Sports Tracker – A sua actividade desportiva no dispositivo móvel

78 Comentários

Disponível para Android, iPhone/iPad, Symbian e Windows Phone

O Verão chegou…e com ele veio o calor, a vontade de dar umas corridas, caminhadas, fazer BTT ou ciclistmo, praticar geocaching, entre outras actividade físicas. Aproveitando o hype da tecnologia, redes sociais, telefones/smartphone, porque não registar esses momentos/trilhos e partilhar com os seus amigos?

sports_tracker

O Sports Tracker é provavelmente a melhor aplicação para registo da sua actividade desportiva no seu dispositivo móvel.  O Sports Tracker permite registar a duração de uma actividade desportiva, registo da distância, velocidade média, ritmo cardíaco, entre outras informações. A aplicação permite ainda a visualização das informações através de gráficos.

sport_03

Principais características do Sports Tracker

  • Registo, monitorização e análise de performances
  • Permite guardar muitas informações relativamente à nossa actividade desportiva
  • Permite saber quantas calorias gastamos num determinado exercício
  • Mapas, registo do tempo, registo da distância
  • Partilha do exercício nas mais diversas redes sociais, como por exemplo o Facebook e Twitter
  • Visualização do perfil dos nossos amigos, exercícios, fotografias
  • Possibilidade de partilha de trilhos
  • Suporte para equipamentos que permitem monitorizar o ritmo cardíaco (ver aqui)
  • O Sports Tracer tem ainda associado um serviço online, para onde enviamos toda a informação. Este serviço funciona como uma rede social.
  • Multi-Plataforma

Tal como referido, o Sports Tracker permite o registo das mais diversas actividades desportivas e ainda a partilha dessa informação nas redes sociais mais populares e site do serviço.

sport_04

Depois de efectuado o registo via smartphone, é possível exportar a informação para um serviço online que disponibiliza diversas, e interessantes, funcionalidades. Através desta página podemos guardar todos os nossos treinos e percursos, e ter informações sobre a nossa evolução a nível de actividade desportiva. Os dados podem ser posteriormente partilhados com os nossos amigos, que podem inclusive comentar as nossas actividades como se de uma rede social se tratasse.

sports_tracker_01

Nessa página é ainda possível visualizar, num mapa ou imagem do Google Earth, os locais por onde passamos, editar trajectória, criar um trajecto e ainda ver as fotos que tiramos durante o mesmo, associado ao track e ao local onde foram tiradas (geo-referenciação).

sports_tracker_02

O Sports Tracker é sem duvida uma excelente aplicação para monitorizar a nossa actividade física. Experimente!

iPhone / iPod /iPad Nokia Android Windows Phone
nokia wphone

Partilhar:
Tags:

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Santiago
    David Santiago

    vou exprimentar

  2. Avatar de Blizard

    Aconselho o Run Keeper!

    1. Avatar de Marcos

      Eu ia dizer a mesma coisa…
      Uso a um tempinho o Run Keeper e recomendo….

      Se bem que na realidade este parece ser um irmão gêmeo =P

      1. Avatar de nocode
        nocode

        Deve correr mesmo muito pouco com ele…pois visualmente este mais parece um sistema da nasa o runkeeper mais parace o cockpit de um carro da fisherprice.

        1. Avatar de Marcos

          Corro bastante com ele.
          Concordo que a interface é diferente, mas as informações contidas são as mesmas o.õ

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Rum Keeper não tem batimentos cardíacos.

        1. Avatar de jorge
          jorge

          Concordo.. é o melhor. E qual o relógio GPS, compativel com o sportstracker?

    2. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Melhor que o Sports Tracker não conheço e conheço muitas aplicações!

  3. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Já uso esta aplicação há muito tempo no meu velhinho Nokia N78, mas ultimamente o exercício tem andado arredado nestes lados. Para além das fotos que podemos tirar durante o percurso, penso também permitir que, caso se esteja a escutar música, também as faixas fiquem registadas.
    Como estou em vias de trocar o N78 por um iPhone, pergunto aos entendidos se é possível o iPhone funcionar apenas com o GPS sem recorrer à transferência de dados, ou seja utilizar o GPS interno e sem ter que pagar dados.

