ScreenFlow 2.1 – Aplicação de Screencasting Profissional

9 Comentários

Há uns tempos sondei vários utilizadores Mac, sobre o que usavam para fazer screencasts. Foram várias as aplicações recomendadas mas uma foi a que me captou a atenção. ScreenFlow é uma aplicação extraordinária para fazer screencasts com uma qualidade profissional sem que possa apontar um qualquer defeito.

A melhor captura

ScreenFlow garante a melhor captura em termos de qualidade e facilidade de manipulação. Esta aplicação recorre a aceleração de hardware e a um sistema de compressão da 64-bits tirando todo o poder da máquina e optimizando os recursos obtendo um desempenho muito estável tanto na captura de vídeo, áudio ou mesmo na captura de uma apresentação em PowerPoint.

A sua capacidade de captura é extremamente inteligente, enquanto nos restantes programas para captura o utilizador teria de escolher a área que seria capturada, com o ScreenFlow não há essa necessidade pois a ferramenta detecta qual a área com acção e move o foco da sua atenção para essa área.

O seu avançado algoritmo permite que haja uma multi-funcionalidade para detectar diferentes áreas de acção, ao ponto de poder capturar imagem do ecrã e capturar o que está a ser gravado via iSight ou câmara DV. Tudo no mesmo ecrã e com suporte de som.

Após uma captura, ScreenFlow oferece o poder de edição, melhorando o aspecto e a funcionalidade do motivo capturado. Podemos cortar partes, remover fragmentos dispensáveis, podemos inserir efeitos de transição, podemos inserir quadros de texto e legendas, podemos acrescentar áudio… entre outras preciosidades.

Há um leque de pequenos ajustes que melhoram e ajustam tanto a imagem como o som, dando assim um aspecto profissional ao screencast que vamos apresentar.

Basicamente podemos aprender com a utilização, somos guiados pela proximidade que a aplicação exerce sobre nós. Os menus de contexto sobre o vídeo ou sobre o áudio ajudam a melhorar e a acrescentar efeitos e ajustes necessários.

Publicar directamente para o YouTube

Os actuais cenários multimédia e a envolvência das redes sociais, fazem com que nada possa ser dissociado, assim  poderá usar a capacidade de publicação directamente para o YouTube, aumentando de forma singular a partilha quer para diversão quer mesmo para formação.

Depois todo o trabalho pode ser publicado online, usando os tradicionais meios que estão ao dispor das pessoas.

É muito intuitivo e prático. Nesta mais recente versão, foram adicionados algumas opções que vieram enriquecer fortemente a já espantosa ferramenta. Podemos agora publicar o nosso trabalho em Flash, criando apresentações em flash ” all-in-one”, obtendo todos os componentes necessários ( HTML, vídeo e Flash playe) de forma automática.

A barra de menu apresenta um menu que permite a tal acção com o rato, onde controla o ínico da gravação e o final da mesma. Pessoalmente e para não ter de fazer cortes, prefiro usar os atalhos do teclado.

É uma verdade que custa a módica quantia de 75 euros mas é o preço de uma das mais completas ferramentas para screencasting.

Embora tenha ainda uma pequena ideia do que existe para Mac OS X, parece-me que estamos perante o que de melhor existe. Esta minha preciepção e  as muitas vozes que podemos ver e seguir no YouTube, por exemplo, onde elaborados tutoriais são mostrados a público ajudam a perceber as capacidades do ScreenFlow.

Licença: Shareware [preço = 75 euros]
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: ScreenFlow 2.1.1 [8.2MB]
Homepage: Telestream

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Patrício
    Vasco Patrício

    Boa dica.

