Sun – Um novo conceito de meteorologia no iOS

62 Comentários

Há cada vez mais vozes a sugerir que a Apple deveria deixar de fazer aplicações. A ideia, por um lado tem lógica, por outro não faz sentido. Se por um lado os developers têm razão, ao afirmar que com as apps nativas os utilizadores de iOS deixam de apostar nas aplicações de terceiros, por outro a Apple deixa de “puxar” pelo mercado, e também por uma questão de receita, as suas apps pagas são muito rentáveis.

Mas há outra linha de “pensadores” que inclui uma terceira opção para o desafio da criatividades, são os que defendem as webapps.

Uma prova de que se pode ter fantásticas webapps, é este Sun, uma webapp que explora o excepcional da simplicidade.


Claro que as webapps têm a condição sine qua non, ligação à Internet, mas neste caso e para o efeito que é, todas têm de ter. Estamos a falar de uma aplicação de meteorologia e como tal todas as que existem necessitam de ir beber dados frescos aos sítios ponde esses dados são produzidos.

anterior próxima

Com um efeito que tira todo o partido do ecrã do iPhone, iPod Touch ou iPad, o Sun coloca informação meteorológica da nossa localização actual, temperatura do ar, velocidade do vento, assim como informação do tempo para os 10 dias seguintes. Pode ver estes dados numa bonita interface onde até um gráfico lhe mostra a variação diária dos parâmetros medidos.

Já havíamos falado da versão anterior, que dava um aspecto tridimensional à aplicação, agora esta nova abandonou um pouco esse conceito, tornando mais suave e mais simples, sem perder o charme.

E tal como na primeira versão, o Sun permite que alterem algumas definições que vão desde as unidade de temperatura a serem usadas (Celsius ou Fahrenheit), as unidades para apresentar a velocidade do vento, quais as cidades que vão ser apresentadas e qual o esquema de cores que querem aplicar.

Para ter esta webapp é muito simples, visite este endereço, através do browser no seu iPhone, iPod Touch ou iPad, e depois acrescente o atalho no ecrã principal.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cover
    Cover

    Desculpem lá mas é um novo conceito de meteorologia porque?
    Li o artigo todo à procura desse tal novo conceito, mas só encontro features que qualquer app de meteorologia da esquina tem.

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara que o conceito tradicional é a app nativa, com os dias corridos, onde muitas vezes a localidade não está definida com rigor, outras vezes tudo é simplesmente igual sem personalização. Depois, mostram os dias sempre com o mesmo aspecto e informação descrita sempre em texto.

      Este, pelo contrario, é mais gráfico, não é uma app nativa, é uma web app, tem uma padronização das cores por região seleccionada, permite uma visualização até 10 dias da previsão do tempo, tem uma simplicidade que não é habitual nas apps nativas, o que não quer dizer que não existam apps com este conceito, o que eu digo é que o conjunto de funcionalidades traz um conceito novo a esta aplicação. Entende como quiseres.

      Só o facto de poderes ter uma app tão limpa em termos de interface e sendo esta uma aplicação que utiliza os recursos do browser, só por si é um conceito diferenciados do tradicional.

      1. Avatar de Cover
        Cover

        Ahh, do estilo da app da Microsoft nativa do win8.
        ok, percebi.

        1. Avatar de Vítor M.

          Um pouco a esse estilo sim, até porque a Microsoft entrou, e bem, por esse caminho, tudo mais limpo, mais claro.

          Reparar, por exemplo, na nossa aplicação desenvolvida para o Windows 8, está fabulosa, muito “rectilínea”, eu gosto desse conceito, prefiro isso a grandes embrulhadas tridimensionais.

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    faz me lembrar o stormcloud no Ubuntu, curiosamente também uma integração de webapp.
    https://apps.ubuntu.com/cat/applications/stormcloud/

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é parecido. Também tem muito bom aspecto.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        fui ver a aplicão stormcloud e o grafismo é exatamente igual…. por isso os devenvolvedores provavelmente os mesmos…

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          falta o …devem ser provavel…

        2. Avatar de Pedro Pinto

          O problema do stormcloud é que actualmente é pago…ainda mais para Linux!!!

  3. Avatar de MrT
    MrT

    De repente faz me lembrar a interface Metro do Windows……
    E parece-se com a interface da app que o windows 8 traz.

    1. Avatar de Cover
      Cover

      Nem digas essas blasfémias neste site pá. :X

      1. Avatar de Dlencastre
        Dlencastre

        lloolloollooll muito bom este coment!

