Linux não pode ser instalado nos novos MacBook Pro

169 Comentários

Os novos MacBook eram as máquinas mais esperadas dos últimos anos. A Apple conseguiu renovar esta linha de portáteis, apresentando máquinas únicas e que conquistaram o mercado.

Mas existem queixas dos utilizadores, que esperavam mais da Apple, nalgumas áreas. A mais recente descoberta, e que se tornou uma fonte de queixas, é que o Linux não pode ser instalado nos novos MacBook Pro.

MacBook Pro Linux

Agora que as novas máquinas da Apple estão a chegar aos consumidores, é hora destas começarem a ser conhecidas a fundo. As primeiras opiniões são positivas e reforçam tudo o que foi dito e escrito sobre os novos MacBook.

Mas um utilizador do Reddit tem uma opinião diferente, com base em algo que descobriu. hot2, o utilizador que primeiro reportou o problema no Reddit, revelou que os novos MacBook Pro não permitem que o Linux seja instalado.

Não existe apenas um problema, mas sim vários e que estão a impedir que outros sistemas operativos sejam instalados nativamente nestas plataformas, desenhadas e criadas para correr o macOS, o sistema operativo da Apple.

MacBook Pro Reddit

O primeiro problema está no teclado e no touchpad que não funcionam. Por não estarem ligados internamente via USB, mas sim SPI, estes “periféricos” não são detectados. Apenas o botão de energia funciona, para permitir reiniciar o Mac. Este é um problema que já antes aconteceu nos Mac.

Mas o maior problema, e que para já não tem solução à vista, está na drive SSD que a Apple usa nos MacBooks. Esta apresenta um ID PCI incorrecto e não pode, por isso, ser usado como disco de arranque no Linux. Este problema é de tal ordem que este disco nem aparece no Linux para instalação. Estes problemas não devem surgir caso pretendam instalar o Windows.

Depois da Lenovo ter sido atingida com um problema similar, e que a empresa resolveu com uma actualização do firmware dos seus portáteis, é agora a vez da Apple ter o mesmo problema. Esta não parece, no entanto, ser uma situação que a empresa de Cupertino pretenda resolver no futuro imediato.

Comentários

169

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    E isso não é proibido, pelo menos na união europeia? Não tem o utilizador o direito de usar o software que bem entender em determinado hardware?

    1. Avatar de P
      P

      A Apple não proíbe, tem um “bug” apenas, 😉

      1. Avatar de Paulo Salsinha
        Paulo Salsinha

        Linux so instala quem n tem dinheiro para bom pc, quem tem mac jamais usa linux por isso nao se preocupem que n tem posses para tal

        1. Avatar de LiTO
          LiTO

          Eu tenho um Macbook Pro e instalei-lhe Linux (ubuntu gnone). Que tipo de bixo sou eu?

          1. Avatar de Gabriel
            Gabriel

            melhor comentário
            LiTO tens o meu respeito

          2. Avatar de vagnarok
            vagnarok

            heuuaheuhauheuaea!!!!! deu shoryuken nele sem dó!!!

          3. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            +1

          4. Avatar de Artur
            Artur

            És uma bicha! E das grandes. Estragaste os 2 SO.

        2. Avatar de Freitas
          Freitas

          Um progamador normalmente usa um sistema baseado no kernel do linux
          e o computador preferido pelos progamador e um mac ….

        3. Avatar de YaBa
          YaBa

          Perdeste uma boa oportunidade de estar calado e não fazer figura de ignorante.
          😀 😀 😀

        4. Avatar de GNB
          GNB

          Ouviram ó seus imbecis com linux nos vossos servidores? Isso com mac funcionava muito melhor.

          Cambada de burros.

        5. Avatar de AlexAlex
          AlexAlex

          Interessante, minha workstation custou uns 19K € e, incrivelmente, Gentoo/Linux é o que roda nela.

          1. Avatar de PTZulu
            PTZulu

            19 mil? Tens certeza que são 19 mil ?

        6. Avatar de nitrofurano
          nitrofurano

          a primeira coisa que eu faço num mac é instalar linux, logo no primeiro dia – e conheço montes de pessoas que também o fazem

        7. Avatar de Tulio
          Tulio

          A Microsoft tem mais de 20% de ações da Apple e usa Linux. Como fica?

