Problemas de DNS na actualização para iOS 5.1

39 Comentários

No final da KeyNote da Apple, na passada quarta-feira, a Apple anunciou e disponibilizou uma actualização para o iOS. Esta nova actualização do iOS tem como objectivo resolver alguns dos problemas que foram detectados em  versões anteriores e que prejudicavam a performance dos respectivos dispositivos.

No entanto há feedback de muitos utilizadores (ver por exemplo aqui) que referem que não conseguem actualizar para a nossa versão. Segundo algumas pesquisas e testes, o problema deve-se a um possível bloqueio por parte do ISP para a resolução de nomes que fazem parte do domínio apple.com (ou seja, problemas de bloqueio ao nível do DNS). Vamos ver como ultrapassar esta situação.

ios_51_00


Quantas vezes somos confrontados com problemas estranhos que afectam a nossa ligação a Internet? Qual o motivo? Será DNS? Segundo informações dos utilizadores, a actualização não se inicia e ainda é apresentada a mensagem: “Não foi possível procurar actualizações. Ocorreu um erro ao procurar actualizações de software

ios_51_01

Com já referi num artigo anterior, o serviço de DNS é para mim o “coração” de uma rede. Em traços gerais, este é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente. Saiba mais aqui.

Segundo algumas pesquisas que efectuamos, o problema na actualização do iOS 5.1 deve-se a um delay, causado pelos próprios operadores de Internet, que impossibilitam a resolução de nomes do domínio Apple em tempo válido, em alturas de actualizações. Como possivel solução para este problema sugerimos:

  • Fazer reset às configurações de rede do dispositivo com iOS: Ir a Definições > Geral > Repor > Repor as configurações de rede
  • Verificar o ficheiros Hosts: Use a aplicação GasMask para verificar se existe alguma entrada “estanha” no ficheiro local usado para resolução de nomes
  • Alteração dos servidores de DNS na configuração
Alteração de DNS no iOS

Para procederem à alteração dos servidores de DNS no iOS devem seguir os seguintes passos (screens do iPad).

  • Ir a Definições, carregar em Wi-Fi e em seguida carregar na seta azul da rede onde estão ligados

meo_0000

Depois no separador DHCP, ir ao campo DNS e escrever os novos servidores de DHCP (Para este exemplo usamos os servidores de DNS da Google por serem actualmente os mais eficientes), são 8.8.8.8. Também podem inserir os DNS da OpenDNS, 208.67.222.222, funcionam perfeitamente.

ios_51_02

E está feito. Para testarem agora se já conseguem efectuar a actualização, voltem a Definições –> Geral –> Actualização de software

ios_51_03

Esperamos que estas dicas vos sejam úteis e que vos ajudem a resolver eventuais problemas na actualização do iOS. Se tiverem mais algumas dicas agradecemos que partilhem connosco.

Artigos relacionados:

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Desde que actualizei o iPad para o novo iOS, o Safari, a maior parte das vezes, da uma mensagem a dizer que nao consegue encontrar o servidor quando tento entrar no facebook… (estranho ser só este site…). Será o mesmo problema?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim deve ser. Testa eu resolvi dessa forma. Era a ZON a tramar-me 😉

      1. Avatar de Rui Guedes
        Rui Guedes

        Estou a ver que estão todos feitos… Já que a mim é a meo… Eheheh

          1. Avatar de Rui Guedes
            Rui Guedes

            Para já está tudo a funcionar perfeitamente. Coloquei o servidor DNS 8.8.8.8.

          2. Avatar de tfae
            tfae

            Fiz o reset das configurações e a alteração dos servidores de DNS no iPhone da minha amiga que não conseguia aceder ao Facebook e funcionou 🙂

            Acho que podiam adicionar essa informação ao artigo 😉

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        A Zon tb me quis fazer a folha, mas graças a isto já consegui actualizar os dispositivos em casa.
        Eu não percebo nada disto, mas só gostava de saber os motivos porque o fazem… não me parece muito lógico… =X

        Obrigado pelo artigo

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É uma questão de quantidade de tráfego…mas penso que as infra-estruturas actuais aguentam bem com a carga. Ainda para mais são apenas 189 MB

      3. Avatar de André
        André

        as nossas operadoras estão muito atrasadas para os nossos engenheiros que estão a trabalhar agora no USA lool

    2. Avatar de NX_
      NX_

      Não, o facebook desde o crash recente, tem andado a falhar muitas vezes nas versões mobile (todas, não apenas no iOS)

      1. Avatar de Hattori Hanzo
        Hattori Hanzo

        Concordo. As versões mobile do FB são do pior que existe. Tenho no iPhone, no iPad, e em 2 Galaxy aqui em casa e todos “crasham”. O que vale é que não somos adictos da rede de Zuckerberg. 🙂

      2. Avatar de GridOne
        GridOne

        Por mim essa porcaria poderia crashar de vez…. FB faz tanta falta por cá como a guerra

  2. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    A mim aconteceu o mesmo, o estranho foi no mac não dar para atualizar (apesar de eu usar ainda o velhinho Leopard), mas quando testei no windows funcinou à primeira.