    1. Avatar de FábioMonteiro
      FábioMonteiro

      Eu uso no android, e ele realmente liga os dados para auxiliar a obtenção da localização o mais correctamente possível, como tenho plano de dados não sei se ele gasta dinheiro a quem não tem nenhum plano de dados, mas já fui verificar no meu monitor de de rede e diz que não ouve qualquer consume de tráfego.

      Aconselho, é muito bom e regista os km e o traçado do percurso na perfeição

    2. Avatar de Valdenir Constant
      Valdenir Constant

      Boa tarde,

      Eu usei ele algumas vezes sem usar os dado e funcionou perfeitamente somente com o GPS do aparelho android, não sei se é porque ele ja tinha meu trajeto na memoria mas não tive problemas e mesmo usando a rede de dados não realizou mesmo consumo, usa apenas para auxiliar nas atualizações e na perda de localização por alguma falha no sinal do GPS. pelo menos é minha percepção. Recomendo´, muito bom o programa.

  4. Avatar de carlos
    carlos

    gostava de saber se para este programa funcionar correctamente num android é necessário ter a transferência de dados activada ou não?

    1. Avatar de Helder Santos
      Helder Santos

      Basta o GPS.

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        @ Helder Santos
        Presumo que no iOS também é possível funcionar só com o GPS interno. Será?

    2. Avatar de khaluh
      khaluh

      Eu tenho um nokia 5230 e no meu na primeira vez que abro o programa, cada dia, cobra-me 1€ r qqr coisa

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        @ khaluh
        Não sei se te ajuda, mas eu no Nokia n78 fiz assim:
        Abre o Sports Tracker > Settings > General > Access point > escolhe “Always ask”
        Sempre que ligares o Sports Tracker, ele irá perguntar-te a que ligação de dados se deve ligar, clicas em “Cancelar” e fica só com o modo GPS.

        Funciona normalmente, assinala o percurso que está a percorrer, grava as fotos que tirares, etc. Só não te mostra o mapa.
        Quando guardares, dizes para não fazer o upload. Quando estiveres num sitio com wireless, basta ligares novamente o Sports Tracker:
        Training Diary > seleccionar o Workout e abri-lo > Options > escolher “Upload to service”. E esperar…

        Estarão lá todos os dados que interessam, e já visualizarás no site o percurso, respectivo mapa, fotos tiradas e restantes dados.

        Se calhar estou a ensinar a “missa ao padre”, mas se ajudar a ti ou alguém a poupar uns euros…

        Cumprimentos

      2. Avatar de Alfa
        Alfa

        ????? eu tenho um 5800xpressmusic e nunca fui cobrado nem 1 centimo. nunca! duvido muito da tua informação. Muito!

        aposto mais que esse euro e tal que te é cobrado é o valor diário que a tua operadora te cobra para acederes à net o dia todo (valor diário cada vez que acedes?)…

      3. Avatar de José Lopes
        José Lopes

        1,07€ mais concretamente.
        Não vale a pena sequer tentar utilizar smartphones sem plano de dados. O saldo vai-se num instantinho.

        1. Avatar de Labras Labras
          Labras Labras

          É mais um esquema das operadoras para obrigarem os utilizadores a contratar um plano de dados… Mas é simples, podes fazer como eu… Apaguei a APN para acesso à internet (HSPA+) e acabou-se a mama …agora só uso em casa na wireless… bem mais barato (o APNPortugal não funcionou com o meu HTC…)

          Já agora, se alguém souber de alguma maneira de conseguir pôr o MBPhone a funcionar sem tráfego de dados HSPA+ (tal como tinha no meu antigo Nokia 5310 por 3G) agradecia que informasse…

        2. Avatar de DreamWave
          DreamWave

          Basta configurar o telefone para nao utilizar 3G, so ligas quando precisas

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boas

      Basta o GPS.

      Funciona muito bem.

