Proactive: Está a chegar o concorrente da Apple ao Google Now

45 Comentários

A evolução das plataformas móveis passa cada vez mais pela computação ubíqua/computação pervasiva onde o utilizador tem quase um papel invisível. O sistema conhece os interesses do utilizador, as rotinas, os gostos, etc… e com base nessa informação realiza as mais diversas acções e disponibiliza a informação que o utilizador necessita.

Um bom exemplo deste tipo de serviços é o Google Now, um assistente virtual, que tem ganho as mais diversas funcionalidades. Sem querer ficar atrás, a Apple está já a preparar um concorrente à altura. Vamos conhecer o que será capaz de fazer o Proactive.

Proactive_00


Apesar de ainda não ser uma informação oficial, os rumores dão como certo que a Apple está a desenvolver um concorrente ao popular Google Now e que estará já disponível no iOS 9. Tal como a app/serviço da Google, o Proactive apresentará a informação que o utilizador necessita num determinado momento.

Proactive_01

Segundo revela o site 9to5Mac, o Proactive irá recolher informações do Siri, contactos, calendário, passbook e outras aplicações e, de forma inteligente, facilitar a acção do utilizador. Por exemplo, imagine que tem uma reunião marcada para uma determinada hora num determinado local.Tendo o Proactive no sistema este pode dar-lhe informações sobre o tempo estimado para chegar ao local, percurso, trânsito, etc.

O Proactive também aprenderá os hábitos dos utilizadores. Com esta função, o sistema será capaz de disponibilizar rapidamente o atalhos para uma aplicação (ex. Facebook) que o utilizador usa em determinadas horas.

Como referido toda a informação ainda não foi confirmada pela Apple mas é provável que haja já novidades no próximo dia 8 de Junho durante a WWDC.

via 9to5Mac

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Want it! But i want it now!

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Mas há uma “pequena” grande diferença entre o produto da Apple (segundo o 9to5) e o da Google!

    O da Apple, trabalha localmente, e os mails pesquisados, contactos, etc… são os que estão no aparelho, e podem ser de vários sítios: iCloud Mail, Gmail, Outlook, etc…

    O da Google, só funciona com o Gmail, e trabalha nos datacenters da Google…

    Ou seja, a Google tem acesso ás tuas informações, a Apple não.

    1. Avatar de HUMM
      HUMM

      Fia-te na virgem…

      Quanto a isto.. nem o google now uso.. portanto a mim não me diz nada.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não é “fia-te na virgem”, é como é…

        A Apple não vende os teus dados a ninguém… nem precisa…

        1. Avatar de LP
          LP

          http://goo.gl/J7XlQb
          A Google é que lucra com o negócio de dados, mas grande parte são fornecidos pela Apple… 😀

          1. Avatar de LP
            LP

            (que também lucra com a venda directa à Google 😉 )

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            A Apple não fornece dados e até implementou medidas no sistema para as pessoas não serem seguidas pela publicidade!
            O que a Apple recebe é pelo contrato que torna a Google o motor de busca predefinido do Safari, algo que o utilizador até pode mudar

          3. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Lá estão os googles fanboys a misturar alhos com bugalhos! Onde é que a Apple vende informação dos seus utilizadores à Google???? São os próprios utilizadores que estão a dar for free informações suas ao escolherem o google como motor de busca..
            Se há alguma coisa que esse artigo prova é o que já se sabe à muito, que é que os ios devices são muito mais usados como smartphones que os android’s, que a única coisa em que devem ser mais usados que os ios devices é mesmo a fazer e receber chamadas..Também podera deve ser a única coisa que a esmagadora maioria dos andriod´s devem fazer com alguma qualidade… hihi hihih 🙂 🙂

          4. Avatar de LP
            LP

            A Apple encaminha os utilizadores para o Google, que por sua vez vai usar estes dados e lucrar com eles, portanto, não foge muito ao que eu disse.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            Foge na medida que a Apple não dá dados de ninguém e implementa algumas formas de os utilizadores não serem seguidos por publicidade.
            E dado que qualquer bom motor de busca tem publicidade não há grande volta a dar, a não ser se a Apple criar o seu próprio motor!