  3. Avatar de tfae
    tfae

    O que é que é mesmo suposto fazer com o GasMask??
    Não tenho iPhone, mas uma amiga minha está com o mesmo problema do Rui Guedes e queria-lhe dizer como resolver…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O GasMask permite verificar se não há nenhum registo estranho no ficheiro host….

      1. Avatar de tfae
        tfae

        Sim, isso é o que diz no artigo e eu percebi.
        Não percebi é o que é um “registo estranho”. 😀

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Não tive esse problema na meo apenas porque já tinha inserido os DNS da Google no iPad e no iPhone quando falhou o facebook há umas semanas atrás

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Verificar ficheiro hosts no Windows 7

    NumPC procurar em C:\Windows\System32\drivers\etc\  o ficheiro “hosts” .
    Editar com o bloco de notas como administrador. 

  6. Avatar de HB
    HB

    Obrigado!!! 🙂 Já estava a desesperar e não estava a ver a razão (que continuo sem perceber porque é que a ZON fez tal coisa… como o Vitor referiu, são cerca de 200 mb, nada de especial). Até via macbook ele não conseguia actualizar o iOS, mas actualizar as apps da mac app store, tudo bem. Viva o PPLware, para mim, uma bíblia! 🙂

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mundo cruel. Tudo e todos a conspirar contra a nossa apple. Como é possivel?

  8. Avatar de lifeimor
    lifeimor

    Peço desculpa mas não me posso calar. Mais um erro da Apple, e é uma conspiração dos operadores contra a mesma ….. por favor tenham dó

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Meu caro não deves ter lido bem. ALGUMAS operadoras fazem controle de trafego. Aqui na província, a Cabovisão até porta-se bem e nunca tive problemas desses. Se uns têm problemas e outros não, dependendo da operadora que usam, como isso é problema da Apple? Não sou “fanboy” de empresas, mas não gosto de injustiças.

  9. Avatar de iLike Apple PT

    Eu tenho MEO e consegui atualizar tudo sem problema… iPhone, iPad e Macbook pro… atualizei logo que lançaram as atualizações… atualizei tudo ao mesmo tempo 🙂

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde , então a Zon a mim já me devia ter mandado para as urtigas cada SO linux 4,5 GB e faço o download de todos , se foi um problema de DNS , parece que a culpa foi mesmo da Apple

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Tiago Dias

      Hehehe!

      Já sabemos.. a Apple está cada vez pior.. a lançar coisas com erros gravíssimos, a fazer asneira atrás de asneira, caminhando para o abismo onde vai cair!

      É isso tudo 😀

    2. Avatar de Abilio
      Abilio

      Também acho que o problema tem de estar na Apple, tem acontecido pelo mundo todo…

  11. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Um bloqueio por parte dos ISPs??? Isso não tem lógica nenhuma!! O mais provável é as maquinas de onde os updates estão a ser feitos não terem ainda os seus IPs actualizados para o domínio Apple.com e a propagação entre os Root Servers e os servidores DNS dos ISPs nacionais ter demorado um pouco mais tempo, gerando erros na resolução dos hostnames. Talvez por isso quem use os DNS da google não ter notado qualquer problema.

  12. Avatar de Miguel Machado

    Tenho colegas com Zon e não conseguiram actualizar. No meu caso, também sou cliente e na mesma 4ª feira, actualizei para o 5.1(OTA) sem qualquer tipo de problema…

  13. Avatar de RogerioNapier
    RogerioNapier

    Muito boa dica, resolveu na maior. Parabéns !!

  14. Avatar de José
    José

    Nada do que sugeriram funcionou.

  15. Avatar de Serva
    Serva

    Tiago , dispenso os teus comentários sarcásticos , mais cego , é aquele que vê ,mas que não quer ver .

    Agora vais dizer o quê que sou eu que evento , e que sãos malditos dos ISPs que decidiram boicotar a Apple , SORRY essa comigo não pega , até coloquei um link no meu post , provavelmente a tua cegueira foi tal que escreveste o que escreveste que foi igual a zero .

    Repara que estamos num espaço público e que podes contra argumentar , mas não é logo a politica do bota abaixo , tristeza é o que digo , agora vou estar alguns tempos fora do vosso aquário para não alterar o PH .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Tiago Dias

      Serva,

      Como deves ter percebido, o comentário não foi em resposta apenas ao que disseste neste post, mas sim a um conjunto de comentários em que afirmas com toda uma veemência que a Apple “volta” a fazer “asneira da grossa” com o 5.1.

      Escrevi o que escrevi, sim, sarcasticamente, porque quando é a Apple qualquer coisa serve para dizer que são uns falhados que não fazem nada de jeito.. Ou seja, há um problema nas ligações aos servidores para actualização, e o que se diz é que o 5.1 é mais um update cheio de falhas, e que fizeram outra vez asneira.