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Olá… funciona na perfeição no android, descarrega o programa na pagina oficial. So precisas que o tlm tenha gps o resto é tudo gratuito.

  5. Avatar de Vítor M.

    Ora… só nesse já contabilizei mais de mil kms de BTT 😀

    Tem um problema, sempre que o iOS é actualizado (e eu me esqueço de actualizar a app) perco o workout… já lá vão 3!!!!

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      É usar o DataDeposit do Cydia que faz o backup da app para a DropBox e é gratuito.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda ontem ganhou mais uns bons quilómetros 😀 Mas que volta fantástica

      1. Avatar de Ricardo Jorge Lima Martins
        Ricardo Jorge Lima Martins

        Por falar em volta, aqui fica a minha de hoje.

        http://www.sports-tracker.com/#/workout/ricardonosapo/1h9ahdsuqnp8gql5

        Uso o programa à mais de um ano e nunca tive chatices de maior.

  6. Avatar de Jeremias Ponciano
    Jeremias Ponciano

    Muito bom este aplicativo, eu utilizo aqui no Brasil, com o GPS e fica tudo registrado, é muito bom, gosto muito, principalmente pela pagina que tem, pois da para ver todo o percurso e velocidade, em cada momento, quem quiser ver o meu usuário é jereps.

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Experimentem o endomondo, vai buscar sempre os workouts ao website mal faças login na app, mais simples e mais eficiente na minha opiniao

    1. Avatar de Edgar Marques
      Edgar Marques

      +1.

      E já lá vão 700Km de corrida desde Junho de 2011!

    2. Avatar de Roberto Torres
      Roberto Torres

      Não é mais simples na minha opinião. No sportstracker também tens todos os workouts na app. O endomondo tem treinador e ai supera, mas algumas funções são a pagantes.

    3. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Sendo bom, até bastante, fica muito bem atrás deste, é muito generoso na contagem de km e calorias, tem uma vantagem, o pemium fornece dados estatísticos de longa data através de gráficos. O Endomondo é bom, mas longe deste! Corro muitas com os dois em simultâneo 🙂

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho utilizado o STRAVA e tenho gostado bastante, mas vou experimentar este pois parece-me que a interface do telemóvel neste caso Android é mais completa.

    Cumps.

    1. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Não uso pois só dá para correr ou ciclismo.

  9. Avatar de Roberto Torres
    Roberto Torres

    Treino quase todos os dias (atletismo) e uso precisamente este programa. Já registei 500km em 48 worktouts este ano. Também uso (ou já usei) todos os outros concorrentes, como o Endomondo, RunKeeper, Runtastic Pro, Runmeter, Nike+ Gps e outros. Depois de testar todos continuo a usar o Sportstracker. Ainda o uso porque gosto dos grafismos, do sotaque da voz, do site onde tenho reúnida toda a informação que é intuitivo e muito bonito. Contudo ainda faltam muitasfunções presentes noutros programas que deveriam ser obrigatórias:
    Não tem embutida a função player de música;
    Não é tem treinador, isto é, não permite criar objectivos ou diferentes tipos de treino e receber incentivos e feedback.
    No iPhone não existe monitor cardíaco compatível com o programa;
    Não permite configurar manualmente as distâncias em que queremos feedback por voz;

    Essencialmente o que o faz mais fraco que os outros é a impossibilidade de criar um treino com objectivos específicos. O site deles é muito bom. A informação do gasto de calorias é certíssima, pois comparo com o meu relógio e monitor cardíaco e bate certo.

    Falam aqui do gasto de dados. Pode gastar para quem não tem pacote de Internet no telemóvel. O GPS fixa com muita mais rapidez e o erro nos quilómetros é menor. Mas se desligarmos os dados funciona tudo perfeitamente. Aconselho a dar umas voltas antes até o gps fixar bastantes satélites. Se começarmos a correr logo que ligamos o erro é maior.

    Continuo a gostar e a usar o Sportstraker, mas admito que o Runtastic Pro seja superior, embora eu nao goste do site deles. O RunKeeper também parece bom.

