Periscope – Agente Secreto no Mac…

15 Comentários

Hoje em dia não são só as paredes que têm ouvidos, os computadores têm ouvidos e olhos…

Para quem não conhece deixamos os olhos e ouvidos do Mac… o Periscope.

Esta aplicação é extremamente competente e simples de utilizar. Toda a sua interface é intuitiva e os mecanismos de recolha de imagem e som aproveitam alguns trunfos do Mac: a câmara Sight e o estupendo microfone. Será que lhe fará falta? É o que vamos saber.

Visão Geral

Se alguma vez pensou em deixar o Mac ligado a fazer a segurança de sua casa então tem de conhecer o Periscope. O Periscope é uma aplicação muito “inteligente” – desenvolvida pela Freeverse – que utiliza a câmara e o microfone do Mac para detectar ruidos ou movimento e fazer automaticamente fotografias do que se está a passar em frente à iSignt.

Regiões de Captura

Podemos, na imagem, escolher vários campos a serem observados ou podemos escolher o ecrã completo. Tudo o que for movimento será fotografado pela aplicação. Esta função é programavel, permite afinar a sensibilidade da câmara, fazendo com que a câmara apenas dispare quando houver de facto motivo.

Além da câmara, o Periscope permite que as fotos sejam tiradas se houver um ruído próximo da máquina que seja perceptível… também podemos reajustar a sensibilidade de microfone. Esta dupla é praticamente inultrapassável se pretender que fique tudo devidamente registado.

Entrega das Imagens

A captura, como já referimos, pode ter vários pontos de observação e todas essas imagens podem ser colocadas numa determinada pasta no seu Mac ou podem ser enviadas por mail, bastanto para esse passo, configurar a conta de mail para onde quer ver enviadas as imagens.

Além disso, pode ter um serviço mais “seguro” e descarregar para um servidor as imagens via FTP e daí partilhar as mesmas por onde quiser. Pode mesmo virar o seu mac para onde entender e partilhar essas imagens no Flickr… se for essa a sua intenção.

Se pretender tirar fotos programadas, sem que sejam através do sensor, pode configurar um timming para que o Periscope dispare e crie um historial temporal, conforme tenha definido.

Mas ainda existem outras funções: podemos por exemplo colocar uma marca de água ou outra qualquer imagem por cima da nossa imagem, permitindo assim identificar quem propaga se estivermos a colocar estas imagens num dos muitos locais onde temos acesso a Live Web Cams…

Filme da cena Fotografada

Pode em cada cena filmada colocar uma etiqueta de texto. Isto permite que identifique melhor o trabalho capturado. Se pretender, a aplicação permite criar um “filme” com todas as imagens. Para isso basta indicar nas opções. Facilmente configura estes pontos e com isso terá esta aplicação pronta em minutos a funcionar.

Em Resumo:

O “Periscópio” faz uso da câmera do Mac iSight embutida (ou um equipamento de terceiros, se em anexo) para tirar fotos automaticamente. Claro que os recursos do computador seguram na qualidade (generosa) da apliação e com isso ela faz um excelente trabalho. O Periscope está dividido em 3 secções: Capture, Share e Review… todas come xplicações das suas funções…

Se tem tudo pronto então clique no botão “Of Air” / “On no topo da aplicação. Verá que ainda arranja facilmente um parceiro para algumas boas aventuras.

Licença: Shareware (preço= 19 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6
Download: Periscope 1.5.4 [4.5MB]
Homepage: Freeverse

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Parece ser bom, pena que se tenha que pagar. 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois é… mas vamos oferecer umas licenças em breve.

      Mas é realmente muito bom.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        quase tudo na apple é pago a peso de ouro!

        1. Avatar de applethebest
          applethebest

          Sim 19€ é carissimo, só tenho 18€ e noventa e nove cêntimos, não tenho suficiente pfff

          1. Avatar de Joao
            Joao

            O que eu quero dizer é que uma grande parte do software da Apple é pago o que não acontece tanto com a Microsoft e Linux.

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim existe menos software gratuito… mas existe atenção.

            Agora o bom, aquele que temos dado a conhecer, tem um preço que, pode ser para uns caro e para outro barato. Mas prima pela qualidade.

          3. Avatar de a Friend®

            @joao

            É uma ilusão. Há muito software pra Mac igualmente gratuito e até mesmo open-source.

            Acontece é que a vasta maioria que é pago é normalmente software profissional, ou seja, algo do genero deste para Windows se for bom como este, o mais provável é ser pago também.

            O Windows (por ex) parece ter mais software gratuito mas também é por ser software simples, como reg cleaners, etc… aqueles softwares “simples” que normalmente ajudam o sistema a fazer A, B ou C… bom software, tem quase todos o mesmo valor que os do Mac.

            Um exemplo de um software para Mac e Windows, semelhante a este aqui apresentado:

            http://www.youtube.com/watch?v=G30FHqSKZOg

            http://www.vitamindinc.com/downloads.php

            E há outros, para iPhone que usam software para Mac / Windows em que o computador ao detectar algo, somos logo notificados no iPhone (via foto ou video) … como é o exemplo da App “ATHome” e custa 5 euros mais ou menos… é uma das que uso.

          4. Avatar de Joao
            Joao

            @a friend

            eu tenho muitos produtos da Apple como o meu Imac, iwork,ipod touch e estou bastante satisfeito e o software feito pela apple tem bastante qualidade.

            Mas como toda a gente que a qualidade pagasse.

          5. Avatar de Joao
            Joao

            @a friend

            eu tenho muitos produtos da Apple como o meu Imac, iwork,ipod touch e estou bastante satisfeito e o software feito pela apple tem bastante qualidade.

            Mas como toda a gente sabe a qualidade pagasse.

          6. Avatar de Daniel Filipe

            João, não existe assim tão pouco software gratuito para Mac OS X. Eu, tenho aproximadamente 100 aplicações gratuitas postadas aqui no Pplware. Isto é só um gota no oceano.

  2. Avatar de advised
    advised

    E para Windows não há nada do género?

  3. Avatar de miguel.gazela
    miguel.gazela

    Muito bom, já tive uma aplicação parecida para windows.

    Pena não ter um iMac, já que nunca deixo o meu MBP ligado, a casa é muito concorrida durante o dia eheh

  4. Avatar de PES2011

    Não há aplicação semelhante para Win7?
    Gratuita de preferência :))

  5. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Excelente! Andava mesmo a precisar duma aplicação destas.
    Embora tenha iSight, pretendo ligar uma câmara externa para ver o que se passa no exterior.
    Vitor, conheces alguma câmara, que aconselhes para este efeito?

    1. Avatar de a Friend®

      Existem uma cameras muito boas e nem são muito caras (dada a utilidade que se quer ter) que são ligadas via Wi-Fi e muitas delas têm mesmo infra-vermelhos para visão nocturna.

      Sei que existem há venda em “Media Markts” e companhia… da marca Linksys (entre outras)… valem o preço com a vantagem de não requerer fios.

      Resta agora saber até que ponto o software depois a detecta, mas penso que isso seja o menos, já que essas cameras costumam ter software a acompanhar…

      Um exemplo:
      http://www.pcadvisor.co.uk/reviews/index.cfm?reviewid=660