macOS Mojave, é este o novo sistema operativo para o seu Mac

70 Comentários

O novo macOS 10.14 já tem nome e, segundo a Apple irá chamar-se Mojave. Algumas das novidades já tinham sido reveladas em alguns rumores, como por exemplo a integração de um “Dark Mode” mas há outras novidades que fazem deste sistema operativo para desktops/portáteis um dos mais completos.

Quais as novidades do novo macOS Mojave?

macOS Mojave, é este o novo sistema operativo para o seu Mac


Está a chegar uma nova versão do macOS que se irá chamar… Mojave. Depois do mar, e da montanha, a Apple “inspira-se” no deserto de Mojave, um deserto árido e o mais seco da América do Norte. 

Quais as novidades do novo macOS Mojave?

Dark Mode

Tal como já tínhamos revelado, o novo macOS 10.14 terá um Dark Mode“. Esta funcionalidade, direcionada para a proteger a visão dos utilizadores, permitirá usar o sistema, com mais conforto, em cenários de pouca luminosidade, como por exemplo, à noite.

Craig revelou ainda que esta nova funcionalidade é muito melhor que o Dark Mode do Windows 10.

Finder

O Finder foi também atualizado e disponibilizará mais funcionalidades.  O gestor de ficheiros ganhará uma nova barra lateral de informações (onde poderá ver metadados), do lado direito, se estiver a ver uma foto. Serão também apresentadas novas ações rápidas.

É possível rodar fotos e fazer a alterações básicas nas fotografias dentro do próprio Finder.

Dynamic Desktop

Com o novo macOS Mojave estarão disponíveis funcionalidades que permitirão organizar melhor o ambiente de trabalho.

Nova ferramenta para screenshots

O macOS Mojave traz também uma nova ferramenta para screenshots que permite criar screencasts rápidos.

Nova interface da loja de aplicações

A loja de aplicações da Apple para macOS recebe uma nova imagem ficando mais parecida à Apple News e Voice Memo. As páginas de produtos foram redesenhadas, as apps ganham classificação.

Segurança do sistema

Com o objetivo de ser um dos sistemas operativos mais seguros do mundo, a Apple integrou vários mecanismos de segurança, incluindo proteção no acesso às câmaras, acesso ao microfone, acesso à base de dados do e-mail, histórico de mensagens e outra informação sensível.

O Safari foi também atualizado e passa a incluir vários mecanismos que garantem a melhor segurança de navegação dos utilizadores assim como dos dados guardados.

Os programadores registados terão acesso ao novo macOS 10.14 beta a partir de hoje.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de d4rkw3b
    d4rkw3b

    Bem vindos a 2014!!!

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Então explica aí porque.

      Ouvi que é desta que a Microsoft corrigiu o notepad… foi a novidade do ano…

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Simples de explicar…tudo (mesmo tudo!) que a Apple apresentou hoje como “novidades” do seu SO,já existe à anos no Windows! Tão simples quanto isso…

        1. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          so porque ja existe nao significa que seja bem integrado ou optimizado…

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Pergunta-lhe a ele onde está o Fusion drive no Windows.

            Pergunta-lhe onde é que têm um sistema de ficheiros ao nível do APFS, com de-duplicação de ficheiros, snapshots, etc.

            Pergunta-lhe como vai o dark mode do Windows, e mostrar por exemplo, isso a funcionar em aplicações mesmo básicas como o explorador de ficheiros.

            Ai, ele cala-se.

        2. Avatar de acs
          acs

          Parte das coisas também já existiam mas no preview. Agora será possivel fazer directamente no finder.

        3. Avatar de Heldr
          Heldr

          Ahahaha, estou CONVENCIDÍSSIMO!

