Windows 8 já tem mais utilizadores que o Mac OS X

198 Comentários

O novo sistema operativo da Microsoft tem sido alvo de muita polémica… amado por muitos e odiado por muitos outros, a verdade é que tem sido alvo de curiosidade e interesse pela grande maioria dos utilizadores.

Muito há ainda a descobrir no misterioso Windows 8, mas uma coisa parece ser já certa… há já mais utilizadores nesta nova aposta da Microsoft que no Mac OS X.

windows-8-vs-mountain-lion

Apesar de não ser um sucesso de mercado, nem o produto mais fantástico que a Microsoft já lançou, a verdade é que é, talvez, um dos mais curiosos, misterioros e enigmáticos.

Aos poucos e poucos, as pessoas vão começando a aderir ao Windows 8, o que faz com que este cresça na participação de mercado.

Passado um ano do seu lançamento, são agora mais os utilizadores do Windows 8 que os utilizadores do Mac OS X.

O estudo é da Net Applications, que produz os dados a partir da utilização do browser e do trafico web, e indica que o recente SO da Microsoft já tem uma participação de mercado de 7.41% entre sistemas operativos para desktops. Por sua vez, a Apple tem apenas 7.3%, somando-se as versões 10.6, 10.7 e 10.8 do Mac OS X.

03-09-2013 01-01-37

 

No mês de Agosto, a nova versão do Windows 8 subiu 2%, o que poderá estar relacionado com as compras pelas organizações como escolas dos computadores, como surfaces.

Já no mês de Julho o Windows 8 havia superiado o Windows Vista.

Contudo, o que vai ser difícil de superar são os imponentes valores de participação de mercado do Windows XP, com 33.66%, e do Windows 7, com 45.63%, actual líder do mercado de Sistemas Operativos mais usados no mundo. [via]

 

Já utiliza Windows 8? O que pensa deste Sistema Operativo? Poderá ser um Mac OS X killer?

Comentários

198

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    A Apple nunca vai ter mais utilizadores de coisa nenhuma. Faz parte do modelo de negócio deles.

    1. Avatar de Paulo Luis
      Paulo Luis

      Está tudo dito, pelo Gerardo.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Eu acho que mesmo a Windows e Sansung não passam da apple pois se verem o numero de iphones vendidos é muito maior que as duas juntas.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        /Users/vitor/Desktop/4-grafico-samsung-vs-apple.jpg

    2. Avatar de Miguel Lopes
      Miguel Lopes

      Toda a razao gerado… O modelo de negócio é o mesmos users possiveis, pra haver poucas reclamaçoes.

      1. Avatar de MAC-nista
        MAC-nista

        YEAH RIGHT… que pena que vocês dão!!!!!!!

    3. Avatar de Curioso
      Curioso

      Modelo de negócio da treta, se me permitem dizer.

      1. Avatar de John
        John

        “Modelo de negócio da treta, se me permitem dizer.”
        Permito concerteza, é a sua opinião e tem o direito a ela.

        Todavia discordo, tendo como exemplo o mercado automóvel, existem modelos/marcas que são mais exclusivas que outras e no entanto têm modelos económicos perfeitamente viáveis/sustentáveis.

        Acredito ser o caso da Apple, apesar de não ser fâ, eles têm resultados apreciáveis, e com modelos de negócio “da treta” dificilmente existiria viabilidade.
        É a minha opinião.

    4. Avatar de So_true
      So_true

      “Apple’s iPhone increased its lead in the United States smartphone market”

      http://appleinsider.com/articles/13/06/28/apple-holds-39-of-us-smartphone-market-far-ahead-of-samsungs-23

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Os EUA não representam o planeta inteiro. A nível mundial no marketshare de smartphones, a Samsung já se encontra a frente da Apple. De notar que no link que colocaste, nos EUA (mercado onde a Apple foi sempre forte) a Samsung começa a apanhar a passos largos.

        1. Avatar de So_true
          So_true

          “A Apple nunca vai ter mais utilizadores de coisa nenhuma. “

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Até parece que o Gerardo disse “A Apple nunca vai ter mais utilizadores nos EUA de coisa nenhuma.”!

    5. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tens um avatar que te evidencia logo como uma fonte honesta e imparcial.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        E não esquecer que fazer download do windows 8 e a sua respetiva instalação é mt mais fácil com windows 8 …

    6. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      Não conhecia nenhum modelo de negócio que o objetivo fosse vender menos que os outros, obrigado pela informação.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Escolas? Não vejo como é que as escolas explicam dessa forma o aumento, durante o mês de agosto não havia quase ninguém nas escolas para usar os computadores na internet!

    1. Avatar de Vasco Ferreira
      Vasco Ferreira

      Estarão a falar da campanha que houve (e há) por parte da Microsoft da venda dos Surface RT a preço mais reduzido a escolas e universidades, digo eu.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        os dados são para computadores que navegam na internet!

        1. Avatar de Vasco Ferreira
          Vasco Ferreira

          Tudo bem, mas são por causa dos Surface que foram vendidos a estudantes universitários por causa da campanha que falei em cima. Será de esperar que se liguem à internet depois de os comprar.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Os aparelhos foram vendidos às instituições, não a particulares, por isso não haveria muita gente para usar durante esse mês!
            Também não me parece minimamente provável que a Microsoft tenha vendido tantos aparelhos a pouco de conseguir alterar as estatísticas de utilização do Windows 8

          2. Avatar de Vasco Ferreira
            Vasco Ferreira

            E eu conheço muita gente (amigos meus, alunos universitários) que compraram através da universidade, daí ter dito o que disse.

    2. Avatar de pixar
      pixar

      Exato. Se os dados foram obtidos pelo acesso à Internet, então não foram as escolas que contribuiram com esse valor, visto que alunos e professores estão de férias. Quando muito estão alguns elementos da secretaria, direção e mais alguns professores em atividades de horários e turmas ou coisa do género.

      1. Avatar de Vasco Ferreira
        Vasco Ferreira

        A campanha servia para alunos (professores também, provavelmente), para comprar através das universidades e escolas. Quando dizem escolas estão a falar nesta medida.

  3. Avatar de Dc
    Dc

    Graças a deus, deixem-los crescer a vontade… Quantos menos no OS X melhor

    1. Avatar de Joao Pereira
      Joao Pereira

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL…. Ok ok DC ok ….

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Não percebes? Assim deixavam de ser hipsters porque ter osx seria muito mainstream…

    2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Então preferes que haja menos utilizadores de uma plataforma que não é a que tu usas? Qual é a lógica nisso, porque motivo as pessoas não hão de usar aquilo que preferem? Que pensamento retardado…
      Aliás, o ideal era que houve quotas de mercado mais equilibradas com Windows, OSX e Linux, a concorrência servia para obrigar a haver mais inovação e nós saímos a ganhar com isso.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Considerando que quase todos os desktop e laptop trazem W8 pré-instalado não me parece grande feito.
    Não uso nem pretendo usar o Windows 8.
    A nova interface é limitadora da utilização de computador (só uma janela visível).
    Se a Apple tirasse €300 a €500 ao preço dos seus laptops era “killed by Mac OSX”.

    1. Avatar de Luís Nabais

      Se a minha avó tivesse tomates, era o meu avô. A verdade é que não tira e lança produtos que não compensam na relação qualidade/preço.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Quando comprares um, mudas de opinião…

        1. Avatar de Luís Nabais

          Not really…. trabalho diariamente com vários sistemas operativos (sou sysadmin Linux e developer open source) e os que mais me satisfazem são os Linux e Windows. Um por ser completo, outro por ferramentas necessárias. OS X não me diz mesmo nada.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            E?

            O OSX tens tudo o que tens nos UNIXes (é um UNIX), e as aplicações comerciais que podes necessitar para produtividade (Photoshop, ArchiCAD, AutoCAD, Microsoft Office, etc…)

            Além disso, nunca tens de te preocupar com hardware, os drivers e suas atualizações é automático.