          6. Avatar de LP
            LP

            Isso soa-me a outro fiasco do estilo maps, sendo que a qualidade do motor de busca tem um fosso ainda maior para os concorrentes do que o Google Maps…

    2. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      sim sim!
      a apple algum dia iria usar, verificar ou vender os dados dos utilizadores???
      jamais! sao so as outras empresas!!! a apple nao! a apple vem se sementes na maca…

      -.-

      1. Avatar de Hélder
        Hélder

        pois, a Apple tem uma estratégia de negócios completamente diferente da Google, apesar de competirem nas plataformas móveis.

        Digam o que quiserem, a Apple não tem NADA a ver com isso.

        Os fanboys gostam de meter as duas no mesmo saco para desculpar a Google, mas até agora não têm provas concretas nenhumas que a Apple espie os utilizadores.

        Nem o modelo de negócio da Apple assenta nisso, nem os iOS ou OS X mandam informação desenfeitada para a Apple.

        O próprio CEO já pediu para o governo e quem mais quiser, para investigarem a Apple s ver se eles respeitam ou não a privacidade dos utilizadores, mas aí páram tudo, e começam os haters profissionais e os artigos de revista.

  3. Avatar de fneves
    fneves

    A cortana ja n faz isso?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Cortana? Talvez no futuro venha a Ser util mas nest momento ninguém usa o wp pois n há aps nenhumas de jeito . Sem dúvida que iPhone e o melhor com as melhores apps. Já em tablets o surface 3comeca a fazer mais sentido que o iPad…finalmente

      1. Avatar de Pedro Moreira
        Pedro Moreira

        Concordo plenamente, desde que trabalhei com um fiquei rendido, e já uso ipad de forma intensiva desde o primeiro.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Ai é que não concordo.. grande parte das apps que existe nos outros SO já existe no WP, facebook, instagram, por ai a fora…. as apps mais básicas já existem no wp, não estou aqui a comprar os SO, pq cada um tem as suas vantagens/desvantagens… Só falo mesmo a nível das apps, a microsoft tem percebido o mercado e tem estado a trabalhar para tal.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          o instagram no wp? n compares, alem de faltarem imensas apps no WP as que ha sao capadas de varias features que vem no IOS. Instagram videos por ex, o myfitnesspal ou runtastic entao so tem 10% das features que vem no ios mesmo na versao pro. Neste momento n existem apps de jeito, se no futuro vierem a existir melhor para todos.

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Ai é que não concordo.. grande parte das apps que existe nos outros SO já existe no WP, facebook, instagram, por ai a fora…. as apps mais básicas já existem no wp, não estou aqui a comprar os SO, pq cada um tem as suas vantagens/desvantagens… Só falo mesmo a nível das apps, a microsoft tem percebido o mercado e tem estado a trabalhar para tal.

    2. Avatar de neok
      neok

      Já faz isso desde o inicio.

  4. Avatar de LP
    LP

    Mas qual concorrente?! O da Apple vai ser completamente diferente, uma revolução, algo nunca antes visto!!!

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Pronto, lá vêm os protectores da Google…

      O teu Google Now é uma cópia da Siri, e de uma App para iOS que a Apple comprou, ambos saíram em 2011, um ano antes da Google copiar com o Google Now…

      Além disso, a Apple já tinha isto, ainda não existia e-mail, praticamente, com os data detectors que funcionam localmente…

      1. Avatar de LP
        LP

        Lá veio foi o protector da Apple, o meu papel foi na verdade o de atacante… de iFans 😀
        O Google Now é uma cópia da Siri, e o Proactive vai ser uma cópia do Google Now, que por sua vez é uma cópia da Siri e portanto a Apple vai revolucionar tudo copiando-se a si própria, recriando uma cópia daquilo que já tinha! “É isso aí cara!”

        1. Avatar de Hélder
          Hélder

          O Google Now não é bem uma cópia da Siri, a parte dos cartões, não é…

          A parte dos cartões é cópia de uma app que a Apple comprou chamada “cue”.