        4. Avatar de Calvin
          Calvin

          Onde que existe no Windows? Só se for através de apps de terceiros que mudam os dlls. Na real, Windows só tem dark mode nas configs, em todo sistema não por padrão. Acorda, Linux já tem isso desde a década de 90

          1. Avatar de Marco
            Marco

            era porreiro no linux isso ser transversal a todas as aplicações. se utilizas kde nem sempre as aplicações gtk herdam o esquema de cores, vice versa tb acontece, ja isto a acontecer dentro do gtk o DE ser gtk 3 e a aplicaçõ ser gtk2.

    2. Avatar de Mir
  2. Avatar de Marco
    Marco

    olha o cover flow ganhou um nome novo e uma nova disposição.

  3. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    Dark Mode, aff. Não achei nada demais, nenhuma novidade UAL… só alegorias …. fiquei desapontado.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Começo a ficar farto da apple.

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Então deita fora os teus ZERO dispositivos Apple e continuava vida.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Com ou sem Apple, Com ou sem Android, Com ou sem… A vida continua e vive-se bem.
        Agora idolatrar marcas ou grandes corporacoes é que nao se pode considerar viver.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Neste caso, o Pedro é que precisava de seguir esse conselho. Ele parece farto duma coisa que se resolve bem. E não é a escrever.

  5. Avatar de censo
    censo

    “…o Dark Mode é melhor do que o do Windows 10 “… e que tal não fazer comparações ? Para quê ?

    1. Avatar de irlm
      irlm

      fluent design

    2. Avatar de Pedro Simões

      Tu não deves é pegar numa frase completa e meter apenas 3 ou 4 palavras. Está lá o significado e a ideia na frase:
      “Craig revelou ainda que esta nova funcionalidade é muito melhor que o Dark Mode do Windows 10.”

      1. Avatar de Pedro Teixeira
        Pedro Teixeira

        o significado da frase manteve-se!

        1. Avatar de Pedro Simões

          Mas assim está claro quem fez a comparação.

          1. Avatar de censo
            censo

            Não acusei ninguém de fazer comparações. Simplesmente constatei a existência da comparação.

      2. Avatar de Fdz
        Fdz

        Fanboy alert xD

        1. Avatar de Pedro Simões

          Infelizmente não é o caso. Não te convenças disso para não teres uma decepção.

  6. Avatar de Costa
    Costa

    “Com o objetivo de ser um dos sistemas operativos mais seguros do mundo…” <– Ó Pedro Pinto, não me digas que compraram OpenBSD??
    É que se for a fazer fé nas notícias do último ano e mesmo deste ano, esta afirmação é digna de stand up comedy.
    Então um sistema operativo feito para totós, muito ao estilo clica aqui, vai ali ao menu XPTO e activa o botão X, com código fechado e é objectivo deles (Apple) ter o SO mais seguro do mundo. Está bem, a Microsoft diz o mesmo do Windows 10.
    Ambos são seguramente boas apostas para o seu mercado alvo, o grande público leigo na matéria e necessidades básicas; as de multimédia, edição de texto, de navegação na net, e para alguns jogos; não misturar com segurança (nas suas diversas vertentes), são conjuntos que não têm muitos elementos em comum.

  7. Avatar de Costa
    Costa

    E registo que é mesmo verdade, a Apple fez um avanço tecnológico tremendo no design gráfico, algo nunca visto, um dark mode.
    Se tivesse um MacBook neste momento fazia “Méeeee”

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      E uma cena que foram buscar ao Windows XP

      1. Avatar de João
        João

        Pois foi!

        Então o teu Windows hoje? Arrancou normal, ou ficou empanado outra vez coms as atualizações?

        1. Avatar de cmariano
          cmariano

          @João
          Porquê? A ti acontece com frequência? Já pensaste que poderás estar perante um PEBACK?

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Arranca normal todos os dias!
          Quando tem de atualizar, demora uns 5/10 minutos em que não o posso usar – menos que demora o iMac.

          1. Avatar de Vítor M.

            O Windows a atualizar dá pena, poderia hoje ter um sistema muito melhor.. aaaa espera o teu Windows não atualiza.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Linux atualiza rapido porque não não fica bisbilhotando a sua vida. O Windows demora a atualizar porque na verdade, ele está a xeretar todo seu PC e então, depois que começa a atualização.