            Por fim, são máquinas mais duráveis e estáveis, com hardware mais bem pensado (envelopes térmicos, hardware e software para poupança de energia, baterias, ecrãs melhores, etc…)

            Não compras PC nenhum por 1000€ que seja tão bom ou melhor que o MacBook Air base, por exemplo… tanto que Linus Trovalds, por exemplo, usa um MBA.

            Esse hipster do Linus…

          2. Avatar de Pereira
            Pereira

            Tanta asneira e ignorância junta. Meu Deus ate onde isto vai parar.

          3. Avatar de Luís Nabais

            E por acaso deixou o MBA por um Chrome… não fales do que não sabes… ele usa Fedora no MBA. Apenas usa (usava?) o MBA pelo que o computador é (pequeno e leve e com um bom ecrã).

            Não sou hipster de nada, apenas continuo a achar que os macs em geral são totalmente overpriced. E continuo a dizer, lido diariamente com vários OS (onde se inclui OS X).

          4. Avatar de Luís Nabais

            Em OS X se tivesse que me preocupar com drivers é que estranhava, já que são tão poucos drivers que têm que estar incluídos… E em Linux também não me preocupo com qualquer driver há vários anos… E vê lá a quantidade de hardware que suporta!

    2. Avatar de rui
      rui

      Vê-se que não usas, pois o dekstop é idêntico ao 7 e não tem nada de limitador.

      carregar na tecla win escrever as primeiras letras do programa a usar e dar enter, exatamente igual ao 7.

      Apps do windows 8 também não uso e não vejo grande utilizade em desktop, mas não é por as poder ter que seja mau é um extra, usa quem quer/precisa.

      1. Avatar de João Moreira
        João Moreira

        Eu uso o 8 à já algum tempo, e acho limitador, tanto que estou a precisar de dar um format, e vai novamente para o 7.

        1. Avatar de João Moreira
          João Moreira

          Isto para não falar de um bug, que tenho entre Win8/Skype (app), que não me deixa receber as notificacoes, provavelmente algum problema com delays da firewall.

    3. Avatar de 007
      007

      É a explicação mais plausível. Tambem é como reparar que o Windows Phone é um sucesso na América Latina, basta o preço ser p principal motivo na compra.

    4. Avatar de Abílio
      Abílio

      Não conheces o win 8 por isso dizes tantas não- verdades em tão pouco texto 😉

      1. Avatar de newJ
        newJ

        Não-verdades ou mentiras? Não é a mesma coisa? É mais insultuoso dizer mentira?

    5. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Não vai acontecer, a qualidade dos materiais é melhor que num portátil ou pc normal. e as actualizações do SO exemplo OSX 10.6 para 10.8 custam menos de 30 euros.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Será que é mesmo mais barato manter um Mac actualizado do que é uma máquina windows?

        Desde o lançamento do Mac OS X 10.1 e do Windows XP em 2001 (ambos lançados com apenas um mês de diferença), o Windows teve 3 actualizações pagas (Vista, 7, 8), o OS X no mesmo período teve 7 (daqui a pouco serão 8 com o lançamento do 10.9). Mesmo assim continua a ser mais caro o Windows, mas já se começa a fechar um pouco a diferença de orçamento.

        Agora vamos à parte que mais interessa. A Apple, desde a versão 10.3 que abandona computadores mais antigos. Com o aparecimento dos computadores Apple com processadores Intel os PowerPC foram completamente abandonados. Mas isto não só se restringiu os computadores com PowerPC. Muitos computadores Mac com processadores Intel ficaram presos na versão 10.6 sem conseguirem actualizar para outra mais recente. Quando a Apple lançou a versão 10.8 mais computadores foram abandonados. Alias a 10.9 é a primeira versão desde a 10.3 que tem os mesmos requisitos que a anterior.

        Resumo: Actualizações pagas que saem com uma frequência média de cerca de ano e meio, e quando essas actualizações acontecem existem modelos a serem recusadas essas mesmas. A Apple apenas têm um produto económico, o Mac Mini que custa no mínimo 659€. Todos os outro computadores ultrapassam os 1000€.

        Agora pergunto, sai mesmo mais barato manter um Mac actualizado? Deixo a ti para responderes a essa pergunta.

        Parte deste comentário vêm por experiência própria, pois tenho um PowerBook G4 que ficou na versão 10.5 e um MacBook Air que ficou na 10.7.

        Existe outra agravante que é o tempo de suporte. O Windows XP ainda vai ser suportado para receber correcções até Abril de 2014, o Mac OS X 10.1 já deixou de ser suportado à muito tempo. Apenas do OS X 10.6 (ou 10.7, não tenho bem a certeza qual dos dois é) para a frente é que têm suporte.

        O mais engraçado disto é que todos os Macs com processadores Intel conseguem correr a ultima versão do Windows.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Sim, é bem verdade que a Apple vai deixando para trás máquinas, tenho um que se mantém no 10.6.8, mas há alguns factos que estás a esquecer!
          Primeiro, a Apple continua a dar suporte aos SO mais antigos, com várias actualizações de segurança e de algum outro software, por isso não tens nenhuma obrigação para ter o sistema mais recente de todos!
          A percentagem de Macs com o SO mais recente é muito maior e mais rápida que no Windows, o que deve querer dizer que a estratégia resulta.
          E talvez o facto mais importante de todos; ao deixar coisas para trás, dá muito mais liberdade para o SO evoluir. A transição tem sido muito suave para novas formas de trabalho, ao contrário da estratégia da Microsoft que durante muito tempo quis dar suporte para tudo, sem agitar muito as águas e agora teve que fazer uma transição brusca.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Tal como disse no meu post o OS X 10.5 e inferior já não têm suporte. Quem tiver um Mac PowerPC, como é o meu caso, não recebe actualizações. O Windows XP que saiu 6 anos antes do 10.5 e continua a receber actualizações.

            E não vamos estar aqui a divagar se tem vantagens ou não abandonar computadores. Apenas refutei o mito que actualizar o Mac para a ultima versão do OS X é mais barata que o Windows. O SO em si pode ser mais barato, mas quando se têm em conta as outras variáveis, o quadro muda de figura.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Sim o 10.5 deveria ter continuado com suporte durante mais algum tempo, mas o facto é que actualmente é pouco significativo o seu uso. Se fores ver as estatísticas os sistemas mais antigos sem suporte representam 6% da base instalada.
            O XP já deveria ter acabado o suporte, a Microsoft já adiou o fim mas com tantos computadores foi obrigada a manter, mas vai acabar em breve!

    6. Avatar de Rodolfo Silva
      Rodolfo Silva

      Desculpa lá Paulo mas pelo que disseste não deves conhecer lá muito bem o Windows 8 .. 😉

    7. Avatar de pedro
      pedro

      Nunca me ri tanto….obrigado

    8. Avatar de Rui C
      Rui C

      Dás opinião sobre algo que nunca usaste nem queres usar… calado és poeta.
      Mania de comentar e mandar postas de pescada …

    9. Avatar de Rui
      Rui

      E já agora quando compras um portátil ou desktop da Apple também tens escolha no SO?????

      E já agora, conheces algum SO da Apple que consigas instalar fora de um Apple?

      1. Avatar de D
        D

        Não tens escolha no por defeito mas podes instalar outros.

        OSX podes instalar em PC mas depende do hardware, porque não ha drivers para qualquer hardware.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu sei que não há drivers, mas o windows consegues instalar em qualquer máquina que tenha requisitos mínimos, e isso faz toda a diferença. Por isso o windows pode ser mais instável, porque tem de funcionar em tudo o que tenha processador Intel!!!!

        2. Avatar de Rui C
          Rui C

          Windows = multi-sistemas e configurações
          OSX = limitado ao hardware que a Apple quer.

          Simples!!!

        3. Avatar de Berto
          Berto

          Falando em termos legais, o osx não pode ser instalado em pc’s: “A. This License allows you to install and use one copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time.” com enfase no “Apple-labeled computer”, por isso pegando na parte de não ter “escolha”, a apple é bem mais fechada que microsoft.

          podem ler o resto da licença aqui: http://store.apple.com/Catalog/US/Images/MacOSX.htm

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Considerando que uma boa parte do sistema tem bases opensource, que consegues mudar vários dos “componentes” do sistema, dizer que o OS X é mais fechado que o Windows é uma contradição!