    2. Avatar de asdvbnn
      asdvbnn

      até cura o cancro aquilo 😀

      1. Avatar de Mário
          1. Avatar de Mário
            Mário

            Ui!

            Falam os especialistas, os editores de uma revista de vaidades e sociedade!

          2. Avatar de LP
            LP

            De facto tu tens muita mais idoneidade e isenção 😀

  5. Avatar de abaptista
    abaptista

    “a Google tem acesso ás tuas informações, a Apple não”
    “A Apple não vende os teus dados a ninguém… nem precisa…”
    “…a Apple já tinha isto, ainda não existia e-mail…”
    “…O da Apple, trabalha localmente,…são os que estão no aparelho, e podem ser de vários sítios…”

    Então anda tudo bêbado ou pedrado…, vejam se atinam.
    Se da parte da google já é uma “violação”, isto apesar de haver alguns defensores dessa politica, também há alguns que dizem sistematicamente mal e pelo que vejo estão agora com disposição para defender este novo milagre da informática…
    Vejam lá se começam a pôr os pés no chão!!!!!!

    1. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      +1000! Touchdown! É assim que se fala!

    2. Avatar de Hélder
      Hélder

      Abre os olhos.

      A Google tem acesso completo aos teus dados a partir dos servidores deles!!!

  6. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    A Cortana faz isso desde que “nasceu”, de facto a melhor assistente virtual.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Em quase todas as línguas,menos em pt. A minha pronuncia inglesa está a ficar boa.

    2. Avatar de Hélder
      Hélder

      É? Só se for para quem só a utilizou e acha a melhor coisa do mundo!

      Todas pecam em português e em Portugal…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Fazes sequer ideia das mudanças que houve desde há 2 anos!?
      http://blog.laptopmag.com/siri-vs-cortana-vs-google-now

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Esse artigo também está desatualizado.
        E passa completamente ao lado do facto de qualquer aplicação Windows Phone (e agora também Windows 10) poder integrar com a Cortana, só depende de quem faz a aplicação o querer. Um exemplo recente é a aplicação Luminous, que permite acender a luz do flash do telemóvel simplesmente dizendo à Cortana “Luminous Maximus” (sim, como no Harry Potter).
        Nem a Siri nem o Google Now fazem isso.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O artigo servia para mostrar como o video indicado já não tem nada a ver com a actualidade.
          Quanto a haver informações ainda mais recentes o mesmo se passa com o SIRI, cada vez mais rápido e fiável. Noutras línguas, que não o Inglês, é até significativamente mais fiável que os outros assistentes

    2. Avatar de João
      João

      3,2,1 e vem ai o Mario 😛

      1. Avatar de Mario
        Mario

        comparar o siri e o google now? O google now ate e interessante mas alem de comer bateria que nem um doido n faz de secretaria digital, n liga nem manda mensagens como siri ou permite uma interaccao tao proxima do utilizador quanto a siri/cortana. A siri foi mais uma revolucao e o mais proximo dela chama se cortana. Google now…pff em Portugal a utilidade e quase nula

      2. Avatar de LP
        LP

        Não falha! 😀

    3. Avatar de Hélder
      Hélder

      Siri melhor…

      Experimenta um ditado mas é em Português de Portugal, e vês a Google a se dobrar toda…

  7. Avatar de Mitra
    Mitra

    O google now é bem fixe, por isso, parabéns à malta da apple porque também vão passar a ter uma aplicação do género.
    O meu já vinha pré-instalado num telemóvel que tive e comecei a achar piada o telemóvel saber onde está o carro estacionado, fazer previsões do tempo de viagem para o trabalho… agora até já avisa dos acidentes! mostra os restaurantes nas redondezas com comentários e avaliações.. e quando reservei um quarto de hotel pela trivago, passou a contabilizar o tempo que faltava para as férias!
    È sem duvida invasivo da vida privada, por isso é de esperar uma nova vaga de avozinhos digitais!

    1. Avatar de Mario
      Mario

      o google now ja morreu como o android, tirando a apple so a microsoft tem relevo..a google mais 2.3anos e volta a ser apenas um browser e pouco usado