Agora é a vez da Nokia sentar a Apple no banco dos réus

26 Comentários

O historial de problemas de patentes na Apple e respectivos processos em tribunal é longo e bem conhecido. A empresa tem, ao longo dos anos, estado envolvida em vários processos, umas vezes como arguida outras do lado oposto, defendo as suas ideias e as suas patentes.

Depois de guerras com a Samsung, chega agora a vez da Nokia confrontar a Apple e lhe exigir que pague para poder usar as suas ideias.

Nokia Apple

O caso que agora está a chegar aos tribunais vai colocar frente a frente a Nokia e a Apple e, mais uma vez, está relacionado com tecnologias que estão a uso nos dispositivos móveis.

Segundo a Nokia, esta queixa apenas surge em tribunal depois da Apple ter concordado pagar a utilização de algumas patentes da Nokia em 2011 e, até à data, não terem conseguido chegar a um acordo ou pagar o que a Nokia lhe exigia. Assim, a empresa finlandesa resolveu abrir vários processos em tribunal para conseguir o que é seu por direito.

Through our sustained investment in research and development, Nokia has created or contributed to many of the fundamental technologies used in today’s mobile devices, including Apple products. After several years of negotiations trying to reach agreement to cover Apple’s use of these patents, we are now taking action to defend our rights.

Os processos foram abertos em várias cidades na Alemanha e nos Estados Unidos, não havendo para já qualquer informação sobre datas de inícios de processos ou julgamentos.

Apple Nokia

Ao todo, a Nokia queixa-se de que a Apple usou indevidamente 32 das suas patentes e que cobrem áreas que vão desde os ecrãs e as interfaces até aos chipsets codificação de vídeo.

Estes processos não são novos para a Apple, tendo a empresa estado já diversas vezes no papel de arguido. Os mais recentes casos envolveram o pagamento de 24,9 milhões de dólares num processo que envolvia o Siri e 625 milhões num caso de violação de patentes do Facetime. Claro que os processos contra a Samsung têm rendido verbas elevadas à Apple, se bem que estes se arrastam sempre por vários anos.

A ideia da Nokia é simples. A Apple tem usado patentes da empresa há bastantes anos e nunca pagou qualquer verba por elas. É agora hora da justiça tratar do assunto e obrigar a Apple a pagar o que deve à Nokia por esta utilização.

via: Nokia

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    O que sera que eles vao ter que remover no proximo iphone?!

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Pelos vistos as chamadas.

      1. Avatar de Vitor Correia
        Vitor Correia

        Boa, assim a bateria dura mais tempo :p

        1. Avatar de Anildo
          Anildo

          Bateria das antigas Nokias n eram melhores…as Nokias é que n gastavam nada….os smartphones têm cerca do quadruplo de melhor bateria q essas antigas Nokias

  2. Avatar de Jokam
    Jokam

    “…e nunca pagou qualquer verga por elas.” – verga?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Corrigido. Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      No que este pessoal anda a pensar…

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Inchem!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tem calma contigo…

  4. Avatar de kangit
    kangit

    Isto esta a ficar cada vez mais apertado com patentes e direitos de autor, etc etc… há que respeitar e nao abusar simplesmente. Seja la quem for. pouco importa se e o telefone, computador, carro, etc que gosto… patentes e direitos de autor paciência…. eu sei que doi mas… paciência.

  5. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    espero que desta vez a apple com as manobras de bastidor que fazem não conseguiam escapar e sejam punidos severamente

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ó campeão, tu nem sabes se é verdade ou não.

  6. Avatar de Edisson
    Edisson

    A Apple poderia, desde já, elevar o preço dos seus produtos para garantir uma renda extra para o pagamento dos royalties devidos à Nokia.

  7. Avatar de GPinto
    GPinto

    Mais uma mostra das politicas da Apple, lucro abusivo as custas do cliente que se deixa levar por uma falsa ideia de qualidade, e as custas do trabalho de outras empresas. Agora pergunto: ainda querem continuar a encher a panca a uma empresa destas e ainda por cima comprarem gato por lebre a preco de ouro?
    Acho que esta no hora de acordarem, e o mesmo se aplica a outras empresas que trabalham da mesma forma, nao se trata apenas da Apple, mas a Apple ja abusa em grande.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Qual politica ? O que sabes que mais ninguem sabe ?
      O que se passou há uns tempos era o fair pay , que a nokia recusou , mas como em lado nenhum isso é referido agora pode ser outro tema.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Mas o que é que isso tudo tem a ver umas coisas com as outras? Mete algo construtivo na mesa ou vai com essa conversa para outro lado.

  8. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Nokia: um “gigante” arrogante que perdeu toda a sua força, e agora dedica-se ao patent trolling… ridículo… e ainda há aqueles que a defendem…

    No entanto, a Apple já processou a Nokia… vamos ver quem ganha… vão escrever um artigo sobre isso? Pois…

    https://9to5mac.com/2016/12/22/apple-nokia-patent-lawsuit-patent-troll/

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Se a Apple é a pior patent troll do mundo…

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Se soubesses ao menos o que é uma patent troll, não dizias asneiras.

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Claro que sim… a Apple nem faz nada no mundo, nem nada…

        Cuida-te!

        99.99% dos telemóveis do mercado são cópia do iPhone a diversos níveis.

        1. Avatar de A tua prima
          A tua prima

          Tas todo cego. Já existiam telemóvel muito antes de existirem iPhones. Assim como os telemóveis estão parecidos os carros também. Copiam – se uns aos outros. Além disso vai pesquisar. As outras estão mt à frente, segundo a Google a Apple tem os dias contados. Não inova em nada tem telemóveis feios e só melhorou no iPhone 6 quando todos os outros já tinham novo design. Eu diria que ela sim é que veio copiar. Ecrãs curvos, flexíveis, prova de água, sensores com luvas, à distância?? Apple não tem nada disso… Já passou à história. Por isso trata te fan boy e vai fazer melhor as tuas pesquisas.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Facepalm …
            A blackberry e a Microsoft disseram o mesmo em 2007 …

            Bom Natal 🙂

  9. Avatar de Luigi
    Luigi

    Boas,
    Réu e Arguido não é a mesma coisa. A diferença é significativa.
    Cpts