      2. Avatar de konteudos.info

        conheço ! , no meu pc , tenho Leopard , Snow Leopard, e Lion , e ja tive Mountain Lion e Win 7

        tasmbem tenho um macbook , prefiro o OSX a correr no meu pc 😉

    10. Avatar de Luis
      Luis

      Então e os Mac’s não trazem o Mac OS pre-instalado?! lol -.-

      1. Avatar de João Moreira
        João Moreira

        E os pc’s normais, que saem muito mais abruptamente de lojas, tem o OS X instalado?

        As vezes bastam dois dedos de testa para chegar lá.

    11. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      “A nova interface é limitadora da utilização de computador (só uma janela visível).”

      Amigo, não fales mais por favor. O desktop está lá, tal e qual como é no Windows 7, e agora com o 8.1 até o botão para o start center tens, que podes configurar para mostrar SÓ os programas instalados (não tens de ver sequer as apps, que te podem morder o “posterior”!).

      A sério, experimenta antes de afirmares barbaridades 🙂

  5. Avatar de MigM
    MigM

    O que vale é que o Win8 é visto como um “flop”…

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Então não é… por isso é que com menos de um ano existem mais pessoas com ele que um sistema que já está num mercado há muito…

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Comparas o incomparável, qualquer pessoa que use um computador para internet e pouco mais e com poucos recursos não vai optar por um Mac… Qualquer computador para este publico alvo vem com o M$ Windows instalado.

        Na minha opinião tanto os iPhones com Macbooks foram desenhados e pensados para um publico alvo específico.

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Os que preferem gastar mais do que aquilo que precisam. Acho engraçado usares o dolar para descrever a microsoft, não é ela que abusa nos preços…

      2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
        Jonathan Fitzgerald

        Rochita, podemos ir pelo inverso, o Windows 8 demorou quase um ano a ultrapassar um SO com baixa quota de mercado…aliás, vamos em praticamente um ano e ainda nem tem o dobro que o Windows Vista.
        Há muita gente que tenta negar, mas a verdade é que o Windows 8 NÃO está a ter o sucesso desejado, e está longe disso, o que também é normal, porque os utilizadores resistem à mudança e estão a resistir à “experiência biforcada” que é o Windows 8.

        Penso que num Windows 9, quando o sistema estiver mais amadurecido, que a adopção será melhor, mas por agora, o Windows 8 está a ser um pouquinho flop.

        E para que fique claro, não estou a meter em causa a qualidade do SO (falo de adopção), até porque sou dos primeiros a dizer que achei a “Modern UI” interessante e apesar de usar OSX, saquei o Windows 8 CP no primeiro dia.

        1. Avatar de K

          se o windows 8(Agosto de 2012) falhou por demorar um ano a ultrapassar um SO com baixa quota de mercado, entao o Mac OSX 10.8(julho de 2012) tb deve ser considerado um insucesso

          W8:7.42% – MacOSx 10.8:3.42%

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            essa deve ser a lógica da batata!
            O mercado alvo do Windows 8 são os PCs
            O mercado alvo do OS X 10.8 são os Macs
            Em menos de 1 anos o 10.8 foi adoptado por mais de 50% dos Macs.
            Num 1 ano o Windows 8 deve ter chegado a 10% dos PCs.
            O sucesso mede-se pela adopção no mercado em que se está inserido e por comparação com os resultados anteriores!

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            @Nunes

            Não é 1 ano, é 10 meses. Não é bem a mesma coisa… Mas se a quota de mercado do Windows 8 continuar a aumentar 2 pontos percentuais por mês, vai fechar o primeiro ano com cerca de 12%.

            E vê a coisa da seguinte maneira: 10% dos PCs são 150 milhões de PCs; 50% dos Macs são 45 milhões.

            O teu argumento é que um SO que vende 45 milhões de cópias é um sucesso e outro que vende 150 milhões – mais do triplo! – é um fracasso.

            Eu gostava de fracassos assim…

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Carlos
            Probabilidades e estatística! lê um pouco disso
            Não são os valores absolutos que interessam mas os valores relativos.
            O que se usa para definir sucesso é a vontade das pessoas para adquirir o produto, e como tal tens que te cingir à população pode adquirir. Não vais medir o sucesso de vendas de cópias do Windows em dispositivos que não podem correr o Windows de raiz (como tablets), pois não?
            Da mesma forma só vais medir o sucesso de nova versão do OS X em computadores Mac. O sucesso será a percentagem de pessoas que adquiriu, a percentagem de adopção, e não é possível que tal seja superior a 100%, que é o que a tua lógica implica.

            Não interessa qual o tamanho da população (estamos na ordem dos milhões), em qualquer amostra da população a percentagem de pessoas que comprou anda invariavelmente perto do valor de percentagem de adopção da população (respeita uma distribuição normal).
            Se o produto não for apetecível a % de pessoas que compra é baixa, e tenderá a ser a mesma qualquer que seja o tamanho da população analisada.

            No caso do Windows o sucesso ou não sucesso tem a ver com as perspectivas da rapidez de adopção do novo sistema pelas pessoas, tendo por base o comportamento de lançamentos anteriores. E o facto é que adopção foi mais lenta, daí muita gente dizer que não tem sido um sucesso!

        2. Avatar de Rochita
          Rochita

          A crise não ajuda, e normalmente quem têm dinheiro para comprar portáteis caros vai continuar a ter… agora para uma pessoa com um ordenado minimo até é dificil comprar um de gama baixa…

  6. Avatar de Anacleto
    Anacleto

    As minhas primeiras preocupações, assim que instalei o Windows 8, foram:
    1. Adicionar um Menu Iniciar, como o Windows 7 tinha;
    2. Adicionar mini-aplicações ao ambiente de trabalho, como o Windows 7 tinha;
    3. Entrar directamente pelo ambiente de trabalho clássico, como dantes acontecia com o Windows 7.
    Ora, depois de conseguir pôr tudo igual ao Windows 7, até posso dizer que não desgostei do Windows 8, apesar de não fazer praticamente nenhum uso das aplicações Metro. É rápido a arrancar, leve e estável.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Dá uma oportunidade ao metro, é certo que num PC não é tão “bom” de usar as apps como num tablet, mas há apps do metro que são muito boas. Uma que eu adoro (por ser simples e eficaz) é a meteorologia, por exemplo. Continuo a usar o desktop como eleição, mas não desgosto do metro 🙂

      1. Avatar de Anacleto
        Anacleto

        É curioso que até gosto mais de uma extensão para o Chrome chamada New Metro Tab do que o próprio ambiente Metro do Windows 8. 🙂 É mais personalizável e os live tiles são verdadeiramente dinâmicos (nos mosaicos com RSS a diferença é bem notória).

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Já ouviste falar em Windows 8.1?

          1. Avatar de Anacleto
            Anacleto

            Sim, Rochita, já ouvi falar. Só que ainda não experimentei. Mas por acaso estás a sugerir que eu troque um sistema operativo final por uma edição de testes?

          2. Avatar de Rochita
            Rochita

            Acredita que a versão de teste está excelente, nunca tive nenhum problema e as apps estão excelentes tal como a personalisação em geral, o pior é que desinstala todos os programas, por isso é que fiz no pc fixo antigo que só serve para navegar na net. Agora para o meu portátil vou esperar pela versão final que a meu ver será excelente

    2. Avatar de 007
      007

      Podiam era fazer um artigo pelas mudanças que realizas-tê mas com a nova versão do Windows, uma vez que la para outubro vão ser vendidos com novos PCs. Essas alterações são fulcrais para estar disposto a comprar um novo PC com esse SO em detrimentos de outros.

    3. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      És aquele tipo de pessoa que, quando instalou o Windows 7 que:
      – Tentou meter o titulo das janelas na taskbar, porque só ícones era confuso
      – Disse que as transparências ficavam mal
      – Disse que o novo Windows 7 era confuso

      1. Avatar de Anacleto
        Anacleto

        Não, sou o tipo de pessoa que quando instalou o Windows 7 disse: adeus, Vista, até nunca mais!

