Syncplicity 2.9.27 – Agora com suporte para Mac OS X

14 Comentários

Há quase dois anos, falámos aqui pela primeira vez neste serviço, como alternativa ao Dropbox. Na altura o suporte apenas se limitava ao Windows, o que configurava logo à partida numa enorme desvantagem, face aos produtos concorrentes. Na verdade o Syncplicity nunca conseguiu ser, pelo menos, tão popular como o Dropbox.

Entretanto lançaram a versão para Mac OS X e aumentaram a oferta e, com certeza, aumentaram os potenciais alvos para oferecer a sua versão gratuita e vender as opções pagas. Mas será que mesmo sendo suportado pelo Windows e pelo Mac OS X, este vale a pena?

Cada vez mais tenho a certeza que a cloud computing é o futuro… mas um futuro já ali ao virar da esquina. Mesmo sem darmos conta, somos “dependentes” de serviços baseados neste conceito que ganha uma forma monstruosa. Para quem não esteja a par deste conceito de “computador na nuvem”, pode por exemplo pensar que, ao usar o Gmail, ou outros serviços de mail, estão a usufruir da cloud, de um espaço “algures”, que aloja e permite que seja usado.

Como dissemos na apresentação deste serviço, existem algumas diferenças, face a outros serviços do género. Por exemplo, o Syncplicity, ao contrario do Dropbox, não tem qualquer pasta pré-definida onde possamos colocar os ficheiros para partilha. Em vez disso, como pode ver na imagem em cima, este sugere-lhe a utilização das pastas usuais do SO, Documentos, Imagens, Música, Favoritos ou adicionar aquelas que pretende sincronizar, tendo em conta que terá dois sistemas que podem interagir.

Como ambos os sistemas têm as suas pastas, que podem ou não ser iguais, esta aplicação quando sincroniza sistemas operativos diferentes, sugere que os conteúdos de cada pasta comum sejam fundidos sem sobrepor, ou apagar, qualquer conteúdo. Isso permite que possa, posteriormente, dividir ou decidir, o que quer ter nessas pastas.

À imagem do Dropbox, podemos a partir da barra de ferramentas, chegar às pastas criadas no Syncplicity. Esta é a forma mais rápida de usar este serviço no Mac OS X.

O Syncplicity está disponível em três “sabores”: um gratuito, com 2GB como limite de capacidade, suporte para apenas 2 computadores, mas sem limite de criação de pastas ou de ficheiros. Depois existem duas modalidades pagas, uma de 50 e outra de 100GB (ver aqui os preços). No entanto, caso subscreva o plano gratuito, poderá ver este limite de armazenamento subir para os 5GB. Por cada amigo que convidar a experimentar o serviço, receberá 1GB de bónus, podendo acumular no máximo 3GB.

O Syncplicity conta também com um gestor online, que poderá encontrar em my.sincplicity.com. Tudo o que precisa é do seu usernamepassword!

Este serviço ainda não amadureceu ao ponto de ser consumido com todo o sabor e vitamina. Evoluiu, e já tem uma aplicação para iPhone, o MKSync. Útil, rápido e que pode fazer a diferença pela sua simplicidade.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Syncplicity 2.9.27  Beta [12MB]
Homepage: Syncplicity

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Luís Marques

    Eu uso já à algum tempo o http://www.getcloudapp.com/ com espaço ilimitado ^_^ mas só existe versão para 

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem lembrado.

      Já tínhamos falado aqui:

      https://pplware.sitedev.pt/apple/cloudapp-a-nuvem-no-mac/

      …nesse serviço. Mas ainda bem que lembras.

      Obrigado.

  2. Avatar de José Luís Marques

    Pronto deixo-te aqui mais um que ainda não criaste nenhum artigo http://droplr.com/hello ^_^’

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois esse não conhecia, estive a ver e parece-me um pouco limitado. Mas logo já lhe tomo o pulso.

      Obrigado pela sugestão.

  3. Avatar de Newtomic

    Então e um comparativo ou um pequeno prós/contras entre o Dropbox e este? :-/ Será que alguém vai fazer ou pensou em fazer? Se alguém fizer ou até souber dizer algo sobre isso força! 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim posso fazer, inclusive acrescentar mais alguns serviços que já falamos anteriormente.

      No entanto e no cenário actual, o Dropbox é dos melhores.

      Não é o que disponibiliza mais espaço online, mas como não tem milite de tamanho até ao total do espaço disponível e como tem imensas ferramentas desenvolvidas e apresentadas na sua wiki... dificilmente teremos uma serviço que cubra tantas variáveis como o Dropbox.

      Se experimentarem a versão 8(experimental) verão alguns bons pontos que fazem destacar este serviço da concorrência.

      https://pplware.sitedev.pt/windows/software/dropbox-0-8-80-links-de-partilha-e-nova-interface/

      1. Avatar de Newtomic

        Antes demais obrigado por responderes.

        Em relação à versão 8 da Dropbox já a uso à bastante tempo acho que desde a versão 0.8.5? qualquer coisa assim sei que era no 50 e qualquer coisa. 🙂

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    e para linux não há ?

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        o dropbox já conheço estou deste

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O ubuntu ONE vai dar em ……. windows!!!!!!

    Se o simplicity desse em linux usava devido á questão de não ter pasta pré definida.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      eu quero é q o ubuntu one dê em macOs agora tenho la os ficheiros enrrascados pk nao da noutro sistema operativo…

      esta cena da cloud devia funcionar tudo num protocolo parecido

    2. Avatar de Vítor M.

      E porque não o Dropbox?