muito são os ISPs

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        os cranios?

        nao sei porque.. é tao complexa a sua utilizaçao como de muitas distribuiçoes linux.. a grande vantagem(aos olhos de alguns.. nao de todos obrigatoriamente) a meu ver, para alem da segurança(q nisso ate acho q openbsd seja melhor) é o facto de utilizar o ports como gestor de pacotes, q compila todo o software utilizado..

        cumps

        1. Avatar de d05
          d05

          Sim é para crânios quem usa isto para desktop. Um noob não toca nisto para o seu dia a dia(desktop). Se achas que sim é contigo. Isto não é para desktops mas pode ser usado.

          Fica aqui um vídeo da versão 7 para quem o quiser instalar.
          http://www.youtube.com/watch?v=ZH8QCCCv3ws

          Wikipédia
          http://pt.wikipedia.org/wiki/FreeBSD

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Em termos de segurança, estabilidade e performance é sim, sem duvida dos melhores.

      O que faz um sistema operativo ser melhor não é a interface gráfica, o que se pode instalar nele ou a sua popularidade…

      Powered by UNIX 😉

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        100% de acordo

        cumps

      2. Avatar de Pedro
    3. Avatar de 3biz
      3biz

      Varsal, boa opurtunidade para estares calado.

      Acabaste de demonstrar que nestes mundos és um ignorante.

      1. Avatar de igunurante
        igunurante

        Correcção:

        “Opurtunidade” > “Oportunidade”!

        Cumprimentos

      2. Avatar de Varsal Jr.
  2. Avatar de Ruben G.
    Ruben G.

    Não percebi foi o screenshot de há séculos atrás.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando não há cão caça-se com gato 🙂 A ver se fazemos um how to para o sistema operativo para crãnicos 🙂

      Alguem aceita o desafio?

      PPinto

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Eu craneo tenho mas de BSD nao percebo nem moscas, para ser sincero nunca cheguei a brincar mesmo com ele, mas agora como ando na onda dos sistemas baseados em linux, vou ver se tenho entretenimento para o fim de semana e se me consigo ajeitar com ele e dar-lhe uso 😛

  3. Avatar de @JoTa
    @JoTa

    Pode ser bastante bom para uns servers, mas iria ficar piroso num computador de Casa. Que façam uns temas giros..

    * Escudo Anti Linux/FBSOD/Ubunto/etc crew activo *

    1. Avatar de curioso
      curioso

      não te iludas com a imagem que viste no artigo.
      o FreeBSD tem todos os temas que ves no linux.
      Por isso é uma questão de gosto pessoal e por um tema mais fixe.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    depois de instalar o freebsd não arranca em modo grafico , porque?

    1. Avatar de A Friend®
      A Friend®

      Escreve: “startx” (Sem as aspas)

    2. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Ambiente gráfico??? LOOOL
      Meus amigos… OLD SCHOOL!!!
      Isto porque muitos são da geração Ubuntu e XP! Agora quem começou a trabalhar com as primeiras distros de Debian e MS-DOS, ter uma linha de comandos é uma maravilha.

      1. Avatar de Drone
        Drone

        Está bem avôzinho. Enfim. Estamos em 2009.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Lol..

          Provavelmente quando se referiu a “Old School” eu percebi a ideia..

          Entender um sistema da raiz, linha de comandos, é o principio base e essencial para se perceber até como funciona um sistema em modo gráfico, e até mesmo para se poder desenvolver um sistema, sem se saber e perceber esta conceito base, dificilmente se antigirá o estatuto de “power user” …

          Como é obvio, um utilizador que queria um sistema para um proposito apenas, como navegar na internet, ver filmes, etc… embore o FreeBSD seja suficiente, eu pelo menos não aconselho. Optem por distros Linux estilo Ubuntu, onde a papinha já está feita e o suporte é maior 😉

  5. Avatar de Corvo
    Corvo

    Mt boa noite, como novato nisto pergunto-me qual o file a sacar? tenho um netbook =) ando numa onde de experimentar tudo o k sai visto que a fazer asneira é que se aprende =)

    cumps

    1. Avatar de celsofia
      celsofia

      estou como tu, decidi arriscar em 8.0-RELEASE-i386-dvd1.iso.gz 1.7 GB gravar a imagem e ver se funciona

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        certo =) tb pensei nesse.. ng me sabe dizer se é trafego nacional!