    2. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      Talvez não, quando se é desenhado para ele um sistma específico. E por isso o usuário tem a opção ou não de comprar esse portatil.

      1. Avatar de P
        P

        Não é assim que funciona. Mas existem formas de contornar esse problema, dizendo, por exemplo que é um bug no sistema, o qual eles não são obrigados a corrigir com rapidez

      2. Avatar de Luis
        Luis

        discordo totalmente! Percebo que não se preocupem em facilitar a instalação, é como comprar um carro a gasolina e esperar que possa ser facilmente convertido a electrico. Mas daí a activamente dificultar o processo vai uma distância grande. Um pc, antes de ser windows ou macOs ou linux é um instrumento de trabalho

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Onde é que está a dificultar activamente o processo? É suposto ficar com o mesmo hardware até ao “fim dos dias” só para não entrar em conflito com uma versão dum sistema operativo mantido por outros, que pode ser actualizado e tornado compatível?

        2. Avatar de Marco
          Marco

          por ser um instrumento de trabalho é que é importante escolher bem antes de comprar, e saber se aquele instrumento faz o que realmente queremos.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      O que é que seria proibido? A Apple não impede que sejam instalados outros sistemas operativos, o Linux é que actualmente não é compatível com o hardware.

    4. Avatar de APereira
      APereira

      Continuas a poder instalar, no entanto a marca nao é obrigada a dar suporte para o seu hardware para o sistema operativo que quiseres instalar.

      Eles basicamente podem nao dar suporte ao sistema operativo, impossibilitando o mesmo de ser usado na maquina.

    5. Avatar de PTZulu
      PTZulu

      Então apple google e microsoft já andavam na falência em processos pelos utilizadores:
      Android não pode por iOS, ou WM;
      iPhone não pode Android ou WM;
      WM não pode Android ou iOS.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Smartphones sao a mesma coisa que computadores/portáteis.
        E mesmo assim em alguns androids é possível instalar o WM

  2. Avatar de Jorge P.
    Jorge P.

    “Os novos MacBook eram as máquinas mais esperadas dos últimos anos”
    Really? -_-‘

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      sempre textos influenciadores, a maça deve pagar bem

    2. Avatar de Noggizky
      Noggizky

      O pessoal que quer andar a fazer reviews ja estava casado de nao ter um Mac novo para fazer reviews. Mas havia tanta coisa para fazer que so queriam reviews de Macs. Quanto a serem maquinas mais esperadas eu fiz upgrade de maquina no verao nao estava a espera de nada… mas quando vem sera sempre bem vindo

    3. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      really.

    4. Avatar de Amilcar Alho
    5. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Para mim eram. Esperava uma máquina com performance acima da média e placa gráfica igualmente impressionante.

      Uma placa gráfica decrépita e um máximo de 16GB é muito pouco para o preço pedido. Infelizmente vou ter de me virar para um portátil com Windows cuja principal característica seja a performance e não a autonomia.

      1. Avatar de Jorge P.
        Jorge P.

        Andei a dar uma olhada ao XPS da Dell. Tem muito potencial (se bem que o preço também não é baixo)

  3. Avatar de Noggizky
    Noggizky

    Opa… isso sim uma falha muito grave. Pior do que aquela mariquice do touch bar e tão má como não ter portas USB normais, MagSafe e HDMI (sem o memory card Ok.. passa). Arrangem-se com isso num update porque normalmente eu gosto de ter linux nos computadores Apple. Senao… arragem maneira num bootcamp qualquer.

    1. Avatar de Prof. Pasqualle
      Prof. Pasqualle

      Arranje-se, Arranjem-se… com J “Jota”, por favor….

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Arranjem 😉

      1. Avatar de Noggizky
        Noggizky

        😀 Herrar é umano 😀 mas obrigado pela correção

  4. Avatar de Chico
    Chico

    Um problema? Tao se eu compro o Mac porque QUERO!!!!!!!! macosX porque raio é problema?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Comprei mac pq quis e gosto muito do portátil, mas tb é verdade que gosto de experimentar uma distro ocasionalmente

      1. Avatar de LM
        LM

        VirtualBox, não perdes nada 🙂

        1. Avatar de PilotEyes737
          PilotEyes737

          Parallels, funciona melhor!

