A Microsoft também já explorou conceito da TouchBar no Surface

120 Comentários

O evento de ontem da Apple trouxe um novo MacBook Pro, reinventado e melhorado a todos os níveis. A empresa soube criar uma máquina única e com novidades únicas.

Uma delas é a TouchBar, que assume um papel especial no que toca às teclas de atalho e a todo um novo mundo de oportunidades. Mas os que pensavam que a TouchBar era única e uma invenção da Apple, estão errados. A Microsoft já explorou este conceito há alguns tempo no Surface.

TouchBar

Com a TouchBar os utilizadores dos novos MacBook Pro podem ter acesso directo a um conjunto de funcionalidades e de atalhos que por norma têm de aceder através das aplicações.

Com este pequeno ecrã OLED sensível ao toque pode-se escolher imagens, funções específicas das aplicações ou até navegar na timeline de um vídeo.

É, provavelmente, uma das primeiras máquinas a explorar a fundo esta possibilidade, mas a verdade é que a Microsoft já trilhou este caminho e teve um teclado para o Surface em testes com uma funcionalidade semelhante à TouchBar. O vídeo abaixo mostra como funcionava a DisplayCover, o nome que a empresa deu.

https://videos.sapo.pt/HIcFaER38Jh304DfYbee

Há algumas diferenças entre a proposta da Microsoft, que acabou por nunca avançar, e o que a Apple colocou no novo MacBook Pro. Em primeiro lugar há a diferença de tamanho, com a opção da Microsoft a ser mais larga e a ter muitas mais opções.

É curioso como a DisplayCover permitia correr, por exemplo, um cliente de e-mail, onde se podiam enviar mensagens e ler as recebidas. O toque múltiplo e até os Tiles dinâmicos estavam presentes neste conceito.

Não ficou clara a razão pela qual não avançou com a produção desta capa, com todas estas ideias. A verdade é que a Apple conseguiu lançar a sua proposta antes da Microsoft. Pode não ser perfeita, mas a TouchBar mostra o futuro e como as interfaces e os dispositivos de inserção de dados vão mudar.

Comentários

120

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    Hoje não consigo concordar convosco: ” A empresa soube criar uma máquina única e com novidades únicas.”
    Para mim conseguiram criar mais uma máquina para se manterem atualizados em termos de Hardware.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Pois….a expressão ” novidades únicas” faz muito pouco sentido sobretudo qd o artigo se dedica a mostrar q afinal já existiam

    2. Avatar de dumitru
      dumitru

      Novidades únicas que nao sao únicas e sim copia das xdddd. Mas agora a realidade a MS é a empresa que mais inventa mas depois nao sabe como meter os produtos ao publico, o marketing da MS é um dos piores que ja vi, se bem que com os novos surfaces mudou para melhor

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        O problema no marketing da microsoft é o marketing boca a boca ao longo dos anos, a microsoft teve sistemas operativos maus, instaveis, produtos tambem maus, e falo por experiencia propria, e durante anos mais que suficientes pra deixar uma ma imagem. Recompor essa imagem nao é tarefa facil, principalmente porque cada vez que a microsoft poe um produto novo no mercado ha uma forte tendencia a vir com muitas falhas, e isso roubou muita confiança aos utilizadores. E nesse sentido o marketing da apple é melhor, mesmo que lance para o mercado algo que ja alguem lançou antes, ha uma grande probabilidade de ser bom e com pouquissimas falhas e facilmente aceite, podem até dizer que é pelos fanboys ou assim mas o que é certo é que quando a apple decide por o produto ou funçao no mercado, funciona.

    3. Avatar de The Onee
      The Onee

      exatamente, para além da touchbar não há nada de novo, não sei qual o espanto lol

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Não é nada de novo?

        Onde é que está isso no mercado?

        Estes tristes…

        1. Avatar de just a normal guy
          just a normal guy

          onde esta o que?a touchbar ninguem tem,mas é apenas uma coisa para utilizar ao princpio enquanto é novidade,depois quase ninguem vai user ou vao usar mto pouco independentemente do que digas,tirando a touchbar o que tens?um mac pro exactamente igual aos anteriores ate ao nivel do design nao evoluiram praticamente nada apenas tiraram o logo iluminado e aumentaram o touchpad que no meu entender ate fica grande de mais,tem só thunderbolts?mas isso ja ha imensos portateis que trazem,dou te um exemplo hp spectre. diz la onde inovaram?so actualizaram o hardware como ja aqui foi dito,é o mesmo com os telefones deles.so actualizam nao fazem nenhuma inovacao real.