        1. Avatar de A Friend®
          A Friend®

          Vai aqui aos mirrors e escolhe um FTP Portugues

          http://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/mirrors-ftp.html


          Boa sorte nessas experiências 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      escolhes 32 bits (x86) ou 64 bits

  6. Avatar de 3biz
    3biz

    e tem o louvado ZFS, invejado por muitos! 😀

    freebsd – estabilidade, performance, seguranca sem igual.

    La vou eu actualizar o meu servidor!

  7. Avatar de Bónus

    A base do Mac OS X é o FreeBSD.
    E uma das empresas responsáveis pela segurança do OS X é a FreeBSD.

  8. Avatar de A Friend®
    A Friend®

    OpenBSD, FreeBSD, OpenSolaris, MacOsX e NetBSD

    São os sistemas da mesma “familia”

    São os unicos sistemas operativos que conseguem correr nativamente o sistema de ficheiros ZFS (o kernel do Linux infelizmente não consegue). Entre muitos factores, talvez seja um dos principais que distanciam o Linux dos restantes sistemas operativos baseados em UNIX.

    Em outubro passado, outra noticia menos boa foi que devido a falta de acordos, o projecto do sistema de ficheiros ZFS foi descontinuado para o MacOsX Snow Leopard (Que para quem não sabe, este tem muitos codigos baseados em OpenBSD e NetBSD)

    http://arstechnica.com/apple/news/2009/10/apple-abandons-zfs-on-mac-os-x-project-over-licensing-issues.ars

    Em termos de segurança, estabilidade e performance (em especial multi-tarefas) os sistemas BSD UNIX são sem duvida dos melhores.

    É dificil nomear o melhor, mas segundo dizem em termos de segurança, o OpenBSD é o melhor de todos. FreeBSD é o que melhor junta a performance/segurança. Todos eles têm uma enorme estabilidade, capacidade multi-tarefas e robustez invejável.

    1. Avatar de A Friend®
      A Friend®

      Correcção:

      MacOsX tem partes do FreeBSD e NetBSD e não OpenBSD como referi… 😉

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        offtopic: A Friend® agora é que reparei que o teu nome é marca registada 😀 depois daqueles abusos resgistas-te? 😀 Fica bem gostei do promenor.

        PS: Posso continuar a referir o teu nome nos posts ou posso ser processado? 😀

        1. Avatar de A Friend®
          A Friend®

          Acabaste de o escrever…!
          Vais ser notificado brevemente… lol..

          😀 eheh… o “registo” foi só mesmo para o gozo, para ver se os comentários entram mais depressa já que os anteriores demoravam uma eternidade..

    2. Avatar de Daniel Martins
      Daniel Martins

      Uma pequena correcção.
      “o kernel do Linux infelizmente não consegue”
      O que queres dizer com isto? Faz um search por zfs-fuse.
      E segundo li o problema entre o zfs e o linux passa única e exclusivamente pelas licenças de ambos que são incompatíveis….

      1. Avatar de A Friend®
        A Friend®

        Sinceramente não tenho informação suficiente para confirmar nada, foi apenas alguns artigos que li a bastante tempo sobre isso.

        O projecto FUSE (NTFS-3G) existe igualmente para MacOSX que permitir também os Mac users escreverem em discos formatados em NTFS. Sem este “patch” só é possivel a leitura.

        Partindo desse principio e mais ou menos pelo que li, o Linux também consegue ler e escrever no sistema de ficheiros ZFS, mas não é possivel instalar o Linux neste tipo de ficheiros, ou seja, ele apenas consegue através do FUSE ler e escrever em discos nessa formatação mas não correr nativamente nesse sistema de ficheiros. Quando li das limitações a nivel de kernel é que não sei se se estavam a referir a limite do kernel linux ou se essas limitações estavam apenas por ele não ter sido ainda “autorizado” a correr nativamente este sistema de ficheiros. 😉

        1. Avatar de Daniel Martins
          Daniel Martins

          Tal como eu disse foi apenas um pequeno reparo.
          Aquilo que disse também foi baseado naquilo que li.
          Realmente não sei se será possível instalar o linux propriamente dito numa partição ZFS…
          Li isto algures no viva-o-linux, falou-se lá que o único entrave à utilização nativa de ZFS em Linux, era o facto da licença deste ser incompatível com GPL.

          cumps 😉

  9. Avatar de Nuno Amaral

    já experimentaram o Windows Server 2008? Tá Brutal….