          1. Avatar de LM
            LM

            Só dei um exemplo 😉

          2. Avatar de Noggizky
            Noggizky

            Melhor onde? Tudo o que for virtual nunca será melhor do que ser nativo

        2. Avatar de Telmo
          Telmo

          Sim, portanto eu compro um portátil e não tenho direito a escolher o sistema operativo. Se fosse a MS a fazer isto, estavam aqui todos a CHORAR.

          1. Avatar de LM
            LM

            E onde é que a Apple ou outra qualquer é obrigada a dar suporte a software de terceiros nos produtos que vende?????

          2. Avatar de Paulinho
            Paulinho

            Tu nao compras um portatil compras um macbook da apple que nada tem a ver com as outras fabricantes que poe um SO que eles querem…se comprares um surface também n tens linux. O mais engraçado é que esta gente protesta e nem usam mac so gostam de bitaites a la tuga. Publiquem sff!

          3. Avatar de Alvim
            Alvim

            Paulinho, tenho um Surface, não tem Linux nativo mas a MS não me proibe de por! E agora?

          4. Avatar de Marco
            Marco

            Alvim, a Apple também não proíbe de pôr outro sistema operativo. Aliás a Apple fornece ferramentas para facilitar a instalação de sistemas operativos alternativos.

  5. Avatar de Patricio
    Patricio

    Mas alguem usa linux? Se nao dessem para instalar windows seria um problema porque algum software pode ser preciso agr linux nem dado consegue mais de 1% de quota mundial

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Não digas “estupidezes”.

    2. Avatar de Erik Perin
      Erik Perin

      Ta maluco? Baseado em que você disse isso?

      1. Avatar de GorilaPod
        GorilaPod

        Quem usa linux? So geeks esses seres estranhos que nem sair a noite ou namorada conseguem ter…espero que o trump acaba com essa raca

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          E com o fim da “raça geek” vem o fim da evolução tecnológica como a conhecemos hoje. Ou achas que foi o Steve Jobs quem criou o primeiro computador pessoal da Apple?

          1. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            quem criou foi o Woz – o Jobs só ajudou a soldar a primeira “fornada” do Apple-I (os que não eram vendidos em kits)

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Assim como grande parte dos servidores web de empresas como a Amazon, Facebook, Google entre muitas outras, até o pplware deve estar a correr sobre linux; muitos dos POS que se vêem nos cafés; servidores de cálculo avançado como é o caso do CERN que usa scientific linux no LHC, etc. etc. etc.

          1. Avatar de Paulo Salsinha
            Paulo Salsinha

            Servidores que n interessam para o caso pois aqui os users sao consumidores e usam windows ou mac…ate um ipad faz mais que linux

          2. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            iOS faz mais que Linux? Podem encerrar a Internet por hoje, o tabaco hoje foi forte…

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            um ipad faz mais que linux? Explica lá isso melhor que não percebi.

          4. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            repara que o GorilaPod está a falar do Linux, que é só o kernel, não do GNU/Linux – e quando vemos que Android vem com kernel Linux, os utilizadores de Linux não são nada poucos

        3. Avatar de andre
          andre

          Bem, realmente nāo consigo ter namorada, também acho que a minha esposa nāo ia achar muita piada 🙂

        4. Avatar de nitrofurano
          nitrofurano

          quando vemos tão frequentemente aqueles de montes de videos, fotos, reportagens, etc., e até pesssoas na mesa ao lado no café, aquela típica interface do Unity (aquela que vem por omissão no Ubuntu actualmente), e são só alguns dos utilizadores de GNU/Linux que usam Unity (eu, por exemplo, muito raramente uso Unity), por aí consegues imaginar que utilizadores de GNU/Linux não são tão poucos assim

    3. Avatar de N'uno
      N’uno

      Frase preocupante…

      1. Avatar de Mario Martins
        Mario Martins

        Ele disse a verdade, não há realmente quase ninguém a usar esse SO. Foi feito apenas para academicos

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Apesar de no mercado de consumo ser diferente, uma grande fatia dos servidores que alimentam a web correm linux. Até o pplware está muito provavelmente a correr sobre linux.