          1. Avatar de FAB
            FAB

            Que azedume…

            Não sei qual é a melhor parte, se é a do touchpad ser grande demais, ou se é a parte que estás chateadinho por tirarem o logo iluminado que já não faz sentido há muito tempo!

          2. Avatar de Flavio
            Flavio

            Mas porque é que achas que ninguem vai usar? Aquela barra, nao é algo adicional ao teclado, mas sim algo que veio substituir a primeira fila de teclas do teclado, ou seja, pelo menos será tao util como as teclas que ja la estavam, e pode vir a ver mais util porque adapta-se as aplicaçoes a serem usadas, e ainda se pode configurar. Nao é nada UAU mas nao deixa de ser util e que será utilizado concerteza. Continuarei a controlar a luminozidade do meu ecra, e das teclas, e o som, etc.

        2. Avatar de ZeTolas
          ZeTolas

          “Não há nada de novo” é diferente de “Não é nada de novo”… Esse português está enferrujado???

        3. Avatar de Joao Terra
          Joao Terra

          A MS só inventou esse botão mais nada, talvez rfoi buscar essa ideia a outros.

          Voces que Vêem a intel como a rainha das coisas, vamos a um exemplo que vos calo. Voces hoje têm pc´s com 2 nuceos, 4 nucleos. Foi a intel que ou a MS a inventar?? Foi AMD meus amigos e enquanto a intel e a MS andam a encher os bolsos e na copia dos outros, a AMD e outras andam a trabalhar, para no fim a MS ou intel, virem dizer ” ai e tal fomos nós que inventamos” Eu detesto a intel e a MS a esse nivel, mas voces adoram e dizm bem de uma empresa que ” mata e esfola ” para obter o lucro. É a gente que temos

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Mas sabes que Apple utiliza intel certo?

          2. Avatar de jorge P.
            jorge P.

            Intel had created the first microprocessor, its 4-bit 4004, in 1971.[31][32] By 1975, AMD entered the microprocessor market with the Am9080, a reverse-engineered clone of the Intel 8080 “wikipedia”

          3. Avatar de FAB
            FAB

            Meus amigos, não foi nada a AMD, o primeiro CPU multicore foi o POWER4 da IBM, em 2001.

        4. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Tens algo nao igual mas mais completo desde 2012 chamado Switchblade UI

          1. Avatar de FAB
            FAB

            “Mais completo” quer dizer “completamente inútil, lento, baixa resolução, e sem multitouch ou suporte de praticamente nenhuma aplicação third party.

        5. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Estas enganado já existe alguns no mercado, por exemplo a serie Blade Pro da Razor já tem um touchpad personalizável há uns 4 anos.

        6. Avatar de Daniel
          Daniel

          Aqui, por exemplo: http://www.razerzone.com/gaming-keyboards-keypads/razer-deathstalker-ultimate

          Esse teclado data de 2012 e nem foram os primeiros…

        7. Avatar de rxl
          rxl

          dass !!!co fanboy do diabo…apaz vai pra cama com o MAC…

      2. Avatar de Bruno Gomes
        Bruno Gomes

        Exatamente The one. A apple fez o que lhe competia e quando grande qualidade.

        Mas a MS também não foi pioneira, o Switchblade UI da Razer é, de longe, melhor e mais pratico que um touchbar na minha opinião

        1. Avatar de FAB
          FAB

          A tua opinião de “ai e tal, tem logo Apple, tenho de destilar veneno”…

          Alguém comprou isso da Razer?

          1. Avatar de bola
            bola

            Lol, sabes que marca é pelo menos, pesquisa e vê os produtos deles….

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Mas o quê que o numero de vendas têm a ver com quem inventou este tipo de interface?

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    A apple lançou com equipamentos com grafica partilhada intel(iris) e pensam que aquilo são computadores de trabalho?

    Trabalho tem que ter uma boa GTX.

    1. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      …mas o teu problema é qual, exatamente? Não percebi…

      1. Avatar de FAB
        FAB

        ele acha que “trabalho” é jogar FPS e chamar nomes ás mães dos outros jogadores…

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Ele tem meia razao pq um bom portatil de trabalho tem placa dedicada e em edicao de video/imagem faz muita diferenca, mas nao as Quadro, essas sim sao o topo que existe

          1. Avatar de bola
            bola

            Topo para aplicações CAD CAM, gaming não.