        1. Avatar de João Silva
          João Silva

          Anacleto, estava mesmo à espera dessa tua resposta :p

          Mania dos fanáticos fazerem juízos de valor xD

    4. Avatar de Midepa
      Midepa

      Se era para por tudo igual ao W7, explica aqui ao povo porque actualizas-te?
      Já disse aqui uma vez; o W7 é igual ao W8. A única diferença é que MS pretendia criar uma ligação aos tablets, daí o ambiente Metro.
      No futuro ainda vou ler aqui, os vários “velhos do Restelo” a dizerem maravilhas das evoluções deste W8, hoje mal amado. Como diz o povo… “quem desdenha…”

      1. Avatar de Anacleto
        Anacleto

        Também te podia perguntar: se é tudo igual ao Windows 7 e se tens um pc ou portátil, porque é que usas o Windows 8? Aliás, para que é que existe a edição para PC? Estou farto de criançada a tirar conclusões precipitadas e a mandar bocas, sempre que alguém tem uma opinião diferente das dela. Instalei o Windows 8 porque me apeteceu.

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          O Anacleto, tu não podes instalar só porque sim.
          Tens de pedir a opinião dos Gurus to PPL.
          Se eles acham que tu queres, tudo bem , se não, nem penses em instalar, podes ser banido do clube.
          Uma coisa e certa tu ate justificaste o pq de instalares, “Porque te apeteceu”.
          Tu achas q isso e uma razão plausível?
          Para a próxima vê se pedes permissão antes de teres apetites.
          Aquele abraco

          1. Avatar de Tavares
            Tavares

            Anacleto…desculpa mas estou 100% de acordo com o luislelis.Com tanto s “técnicos” aqui no site e mudas de SO…apenas PORQUE TE APETECE??

          2. Avatar de Anacleto
            Anacleto

            luislelis e Tavares, obrigado pelo vosso esclarecimento, para a próxima venho cá primeiro pedir autorização! 😉 Abraços

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        “W7 é igual ao W8”

        Não totalmente. Compara a velocidade de arranque, desempenho e consumo de recursos, e rapidamente chegas à conclusão que não, não são iguais.

    5. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Espero que saibas que já existe softwares que colocam de novo as mini-aplicações no windows 8, eu utilizo o windows 8 á algum tempo e nunca me queixei é só uma questão de hábito

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Concordo contigo Diogo, o Windows 8 e uma questão de hábito. o problema das pessoas e que fazem uma tempestade num copo de água… 90% das pessoas não gostam do W8 exactamente pelas razões que o Analecto referiu…
        No meu caso, tenho o W8 associado a minha conta live/hotmail logo tenho tudo o que e social/pessoal no menu metro com as apps sociais, o que até dá prazer ver isso logo de inicio quando ligo o pc (actualizações sociais).
        Quanto ao menu iniciar, utilizo os cantos do ecrã ou melhor, aquela tecla windows nos keyboards que muito pouca gente utiliza e a função de procura. Se quiser abrir uma pasta sem minimizar tudo, utilizo simplesmente o atalho Windows + ‘E’ para abrir o ‘o meu computador’ e navego a partir de lá… simples.
        Mas sei que há gente que gosta de ‘old style’ e por isso e que já existe programas como o Star8 que resolve logo 2 dos ‘problemas’ acima referidos. 🙂

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Há quem goste de “Old Style”,mas a maioria do pessoal que comenta no site confunde com “Old Spice”!! E há quem não goste do “cheiro”…

          1. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Infelizmente isso é uma caracteristica comum nos internautas 🙁
            Odiar porque os outros odeiam sem experimentar ou avaliar e o lixo que sites como este aguentam todo o ano… Demasiados fanatismos, poucas criticas construtivas…
            Então nestes ultimos tempos a MS tem sido o alvo principal com o Windows 8, Windows RT e a Xbox One… (Aposto que se lembrassem de lançar o WPhone 8.1 ou que, também já seria outro alvo de criticas…)
            (Atenção, não estou a defender a microsoft, simplesmente estou a referir que 70% das criticas não tem razão de ser…)
            (BTW: O programa que referi anteriormente chama-se Start8 da Stardock)

    6. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Para isso chamava-se 7.1

    7. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      É Modern UI, a Microsoft desistiu do nome Metro para evitar problemas legais 🙂

  7. Avatar de André Barbosa
    André Barbosa

    Se houvesse uma forma legal e simples de instalar o Mac num pc a Apple ganhava uma cota de mercado enorme, eu vou ser honesto. Só uso WIndows para programar e jogar, de resto prefiro Mac ou até mesmo Ubuntu…

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Concordo com a parte de instalar MacOS num PC, tinha piada, quanto mais fosse para experimentar “algo diferente”. Agora assim, gastar “uma pipa” para experimentar um novo SO? Não obrigado 🙂

    2. Avatar de Miguel Duque
    3. Avatar de rui
      rui

      ??? para que usas o Mac? para ir à net, o windows também dá, já que o ias ter de o usar para o resto do que fazes (programar e jogar)

    4. Avatar de Nuno Castro
      Nuno Castro

      Estes comentarios são demais tipo uso o windows para tudo mas prefiro o mac ou linux… ou estas tenho duas partições uma com o windows “que usam a toda a hora” e a do linux so para efeitar o pc. Lol

    5. Avatar de MigM
      MigM

      Ou seja, usas Windows para trabalhar e jogar… portanto, no Mac ligas e vês os icons e vais ao mail? No Ubuntu ligas para ver as bolas a girar?!
      Resumindo: Só precisas mesmo do Windows, o resto é paisagem.

    6. Avatar de Rui
      Rui

      Eu digo-te porque é que isso não vai acontecer tão cedo, quando conseguires meter o mac os num PC a Apple fecha as portas porque vai começar a crachar a torto e a direito.

      Uma coisa é um SO que só funciona em máquinas controladas por 1 do marca, outra diferente é um SO que funciona em qualquer PC, desde que tenha poder para tal e seja qual for o hardware da máquina e com retrocompatibilidade, isso o MAC OS não faz e quando o fizer passa a ser seguramente muito mais instável que os SO da Microsoft!!!!

      Não parece mas é uma grande diferença. Mas reconheço que um dos objectivos da Apple quando adoptou os processadores da Intel, era permitir os utilizadores de PC + windows ou linux poderem comprar hardware da maçã e até poderem correr o windows se não estiverem tão à vontade ou simplesmente para correr programas que não existem no mundo da maçã!

    7. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Adoro estes comentários “Só precisas mesmo do Windows, o resto é paisagem.”

      O rapaz pode preferir o OSX ou Ubuntu, pela maneira como funcionam e não pelo que pode fazer com eles. Por exemplo, pode preferir usar coisas como por exemplo o Mission Control, Automator, iPhoto, iMovie, etc, porque podem ser ferramentas que PARA ELE, tornam o seu workflow de trabalho mais rápido e/ou cómodo.

      Um SO não é só os programas que pode correr e o jogar ou programar, é também toda a experiência de o usar. O modo com funciona o Windows proporciona um workflow diferente do modo como funciona o OSX ou mesmo o Linux e isto resume-se a preferência. Se o rapaz prefere OSX está no seu direito! Mas para algumas pessoas, só o que usam é que conta –‘

      1. Avatar de MigM.
        MigM.

        Como é que torna o workflow mais fácil se na prática tem de andar a saltar de SO em SO?

        1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
          Jonathan Fitzgerald

          Bom, a minha ideia seria usar outro SO como “único” e não andar a saltar de SO em SO. Nisso concordo que é um bocado “improdutivo”, tirando talvez se se usar o potencial total do Parallels para correr o Windows no Mac (parece que fica como um SO único).

    8. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Podes sempre instalar o iatkos l2 que ficas com o mac no pc só que é uma versão modificada. Eu uso.

  8. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    ElementaryOS!!!!!!!!!!!!!

