Afinal o macOS Sierra também tem um “dark mode” escondido

13 Comentários

Desde que a Apple apresentou as novas versões dos seus sistemas operativos na última WWDC, todos os que os têm estado a testar procuram encontrar novidades escondidas.

Já várias foram trazidas a público, especialmente no iOS. Uma delas foi o dark mode, que se sabe agora estar também disponível no macOS Sierra.

macOS Sierra

Para além das versões para os programadores, a Apple lançou há poucos dias as primeiras versões de testes públicos do iOS 10 e do macOS Sierra. Estas são ainda versões muito iniciais, mas que mostram bem o que a Apple tem preparado para estes novos sistemas operativos.

Um programador brasileiro descobriu agora uma novidade no macOS Sierra, que mostra que a Apple está a preparar-se para dar a este sistema um dark mode, preparado para uma utilização com pouca luz, protegendo assim a vista dos utilizadores.

Tal com no iOS 10, este não é ainda um modo que esteja disponível para todos de forma simples e aberta. É ainda necessário injectar código no macOS e desactivar algumas funcionalidades de segurança, funcionando apenas por aplicação e por tempo limitado. Mas a verdade é que está presente e em breve deverá poder ser usado.

Como activar o dark mode no macOS Sierra?

Guilherme Rambo, o utilizador que descobriu este modo noturno do macOS Sierra, disponibiliza informações detalhadas sobre como o activar, bem com algumas algumas limitações e recomendações.

Importa saber que apenas pode ser activado por aplicação e que estará activo apenas enquanto esta estiver aberta. Caso seja fechada, o processo terá de ser repetido.

Para testar o dark mode apenas necessitam de usar o script disponibilizado, que deve ser colocado em ~/Library/Services, e dos seguintes elementos:

  • Xcode e command line tools instalado
  • SIP desactivado, caso o queiram usar em algumas aplicações do sistema

O vídeo abaixo mostra como activar o dark mode no macOS Sierra.

https://youtu.be/qmxKJ97HEos

Este modo noturno foi experimentado apenas em algumas aplicações do macOS Sierra, mas mostrou funcionar de forma correcta. Está ainda longe de ser integrado com o sistema de forma plena.

As próximas versões do iOS 10 e do macOS Sierra poderão mostrar muito mais desta funcionalidade, revelando assim quais são os planos da Apple para o futuro.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Darkmode.. parece Windows 10!

    1. Avatar de irlm
      irlm

      ou gnome 3.20 com gnome tool tweak

    2. Avatar de Jerry Torres
      Jerry Torres

      Antes copiar o darkmode do que o bluescreen 😉

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não inventes! O Windows 10 não tem darkmode, só tem opção para pôr as bordas das janelas em preto, a interface fica igual!

      1. Avatar de um gajo
        um gajo

        não é mentira nenhuma, algumas versões Insider do Windows têm o dark mode

      2. Avatar de bola
        bola

        Olha que tem e até o PPLWARE falou disso aqui 😉 e a próxima build vai ter esse modo completo e muito mais…

  2. Avatar de XTRMBR
    XTRMBR

    A Apple já corrigiu o defeito das janelas do Mac OS ? Elas já ficam em tela inteira agora?

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Defeito nas janelas?? Estás a falar de quê? -> Clicas no botãozinho verde e ficam em tela inteira. E isto não é novo…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      n é defeito é feitio. a lógica por detrás é que a janela so abre o necessário, para poderes aproveitar o resto do ecrã. Mas com as ultimas versões se carregares alt o botão verde passa a ter um símbolo + e já funciona como queres.

    3. Avatar de NT
      NT

      A maneira da Apple…. TU ESTÁS A FAZER MAL. lol 😛
      É pena que a apple cada vez mais está a ‘iOSar’ o sistema de desktop…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se é para meter coisas como a Siri e o Picture-in-Picture, então qual é o problema?

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Gente que nunca usou OS X e vem dar bitaites…