        2. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Que seja pouco usado a nível do consumidor, é a verdade. Que foi criado para académicos, já não. E para informação dos desconhecedores, as raízes do macOS e do Linux são as mesmas: Unix. E a vasta maioria da Internet corre em cima de sistemas Linux.

    4. Avatar de Noggizky
      Noggizky

      Se nao usas tudo bem, nao uses, deixa os outros usarem. Podem ser 2 ou 3 mas temos direito de usar.

    5. Avatar de andre
      andre

      Lol, é mais de 99% de quota mundial tens de certeza em casa vários dispositivos com Linux e nem sabes, e agora com a iot nem se fala

    6. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      deixa-me ver se percebo esta lógica dos “1% de quota mundial”: é bem sabido que há mais utilizadores de GNU/Linux do que de OSX – entretanto, OSX mantém uma quota de uns 5%, e GNU/Linux não passa 1%… faz muito sentido! 😀

  6. Avatar de PL
    PL

    O problema nao esta no MAC mas sim no OS que se pretende instalar, este ainda nao está preparado para reconhecer os novos periféricos.

    Tentem la instalar o Windows 95 no surface!!!
    Não vai nem detectar o disco
    Aconteceu com a passagem do IDE para o SATA e com os SSD

    Sinceramente, já é vontade de falar mal de tudo.
    Quem gosta que compre, quem não gosta … ou não pode comprar, que escolha outra coisa.

    Eu não gosto e não compro, mas não preciso de justificar com queixas parvas.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Ou o problema está no hardware, que não é compatível com os sistemas operativos actuais. Independentemente da perspectiva, que tem sempre dois lados, a verdade é que a mudança ocorreu do lado da maçã, e essa mudança está a limitar as livres opções de cada um.
      A mim não me afecta, pois estou como tu, não gosto e não compro, mas não acho as queixas completamente descabidas.

      1. Avatar de PL
        PL

        Portanto, perante essa teoria estaríamos a correr os sistemas operativos em disco IDE PATA e a usar floppys de 5″

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Ainda não percebi a relação… Isto é redução ao absurdo, certo?

          1. Avatar de PL
            PL

            Certo, perante o teu comentário de que o hardware não é compatível com os OS, a única resposta válida foi reduzir o comentário ao absurdo.
            O hardware sempre avança primeiro e o software aprende a tirar partido das inovações.
            Sempre foi assim.

          2. Avatar de N'uno
            N’uno

            Onde escrevi eu que o hardware não é compatível com os OS nesta thread? Usei um “ou” complementar, não exclusivo, e reforcei a ideia dizendo que a perspectiva tem sempre dois lados…
            Não percebo tanta agressividade, confesso.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Essa não faz qualquer sentido. É o software que se adapta e compatibiliza à evolução do hardware, não é o hardware que tem que ficar parado no tempo para correr uma versão dum sistema. O MacOS e o Windows correm no hardware!

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          O Windows corre pelo bootcamp… Provavelmente a apple optimizou para continuar a conseguir que o windows corresse no mac…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            A Apple escreveu drivers para o Windows, simples, como sempre fez!
            O Windows não corre pelo bootcamp, o bootcamp é uma aplicação no MacOS para facilitar a instalação do Windows com o bootloader da Apple.

          2. Avatar de N'uno
            N’uno

            “É o software que se adapta e compatibiliza à evolução do hardware”
            “A Apple escreveu drivers para o Windows, simples, como sempre fez!”
            Com estas frases disseste tudo. Afinal sempre é o hardware que não é compatível com os SOs actuais, a ponto de necessitar que o fabricante desenvolva os necessários drivers. Quando o fabricante não o faz, a não compatibilidade será responsabilidade do sistema operativo “que parou no tempo”?

          3. Avatar de PL
            PL

            @N’uno
            As impressoras térmicas da Zebra não tem suporte para OSX
            Ninguém se queixa, simplesmente compra outra marca.
            Tenho aqui uma placa de rede Wi-Fi para USB que não tem Drivers para Win10 (so XP) e uma eth com HUB USB3 que só tem drivers para win10 não suporta MAC ou MSDOS ou winPE

            Cada um tem de ver se o que está a comprar se adapta ao que precisa.
            O fabricante não é obrigado a gerir drivers para todos os OS ou distros.