  9. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    Não percebo como pode ser um Mac OS X killer, se de JuLho para Agosto o OS X 10.8 ganhou cota de mercado, mas não tanto como o 8. Quem perdeu mais cota foi o XP com um decrescimo de 3.53% e o 7 ainda conseguiu ganhar cota com um aumento de 1.14%.
    O que se está a notar é pessoal com computadores ainda com XP a comprarem computadores com W8 ou a actualizarem as máquinas para o W7.
    O que se vai ver de aqui em diante é a cota do Vista a desaparecer aos poucos, uma diminuição do XP e um crescimento do W8 e um ligeiro aumento para o W7, O OS X deverá manter-se entre os 7 e os 8%.

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Em situação normal, pouco tempo depois do lançamento essa meta estaria alcançada. Isto só revela a nódoa que esse sistema operativo é… Em todo caso também não tenho qualquer simpatia por OSX… Linux!

    1. Avatar de Zerg
      Zerg

      hum hum, por isso é que tem uma grande cota de mercado…
      É bom demais. ahaahha

  11. Avatar de Rui Lapa
    Rui Lapa

    Estes estudos fazem-me sempre questionar: Qual a amostra? Data da amostragem? Este estudo faz sequer sentido se não consideram android?

    Faz lembrar um estudo muito importante que foi feito em Portugal, noticiado em larga escala por todos os meios de comunicação, cuja amostra era 3000 pessoas avaliadas durante o horário de trabalho.
    Eu não sei, mas questiono sempre quem tem TEMPO para responder principalmente durante o dia…

    Sinceramente as avaliações deste tipo deveriam ser por permanência, ou se tinham tentado usar OUTRO OS nos últimos X meses.

      1. Avatar de Joao Pereira
        Joao Pereira

        Talvez quisesse falar do chromium xD

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Ainda assim tem uma parcela para outros SO…ou seja todos os que nao tem destaque particular estao no outros, mas se calhar tou errado 😀

        2. Avatar de Rui Lapa
          Rui Lapa

          Quantas pessoas conhecem que deixaram de usar Windows para usar tablets android?

          O problema é que os mundos misturam-se e alguém, por “interesse”, acha que são distintos.

          Muitos utilizadores de windows DESKTOP vão “desaparecer” para Windows 8. Ai desculpem… Windows 8 não é para tablets! 😛

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Acho que ninguém no seu perfeito juízo dirá que no futuro se vão vender menos laptops/netbooks/desktops e mais tablets, e que essa tendência já se nota hoje.

            Eu diria mesmo mais, no futuro não se vai distinguir se o “computador pessoal” é um laptop/netbook/desktop e um tablet. Ou até mesmo um smartphone. Vale a pena lembrar que o iOS é uma versão do OS X e o Windows Phone é uma versão do Windows NT…

            Mas por enquanto estas empresas de marketing (como é o caso da NetApplications) ainda fazem essa separação, e é disso que esta notícia trata.

            E bom, sinceramente não acredito que os laptops/desktops vão desaparacer assim tão depressa. Ainda há muita gente que os usa para trabalhar e isso não vai mudar assim tão depressa. Também há mais de 20 anos que se diz que os microcomputadores vão acabar com os mainframes mas pergunta à IBM como estão as vendas do System i (anteriormente conhecido como AS/400…)

          2. Avatar de miguel
            miguel

            oi? os mundos misturam-se, mas queres comparar um tablet android a um decktop??

            por muito que eu goste do meu android eu não faço 10% do que faço num pc.

            ir a net, ver filmes, etc… muito bom.
            agora um pc é um pc e ponto. e uma pc é para usar, linux,windows,SOX.

            embora a base de android seja linux, não ha comparação, alem do mais instalar u android num dscktop era ser um assassino.

          3. Avatar de newJ
            newJ

            Um Tablet é um brinquedo que a maior parte compra por tendência e marketing.. Na verdade para pouco servem..

          4. Avatar de Marco Pinheiro

            @Miguel: true, é mesmo assim. Mas sinceramente… ainda acredito que o android se possa adaptar aos PCs e aí talvez eu deixasse de usar windows. Dou mais dois ou três anos para a google começar a mostrar que já está a pensar nisso (e não foi antes porque a google ainda mexe no ChromeOS, mas não me chama… a “piada” está em ter a mesma coisa em todo o lado: smartphone,tablet e pc, né? 🙂 )

          5. Avatar de Jonathan Fitzgerald
            Jonathan Fitzgerald

            @newj discordo em parte consigo. Já tenho visto pessoas que têm substituído o desktop/laptop por tablets e até já existem vários estudos a comprovar a canabalização do mercados dos pcs devido aos tablets.
            É certo que o seu potencial é reduzido, mas para muita gente, faz o que mais interessa:
            tem um browser para navegar;
            consegue ver email;
            tem apps para redes sociais;
            tem alguns jogos (do tipo que a maioria das pessoas joga como o Candy Crush);
            e tem um conjunto de apps especializadas para certas tarefas.

            Para jogos mais intensivos e ferramentas que requerem mais potência (ex. photoshop), há o tradicional

          6. Avatar de newJ
            newJ

            Sim, tem isso tudo, eu falo por experiência própria, tenho o Tablet e o telemóvel ou smartphone como quiserem chamar, e como faço isso tudo no smartphone, cada vez pego menos na Tablet.. É daquelas coisas que são fixes, mas passa o entusiasmo da novidade..

          7. Avatar de Carlos
            Carlos

            É claro que os mundos se vão misturar.

            O Surface Pro 2 que vai ter um CPU i5 Haswell e vai ser mais fino e mais leve que o atual Surface Pro e os novos Sony Tap 11 mostram isso claramente.

            Pega num Surface Pro 2, num teclado e rato bluetooth (não por acaso a Microsoft tem vindo a lançar vários…) e num monitor com suporte Miracast e tens um PC desktop ótimo.

            Com a vantagem que no fim do dia podes pegar no Surface, e usá-lo para jogar ao Halo: Spartan Assault no metro a caminho de casa, ou fazer qualquer outra coisa que farias com um tablet.

            E isso são produtos lançados este ano, imagina como vão ser daqui a uns anos.

      2. Avatar de Dave
        Dave

        Se o windows 8 entra nas estatísticas como sendo usado nos tablets (Windows Surface / RT), também não era descabido pensar no Android para tablets também :).

          1. Avatar de Dave
            Dave

            “No mês de Agosto, a nova versão do Windows 8 subiu 2%, o que poderá estar relacionado com as compras pelas organizações como escolas dos computadores, como surfaces.”

            Ou apenas se consideram computadores ou incluem-se os surfaces 🙂

            Se os surfaces se incluirem na contagem, então os android também o poderão 🙂

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Fica com a bicicleta, djeezas…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Imagino que seja difícil para uma empresa de marketing (como é o caso da NetApplications) e que se limita a agrupar a informação que obtem da rede de publicidade (ou seja, a informação que o browser disponibiliza, que no caso do IE é reduzida ao essencial) distinguir o Windows 8 usado num tablet com o Windows 8 usado num desktop ou num laptop.

          E desconfio que as 2 pessoas que usam o Windows RT não pesem muito na estatística. 😛

    1. Avatar de PR
      PR

      Estás a trabalhar? 🙂

      1. Avatar de Dave
        Dave

        Marisa, não consigo responder ao teu reply devido ao botão estar escondido, mas calma…

        Estamos apenas a debater :).

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Acho que estás a debater sozinho 🙂

          1. Avatar de Dave
            Dave

            És fixe…!

  12. Avatar de Ali

    Sou utilizador de Mac e Wind 7, e estou espanto como é que demorou tanto tempo para que o wind 8 passa-se o OSX em numero de utilizadores.
    Srs da Microsoft, algo está mallll.

