Sparrow for Gmail – Um cliente de Mail especial e minimalista

13 Comentários

Uma das características que me agrada particularmente no “mundo Mac OS” é a simplicidade e a harmonia gráfica. Tudo tem um cuidado de construção, existe uma disciplina rígida no que toca a interface. Uns gostam outros não… mas que tem uma linha coerente de simplicidade, isso é inegável.

Dessa forma, é possível desenvolver aplicações que logo à partida chamam à atenção pelo seu aspecto. Sparrow, um cliente de mail, foi um desses casos, é uma aplicação compacta, com uma interface sóbria e minimalista. Se é um utilizador de mail com pouco fluxo de mails diarios, então este software foi desenhado para si!

Sparrow é uma aplicação de mail para Mac que acaba de chegar ao mercado e apresenta-se ainda num estado beta. Foi desenhado para manter a tarefa de receber, ler e enviar mail, simples e eficiente. O seu propósito é só um, dedicar-se unica e simplesmente ao seu correio electrónico.

Mas então para que serve este cliente de mail?

Serve para receber os nossos mails, serve para responder, tem opções de viasualização do correio recebido e expedido, permite arquivar e apagar o mail, permite configurar e gerir multiplas contas mas… só as contas Gmail.

Para facilitar a informação ao utilizador, esta aplicação recorre ao Growl para mostrar avisos no ecrã indicando a chegada de novas mensagens. Além dos alertas visuais em forma de pop up, ao estilo Mac claro e dos alertas sonoros,  na barra de ferramentas poderá ter indicação de quantas mensagens estão por ler.

Sparrow actualmente suporta múltiplas contas permitindo assim concentrar o mail, caso tenhamos vários serviços do Gmail. Segundo o seu autor, futuramente esta ferramenta irá suportar outras contas de email IMAP, como o MobileMe, assim como irá usufruir das etiquetas existentes no Gmail. Experimente e diga de sua justiça.

Obrigado José Luís e João Coutinho pela sugestão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: Sparrow 1.0 beta 5 [6.9MB]
Homepage: Sparrow

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de danissimo
    danissimo

    Adorei o layout…e a simplicidade em que tudo esta esteticamente ornamentado…pena ser pra mac 🙁 thumbs down. Não ha nada deste genero pra Windows?ando a ver um interessante o inbox2.se souberem de mais algum…

  2. Avatar de domleca

    Thanks for the post Victor !

    1. Avatar de Vítor M.

      Thanks for your visit. If you want, we could translate to portuguese. Send me a email to geral@pplware.com say something.

  3. Avatar de fran
    fran

    Já conhecem a nova rede social?

    http://www.path.com

    vejam aqui:
    http://lifehacker.com/5690208/what-is-path

    http://mashable.com/2010/11/15/path-launches/

    PPLWARE, PUBLIQUEM POIS TEM UM CONCEITO FABULOSO 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Fran… escreve um post sobre isso, estamos a precisar de ajuda 😉 Fica o convite.

  4. Avatar de a Friend®

    Uso desde os primeiros betas e recomendo.

    Simples, leve, arrumado, bastante completo, excelente notificador quer na Dock, quer na barra de menus e já tem as etiquetas do GMail a funcionar.

    Este e-mail client tem uma forte inspiração do “Tweetie” para Mac ( http://www.atebits.com/tweetie-mac/ )

    Substituiu por completo outro programa que usava que se chama “Notifier 2” que também era (e é) bom.. com a vantagem de ser apto a outros serviços que não GMail.

  5. Avatar de Daniel Filipe

    Boas!

    Realmente, está um programa, que ainda beta, já possui uma interface e funcionamento muito interessantes. Gostei bastante! 😀

    Daniel Filipe

  6. Avatar de Edgar Costa

    Será que o autor vai manter o programa Freeware quando sair a release definitiva?

    1. Avatar de me
      me

      “There will be an ad-supported free version of Sparrow after the beta. A premium version without ads will be available too.”
      retirei do próprio twitter do Sparrow.

  7. Avatar de Skarface
    Skarface

    Faz lembrar o interface do programa de emails do iPad!

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Deveria desenvolver para WINDOWS !! Muito bacana

    1. Avatar de a Friend®

      Este é daqueles programas difíceis de portar para Windows porque usa todos os APIs da Apple a nível de interface gráfico.

      A única forma para Windows seria ou através de Adobe Air ou .Net mas nunca iria ter a mesma performance e fiabilidade.

  9. Avatar de Mário Carvalho
    Mário Carvalho

    Aparentemente não há versão free!