    Outra alternativa (gratuita) é a função imbutida no Quicktime X, já gravei uns quantos vídeos e até agora tem funcionou sempre bem. Não tem as mesmas funções que um programa dedicado a isso, claro, mas para desenrascar… Ainda não me deixou ficar mal. 🙂

    Já agora, off-topic, descobri um editor de texto bem engraçado para OS X, “OmmWriter”: http://www.ommwriter.com/

    Suporta sons e backgrounds ralaxantes para deixar “fluir” os artigos com maior facilidade. Não tem muitas funções, mas para editor gratuito… Recomenda-se utilização em conjunto com headphones. 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim o Quicktime X também dá, embora mais limitado. Para o uso corrente chega e sobra o Quicktime X, mas este tem uma qualidade e um leque de outras possibilidades, mais vantajosas 😉

  2. Avatar de killer
    killer

    Ja ouvis-te falar do camtasia?

    Experimenta!

    1. Avatar de a Friend®

      Uso o Camtasia no Windows e este no Mac… e de longe, mas de longe mesmo, o Camtasia não chega perto deste. (E sei que ele é dos melhores para Windows).

      Este para além de gravar com qualidade boa, mantem a perforamnce sem arrastos, mesmo se abrir vários videos, musica, jogar jogos, etc… e tem uma componente diferente.

      Grava por “layers” ou seja, depois da gravação é possível aumentar o tamanho do ponteiro do rato, fazer efeitos “blur” numa só janela, adicionar webcam durante a gravação, entre muitas outras opções que nenhum outro tem.

      Esta ferramenta, em termos de screencast pode-se dizer que é realmente um Luxo auténtico. Embora o Quicktime X sirva para a grande maioria fazer screencasts e depois editar no iMovie, para quem quer videos profissionais, este é mesmo o topo dos topos. 😉

      1. Avatar de killer
        killer

        Pois o que é certo é que falei sem saber realmente como se porta em mac, apenas tive como base a versão windows que, diga-se de passagem, é simplesmente excelente (alias como todo os softwares da techsmith). A unica coisa que me queixo deste software é mesmo alguma falta de qualidade quando utilizado os formatos habituais de compressão (pelo menos comigo…)

        Cumprimentos

  3. Avatar de pph
    pph

    Ha coisa de um ano precissei de algo assim, perdi um bom tempo a pesquisar e dei com o screenflow.

    De longe o melhor que existe, e se o mesmo fosse exportado para outras plataformas, seria de facto o melhor “universal”.

    A fantastica forma de ediçao, o facto de manter a qualidade como mantem e poder realizar as capturas de diversos modos, incluindo com a webcam em simultaneo fazem deste software o melhor que ja vi.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida. Como costume dizer, é uma ferramenta que incentiva ao screencast. 😀

  4. Avatar de wellen

    boas

    ando à procura de software deste género mas para Linux e para Windows. alguém sugere algum em especial?

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Os orientados para ecrãs fotografados para vídeo:
      – Wink – http://www.debugmode.com/wink
      – Screenbook – http://www.screenbooks.net/
      – ZoomIt – http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897434.aspx
      – DemoHelper – http://tools.tortoisesvn.net/DemoHelperInfo

      Os mais orientados para apresentar em vídeo
      – Jing – http://www.jingproject.com
      – FreeScreencast – http://www.freescreencast.com
      – Camstudio – http://www.camstudio.org

      Outros
      – Go View – http://goview.com/
      – Free Screen To Video – http://www.koyotesoft.com/
      – Powerbullet Presenter – http://powerbullet.com/
      – Screen2Exe http://www.screen-record.com/
      – Bytescout Screen Capturing
      http://bytescout.com/products/enduser/screencapturing/screencapturing.html
      – AutoScreenRecorder –
      http://www.wisdom-soft.com/products/autoscreenrecorder_free.htm

      Tudo Online:
      – Iorad – http://www.iorad.com/
      – ScreenToaster – http://www.screentoaster.com/
      – Screenr – http://screenr.com/

      E para modo Machinima
      1. Fraps – http://www.fraps.com/
      2. X-Fire – http://www.xfire.com/
      3. GameCam – http://www.planetgamecam.com/
      4. WeGame – http://www.wegame.com/
      5. Taksi – http://taksi.sourceforge.net

      As melhores ferramentas para Screencasting – https://pplware.sitedev.pt/software/as-melhores-ferramentas-para-screencasting/