  8. Avatar de Cortano
    Cortano

    Só faltou a Apple passar 30 a apresentar um novo Screensaver.
    Ah, parece que inventaram o dark mode

  9. Avatar de sakura
    sakura

    Das novidaes nos ultimos 3 anos….. a serio o system FoDavel, é o top em novidades, good work apple.

    1. Avatar de sakura
      sakura

      pesso desculpa por este post, sorry.

  10. Avatar de eu
    eu

    Tinha esperança que fossem lançar uma nova versão do MacBook Pro 2018, uma vez que fizeram isso o ano passado por esta altura mas talvez isso até seja um bom sinal, ou pelo menos a hipótese de corrigirem os problemas de vez dos 2 últimos modelos.

    Tenho lido muito sobre os problemas da versão 2016 e que se mantiveram em 2017, acerca do teclado barulhento, que deixa de funcionar (pelo menos na versão 2016) e a touch bar cheia de problemas e que recentemente a Apple viu-se envolvida num processo em tribunal por causa disso mesmo mas tenho de atualizar o meu de 2011.

    Nada como ver para crer e hoje pela primeira vez tive a oportunidade de testar numa loja do MacBooks lado a lado, um com o teclado antigo (2015 ou inferior) e outro com o novo teclado de 2016 ou 2017 e notava-se claramente que com o novo teclado ouvia-se em alto e bom som.
    Não é nada que seja de ser picuinhas, é mesmo muito, muito mau.

    Para alguém que vai investir 2000, 3000 euros ou até mais num portátil, que é muito dinheiro para este tipo de produto, também não espera este tipo de problemas tão básico.
    Se a Apple falhar em corrigir estes problemas no próximo MacBook, diria que se arrisca em perder a sua pequena fatia do mercado de pcs.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      olha que é não assim tão pequena quando analisamos marca a marca e não Mac Vs Outros.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      o meu de 2011 ainda continua para as curvas… mais ram, mais disco…. uma revisaozinha e ainda faz mais uns kilometros…

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Eu gosto e tenho diversos produtos da Apple e é difícil não me rir face às novidades apresentadas. O SO da Apple está cada vez mais atrás do windows 10.

  12. Avatar de Heldr
    Heldr

    A Apple só hoje apresentou mais novidades que a Microsoft em 10 anos.

    1. Avatar de cmariano
      cmariano

      Já mediste a febre hoje?!?!?!!?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Acho que nem tu acreditas no que dizes ou então és como o pessoal que usa Android e fala mal do ios, que desconhece inteiramente o sistema operativo.

      1. Avatar de cmariano
        cmariano

        @Rui,

        Por acaso sou utilizador das três plataformas, assisti com muita atenção aos anúncios e nunca por nunca na vida foram feitos mais anúncios ontem do que a MS fez em 10 anos.

        Se quiseres começar a conversa do copy/paste (nomes, funcionalidades, etc) também podemos ir por ai……..

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sai da gruta. Existe um novo mundo cá fora.

    4. Avatar de pia
      pia

      Ainda bem que temos uma pessoa com cérebro.
      Palmas ao Heldr.
      Esse sim reconhece que a Apple é superior.
      Esse povinho de Windows pirata querendo abrir a boca pra falar que macOS é lixo, ahaha

      1. Avatar de cmariano
        cmariano

        @Pia
        Talvez o teu povinho sejam os manjas do Windows pirata e dos que instalam o LTSB para jogar porque acham que tem melhor performance.

        Olha para o teu espelho rapaz…..

        1. Avatar de pia
          pia

          Falou o usuário de Ruindows
          E aí, continua no piratex more?
          Bjs :*

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    No essencial é só cosmetica

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ou então não, diz la um SO para desktop que te peça permissão para as Apps usarem o micros, cam, acederem aos cookies? se achas q é só cosmetica

      1. Avatar de Costa
        Costa

        Não te quero deixar triste, mas em Linux podes controlar o micro, a câmera, é demais dispositivos como quiseres. Não sei se será um SO para desktop, o que achas?