  13. Avatar de João Nascimento

    Sou da opinião que se o MAC OS fosse desenvolvido para poder rodar em qualquer equipamento oficialmente (existe o Hackinstos) a apple tinha muito mais rentabilidade, pois por mim falo que se desse no portátil que uso sem andar a hackear o colocaria sem problema. Enquanto isso acontecer e os equipamentos by apple forem tão caros, vamos continuar a ver gráficos destes….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      estás enganado! A Apple tem muita mais rentabilidade que a Microsoft, e a Microsoft viu-se “obrigada” a baixar os preços do Windows para competir melhor ao mesmo tempo que quer começar a vender o seu próprio hardware!
      Cota de mercado pouco diz sobre rentabilidade

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        O Windows baixou preço de alguma coisa? És um génio do caraças… a única coisa com windows 8 que a microsoft têm é o surface de resto quem baixa de preços são as marcas… vaio, asus, toshiba… não compares o hardware então porque por metade do preço de um mac compra-se melhor -_-

        1. Avatar de justanotherone
          justanotherone

          Por curiosidade, mostra ai então um melhor por metade do preço. Ouço essa frase à muito tempo e ainda não encontrei nada…

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Por 800€ comprei o meu Asus n56vz, i7 3630, gt650m, 8gb memória. Investi 100€ num ssd e não existe nenhum mac no mercado com melhor hardware que este.

          2. Avatar de Rochita
            Rochita

            Estou? Não respondes?

          3. Avatar de justanotherone
            justanotherone

            uma gt650m com ddr3 é pecado. é mostrar numeros grandes, para performences mediocres. fosse a gddr5, era uma grande compra, assim, ném é nada por ai alem. quanto a ser metade do preço, esse pc rondava os 1100, até se virem obrigados a baixar o preço por nao venderem, e existe mac com hardware melhor (sim, mais caro, mas existe)

          4. Avatar de Rochita
            Rochita

            Que piada… tenho melhores performaces que os poucos jogos que o mac têm, até o fifa parece uma comédia a jogar num mac. Para não falar no rendimento muito superior que tenho a trabalhar com 3ds max. E baixou o preço porque não vende? Foi apenas o portátil mais vendido em Portugal nesta gama de preços.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          estava a falar do preço das licenças do Windows que baixaram bastante para tentar contrariar o fluxo de aparelhos com sistemas concorrentes, especialmente o Android!
          Isso afecta e muito a rentabilidade, e a Microsoft está a planear entrar com o seu próprio hardware para melhorar a sua rentabilidade
          O futuro não está em vender licenças de sistemas, aliás o preço de software em geral tem vindo a cair e muito!

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Quando existem muitos cliente não existe necessidade de ganhar muito lucro por cada um.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            acho que estamos a desconversar!
            Estou a falar sobre a evolução da rentabilidade e estratégias de negócio da Microsoft e Apple, não sobre as virtudes de ir atrás do volume de negócios.
            Se a Microsoft está a baixar preços sem que aumente as vendas, está perder rentabilidade.
            Se a Apple já tem maior rentabilidade que a Microsoft com a sua estratégia, e a Microsoft está a aproximar-se da estratégia da Apple, parece-me ilógico pensar que a Apple ía melhorar a posição passando a distribuir software para qualquer computador. Não iria ser capaz de compensar a perda de vendas com o pouco dinheiro de licenças.

  14. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Na minha opinião acho normal. Ao comparar o preço de um Mac com os PC’s que trazem o windows penso que seja evidente xD

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      é bem verdade que a Apple tem preços altos mas a qualidade dos materiais utilizados é muito superior, que dizer o meu macbook pro de fins de 2007 era muito superior à concorrência .. ecrã em led, construção em alumínio, bateria a durar 4 horas e metade da espessura de um portátil normal.
      Comparado com um pc dito normal com as mesmas características de hardware e o mesmo windows e subsequente software instalado o mac é mais rápido.
      No fim de contas costumam dizer que a qualidade paga-se.
      E sim o meu macbook pro ainda hoje é usado para as tarefas do dia a dia.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Também O meu ROG G2 é usado hoje em dia (não tanto desde que comprei um novo para trabalho) e acredita que não é batido por um mac de 2007…

  15. Avatar de Rosmaninho
    Rosmaninho

    Eu só rezo a todos os santinhos para que o meu portátil se aguente mais uns aninhos até surgir uma alternativa credível ao aborto que é o Windows 8.

    Se tal não acontecer lá vou para um Clevo, e espeto-lhe uma distro Linux.

  16. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    É lindo ver e analisar o gráfico, OSX é para quem precisa / prefere a Apple … (como é o meu caso que o troquei pelo Windows quando o Vista saiu no mercado)

    No que respeita ao Windows 8 pode ser muito bom mas a interface metro não tem utilidade a não ser que o ecrã seja táctil. gosto de ver a cota do Windows Vista e do XP… é muito reveladora.
    Como já foi comentado a esmagadora maioria dos computadores novos trás o W8 por defeito, e das duas uma, ou as pessoas estão a fazer downgrade para o 7 ou estão a instalar Linux.
    No fim de contas parece que o W8 é um flop igual ao Vista se bem que por motivos muito diferentes. o Vista não presta ponto final o W8 tem uma interface manhosa e quem percebe pouco ou nada não o sabe utilizar, ou não está para aprender.

    1. Avatar de MigM
      MigM

      É a tua opinião, mas pouco ou nada tem a ver com a realidade.
      Sabes porque é que muita gente ainda tem XP? Eu até te dou um exemplo simples: há placas profissionais de som que deixaram de ter drivers 64b actualizados no Win7/8. Quem precisa de gravar/usar interfaces audio firewire não actualizou para Win7… isto é um exemplo, porque isto acontece com muito mais hardware do que possas imaginar (as marcas simplesmente não actualizaram drivers, e estamos a falar de material caro).
      Windows Vista. Todos os computadores comprados nessa altura vinham com o Vista, e muitos desses computadores ainda trabalham (pc/laptop). Eu tenho um Toshiba com Windows Vista… mas o meu desktop já tem o Win8, e antes tinha o Win7.
      Sim, esses números são reveladores de uma coisa: compatibilidade do investimento feito que custa a deitar fora porque as marcas estão a lixar-se para o cliente e boa qualidade de alguns computadores que faz com que os utilizadores não precisem de trocar de máquina, fazendo perdurar o sistema operativo.
      O interface Win8 é simples de usar, não tem nada que saber e usa-se bem com o rato. Que raio custa fazer click num rato num “icon” grande?! Até o meu avô faz.

      1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
        Jonathan Fitzgerald

        MigM, queres dizer que aquela grande percentagem de utilizadores do XP é pessoal que usa o XP para fins profissionais?! Eu até digo que há MUITA empresa que ainda mantém o Windows XP, porque tem requisitos muito baixos e a Microsoft foi mantendo o suporte, mas também há MUITOS utilizadores que o têm ainda porque resistem à mudança e não querem um novo SO, principalmente o Windows 8, porque para muitos, não é assim tão fácil:
        http://www.youtube.com/watch?v=v4boTbv9_nU

        E há mais exemplos pelo YouTube fora 🙂

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Estás a esquecer-te que as pessoas cada vez esticam mais a utilização de um computador e os próprios W7 e W8 não são muito exigentes, logo as pessoas não compram (também é preciso lembrar a crise) e não actualizam os SO.

      O objectivo da Microsoft não é dominar com o W8, isso com o tempo vai acontecer, podes ter a certeza, pretendem sim dominar nos SO e…. se os SO da microsoft são assim tão maus, porque é que ainda usam o XP? Ou o 7? 🙂

      Olha, em casa uso o Windows 8, mas por exemplo no trabalho, apesar de termos volume licenses para qualquer SO da Microsoft, mantemos todas as máquinas com o W7, por uma questão de estabilidade de sistemas, micro-sistemas e sei lá que mais…. mas dentro de dias 60% das máquinas vão migrar para o novo W8.1 quando ele surgir…..

  17. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    É algo perfeitamente normal.
    Visto o mercado ser quase 90% de PC, que trazem MS Windows e o W8 é a sua mais recente ‘inovação’.

    Quando sair o W9 W10 etc., será sempre mais do mesmo.

    p.s. enviado do meu incontornável OSX =D

  18. Avatar de Abílio
    Abílio

    Em PC estou a usar o win 8.1 RTM activado com a chave legal do win 8 que comprei.
    Em tablet IOS 6.1.2 JB
    Em telefone IOS 6.1.2 JB

  19. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    Não esquecer que todos os SO`s da microsoft lançados depois do W8 terão sempre uma cota superior aos outros SO não microsoft.

