Sun – Uma WebApp para saber o tempo no iOS

9 Comentários

Os nossos dispositivos móveis têm actualmente funções acrescidas ao que tinham há alguns anos atrás. Passaram a ser o foco principal da gestão do nosso dia-a-dia e o local onde recorremos para obter informação adicional para as decisões que tomamos.

Uma das informações mais importantes e que mais vezes procuramos saber é a previsão do tempo. Existem dezenas de aplicações na Apple Store específicas para esta função, mas hoje trazemos uma que prima pela simplicidade e pela originalidade. Falamos do Sun.



Na verdade, o Sun nem é uma aplicação, à luz dos conceitos definidos actualmente. É uma WebApp, o que significa que é uma página Web que tem um comportamento e uma imagem específica quando chamada de um dispositivo móvel e assume a imagem de uma aplicação para o sistema operativo onde está a correr.

Fazendo uso destas características o Sun foi desenvolvido para vos dar de forma simples, mas completa, informação específica sobre a previsão do tempo actual e para os próximos dias.

Para além de fazer uso da vossa localização, que recebe através do iOS, o Sun consegue ainda dar-vos informação sobre mais 3 cidades à vossa escolha. A mudança entre os locais definidos é feito com o deslizar do dedo, estando o utilizador a rodar um cubo.

A interface principal do Sun mostra a previsão para a vossa localização actual e a temperatura que está a fazer no momento. Com o recurso ao pinch no ecrã vão conseguir ver a mesma informação, mas na forma de uma previsão para os próximos 3 dias.

A operação inversa permite voltarem ao ecrã que contem à informação resumida e para o dia.

O Sun permite que alterem algumas definições que vão desde as unidade de temperatura a serem usadas (Celsius ou Fahrenheit), as unidades para apresentar a velocidade do vento, quais as cidades que vão ser apresentadas e qual o esquema de cores que querem aplicar.

O acesso a essas definições é feito com o recurso ao pinch no rodapé do Sun. Requer alguma habituação e treino e não é algo que consigam de imediato.

Por ser uma WebApp, para a instalarem devem primeiro aceder à sua página para que depois a coloquem como atalho do ecrã principal.

Para isso devem, no Safari do vosso dispositivo, escolher a opção Adicionar ao ecrã principal. A partir desse momento o Sun fica pronto a ser usada e está acessível num ícone junto das demais aplicações que tenham instaladas.

Toda a informação necessária está presente, mas apenas a que necessitamos está disponível na sua interface principal, o que a torna simplista. Podemos abrir o acesso à restante informação e aí temos um grau de detalhe muito maior

Usem o Sun para substituir a aplicação nativa que o iOS tem para a informação da previsão do tempo. A sua simplicidade e o cuidado que foi tido na sua imagem fazem dela uma excelente opção.

Homepage: Sun

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Gosto tambem bastante do Solar!

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Vou analizar. e mais tarde farei as minhas considerações.

    deixo a minha experiencia relativamente à esta categoria

    utilizo o Wheather Live em conjunto com o Weather Icon (Precisa de jailbreak). Podemos associar o Weather icon ao icon da app que queremos. Tem dois senãos: a informação não vem da mesma fonte. Por exemplo, diz no icon que estão 22º e entro e diz que estão 24. A fonte de informação do icon é a do iphone, enquanto a do Wheather Live é de outras fontes que podem ser configuradas. Provavelmente até dá para por a ser a mesma fonte nos dois lados. Mas isto menos mal. A outra situação tem a ver com a actualização do icon que acho que nem sempre actualiza direito. É capaz de ser 10 da noite e estar a indicar um sol radioso.
    Relativamente ao Wheaher Live utilizo a versao paga. detesto Ads. Curiosamente prefiro a versão só texto do que a versao com widgets (widgets dentro da app). Fica muito elegante. Talvez a aplicação de tempo mais bonita que já vi até hoje em todas as plataformas

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Muito interessante! Obrigado! 🙂

  4. Avatar de S3
    S3

    Uma interface muito bem conseguida!

  5. Avatar de hg
    hg

    Parece interessante, pena não dar para instalar no iphone 3G…pelo menos não consigo.

    1. Avatar de hg
      hg

      Afinal dá! Sorry.

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    algumas inovações é sempre de louvar, mas sinceramente nao morro de amores, mas também não desgosto

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como e k meto isto a trabalhar que nao percebo nd 🙁 desculpem a minha ignorância

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      abres esta pagina com o browser e segues o link. se quiseres podes ir diretamente para o link.
      depois de aberto é só ires à opcao de reenvio do browser (nao sei qual o nome oficial) e selecionares a opção “Adicionar ao ecra principal”

      Se não souberes onde fazer é aquela opção na parte de baixo do browser que te permite, por exemplo adicionar como bookmark. No browser tens 5 opções, andar para trás, para a frente, esta opção, bookmarks e tabs. o icon é uma pagina com uma setinha, ou se quiseres a opção do meio