Afinal é a Apple que gera a maior parte dos lucros da Google?

69 Comentários

A ligação entre a Apple e a Google não tem sido pacifica nos últimos anos. São concorrentes em várias áreas e isso nota-se nas relações entre as duas empresas.

Mesmo com esta luta bem acesa existem pontos onde as duas gigantes se cruzam e que colaboram. O exemplo mais conhecido é a utilização do Google como o motor de pesquisa da versão móvel do Safari.

Essa “pequena” funcionalidade pode estar a render à Google cerca de 75% das suas receitas de publicidade em dispositivos móveis.

apple_google_1

Segundo um analista da Goldman Sachs, citado pelo jornal New York Times, a maioria dos lucros da Google, referentes à publicidade apresentada em dispositivos móveis, pode estar a ser gerada pelos dispositivos iOS.

No total esse valor deve rondar os 9 mil milhões de dólares anuais, que representam uma fatia muito grande dos 11,8 mil milhões anunciados pela Google em 2014.

Segundo esse analista cerca de metade do valor total das receitas em publicidade móvel vêm em exclusivo do Safari e resultam de acessos recebidos segundo o acordo entre as empresas para a utilização do motor de pesquisa da Google.

A Google estará a pagar entre 1 e 2 mil milhões de dólares anuais para garantir essa presença no Safari e isso está a ser extremamente lucrativo para a empresa.

É por esta razão que provavelmente a Apple poderá estar a ponderar em breve terminar este acordo com a Google, mesmo abdicando deste valor anual, procurar alternativas no mercado.

Especula-se também que poderá ser usada uma solução da própria Apple, que se poderá estar a movimentar nesta área e desenvolver um motor de pesquisa próprio.

apple_google_2

A ideia da Apple abandonar a Google e partir para uma solução sua não é nova e já vem sendo falada há algum tempo. Até agora ainda não existem certezas, mas algumas recentes aquisições da empresa podem revelar que este deverá ser o caminho a ser seguido.

Com a perda desta grande fonte de receitas a Google teria também ela de procurar alternativas, uma vez que o seu próprio sistema operativo não gera o retorno em publicidade que a empresa gostaria de ter e também porque diversos fabricantes optam por usar alternativas locais.

Mesmo sem quaisquer dados que sustentem estas afirmações, o mais provável é que estas estejam perto de estar correctas. A fatia de utilizadores de iOS é elevada e sabe-se que as regras da Apple impedem a configuração de browsers alternativos, o que leva a que a maioria dos utilizadores acabe por usar o Safari.

Depois de perder a presença no Firefox a Google não se pode dar ao luxo de perder também o Safari, sob pena de acaba por ficar numa posição fragilizada no emergente e cada vez mais lucrativo negócio da publicidade em dispositivos móveis.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ByeLagdroid
    ByeLagdroid

    Isto é simples de resolver. Tal como vão fazer a Samsung, Sony e LG, basta vender os iPhones com serviços da Microsoft pré-instalados – OneDrive, Bing, Office, Outlook. Dados recentes mostram que 1 em cada 4 pesquisas nos EUA já são feitas através do Bing e 1 em cada 5 mundialmente. Para quem apelidava o Bing de fracasso, não está nada mau. Junte-se a isto a Cortana para iOS e a Google pode desaparecer do mapa (só falta alguém criar uma alternativa decente ao Youtube).

    1. Avatar de Mário
      Mário

      iPhones… com serviços da Microsoft?

      LOL?

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Sim, não é novidade.

        1. Avatar de Hélder
          Hélder

          Pré-instalados?

          LOL!

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Sim… qual é o espanto?
        Ao longo da historia a Microsoft forneceu mais serviços aos produtos Apple do que a Google.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Apple a pré-instalar aplicações da Microsoft, muitas delas concorrentes de outras da Apple, seria um verdadeiro espanto.
          A única relação é o contracto para o Siri usar o Bing como motor de busca, que se junta a outras fontes de informação!

          1. Avatar de JJ
            JJ

            As apps da Microsoft concorrentes a outras da Apple, são praticamente as mesmas concorrentes da Google.
            Por isso, acho que não se esta a falar desse tipo de apps.

            Agora não será espanto nenhum, por exemplo, vir pré-instalado o Office da Microsoft.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            JJ, e fazer concorrência aos produtos da Apple (incluindo as que a Apple colocou na iCloud)? Certo. Já leste bem o que escreveste e olhaste para o mundo real a ver se corresponde?