        1. Avatar de Marco
          1. Avatar de Costa
            Costa

            Melhor, por exemplo, criando aqui uma tecla de atalho (combinação de), e ligo a camera quando a quero usar e desligando quando não quero usar (o mesmo para o micro).
            Alias, muitos portáteis ja vem com teclas para esse efeito, por exemplo o meu tem. Claro que veio com um cd todo maricas para meter isso a funcionar no windows, no linux tenho de configurar a meu gosto, mas a camera e micro só estão ligados quando quero.
            App’s a perguntar se podem ligar a camera ou micro? Não obrigado.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @costa: n estas a perceber ou n queres perceber, é tu dizeres no SO a App x pode utilizar o micro, ou a APP Y pode utilizar o disco ou webcam, como ja acontece no iOS e no Android.

          3. Avatar de Costa
            Costa

            Então e isso já não existe no linux? Podes controlar tudo o que imaginares, desde a porcaria de um micro ou webcam, passando por todos os recursos do computador, até a “esquemas” altamente complexos de controlo variável, aliás se fores um “control freak” bem vindo à terra das “oportunidades”, o linux é mesmo a tua melhor opção.

            Presumo que pela tua ultima resposta não conheces o conceito https://en.wikipedia.org/wiki/Mandatory_access_control

            Projectos bastante conhecidos são:
            AppArmor https://gitlab.com/apparmor/apparmor
            Selinux https://github.com/SELinuxProject
            Tomoyo http://tomoyo.osdn.jp/2.5/index.html.en
            O próprio systemd https://www.freedesktop.org/wiki/Software/systemd/ControlGroupInterface/
            E por falar em Cgroups https://sysadmincasts.com/episodes/14-introduction-to-linux-control-groups-cgroups

            Combinando isto tudo, homem, até um “suspiro” da tua maquina controlas.
            E antes que digas, bem mas nada disso é user friendly… Não, não são, mas como tu bem sabes, user friendly e controlo e segurança não combina bem, apesar da Apple e microgaitas gostarem de dizer o contrario.
            E sim, eu sei que para o utilizador normal uns botões a desligar isto e a ligar aquilo chega, mas isso é super limitado e a malta no linux costuma fazer coisas com propósito mais abrangente, não para agradar apenas (ou especialmente) ao utilizador leigo.

            Portanto, percebo o que queres e para coisas simples a minha primeira resposta é equivalente ao que queres, usar como um leigo a camera e micro, desligar e ligar quando queremos usar.
            Esta resposta é na sequência de quereres fazer esquemas mais complexos sobre o controlo de toda a maquina.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @costa: Parabéns continuo a ver que os nerds do Linux continuam iguais, a dizerem que tem o melhor SO, mas não. mais user frendly, pq isso é para loosers. Ando há 20 anos a ouvir isso dos nerds, mas depois não se apercebem que é isso que afasta as pessoas do Linux.

            Ainda bem que existe um Mint, um Ubuntu e de certa forma um fedora, um debian pq senão andavamos todos a usar gentoo, arch, slackware, lfs, “pq o linux tem
            de ser configurado todo à mão, assim é que é, à Homem, senão és um Looser e volta lá para a MS e a para Apple.”

            oh deus quando é que será que esta gente percebe que ser “user frendly”, não quer dizer que não se possa configurar as coisas à mão, é só dar mais uma opção na forma de como se configuram as coisas.