          2. Avatar de bola
            bola

            Topo para aplicações CAD CAM, gaming não.

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Para edição de imagem/video ou mesmo modelagem como maya precisas de uma bom GPU/CPU e RAM.

          1. Avatar de ACS
            ACS

            E por isso ´+e que ha uma versão com gráfica dedicada. Os outros 50 % do ppl nao precisa de gráfica dedicada a queimar bateria. Basta a integrada.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      A versão de 15″ polegadas com Radeon Pro 450 dedicada. Já a versão de 13″ apenas com Intel Iris.

  3. Avatar de João Silva
    João Silva

    Engraçado, mais uma “inovação” apple. Pensada, desenvolvida com mais funcionalidades e mostrada em funcionamento de testes pela Microsoft. Mas é uma inovação apple? ou será “adaptação” a palavra correta?
    Outra grande “inovação” são as portas usb-c. E eu que pensava que o meu Lumia 950XL já tinha usb-c…… não querendo ferir susceptibilidades, com o continuum, o meu windows phone é um PC, é portátil e até se pode expandir o armazenamento.

  4. Avatar de Bartolomeu
    Bartolomeu

    A Microsoft ter explorado o conceito (parecido) não quer dizer que a TouchBar não é uma invenção da Apple. Pode-se inventar de diferentes formas um conceito.

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Pode sempre dizer que foi inventada pela lenovo, depois foi inventada pela Microsoft e por fim foi inventada pela apple, lol

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Teclados touch já existem há algum tempo, a Apple até tinha comprado há 12 anos uma companhia que fazia um… mas ainda não tinha aparecido nada com a flexibilidade do TouchBar. O que a Lenovo fez era substituir botões por outros botões, e a Microsoft era um protótipo interno.

    2. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      Tens razão, a Apple inventou a TouchBar. A Microsoft inventou a DisplayCover. “Pode-se inventar de diferentes formas um conceito” a Samsung também inventou um conceito parecido com o da Apple, mas esta tem processos em tribunais por causa disso lol. Agora quem vai pôr quem em tribunal? A Apple à Microsoft ou a Microsoft à Apple?

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        A Samsung não foi condenada por conceitos, foi condenada por copiar o design de aparelhos e usar tecnologia que a Apple tinha patenteado. A minha frase não era suposto ser interpretada como inventou o conceito, mas antes ser possível criar invenções diferentes para o mesmo ou idêntico conceito. E o facto de a Microsoft ter um protótipo não te diz nada sobre há quanto tempo a Apple trabalha nisto.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Patentes essas que se não estou em erro a Apple perdeu-as recentemente por terem sido consideradas inválidas e que nunca deveriam ter existido. Já quanto ao à disputa de “trade dress” (o anedótico “round corners”) esse sim é válido, embora que absurdo (mas se funciona como deterrente na indústria automóvel é justo que possa ser aplicado ao negócio de consumer electronics também).

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Estás um pouco enganado, havia várias patentes envolvidas no caso, e ainda há pouco tempo uma parte delas foi validada.
            O trade dress do iPhone não envolvia só “round corners”, isso foi apenas para uma das patentes de trade dress do iPad.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Bartolomeu, quanto ao trade dress, não me viste em lado algum dizer que as de “trade dress” era somente a do “round corners”, foi somente exemplo (anedótico exemplo) para quem não sabe o que é “trade dress” perceber (pois se disser “trade dress” duvido que muitos saibam o que é, se referir o absurdo caso dos “round corners” quase todos saberão do que se fala). Até porque a Apple já viu diversas design patents que usava em casos em tribunal serem invalidadas pelo USPTO nos últimos anos.

            Já quanto às outras patentes, a Apple perdeu o caso em recurso quanto à indenização em Fevereiro deste ano, sendo que em 3 patentes só uma foi considerada válida (de tornar números de telefone em acções que permitem chamar com um click, o que é estranho tendo em conta que o skype, por exemplo, faz isso aos anos existindo prior art – motivo pelo qual todas as outras foram invalidadas, no entanto o juri considerou que a Samsung nem nessa violou a patente), sendo que as outras duas foram consideradas inválidas (“slide-to-unlock” e “autocorrect”).
            Quanto à “slide-to-unlock” a Apple conseguiu reter a patente em recurso agora em Outubro. No entanto isso no caso americano, na Alemanha essa mesma patente foi invalidada sem recurso (e um ano antes).