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ JJ
            o Office não é um concorrente de programas da Apple!? Ainda mais quando é “vendido” com outros serviços que concorrem com o que a Apple tem no iCloud.
            simplesmente não faria nenhum sentido a Apple ter um acordo desses

          4. Avatar de Hélder
            Hélder

            Enfim, perdoai-lhe Senhor porque não sabe do que fala…

            A Apple tem o Pages, Numbers e Keynote.

            A MS tem o OneDrive, a Apple tem o iCloud Drive.

            Etc…

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não confundas os acordos Jobs/Gates para salvar a Apple da falência e o que isso obrigou a Apple a “dobrar o joelho” com livremente ter produtos MS. Falando em produtos MS, vê lá quantos usam o Office for Mac comparativamente aos que usam os produtos Apple para o mesmo efeito, em SO Mac OS. Pois…

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Tens esses dados de quantos usam Office para Mac vs produtos da Apple? Se calhar não é bem assim como dizes!
            Eu no imac uso o Office! E agora até tenho o Office 2016 Beta.

          2. Avatar de Hélder
            Hélder

            Não interessa…

            Vir com produtos MS?

            A Apple não é a Samsung que te vende um telemóvel de 1000€ e vem com “publicidade” …

    2. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      uma em cada 5 é equivalente a 20%, isso é muitos?

    3. Avatar de miguel
      miguel

      LOL o Bing pode ser muito bom… mas só se for nos states.
      Porque aqui, e em grande parte do mundo é uma verdadeira m$%a.
      É facil façam a mesma pesquisa no google e no bing… e vão ser que o google da encontramos a resposta as nossas necessidades logo na 1º pagina.
      alias no google ate podes escrever uma coisa aproximada do que queres encontrar que ele chega la.. no big, estas lixado…. experiencia propria

      Podem dizer muito mal da Google, mas em motor de busca, para mim é o melhor, mas de longe.

      1. Avatar de Makvrski
        Makvrski

        não é nada miguel, o bing até tem imagens de fundo, para quando os resultados são uma m3rd@ os utilizadores sempre podem olhar para as imagens

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Pois…

    Está mais que provado que a maior parte das pessoas que usam Android é porque é barato, e serve na mesma para chamadas, mensagens, e um joguito de candy crush…

    No dia que a Apple dotar o Safari para iOS de extensões (pensem em uBlock), a Google está perdida…

    Ou melhor, se implementar um URL filter no iOS… então… Google = Kaput…

    1. Avatar de LP
      LP

      Fazes cada salada russa…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Google = Kaput 😀

      Era para rir?

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Creio que ele tem razão, google so vai perder mercado, pois já perdeu o controlo do android

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Diziam isso há 2 anos, há 3 anos, há 4 anos. A verdade é que irá sempre perder mercado, óbvio, quando tem a maioria do mercado de smartphones e até está bem lançada no mercado de tablets (lembram-se quando os tablets Android eram um grão de areia? Também diziam que não ia sair da cepa torta, e agora vê-se), logo certamente irá descer à medida que as restantes plataformas estabilizam market share (difícil não descer quando nos smartphones têm mais de 3/4 do mercado global).

    3. Avatar de antonio
      antonio

      O mais ridiculo é os ifans gostarem destas noticias.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        quem n tem iphone nem devia comentar neste forum, aapple e so para pessoas formadas e inteligentes nao burros como os fandroids

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          como disse por aqui ontem..
          “neste caso eles ainda não perceberam que a ideologia que lhes foi imposta pela Apple está de pernas para o ar.. no sentido de serem únicos por terem um iphone ou ipad etc.. quando cada vez mais pessoas iluminadas tem um deste produtos e assim passam novamente a ser todos iguais..”

        2. Avatar de Portugues
          Portugues

          A apple faz uma bela lavagem aos utilizadores. Os então este são mesmo muito murros. O iDevices fazem te sentir inteligente? Acho que só pode ser isso, não deves ter auto estima própria; e com esse comentário não me pareces muito inteligente.
          Além do mais o que é que estou a falar: como é que alguem podia ser inteligente se esbanjou o dinheiro num produto que não vale metade (sim e não são bullshit facts, são mesmo o custo do aparelho), isso parece me a própria definição de burrice.
          Para mim coisas da apple, nem dadas (se alguem me desse era para vender logo), por isso não venham com cenas a dizer que estou com dor de cotovelo. Se realmente valesse a pena comprava os iStuff, sem problema nenhum.

    4. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      este nunca mexeu num one plus one de certeza :v

    5. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      Pois, coitada da google como é que eles vão viver com o mercado quase todo de smartphones apenas…R.I.P. Google, até vou já contratar meia duzia de crepideiras das grandes.