      Como eu já disse várias vezes, pareces-me comentar quase sempre com conhecimento e alguma imparcialidade, à excepção de quando é Apple ou Google. À google tudo pode ser perdoado, à Apple tudo deve ser condenado! É inevitável e não o podes negar.. tens sempre esta tendência.. 🙂

      Eu não acho que inventaste nada.. tudo o que dizes até é verdade.. só acho que numa mesma situação a Apple é sempre mais condenada que os outros 😉

      Um abraço 😉

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Passo a explicar este ponto:
        “Como eu já disse várias vezes, pareces-me comentar quase sempre com conhecimento e alguma imparcialidade, à excepção de quando é Apple ou Google. À google tudo pode ser perdoado, à Apple tudo deve ser condenado! É inevitável e não o podes negar.. tens sempre esta tendência. Eu não acho que inventaste nada.. tudo o que dizes até é verdade.. só acho que numa mesma situação a Apple é sempre mais condenada que os outros.”

        Por exemplo: Quando compro um produto de marca branca, a um preço baixo, e depois ele deixar de funcionar, certamente não tenho muitos argumentos para reclamar, pois se queria qualidade e garantias tinha comprado algo de marca.

        Agora este caso: Os produtos da Apple tem um valor de custo bastante elevado, eu espero que os seus produtos tenham as menos falhas possíveis, e tem argumentos para reclamar. A Google, no caso do Android, é gratuita, ter erros é algo que a partida já se estará a espera (principalmente quem entende do assunto), que argumento eu teria de ir reclamar de algo que é “grátis”?

        É o mesmo com Windows e Linux. O Linux também teu os seus erros e falhas, mas as falhas do Windows, por mais pequenas que sejam, são sempre vistas como muito maiores que as do Linux.

        Enfim… leis do mercado/sociedade….

        1. Avatar de Tiago Dias

          Sim, e compreendo perfeitamente isso, e até partilho da mesma opinião.

          No entanto sempre que se fala da Apple, há algumas excepções..

          Primeiro: As críticas mais “ferozes” à Apple e aos seus produtos vêm muitas vezes de não utilizadores, e é este o caso. Para quem acompanhar os comentários em artigos Apple apercebe-se perfeitamente do que digo, e percebe perfeitamente o que quero dizer nestes comentários..

          Segundo: Embora tenhas acesso a vários serviços Google gratuitamente, o Android não é assim tão gratuito, ou pelo menos não é gratuito no mesmo sentido. Para usufruíres, terás que comprar um equipamento.. e já há muitos equipamentos ao mesmo nível de preços (e de qualidade) dos produtos da Apple. Ou seja, se dás 600 € por um iPhone e esperas qualidade, ao dares 600 € ou 500 € por um Galaxy S II não se pode esperar que não funcione só porque é Android..

          Mas concluindo, percebo o teu ponto de vista, e partilho da mesma opinião.. mas a razão que me levou a dizer aquilo foi ligeiramente diferente.. 😛

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Existe ainda outro ponto.

            A própria Apple colocou grandemente a sua fasquia de qualidade bem no alto, nem foi tanto os utilizadores (no inicio).

            Agora acaba por sofrer o outro lado da medalha, as elevadas criticas.

  16. Avatar de Carolina
    Carolina

    Obrigada, mudei o DNS e já está a descarregar! A quantidade de vezes que já tinha tentado sem sucesso, é o que se chama uma dica mesmo útil.

  17. Avatar de JJ
    JJ

    Os ISP’s, não tem qualquer tipo de responsabilidade sobre os DNS’s das empresas. Se o DNS’s da Apple foi alterado, das duas uma, ou o software fez essa alteração automaticamente ou tem que se fazer essa alteração manualmente. É por isso que alguns conseguiram e outros não, porque os DNS’s já estariam actualizados e nos outros não.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu nao entendo como é que isto pode ser um problema para apple/utilizadores/isp’s o que quer que seja..
    Se nao conseguiu hoje o update.. consegue “amanha”, mas o update esta la para se fazer.

    Desde sempre que a apple ao lançar os updates que ha sempre problemas ao actualizar, eles actualizam toda a gama IOS (Ipads,Iphones,Ipods) por isso sao milhoes de equipamentos actualizar em simultanio. se 5% desses milhoes nao conseguiram actualizar.. desde quando é que isso pode ser considerado um fracasso?.
    Fracasso sao actualizações para equipamentos Androids, que desesperam por uma actualização e nem sempre sabem se a vao ter, em equipamentos de 500 ou mais euros. isso voces deviam discutir. e nao porque um Isp falhou ou algo do genero.

  19. Avatar de António
    António

    Eu, desde que fiz a actualização do meu ipad para o ios 5.1, deixei de ter rede 3G, só tenho 2G, alguém tem ou teve este problema? já contactei a Apple e eles dizem que é da operadora, Vodafone, esta diz que não tem nada a ver….vi em alguns fóruns nos EUA, que este problema esta a acontecer com esta actualização…obrigado..