            Ao todo a indenização que a Samsung deveria de pagar passou de mil milhões de dolares a “meros” 98 milhões, isto se não houver mais desenvolvimentos.

            Mas boa tentativa.

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Daniel,
            “o anedótico “round corners””, leva a essa interpretação, estando tu a referir directamente “à disputa de “trade dress”” específica do iPhone.
            No outro caso ainda há poucas semanas o tribunal invalidou a decisão de Fevereiro a que te referes, dando razão à Apple.
            http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-10-07/apple-wins-appeal-reinstating-119-6-million-samsung-verdict
            A patente de “reconhecimento” de números (entre outras coisas) da Apple, já tem 20 anos, foi criada e usada nos sistemas da Apple quando ainda nem havia Skype.
            Mil milhões é do caso de “trade dress” (que irá pagar alguma coisa), 98 milhões é a parte respeitante à patente “de “reconhecimento” de números (entre outras coisas)”

    3. Avatar de João
      João

      Esta foi de mestre.

    4. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Apesar de concordar, gostava que toda a gente fosse sempre coerente, porque provavelmente o teu post vai ser muito apoiado, mas se aparece algo da Microsoft, que seja parecido com outros lados, já a Microsoft copiou. Já vi isso várias vezes, sempre que é Apple é “inovou” sempre que é outras empresas é “copiou”.

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Mas é preciso distinguir a exploração de conceitos de forma independente, da cópia quase total de algo que existe em produtos comerciais há algum tempo.

      2. Avatar de David
        David

        AppleFanBoy é a doença da moda… Não percebem o ridículo que chegam a ser!

        1. Avatar de Gustavo Dezen
          Gustavo Dezen

          AppleHaters ainda são a maioria, e mesmo com dados que provam o contrário, ainda querem argumentar que estão sempre certos.

          1. Avatar de bola
            bola

            Argumenta aí os dados estão ?

    5. Avatar de Mike
      Mike

      Touchbar já existe há algum tempo – até a Lenovo chegou a usar.
      A Apple melhorou o conceito, nada mais. Aliás, coisa que geralmente a Apple é boa, é melhorar.
      No entanto, esta touch bar não passa de uma solução ultrapassada, que não é prática e que ninguém quer saber.

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        O que lenovo tinha era substituição limitada de teclas, e foi criticada pela fraca funcionalidade. O que a Apple fez vai muito além da substituição de teclas e é quase como segundo ecrã para funcionalidades extra.

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        Ninguem quer saber? como sabes isso? agora sabes o que os outros querem ou nao saber?

    6. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      E também não quer dizer que é uma invenção da Microsoft, eles apenas inventaram um macbook com este recurso, e não o recurso em si!

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        ? O recurso em si é uma invenção da Apple, o que não será uma invenção são muitos dos componentes individuais de hardware usados para construir isto.

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Não inventaram o recurso, não inventaram o MacBook (desta vez), “inventaram um MacBook com este recurso”… Inventaram…

        1. Avatar de Gustavo Dezen
          Gustavo Dezen

          exato!

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Makes sense! 😀

  5. Avatar de Jack
    Jack

    Esta é bem fixe. Tem, de qualquer forma, ser mais apelativa ao consumidor! 😀 eheh

  6. Avatar de João
    João

    “Pode não ser perfeita, mas a TouchBar mostra o futuro e como as interfaces e os dispositivos de inserção de dados vão mudar.”
    Engraçado, que todos os grandes sites de “reviews” dizem perfeitamente o contrário.
    Touch Screen, were are you?

  7. Avatar de SergioM
    SergioM

    Chamem o FAB para ele vir dizer que o Surface não tem USB-C

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Ele desde que descobriu que existe um rival com as mesmas specs que o Macbook (nao pro) por pouco mais de 200€ anda triste.
      Asus tranformer, com 1 porta USB-C

    2. Avatar de FAB
      FAB

      O Surface não tem TouchBar.

      Estás contente agora?

      1. Avatar de Monica
        Monica

        Simples, o macbook não tem ecrã touch, bateria de 16h, caneta, vou parar, já chega de sofrimento.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          E ninguém quer saber desse ecrã touch no Windows, ou dessa caneta.