    1. Avatar de nocode
      nocode

      Recomendo o Adidas Micoach.

    2. Avatar de antonio vitor domingues pereira
      antonio vitor domingues pereira

      é uma aplicação boa mas avaria com muita frequência não é precisa na distancia que caminhamos, nem sublinha os locais por onde passamos. No meu caso, andou dois anos a funcionar em pleno estava encantado, agora deixou de registar os percursos e os quilómetros registados não correspondem aos percorridos, assim como em vez de sublinhar os locais onde passo faz uns riscos sem nexo. Só foi certinha nos dois primeiros anos, agora é um desastre

  10. Avatar de Paulo p.
    Paulo p.

    Eu tenho utilizado o my trails, pois deixa criar mapas ofline para usar o que é bom quando me perco no meio dum trilho.. 😉
    Mas vou experimentar este.

    1. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Talvez melhor o Wikiloc

  11. Avatar de Sílvio Horta

    Vou usando o Endomondo há vários meses. Os outros ainda não testei, mas pode ser que haja surpresas…

  12. Avatar de Salomao
    Salomao

    Eu uso o Runtastic Pro e estou mais do que satisfeito!!

    1. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Parece banda desenhada e muito limitado a vários níveis

  13. Avatar de Viflexa
    Viflexa

    Uso + ou – há um ano e posso dizer q é funcional e mt porreiro, já experimentei outros e este sem dúvida que é o meu eleito para a prática de BTT.

  14. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    É este que estou a usar actualmente e nunca me deixou ficar mal ^^

  15. Avatar de Luis
  16. Avatar de Luís
    Luís

    Já experimentei e comparando com o Endomondo Sports Tracker deixa muito a desejar. O Endomondo tem uma rede social própria, tem treinador avançado, dá para competir com os amigos com os mesmos treinos em tempo diferido… etc… etc…

    Experimentem: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.endomondo.android&feature=search_result

    1. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      É verdade, acresce o valor dos dados estatísticos. Mas excessivo nas contagens, impreciso na definição da linha do trajeto em comparação com o Sports-Traker (muito preciso). Superior mesmo assim o Sports Tracker.

  17. Avatar de Maozinhas
    Maozinhas

    Entre BTT e corridas (algumas em lugares bem distantes) já estão registados mais de 3.600 km (muitos mais seriam se a “porcaria” do telemóvel/GPS não falhasse algumas vezes).
    Tenho um amigo que utiliza o Run tastic e me fala maravilhas com algumas vantagens em relação ao ST, mas não funciona no NOKIA 🙁

  18. Avatar de João Belo
    João Belo

    boas, eu uso o micoach á mais de um ano e adoro-o por ter um treinador e programas de treino bastante ambiciosos, já testei alguns dos programas aqui descritos mas gostaria de ver uma comparação entre os vários programas, uma comparação entre funcionalidades, pontos fortes e fracos, pois acho que deve existir melhor do que o micoach so que existem tantos programas que experimenta-los a todos torna-se o caos. Eu pessoalmente dou bastante valor aos treinos por zonas do micoach e nunca vi nada igual noutros programas do genero, ainda assim, sou capaz de testar este programa!
    cumps

  19. Avatar de Ana
    Ana

    Ja uso este programa praticamente desde que comprei o meu nokia C5-03 e gosto bastante, mas ultimamente tenho reparado que não tem feito o precurso correctamente :\ quando vou ao website do programa vejo muitos desvios no mapa, o que faz com que apresente mais KM do que realmente percorri. Já aconteceu isto a mais alguem? heelp

    1. Avatar de Horácio Pinto
      Horácio Pinto

      Não conheço nada mais preciso!

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Este é muito bom, mas também gosto do Runtastic Pro e do Run Keeper, sendo este ultimo que uso habitualmente há 3 anos e como tenho lá o histórico e não me tem deixado ficar mal… mas qualquer um destes 3, para iphone, são boas opções. Claro, que no meu caso só o tenho usado para correr…

  21. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Uso e recomendo!
    Funciona offline. Nos dois meus últimos treinos aconteceu uma coisa bastante estranha, efectuou a gravação do treino com os dados gerais mas não gravou os dados da actividade, não existe informação em “voltas” e “gráficos”. Já alguém teve este problema?