  20. Avatar de Zefra
    Zefra

    E dai? Um computador com Windows normalmente e mais barato do que um MacBook qualquer. São segmentos diferentes. O espanto para mim esta em o Win8 só recentemente la ter chegado. de resto nada de anormal.

  21. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Se os dados são fictícios acho que estava na hora da Apple começar a reduzir os custos de compra dos seus produtos senão irá cair em ruina. Os famosos Mac hoje em dia perdem a fama por causa do seu alto custo e em termos de harware alguns são mais fracos do que um computador comum, o único factor que sia beneficiado é a bateria e os novos ecras retina e também o mac possui alguns softwares que o windows nem conhece. Mas sinceramente reduzir os custos era a melhor opção na minha opinião.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Primeiro, o Mac mais barato hoje em dia, custa 1000€, tanto como há 5 anos atrás, ou mais, há 10 anos atrás, era mais caro… mesmo com a inflação.

      Portanto, os Mac’s nunca foram mais baratos, com ou sem infalacção em conta.

      E nunca compraste tanto Mac por 1000€, disco SSD 128GB, ultra-fino e construção em alumínio!

      Estão ao preços dos computadores de porcaria!

      1. Avatar de Diogo Silva
        Diogo Silva

        Sabes, esse preço designa se apenas pena velocidade do disco e design porque tenho um mac desses que falaste e um toshiba satélite l500 e o mac comparando ao toshiba para jogos, programação em software é um menino. Por isso estou a vende lo para ficar apenas com o meu toshiba

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          O teu toshiba é feito de plástico ranhoso, tem um ecrã x768 com fraco contraste e fracas cores, e fracos ângulos de visão, daqui a uns meses vai começar a aquecer que nem um menino, daqui a 1 ano, já não corre jogos recentes, é mais grosso que o mac, não corre OSX, o mac é melhor para programar, pois tem Xcode (OSX e iOS), além de Windows e Linux… boa sorte…

          PS: O Linus Trovalds (criador do nada conhecido LINUX) tem um MacBook Air… se calhar não deve perceber nada de computadores…

  22. Avatar de Midepa
    Midepa

    Pessoal… não é COTA, mas sim QUOTA.
    Obrigado

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Deixa lá, deviam estar a chamar velho ao SO da Microsoft ou da Apple 🙂

    2. Avatar de Ivan Cantarino
      Ivan Cantarino

      hehehehe…
      Quem é velho aqui? XD

    3. Avatar de Marco
      Marco

      se fores a ver no dicionário podes escrever das duas formas! não há nada de errado

  23. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    A partir do momento em que já se vê alguns laptops por 250euros com windows8 a venda não me surpreende tal subida no mercado, só falta darem os computadores.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      No fundo é o que acontece no mercado de smartphones com o… Android!!A Microsoft não vende computadores…apenas o SO. E a Google esta-se “marimbando” para os smartphones e tablets… quer é vender publicidade e aplicações. A exemplo(com as devidas diferenças)da própria Apple…

  24. Avatar de irlm
    irlm

    eu uso os outros S.O, “Microsoft Server 2012R2” e estou sastifeito

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como é?

      Já saíu o Server 2012 R2!?!?! Ainda agora estive a confirmar no portal da Microsoft, temos license volume da Microsoft e não vejo nenhum R2. Por acaso também aguardo que saia o R2 🙂

      Deves estar enganado!

  25. Avatar de André Marques

    Mac não é para todos… só para quem pode ou se gosta de “adventurar” 😉 Ps: O Snow Leopard 10.6 ainda é bastante usado pensava que era o único 🙂

  26. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Até me parece que estes estudos começam a ser um pouco irrelevantes pois comparar diretamente o Win8 com OS X já não linear, pois o win8 também concorre com o iOS (pelo surface 😀 ) não vos parece?

  27. Avatar de Osiris2
    Osiris2

    eu uso o windows 8 desde o seu lançamento. e da parte que me toca, verdade seja dita: win7 é de longe o mais estável SO.

    updates, nem lhes toco. valeu uma vez uma dor de cabeça para nunca mais. no win7 nunca tive prob com updates.

    quando à tão grande polémica com o movo modelo de tiles e a nova interface do win8… então se a gente muda de casa, tb não nos temos que habituar à novas repartições da casa? se mudamos de carro, não temos igualmente que nos habituar?

    estou no win8 e não vou voltar para trás (mas para já não vou para a versão 8.1)(mas tb estou no OS X 10.8 num hackintosh e no ubuntu 13.04)

    quando a SO killer…
    o winXP foi pk sucedeu ao fracasso do Milenium (facilmente o XP teve o nome de killer OS; o mesmo para o win7 depois do Vista) a ver vamos o que vais ser o win8.1 ou um possivel win9

  28. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pró pessoal que diz que fixe fixe era se a Apple deixasse usar o OS X num qualquer PC de qualquer marca, duas coisitas:

    1 – Compatibilidade com o hardware. Alguém duvida que uma das coisas que faz o OS X ser estável e eficiente é ser concebido para só funcionar em meia dúzia de configurações diferentes? É que assim basicamente todos os drivers fundamentais são feitos pela Apple e testados pela Apple até à exaustão em hardware concebido pela Apple. Se tivesse que suportar milhares dispositivos diferentes com drivers de qualidade duvidosa, lá se ia a estabilidade e a eficiência por água abaixo.

    2 – A Apple já fez isso e quase foi à falência. A primeira coisa que o Steve Jobs fez quando voltou para a Apple foi mudar o nome do OS X de 7 para 8, porque só o 7 é que tinha sido licenciado a outros fabricantes de computadores. A Apple não vive de vender o OS X, vive, ou vivia, de vender os Macs (agora vive de vender os iPhones e serviços à volta deles). Ao contrário, a Microsoft sim vive de vender o Windows (e não só). Mas até a Microsoft já percebeu que o futuro é esse: vender os aparelhos e… serviços à volta deles.

    Vai daí, visto que já foi um desastre uma vez, visto que até já os “concorrentes” (no geral, Microsoft e Apple não são de facto concorrentes) percebera que não é por aí que se safam, porque é que a Apple faria tal coisa?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente.

      O que afirmei mais em cima. O OS X é estável porque só funciona em máquinas da Apple, já o windows tem de trabalhar em qualquer máquina que tenha um processador x86.

      Quando o OS X tentar avançar para todos os PC, a Apple abre falência logo a seguir!

  29. Avatar de Cenas
    Cenas

    hum, e a quota de utilizadores de distros linux? Está nos “Outros” ou não entrou para esta estatística? Ou se calhar não são assim tantos como alguns querem vender que são?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Este estudo diz respeito a utilizadores domésticos, como os utilizadores de linux são apenas os Engenheiros Informáticos (e nem todos) e pouco mais, quer isto dizer que os utilizadores domésticos são quase marginais no caso do linux.

      Assim de repente não me lembro de ninguém (sem ser da área informática) que use o linux em casa!!!!

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        A minha namorada 😀 o pc só crashava com o Windows e eu meti-lhe o antergos para ver se desenrascava 🙂 vai ser uma experiencia engraçada … btw foi num acer aspire one

      2. Avatar de Zerg
        Zerg

        Lá está… é bom é bom mas é para um punhado de gente.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Entrou, se fores ver no site, na lista está lá o Linux.

      O que me parece é que no gráfico excluiram, ou melhor, agruparam todos os SOs com menos de 1,5%.