  3. Avatar de LP
    LP

    Abençoados iFans que financiam a Apple, mas também a Google (e afinal até gostam de publicidade 😀 ).

    1. Avatar de Vítor M.

      Já vi comentários teus bem mais construtivos… este meeee

      1. Avatar de LP
        LP

        É só para picar os “Mários” 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Ignora… aumenta a fasquia.

          1. Avatar de LP
            LP

            Assim não tinha tanta piada… Logo que não se leve a sério, até anima aqui a parte dos comentários 😀

          2. Avatar de Master of Piglets
            Master of Piglets

            Aumenta esta fasquia se conseguires “Mesmo sem quaisquer dados que sustentem estas afirmações, o mais provável é que estas estejam perto de estar correctas.” eu como leitor do pplware gostava muito disso.

  4. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    Uso o Bing nos meus iDevices e mal o Microsoft Edge esteja disponível, passo a usá-lo a par com o Safari.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      E vão dois fiquei habituado desde o wp 7 ate ao meu 930 e no ipad air 2 la esta ele 😉

      1. Avatar de Makvrski
        Makvrski

        eu estou farto de abrir a pesquisa no bing sem querer no WP, não sei como se habituam aquilo

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Da google só distancia, tem o YouTube e maps que são realmente excelentes mas o resto é de fugir e para longe. Juntar o lag dos android e só a Apple e o wp que fazem avançar o mercado tecnológico pois androids são uma praga que felizmente mtos já reconhecem

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Bla bla bla bla, assim de repente, sempre que leio os comentários do “lag” lembro-me sempre da review em que colocava lado a lado o último iPhone e smartphone Android topo de gama (e mesmo assim mais de 200 euros mais barato) e desmistificavam essa do “lag”. Óbvio, compras algo de 100 euros e é claro que vais ter um compromisso qualidade/performance/preço, com o preço a levar vantagem.

    2. Avatar de antonio
      antonio

      De vagar se vai ao longe, é o que diz a minha mulher.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        e com android nem ao longe pois laga tanto que n sais do mm sitio e gps nem sabem o que isso e…alem de que so o iphone tira fotos com 43mpx panoramicas, os androids ainda vao em 16 lol

        1. Avatar de Pedro Miranda
          Pedro Miranda

          oh não fotos panoramicas não vivo sem isso :v

    3. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      Gosto especialmete quando a Apple faz avançar o mercado a copiar uma função de Android com anos e a mostra como a nova roda que eles acabaram de inventar. E ainda gosto mais quando pessoas com dinheiro a mais e conhecimentos a menos os defendem em sitios como este.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Essas provas devem estar muito mal…

  7. Avatar de Bruno Laranjo
    Bruno Laranjo

    Eu fico sem perceber que existem pessoas que ficam felizes por estratégias de empresas para ganhar mais dinheiro.
    Alguém acha com toda a convicção que a empresa X é mais ética que a Y?
    Um individuo com o produto X é mais Pessoa que com o produto Y?
    Se responder sim às duas perguntas: Parabéns conseguiu ser enganado pelo marketing!

    1. Avatar de eleck
      eleck

      esse carlos ai de cima é um frustrado deve ganhar 750 euros já pensa que é o rei

      1. Avatar de Mario
        Mario

        espero que a apple esmage tudo no mercado e quem escreve mal da apple devia ser preso ou exilado para o deserto..deviamos voltar a ter um salazar mas com o nome cooks

      2. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        Não há nada pior nste mundo que pessoas com ordenados baixos. Ui ca nojo…

    2. Avatar de int3
      int3

      Em vez de termos um mundo a lutar pelo mesmo juntos estamos a destruir-nos uns aos outros pelo dinheiro…

    3. Avatar de PR
      PR

      Confesso que também sempre me questionei quanto a isso. Ver esta gente, toda contente porque a Apple lucra não sei quantos mil milhões ano, e vai passar a lucrar não sei quantos mais milhares de milhões ano é tão… estúpido…

      Não passam de pobres coitados, provavelmente alguns deles nem salário têm, e deitam foguetes com os lucros dos outros, como se o dinheiro fosse direto para o bolso deles.

      Incrível como antigamente lutavam-se por igualdade de direitos e divisão justa de riqueza, e agora rejubila-se com a megalomania de alguns.

      Outra coisa que não se compreende é o ódio que alguns desenvolveram à Google e principalmente ao Android, que chega ao ponto de desejarem que várias empresas que empregam milhares de pessoas, simplesmente deixem de existir e mandem essa gente toda para a rua. Se não gostam da Google e dos seus produtos/serviços, é simples, não usem e não comprem. Mas por favor, deixem as pessoas que são felizes com os produtos e serviços da Google em paz.