          Quanto à bateria de 16 horas = deixa-me rir, a Microsoft é a maior mentirosa do mundo, nenhum teste mostrou as 12 horas prometidas, e todos mostraram ser inferior ao MBP.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Um touchscreen em aplicacoes grafica está uns bons passos acima em relacao a um trackpad.
            Entre touchscreen/pen e trackpad existe uma diferenca enorme, em ilustracao nem se fala até um tablet de 300€ é mais produtivo que um Macbook de 3000€.

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Continua a beber…

      2. Avatar de ruca
        ruca

        o mac não tem touchscreen.

        agora sim todos contentes.

        1. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Graças a Deus!

          Ou é carne ou é peixe!

          O Surface só tem touchscreen porque a Microsoft chegou tarde aos mobile.

          O MacBook tem um trackpad muito melhor e muito maior, que é aquilo que interessa num PC/Mac.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Interessa depende da utilizacao, para uma utilizacao normal sim pouco importa se tem touch ou nao.

            Um 2 em 1 (surface ou outra marca) quando toca em aplicacoes grafica está uns bons passos acima. Entre touchscreen/pen e trackpad existe uma diferenca enorme, em ilustracao nem se fala até um tablet de 300€ é mais produtivo que um Macbook de 3000€.

          2. Avatar de Monica
            Monica

            So trabalho com rato esquece o trackpad. Quero ligar o meu razer ao macbook, preciso de adaptador porque não entrada USB normal. Eu, milhões de pessoas preferem trabalhar com rato. Se tivesse caneta então ainda melhor, mas isso não existe para aqueles lados.

      3. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Tem, mas é ligeiramente maior

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Tanto chooooorooooo

      4. Avatar de Apoca
        Apoca

        tb podes dizer que não tem VGA x’D

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Diverte-te com o teu SurfaceBook de 128GB

          1. Avatar de Apoca
            Apoca

            128?? jesus onde viste isso?? no teu mac so pode…..já agora diverte-te com os teus 4gb de ram 😐

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Não há Macs à venda com 4GB de RAM, mas tens o Surface Pro 4 com 4GB…

            pro…

            lol…

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu acho que a diferença entre “botões” e o que a TouchBar faz é que a TouchBar faz mais que botões, é mais flexível, e por isso mais útil, que simples botões.
    Se fossem simples “botões” não havia vantagem nenhuma substituir as teclas físicas pela TouchBar.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Sim, o TouchBar faz muito mais do que botões e ao que parece a pessoa até se pode modificar algumas coisas. Creio que é isso que compensa e ultrapassa o que se perde em memória mecânica nalgumas coisas.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Penso que essa coisa no ubuntu funciona com uma combinação de teclas, a tecla super juntamente com uma outra dos algarismos (exemplo: Super+1), em que os programas podem ser mudados no menu através de arrastamento… apenas não está no teclado físico, e no teclado físico não dá para alterar as posições. Estou a usar um teclado que tem uns aninhos e que tem teclas programáveis… como prog1, etc….até o volume e www.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Isto não funcionará no Ubuntu actualmente. Seria necessário criar drivers e APIs para poder usar o TouchBar noutro sistema operativo, não é uma coisa genérica

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      O pessoal do linux anda a trabalhar nessa funcionalidade para o Switchblade UI. Já existem algumas API para isso mas ainda nao explora as potencialidades todas do HW.

  10. Avatar de censo
    censo

    Provavelmente o conceito foi abandonado pela ergonomia do mesmo e consequências para o utilizador.

    1. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      Exato. Até porque esse teclado é ’touchscreen’ e adapta-se à aplicação que estamos a usar.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        O da Acer nao conheco, mas tens o Switchblade UI da Razer.
        Programavel, configuravel e adapta-se á aplicacao que estamos a utilizar

    2. Avatar de FAB
      FAB

      Deu-me vómitos só de ver essas coisas…

      Mas a parte boa é que me fizeste rir ao comprar isso com a TouchBar…

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Os vómitos foram de teres assistido à apresentação com aquelas cores todas. Já sabemos que a Apple é uma marca “colorida”, mas não havia necessidade de exagerarem.
        Quanto ao gimmick da touchbar, não é obviamente NOVIDADE nenhuma, e dá um ar achinesado à coisa. Ainda por cima retiraram o leitor de sd, parvoíce; por falar nisso, não tiveram coragem para retirar o Jack 3.5, essa tecnologia arcaica e desnecessária??