  30. Avatar de SerginhoM

    Já uso o Win8 desde a primeira beta, desde então, nem me lembro mais que o 7 existe! O pessoal é cismático, à semelhança do bom português…

    1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Não diria cismático, mas resistente à mudança, sim. O pessoal não gosta de mudanças muito grandes 🙂

    2. Avatar de K

      o meu desktop no 8 , é praticamente igual ao do 7 , não vejo que mudanças assim tão grandes possam existir para utilizador comum

      Icons das aplicações no desktop ( como a maioria deve ter ) dai a tal questão do butano iniciar a mim nunca me fez muito sentido.
      caso não tenham no desktop win+q.
      mas pronto o bom português gosta de criticar 🙂

      1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
        Jonathan Fitzgerald

        Sim o Desktop é igual, mas as pessoas entram em pânico só porque a primeira que lhes aparece é Modern UI e não o Desktop (sei que vai ser possível mudar no Windows 8.1), entram em pânico porque têm que clicar para poderem ir para o Desktop, entram em pânico porque não têm start button, entram em pânico porque é diferente para desligar.

        Sim, de facto talvez não sejam diferenças assim tão grandes, concordo, mas para muito utilizador comum, é o suficiente para entrarem em pânico e resistirem à mudança :S

  31. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Recomendo aos velhos do Restelo começar a poupar para comprar um Mac ou começar a aprender a mexer no Linux (embora hoje em dia seja muito mais fácil e para a maioria é mais que suficiente) porque o Modern UI veio para ficar. E AINDA BEM!

  32. Avatar de João Pedro Moreira
    João Pedro Moreira

    Perfeitamente normal 😉

  33. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    Fui utilizador Windows XP, Vista, 7 e depois o 8. Entretanto resolvi explorar uma coisa que já vinha há algum tempo a querer, usar o MAC OS X. Comprei uma Macbook Pro Retina e até então não quis mais olhar sequer novamente para o Windows. Em 2 dias estava completamente adaptado ao novo sistema operativo (Apple).

    Nunca mais pensei no windows!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já eu não posso dizer o mesmo. Tenho aqui um Macbook (com core2Duo 7300 branquinho) que nunca teve grande uso. O mac é alérgico ao flash, o único office de jeito que existe só em Inglês e limitado à versão 2011, alguns programas não existem para o mundo mac….

      Prefiro um PC que funcione com qualquer coisa que lhe ponha em cima, do que utilizar um Mac lindíssimo sem dúvida mas que para mim pouco mais utilizade tem que um pisa papéis. O que eu faço com o mac também fazia com o Magalhães com o Windows XP!!!!!

      1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
        Jonathan Fitzgerald

        Flash *BLEAARRRGHHHHH* 🙂

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        O Office para Mac não sai ao mesmo tempo que no Windows e muitas vezes introduz coisas ou melhoramentos que não aparecem no Windows
        Qualquer computador é alérgico ao flash, uns mais do que outros

  34. Avatar de Pedro Santiago
    Pedro Santiago

    A principal conclusão que se pode tirar deste estudo é que após 1 ano, menos de 10% dos utilizadores Windows usam a última versão do SO (flop).

    Na comparação com o Mac OS X só se pode dizer que decorrido um ano do lançamento da versão 10.8, mais de 50% dos utilizadores usam a última versão do SO.

  35. Avatar de ASRoque

    Comparo o Windows às vinhas, muita parra e pouca uva…

    1. Avatar de K

      exactamente a opinião que eu tenho do MacOSx

  36. Avatar de Nelson
    Nelson

    Só digo uma coisa… o que é que interessa a quota de mercado do windows 8 face ao OSX?

    O que é que interessa mesmo a quota de mercado?

    O que não falta para OSX é suporte de comunidade e software.

  37. Avatar de Manuel
    Manuel

    Olá,
    Uso OSX em casa e Windows 8 na empresa, gosto muito do Windows 8, mas filhinhos, claro que vai crescer, a nível profissional os softwares industriais só se fabricam para Windows a grosso modo, e como é preciso ir renovando as máquinas siga vão-se comprando Windows. Quanto a ser melhor ou igual ao OSX, esqueçam o meu mac core 2 duo é bem melhor que o meu i7 da empresa, que funciona rápido sem duvida, mas é diferente o osx não é só um sistema operativo é uma experiência de utilização o som por exemplo é fantástico muito melhor que PC e quanto ao preço, meus amigos só a carcaça do Macbook pro em alumínio anodizado vale mais que a maior parte dos portáteis com as peças todas, só é possível anodizar alumínio extrudido, ou seja, não pode ser destemperado para isso não pode ir a fornos nem ser soldado, toda a estrutura é escavada em chapas de alumínio até obter a forma final, enfim, é uma joia, que teoricamente tem uma durabilidade quase ilimitada, quando a reciclagem, o alumínio pode ser sempre reciclado não tem limite o numero de vezes… portanto meus amigos, a Apple estima os utilizadores, os funcionários estão proibidos de dizer que determinado artigo avariou por culpa do utilizador, os softwares estão sempre atualizados, enfim, fala mal quem nunca experimentou. Quanto ao Windows 8, sim, é melhor que os anteriores e funciona.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      a apple estima tanto os clientes quanto o Passos Coelho estima os portugueses, ambos querem é que pagues e não bufes!
      Comparas um i7 dum pc com um core 2 duo dum mac e depois falas que o som é melhor? wtf? eu tenho um i7 e se não fosse a gráfica dedicada tambem não jogava nada de mais. Deves achar que o processador não é um CPU mas sim um APU – All Process Unit (leia-se unidade de processamento de tudo), lol.

      “Os funcionários estão proibidos de dizer que determinado artigo avariou por culpa do utilizador” bem… deves estar a chamar a toda a gente que conheço que tem iphone e teve que o meter a arranjar de mentiroso, é que todos me dizem que basicamente a apple lhes deu umas palmadinhas nas costas e lhe disse para comprar um novo. Está certo que os mac não são os iphones, mas são os dois apple, se é que entendes onde quero chegar.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Tem razão Sr. Marco, não sei a definição exata de processador apenas que o meu macbook pro já tem uns anos, tem uma processador de dois núcleos e o meu PC um i7 de quatro núcleos atual. Quanto ao som sim é importante, eu trabalho com programas de som profissionais e a diferença é significativa.
        Quanto às politicas, penso que basta pesquisar um pouco pela net e descobre que a Apple proíbe os funcionários de dizer determinado tipo de palavras por considerar ofensivas para o cliente, cultivam a filosofia que o cliente tem razão e não pode ser ofendido. Quanto aos seus conhecidos com iPhones, a garantia é da Apple ou da operadora? Digo isto porque o meu iphone tem garantia da TMN, que diga-se de passagem, não é a mesma coisa… quanto ao resto, eu gosto da Apple, tenho quatro produtos e estou plenamente satisfeito, se o mesmo acontece consigo em relação a outras marcas, por mim tudo bem, não estou aqui para ofender, apenas quis deixar o meu testemunho. Um dos grandes argumentos da Apple e uma das particularidades que aprecio é a beleza, pois, a beleza é relativa e nem toda a gente a aprecia, assim como a nobreza dos materiais. O que mais detesto nos meus computadores é ter de os formatar e depois voltar a colocar tudo a meu gosto, só por isso! Passe bem.

        1. Avatar de Marco Pinheiro

          Acredito, mas se precisa de um computador com melhores qualidades a nível de som tem que investir nisso e de certeza que se o fizer vai arrumar o mac a um canto e o preço do pc+investimento não vai chegar ao do mac.
          Teoricamente, a garantia ser da apple ou ser de operador é igual, pois o operador reencaminha para a apple, mas não digo que internamente não façam distinção (e nisto quem diz a apple diz outras marcas que tenham lojas próprias).
          Sim, eu tambem acho que os produtos da apple são bastante bonitos, a questão é o preço dos mesmos. Eu sempre disse a amigos que se o iPhone custasse metade do preço, talvez pensasse em comprá-lo, porque o iPhone é como se vê muito nos carros: carros lindos e muito arranjados por fora e depois o motor é “comido” por um carroça de bois!

  38. Avatar de Amigo do Li70
    Amigo do Li70

    O windows 8 é muito bom. mac os x é muito bom. Trabalhar? prefiro o meu mac, no doubt. Jogar, ver filmes e assim? Windows 8.1, ou como secretamente chamo “Lindows” 🙂

  39. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tchh… Mataram o site…

    (ou pelo menos no firefocas e no cromzio, no IE 8 curiosamente funciona bem…)