      1. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        +1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1

    4. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      +1

  8. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Qual a fonte da noticia ?
    Não encontro!
    Acho que deveriam ter um link para a fonte da noticia.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Está lá desde o inicio, ora vê no primeiro parágrafo depois da primeira imagem.

      “Segundo um analista da Goldman Sachs, citado pelo jornal New York Times, a maioria dos lucros da Google, “

      1. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        Eu traduzo:
        “Segundo um gajo que vive de especulações, o mesmo especula que:”

  9. Avatar de Ana
    Ana

    Gostava de saber onde se baseiam para dizer “A fatia de utilizadores de iOS é elevada e sabe-se que as regras da Apple impedem a configuração de browsers alternativos” porque eu uso o Google como browser no meu iphone sem qql problema.

    De qql forma a curto prazo irei praticamente abandonar a google devido aos maus servicos.
    Fico com o gmail e o youtube e o resto vai de vela. Os maps eram excelentes até decidirem mudar para a versão actual que é uma porcaria… foi da forma que passei a usar o openstreet e tem sido excelente.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Se queres usar o Chrome ou outro browser não nativo tens sempre de o abrir e escrever o endereço a que queres aceder.

      Não consegues clicar, por exemplo, num link que recebes no email ou no IM do Fcebook, e abrir outro browser que não o Safari.

      Isto claro, se não tiveres mexido no sistema (AKA Jailbreak).

      Ora se o iOS tem este comportamento o mais lógico é que a maioria dos utilizadores acabe por usar muito mais o Safari que outro qualquer browser.

      1. Avatar de Hélder
        Hélder

        Sabes que muitas apps permitem isso..

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        O facto é que as pessoas podem usar outros browsers, e interagem mais com o browser abrindo directamente a aplicação!
        De qualquer das formas isso é um argumento muito fraco para este assunto, pois o cerne da questão é o motor de busca predefinido no Safari, uma coisa que qualquer pessoa pode depois mudar e que até aqui beneficiava a Google.

      3. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        iSlaves!

      4. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        Lembro-me da MS ser processada por tentativa de monopolização do mercado no inicio dos anos 90 por coisas muito menos obvias que esta, mas cá está para se poder monnopolizar mercados têm que se ser lider dos mesmos.
        E se o IOS tem esse comportamento o mais obvio não me parece que seja usar esse “Hello World” a que eles têm a coragem de chamar browser e q

        1. Avatar de Master of Piglets
          Master of Piglets

          Postei a meio sem querer mas agora que voltei a ler vou deixar assim

        2. Avatar de Master of Piglets
          Master of Piglets

          o mais obvio era abandonar um aporcaria de um telemovel caro como o caraças que faz o mesmo que os outros e nem a porcaria do browser me deixa escolher.
          (afinal decidi terminar) .

    2. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      XDXDXDXDXD, percebo que precises de um iphone, no teu caso percebo mesmo.
      “eu uso o Google como browser no meu iphone sem qql problema.
      De qql forma a curto prazo irei praticamente abandonar a google devido aos maus servicos.”
      Como diria um senhor que sei que aqui ninguém conhece “e esta hein” .

  10. Avatar de int3
    int3

    Em vez de termos um mundo a lutar pelo mesmo juntos estamos a destruir-nos uns aos outros pelo dinheiro…
    Microsoft e a comunidade Linux trabalham juntos para o Azure por exemplo.
    A apple, sempre critiquei isso, é demasiado “patriotista”. É muito mau este tipo de mentalidade.

  11. Avatar de Fox
    Fox

    Está “provaco” que estes trolls não sabem escrever

  12. Avatar de Master of Piglets
    Master of Piglets

    A ver se percebi…
    Esta “noticia” diz que um individuo especula que os utilizadores da Apple acedem a conteudos com ads da Google (antes de mais, dedução genial), e depois utiliza frases como “Mesmo sem quaisquer dados que sustentem estas afirmações, o mais provável é que estas estejam perto de estar correctas”. Sinceramente senhores…

  13. Avatar de Master of Piglets
    Master of Piglets

    Já agora gostava apenas de alertar que a vossa “noticia” tem um ponto de interrogação no fim….

  14. Avatar de T R
    T R

    Não compreendo essa picardia… Vocês não recebem nada em troca. Aliás, pagam caro para ter um produto, seja da Apple seja da Microsoft.