  11. Avatar de alberto da ponte
    alberto da ponte

    mais uma re-inovação!

  12. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Claro que a Microsoft já andou a testar águas, assim como muitos outros e como a Apple.

    O que interessa é o que sai para o mercado, e se isso é verdadeiramente funcional e produtivo.

    O da Apple já está no mercado, é a cores, é rápido, já tem integração com tudo da Apple, já tem integração com Photoshop outros programas inclusive Microsoft Office.

    O da Apple também tem TouchID, coisa que a Microsoft não tem, e Apple Pay, que é algo que também não assiste à MS

  13. Avatar de vitor
    vitor

    Criou algo de novo… Sim provavelmente o preço……. Estagnou a inovação…

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Que tal o teu SurfaceBook de 2000€ com 128GB de flash mais lenta que os MBP velhos?

  14. Avatar de Joao Terra
    Joao Terra

    O conceito já foi tinha sido criado e foi pela MS? A MS não cria nada.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Se for criado pela M$ ou nao isso nao se sabe, mas a primeira apresentacao publica foi em 2004 e a funcionalidade saiu no Windows Vista. Era uma tecnologia/API chamada de Windows SideShow

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        O Windows SideShow era pensado para algo muito diferente

  15. Avatar de irlm
    irlm

    achei mais interessante a novidade do surface dial do que o touchbar

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    “máquina única e com novidades únicas”… AHAHAHAHAH

  17. Avatar de Ru.dua
    Ru.dua

    LOL
    Ainda não passaram 24h e a Amazon já está a vender os novos MacBook com desconto até 360$!

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Engraçado que não consigo encontrar na Amazon os novos MacBook

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          pois, mas já não há MacBooks novos à venda na Amazon, nem sem desconto

  18. Avatar de Zé Carlos
    Zé Carlos

    “reinventado e melhorado a todos os níveis”
    TOP LOL

  19. Avatar de JJ
    JJ

    Sinceramente, só vejo alguma utilidade disto, para computadores que não tenham ecrã táctil.

    No caso da Microsoft, como aposta é em computadores híbridos, esta função deixa de ser necessária.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não é preciso essas comparações, basta ter USB-C para ser superior.

      1. Avatar de skiz
        skiz

        tens que dar um pouco de wine a ele. XD

    2. Avatar de bola
      bola

      Já todos sabemos disso, mas ele já te diz algo do tipo é tudo falso basta ver… (nesta parte diz umas barbaridades de specs sem fundamento ou então que é o IOS que faz ser superior ao Hardware)…

      E depois remata algo tipo… “Inveja” 😉

  20. Avatar de Magano
    Magano

    O meu HP Pavilion EP DV5-1040p de 2007 já tinha touchbar… Não me parece uma invenção Apple…

    1. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      Não é uma invenção da Apple o touchbar, e sim, a integração do touchbar ao Macbook Pro

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Inventar é criar algo de novo, não é “integrar” algo…

  21. Avatar de Mário S.M
    Mário S.M

    Eu quero lá saber o que é que a Microsoft anda a fazer ou deixa de fazer nas suas horas vagas, a verdade é que o MBP tem uma barra espetacular, com TouchID, e funcionalidade verdadeira, e a Microsoft, a Razer e etc. não têm.

    1. Avatar de Magano
      Magano

      Tipo LG V10?

  22. Avatar de MIguel
    MIguel

    isto do touch bar é unico? o surface book não tem, mas é muito mais inovador que este mac. E com ferramentas mais inovadoras.
    Outra coisa: este mac praticamente não tem portas. é inovador se eu quiser ir para um café trabalhar com o mac e ter de levar comigo uns quantos adaptadores?

  23. Avatar de gomes
    gomes

    ha muitos e muitos anos que a hp tem um versao de touchbar nos portateis da linha elitebook deles, nao tem nada de revolucionario nisso, quando muito eles podem ter evoluido um pouco algo que ja era usado ha mais de uma decada por outras empresas

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      lol! Agora botões touch não modificáveis são equivalentes a um ecrã interactivo?

  24. Avatar de MIguel
    MIguel

    a serio que o mac book pro retina (basico) mais potente que o novo basico? looool