  22. Avatar de Smoother
    Smoother

    Recomendo o Sportypal!

    Já o usei o SportsTracker, endomondo etc mas fiquei pelo Sportypal Pro. Uso num Galaxy S2 com banda cardíaca da Zephyr e com o relógio liveview da Sony, assim consigo acompanhar no pulso os registos do telefone bem como os registos da banda cardíaca. É a única aplicação que permite o uso do Liveview, embora reconheça que lhe falta um modo treino que permita fazer séries etc. Em suma, faço a corrida com o Sportypal todo artilhado mas quando é hora de fazer umas séries tipo 10x400m ou qq coisa do género ligo o Endomomndo.

  23. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Nao desfazendo deste (que tb ja testei)… continuo fiel ao MyTracks, com o qual ja conto quase com 2000 K.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.maps.mytracks&hl=en_GB

    o objectivo é gravar o track, tempo, freq cardiaca e algumas estatisticas.
    Não precisa tanta coisa para ir correr ou fazer uns treinos de bike.
    Claro que cada caso é um caso e tem a sua devida aplicação.

  24. Avatar de Jose
    Jose

    Utilizo regularmente para BTT. Gosto bastante da interface grafica, gosto tambem da partilha de trilhos, independentemente se fizemos ou nao o login, gosto tambem da analise posterior. Comparativamente com outras aplicaçoes semelhantes, demora muito a fixar os satelites, quando utilizamos so GPS.

  25. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ando de bicicleta e experimentei pela primeira vez o sports tracker e fiquei desiludido. Nos primeiros 8 km a altitude foi de 2700m a 250m negativos lol. E diz que atingi velocidades de 200km/h. Alguém consegue explicar-me porque aconteceu isto?

    http://www.sports-tracker.com/#/workout/lourenco888/9lj66mn8iq08son7

  26. Avatar de tiago vicente
    tiago vicente

    Boas gostava de saber uma coisa, meti o meu 1 workout e nao me aparece o mapa com o trajeto que fiz , o que preciso de fazer para aparecer!! obrigado

  27. Avatar de Antonio Monterio
    Antonio Monterio

    OI..
    alguem sabe como exportar para o telefone outras traks para seguir-nos mais tare????

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Basta que cries uma conta. Mas a ideia do Sports-Tracker nao é seguir no futuro, é apenas para ver

  28. Avatar de José Carita
    José Carita

    Boas, utilizei o Sports-Tracker pela primeira vez ontem, mas deu-me a indicação do tempo e dos km errados. Num percurso de 8,8 Km marcou 12,14 Km e na duração marcou 01:18:30 quando na realidade fiz 00:58:10.
    Gostaria de saber a que se teria devido estes erros.
    Obrigado

  29. Avatar de paulo
    paulo

    A app MapMyRide+ para mim é a melhor app para quem anda de bike. Eu faço BTT com alguma regularidade e ando muito pelo mato a descoberta de novos trilhos e caminhos e poder exportar e importar mapas é uma verdadeira maravilha.
    Com a versão paga ficam a poder tirar fotos e ele regista essas fotos ao vosso percurso.É apenas um pequeno pormenor mas é engraçado tirar-mos fotos daqueles fitios que achamos fixes no percurso e podermos partilha-lo com outros bikers.
    a app tem opção de pausa com voçes estão parados o que é bom pois não conta tempo que não estão a andar.
    Podem partilhar a vossa localização em directo ou seja se adicionarem amigos na app esses mesmos podem ver em directo onde voçes estão a andar..muito porreiro.
    e sincroniza que nem uma maravilha para o web browser tod essa informação. podem partilhar tambem com facebook( q n uso) Twitter ( que uso) e com outra app que nao me lembro.
    exprimentem e caso me queiram adicionar com amigo podem procurar por Akiles.(algés)
    Abraços

  30. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    Com Nokia 5230 consegue-se enviar os dados para o site Sport Tracker via internet wireless de casa ?