    1. Avatar de Trancelin
      Trancelin

      LOL

      Sério que está … mas será que é complicado o suficiente para ser considerado… Bom…

      Que o desenvolvimento de novas e evolução das antigas numca pare!

  10. Avatar de ↓ ↓ ↓
    ↓ ↓ ↓

    LOL!

    Não vejo a necessidade desse comentário Nuno.
    Que pretendes? Flame-war?

  11. Avatar de NT
    NT

    Por acaso, grande sistema!
    Já usei um NAS que corria isso, para poder partilhar ficheiros, backups e afins a a partir de um computador velhinho( Lentium II, com 128 de RAM e 4 discos de 80GB o restante era tudo onboard, menos a caixa e a fonte :p) que tinha guardado.

    Já agora para os mais curiosos http://www.freenas.org/

    https://pplware.sitedev.pt/2009/04/13/freenas-070/

  12. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Digam o que disserem… mas isto rula!
    Com ou sem ambiente gráfico, isto bomba quer em Servers ou em Desktops. Isto é como a droga, depois de se exprimentar nunca mais se quer outra coisa.
    Eu tenho isto instalado nativamente no meu Notebook e faço tudo com ele… Trabalho?! Sim dá algum, mas não é nada de outro mundo.

  13. Avatar de darkxp
    darkxp

    bsd rocks! 🙂

    e old school tb! 🙂

    que saudades do ms dos e da shell 🙂

    bem, no iphone ainda uso a shell… 😛

  14. Avatar de carlos
    carlos

    O FreeBSD está sob a licensa “GNU”? LOOOOOOOOOOOOOL

    DOUBLE FAIL!

  15. Avatar de BIgOix
    BIgOix

    gosto mais do pcBSD

    http://www.pcbsd.org/

    mas unix é mais para ao nível profissional,linux ou unix são irmãos

    para mim o kernel do unix & linux são os mais desenvolvidos de todos os outros sistemas

    O freebsd anda agora um pouco ao reboque do kernel do Linux

    mas um servidor unix não fica atrás do Linux

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Quote:

      “O freebsd anda agora um pouco ao reboque do kernel do Linux ”

      “mas um servidor unix não fica atrás do Linux”
      _____

      Acho que está aqui uma grande confusão, entre o que é Kernel… Linux… e UNIX 😉

      Linux e FreeBSD são ambos sistemas baseados em UNIX.. é a unica coisa que têm em comum.. de resto o kernel nada tem haver 😉

  16. Avatar de Rafael
    Rafael

    Algumas correções.

    -O firewall do OpenBSD foi portado para o FreeBSD portanto mesma segurança.

    -O PC-BSD Roda em cima de FreeBSD, ele é um FreeBSD personalizado e voltado para desktop

  17. Avatar de Alexandre Vieira
    Alexandre Vieira

    Só para deixar os meus 0,05€..

    Uso freebsd no desktop desde 2003 e já não consigo usar mais nada… nomeadamente no que diz respeito à performance 🙂 Jogos baseados em OpenGL (Quakes, ET’s, RTCW’s, etc..) com a driver da Nvidia e um boa placa gráfica mete ao canto qualquer outro OS.

    No trabalho uso Linux, FreeBSD, Solaris, HP-UX e até Windows nas mais variadas versões.

    The right tool for the right job.

  18. Avatar de Danilo
    Danilo

    Posso estar enganado, mas no conceito de multiusuario, o windows não se encaixa, o windows server sim, porém ele tem uma limitaçao de 3+desktop, se quiser conectar mais usuarios vc deve comprar uma licensa especifica da microsoft.

    se não for isso sorry.

  19. Avatar de gui
    gui

    todo mundo fala fala e eu nao entendo nada

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    xiii 2009…

    Hum sou novo aqui no site mas tipo… Porque raio está o FreeBSD dentro da categoria “Linux”???