    2. Avatar de Vítor M.

      Repara que não tem nada a ver, o Windows 8 usa os mosaicos, são quadrados perfeitos, dão um aspecto bonito ao novo ambiente de trabalho. Este mosaico que aqui vês não são quadrados, não têm vértices. 😉

      Mas poderia ser, até porque o Windows Phone vai marcar uma cultura dentro do segmento dos smartphones.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Sinceramente gostava de ver uma analise do Windows Phone 8, daqui a uns tempos estou tentado a vender o meu Iphone e saltar para o Windows. Como sempre estive (e estou) no ecossistema da Microsoft sinto-me tentando a isso, gostava de ver especialmente qual é o tipo de integração que tem com o Windows 8.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Tu estás e mais 90 e tal % que uns foram para o Android, outros para iOS e outros para o Windows Phone.
          Não sei se a coisa estará tanto no Windows Phone vs Windows (RT e desktop). Acho que está mais no Office mobile vs Office desktop.

          No iOS há várias app que desenrascam razoavelmente em ficheiros Office (o PDF, que não é nativo do Office, é um caso à parte – há apps muito boas no iOS). Mas continua o mito de que quando a Microsoft lançar um Office mobile é que é.

          Estou convencido que quando a Microsoft tiver um Office mobile em condições lançará versões (pagas) também para Android e iOS.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pera lá, tem os cantos arrendondados? E a Apple sabe disso? 😛

        De resto, tirando isso, é seriamente parecida com a versão da aplicação Weather para o Windows Phone, quando se coloca em mosaico no ecrã inicial.

        1. Avatar de Vítor M.

          Então não haveria de saber 😀 se aprovou 😛

  4. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Está engraçada mas devia dar para eliminar localizações, de resto boa app.

    1. Avatar de Vítor M.

      E dá, metes lá as que entenderes, nesses 4 campos.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        E se não quiser saber mais nenhuma localização? Sou mesmo obrigado a saber o frio que os gajos de Vienna estão a passar? 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, altera. Clica em cima e mete o que quiseres.

  5. Avatar de Y-lhaK
    Y-lhaK

    bonitinha… a app ficaria melhor se apresentasse mais dados para além do temperatura e vento (pelo que percebi do que li no artigo só dá esses), tipo probabilidade de ocorrer precipitação (chuva, neve, gelo) e quantidade prevista, informação igualmente relevante para a maioria das pessoas.
    quando eu consulto previsões meteorologicas vejo sempre sse prevê chuva, a que horas e em que quantidade

    🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, mas penso que é nesse sentido que está a evoluir, pelo menos desde a primeira versão para esta, já adicionam mais dados.

      1. Avatar de Y-lhaK
        Y-lhaK

        era bom, aumentava a sua utilidade

        🙂

  6. Avatar de Luís
    Luís

    Como vejo a previsão para os próximos dias? (iPhone 4S)

    1. Avatar de Vítor M.

      Faz o movimento de abertura de pinça sobre a cidade que queres consultar.

  7. Avatar de O TAL GAJO
    O TAL GAJO

    Espero que seja tao bom como os mapas…

    1. Avatar de Vítor M.

      A Web App do Google Maps é muito boa, já que perguntas. Isto porque falamos numa plano de web apps (se é que sabes o que isso é)!!!

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Arranja-se já a lista oficial de web apps para iOS 😀

        http://www.apple.com/webapps/

        1. Avatar de Gilberto Pereira
          Gilberto Pereira

          É por estas e por outras que adoro este sítio. Não conhecia esta lista 😉 e a um comentário sem nexo do ‘tal gajo’ nasce um excelente comentário.

          O pplware tem destas coisas 😉

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Lá por isso arranja-se já outra lista, desta vez de sites sobre apps e news 🙂
            Tenho uma especial preferência pelo Appadvice, AppShopper e Actualidad iPhone.
            Como a lista é antiga alguns dos sites foram-se/adulteraram-se
            http://www.iphonelife.com/bestsites

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Eu utilizo o Tempo (da Apalon) no meu ipad 2. É muito mais completo e faz previsões para 1 semana inteira. Totalmente personalizado, incluindo as terriolas do nosso país 🙂

    Experimentem e digam alguma coisa!

  9. Avatar de Bruno dias
    Bruno dias

    Aproveito para perguntar, pois não consigo testar, se esta webapp inclui as terrinhas do nosso país. Mais precisamente as 9 ilhas dos Açores 😛

  10. Avatar de João Dias
    João Dias

    Como é que conseguiram este nível de performance?
    Todas as webapps que tenho feito não conseguem ter grande nível de performance em algumas funções e esta funcionou na perfeição…

    Que biblioteca de JS é que estão a utilizar? As animações são CSS3, mas o resto não…

  11. Avatar de AcerTravel
    AcerTravel

    Não consigo fazer nada no meu iPad 2, depois de fazer o loas da pagina apenas aparece um ícone e por baixo refere “add to your home screen” e nada… Alguém que me explique como funciona!

  12. Avatar de Antonio Vasconcelos
    Antonio Vasconcelos

    Boas, alguém me pode informar se lhe aconteceu algo parecido.
    Acabei de instalar esta aplicação no meu Iphone e tentei depois alterar a cor da minha localização e o ecran ficou 100% preto, tlm não toca nem consigo desligar nem nada do genero.
    Alguma informação sobre o que fazer?
    Obrigado

    1. Avatar de Luis Pinheiro
      Luis Pinheiro

      Sim, aconteceu-me algo semelhante… a App bloqueou, fiquei sem acesso a nada.
      Tive de esperar que a bateria acabasse…

      Já apaguei o link.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não, nunca me aconteceu tal coisa, isso é estranho até porque o que aqui é mostrado não passa de uma página web, portanto, algo que corre com suporte do teu browser.