            BTW gosto de ver os nerds do linux a recomendarem o SELinux, na altura fizeram alto alarido. (well done NSA e RedHat, well done)

          5. Avatar de Costa
            Costa

            Ó Marco, primeiro dei uma solução típica para o utilizador leigo, não ficaste contente, depois dei um conjunto de 5 soluções muito abrangentes, e tu agarras numa delas para dizer que eu recomendei um software de —>CÓDIGO ABERTO, e para criticares a proveniência do mesmo.
            Então o facto de ser aberto e qualquer pessoa ver o que faz tal código para ti é muito pior do que ter um SO fechado, como é o caso do macOS, porque a proveniência do código é que conta, o que faz, como faz não interessa para nada, e ser código fechado, isso sim é segurança e ter muita fé na boa vontade/intenção de terceiros.
            Boa Marco ganhaste uma medalha, a de pouco perceberes disto.
            Para tua informação, das 5 opções que na msg anterior deixei, algumas têm gui, logo já não morres por não ter uma janela com botões (claro que duvido imenso que com o gui consigas toda a flexibilidade possível).
            Eu, numa mensagem ali para cima, disse isto:
            “Ambos são seguramente boas apostas para o seu mercado alvo, o grande público leigo na matéria e necessidades básicas; as de multimédia, edição de texto, de navegação na net, e para alguns jogos; não misturar com segurança (nas suas diversas vertentes), são conjuntos que não têm muitos elementos em comum.”
            E ao contrario do que tu dizes, obviamente por desconhecimento ou só porque és seguidor cego, ser “user friendly” é incompatível com mais um botão aqui e um menu ali.
            Fazes ideia do numero máximo de cliques que um utilizador deve dar para usar qualquer opção (das 20% que fazem 80% do que o user quer) de um programa? Pela tua resposta obviamente que não sabes do que estou a falar.
            Tu desenvolves software ou já desenvolveste? Se sim, usavas alguma linguagem de programação textual ou usavas algo como o scratch https://scratch.mit.edu/? É que não me digas que a linguagem não poderia ser “user friendly” e ter caixinhas, balões, botões, bonecos. O que achas?
            Como não te quero deixar na ignorância, eu dou-te uma ajuda, caixas e botões não permite nem de longe nem de perto a flexibilidade exigida para muitas tarefas mais complexas, portanto para ser “user friendly” tem de ser obrigatoriamente mais simples (nas suas funcionalidades) e menos flexível (não permite tantas combinações possíveis) todo e qualquer programa, sendo que, a titulo de mau exemplo, há programas com ambiente gráfico que têm tanto botão e tanto menu com opções, que se torna uma dor de cabeça fazer seja o que for; é nesta altura que fico a pensar que ou não tiveste cadeiras sobre este assunto ou faltaste ás aulas.

  14. Avatar de Johnson costa
    Johnson costa

    Que artigo incompleto!! A maior novidade nem sequer aqui é falada!
    Onde estão as referências às novas apps Home, voice memo, Apple News ?
    E ao facto de em 2019 os developers poderem começar a portar as suas apps iOS para Mac?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas isso não é um artigo que destaque tudo, a ideia é dar uma ideia genérica e agora, porque já estamos a testar, fazer uma apresentação mais elaborada. Depois, se reparares, tens artigo que comentou os vários pontos da keynote. Aqui não falha nada 😉

  15. Avatar de Altino
    Altino

    madafaqueres apagaram o meu comentario. salazares pipiwares do carai

  16. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Para o ano, Mac OS 10.15 Sahara 😀

    1. Avatar de Altino
      Altino

      macfag pink mode! 😀 😀 😀

  17. Avatar de Costa
    Costa

    Epa, tb reparo numa coisa interessante no Pplware, não vejo tanta participação por parte de diversos elementos do Pplware como num artigo da Apple. Vocês, nos artigos relacionados com a Apple, ganham imenso ânimo. Deviam fazer o mesmo em mais temáticas. Há algumas em que simplesmente “despejam” uma notícia e participação nas mensagens zero. Alguns com assuntos muito mais interessantes do que press releases da Apple a anunciar chouriços, ou será que vocês tb fazem parte do movimento?

    1. Avatar de censo
      censo

      Só para te alertar que os assuntos por aqui estão organizados por “Apple”, “Android” e “Windows”. Percebeste ??

      1. Avatar de Costa
        Costa

        Não, explica lá melhor, e já agora lê o que eu escrevi pode ser?