    Se não, qual é alternativa ? Como enviam os dados para o site sem gastar dinheiro ?

  31. Avatar de Bruno Jorge
    Bruno Jorge

    Boas, Instalei o Sports Tracker e funcionou perfeitamente. Entretanto actualizei o Software para o iOS 6.0 e a aplicação deixou de funcionar… Já desistalei e voltei a instalar e continua sem dar! Assim que abro a aplicação ela vai logo abaixo. Alguem sabe qual será o problema?

    Obrigado

  32. Avatar de Ju Hannus
    Ju Hannus

    Monitor de freqüência cardíaca para iPhone:
    http://www.sports-tracker.com/hrm

  33. Avatar de Tó Monteiro
    Tó Monteiro

    Tenho um Lumia 800, windows phone 7, e gostava de começar a usar um aplicação para treino de corrida mas que me permitisse monitorizar a frequência cardíaca.
    Há alguma aplicação que permita essa leitura? Eu ainda não conseguir descobrir para windows phone uma que dé.
    Obrigado

  34. Avatar de Joao Barbosa
    Joao Barbosa

    Boas… Eu uso o sports tracker mas queria comprar a benda cardiaca para ter esse funçao no programa.. Alguem me pode ajudar e indicar onde posso comprar e quais as compativeis???
    Obrigado

  35. Avatar de Francisco
    Francisco

    ótimooooo muito bom !!! Parabens, a quem desenvolveu !!! muito bom mesmo, é somente uma pena a falta de informação de como comprar a cinta de monitoramento cardiaco aqui no brasil , mais o aplicativo em si ótimoooooo .

  36. Avatar de Hemilene
    Hemilene

    oi, instalei ele no android 4.0, mas não tá marcando o km, porque?

  37. Avatar de Dercio
    Dercio

    Deixou de partilhar informacao com o Facebook…alguem sabe porque?

  38. Avatar de João Dias

    Já alguns dias que não consigo partilhar no facebook. Alguém me diz porquê.

  39. Avatar de Fabio
    Fabio

    Boa tarde,

    Instalei ha pouco tempo o endomondo no meu nokia 5230 e cada vez que utilizo a aplicaçao no telemovel e me descontado 1 euro e qualquer coisa por dia.Há alguma maneira de usar o mesmo sem ter de pagar essa quantia cada vez que queira usar a aplicação?

  40. Avatar de Juliano ricardo
    Juliano ricardo

    Pessoal, eu tenho um nokia N9 e não conisgo usar o meu sem pacote de dados, lembrando que os nokias não usam pacote de dados para o GPS.

    Gostaria de ir para as trilhas e visualizar meu percurso, alguém pode ajudar.

  41. Avatar de Adilson Waltrich
    Adilson Waltrich

    Boa tarde, tenho a aplicativo desde o ano passado e gosto muito, porém gostaria de fazer uma limpeza nos treinamentos de 2014 e não consigo. Como faço?

  42. Avatar de João
    João

    Não percam tempo, dos piores aplicativos que já usei, além de perder workout por vezes nem partilhar no facebook a actividade se consegue, para não falar na eternidade que leva para carregar as actividade e se quisermos partilhar esqueçam é melhor esperarem sentados….. uma perca de tempo

  43. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Gostaria de saber se é possível apagar fotos selecionadas por engano?

  44. Avatar de João Milho
    João Milho

    Bom dia.
    Experimentei e GOSTEI, só tenho uma questão? É possível passar os dados e gráficos para o computador e poder trabalhar estatisticamente os mesmos?
    Se for agradeço que me informem.
    Obrigado

  45. Avatar de vitor pereira
    vitor pereira

    trackerTenho esta aplicaçao acerca e três anos tem funcionado em pleno: recentemente mudei de telemovel foi feita a transferência de todas aplicações mas no que respeita ao sports tracker, nºao funciona correctamente, não regista os quilómetros corretos nem sublinha os itenerários por onde passo, oque fazer neste caso e a quem recorrer. obrigado.