  13. Avatar de AcerTravel
    AcerTravel

    Solved!

    1. Avatar de Antonio Vasconcelos
      Antonio Vasconcelos

      ??? fiquei na mesma

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Solved, o problema dele, num comentário acima 🙂
        O teu, ou desligas: manter premido o botão direito em cima (botão sleep) até aparecer desligar, desligar e voltar a ligar
        Ou fazes um hard reset: manter premido simultâneamente os botões sleep e Home até aparecer a maçã. Largar, quando reiniciar deve estar bom.
        Há mais alternativas mas estas devem chegar.

        1. Avatar de Luis Pinheiro
          Luis Pinheiro

          No meu caso nada funcionou, nem o hard reset nem desligar… tive de deixar acabar a carga da bateria para voltar a ter o telefone funcional

  14. Avatar de Antonio Vasconcelos
    Antonio Vasconcelos

    Não entendi, meus caros alguém que me diga o que posso fazer em relação ao que descrevi

  15. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Off Topic

    O Não Incomodar já está normal. A história do bug não foi má de todo porque nunca tinha utilizado nem percebia como funcionava. Com tudo normal percebe-se facilmente;
    – vai-se a Definições /Notificações e define-se o período e outros parâmetros
    – em Definições, o Não Incomodar fica activo no período e inactivo fora dele (também se activa manualmente). Quando está activo aparece um símbolo de meia lua na barra superior.
    Notar que
    – O Não incomodar só funciona em modo ecrã bloqueado
    – Tal como o botão de silêncio não interrompe o alarme do relógio.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Obrigado, estava com este problema e anão sabia como resolver.

  16. Avatar de Antonio Vasconcelos
    Antonio Vasconcelos

    Benchmark , obrigado pela sua ajuda, a segunda opção resultou em pleno.

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não consigo, de maneira alguma, alterar os locais que vêm por defeito. Já experimentei em português, em inglês, na língua de origem do país da cidade respectiva e recebo sempre a mensagem “the city xxxxxxx didn’t return any results”. O curioso é que se mudar para uma das que lá está, dá-me a mesma mensagem.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tenho o mesmo problema. help!

      1. Avatar de Pires
        Pires

        Same here! 🙁

    2. Avatar de Vítor M.

      Se clicares em cima das cidades não deixa alterar?

      Eu acho estranho!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Clicando em cima das cidades, o nome que lá está desaparece e deixa alterar. Só depois de confirmar, aparece a tal mensagem e volta às anteriores, por defeito. Além disso, depois de tentar alterar qualquer delas, a localização actual fica pendurada e nunca mais estabiliza. Uma treta.

  18. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Para mim um novo conceito de app de meteorologia é mesmo esta app. Parece complicada mas está mesmo bem feita:

    https://itunes.apple.com/pt/app/weathercube-gestural-weather/id555306679?mt=8

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Verdade vitor que a APP da PPLware em Windows 8 é brutal… Parabens a toda a equipa =)

  20. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Bom dia,

    Não sou grande espada com design, como posso conseguir este tipo de cores. Estilo esta app, as do windows 8?

    Cumprimentos

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Marcelo Barros, usas gradientes em CSS3. Esta é uma web app, logo todo o código é feito com standards da web (html5, css3 e javascript).

      As animações dos cubos também são conseguidas com CSS.

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Obrigado, João Dias é minha duvida era mesmo na cor, como suavizar, que fique agradável.
        Vou experimentar o que disseste, usar gradientes.

        Mais uma vez obrigado.

  21. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Mas o gradiente por si só não é suficiente, o gradiente é a passagem de cor.
    Mas no caso no Metro do Windows, parece uma cor solida, mas se chegares e meteres uma cor parecida e solida parece que falta alguma coisa, não entendo qual é o tratamento que dão a cor.

    Desculpem este off topic.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Não, o próprio background está com um gradiente aplicado (pelo menos no iOS). O segredo está na escolha da palete de cores, parece-me ser apenas isso. As cores são harmoniosas, e isso não é uma questão técnica, é uma questão psicológica.

      Estuda o código fonte da página, está lá tudo 🙂

  22. Avatar de Victor
    Victor

    Não consigo fazer o download da aplicação para o IPad 3 . Qual será o motivo?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      No topo, no Safari, clica no botão de share. A seguir clica em adicionar ao ecrã principal. E pronto, tens a app instalada. Esta é a forma de instalar web apps no iOS. Apenas consegues fazer isto no Safari, no Chrome ou outro browser não (políticas de restrição da Apple)

  23. Avatar de Rogerio Moreira

    Aqui (iPhone 3GS) não funciona 🙁