            Eu não gosto do Mac Pro, acho pesado, grande y agora sem portas piorou, se compro um portátil é para transportar, e não preciso do Mac Pro para o trabalho que faço.
            De qualquer forma existe gostos para tudo e tenho um colega que adora o Pro.
            Quanto a portas, imagino que em pouco tempo muitos periféricos passam a trabalhar com usb-c e resolve o problema das portas.

            De resto estes ataques estupidos aos Apple, MS, Google, etc, usando as palas nos olhos dos fanboys já são demais
            Perde-se à vontade de intervir e passar só a consumir

          4. Avatar de Marco
            Marco

            N’uno, mas que panca que tens! Como é que tu queres correr e usar um sistema em nova tecnologia sem criar novos drivers ou extensões de kernel? Se há coisa que fica provada é que é o software que tem que acompanhar o hardware, não é o desenvolvimento de hardware que fica preso a uma versão dum SO! Se não queres novo software então muito dificilmente terás como usar novo hardware, isto é, o que defendes é ficar parado no tempo.
            A Apple nunca desenvolveu drivers Linux para os Mac, isso fica a cargo de outras pessoas interessadas em acompanhar o hardware que foi criado, coisa que é comum acontecer com o Linux e vários outros sistemas operativos noutras máquinas, não é de agora ou exclusivo dos Mac.

          5. Avatar de N'uno
            N’uno

            Eu nunca questionei a necessidade de criação de novos drivers, nem defendi que o hardware parasse no tempo. E nenhum hardware tem de facto que acompanhar software, mas quando os dois não casam, nada funciona. No caso de um SO o tema é mais grave. Obrigação nunca têm, podem é ter interesse, ou vantagem nisso. Onde é que está a “panca”?

          6. Avatar de Marco
            Marco

            A tua panca é dizeres que o problema é do hardware e que é o hardware que não é compatível quando é o software que tem que se compatibilizar com o hardware!
            Nada funciona? Há pelo menos dois sistemas operativos com suporte pela Apple! O que é que tem de grave em não fornecer drivers para Linux? Também não tem para FreeBSD, nem para outras versões mais antigas do MacOS ou Windows, etc! Pela tua forma de pensar teria que o fazer também para todos os outros!

          7. Avatar de N'uno
            N’uno

            Cada um vê o tema como quer. Um hardware que não se preocupa em desenvolver drivers para os SO actuais, para mim, é um problema sim. Desses eu não compro. É demasiado futurista e limitativo para o meu gosto. Não consigo perceber onde está a “panca” nisso, mas não vou comentar mais. Já transmiti o meu ponto, acho, apesar de recear não me ter feito entender.

          8. Avatar de Marco
            Marco

            ” Um hardware que não se preocupa em desenvolver drivers para os SO actuais”?
            Desde quando é que é o hardware que desenvolve drivers?
            Conheces algum fabricante que desenvolva drivers para todos os Sistemas Operativos actuais?
            Não consegues perceber? ” o problema está no hardware”!!! Se a questão afinal era drivers, o problema nunca seria o hardware, mas a falta de drivers! E tendo em conta que isso é um problema comum com o Linux…

          9. Avatar de PL
            PL

            N’uno
            O hardware tem drivers para os SO mais recente, funciona bem no macOS Sierra.
            Se queres correr Linux no hardware pede que a próxima distro tenha suporte … e reza.

            Mas não entendo onde isso seja um problema do hardware ou como alguns dizem … bug da Apple.

            Eu não consigo usar a placa de rede Wi-Fi do meu surface quando arranco a partir do freeDOS, tenho de ter uma eth via USB … será um bug da Microsoft no surface Pro 4???

          10. Avatar de N'uno
            N’uno

            Marco e PL, não vale a pena. Notoriamente não perceberam o que escrevi. Nada do que argumentaram por aqui abaixo vai contra o que escrevi. Aliás, o assunto divergiu para temas que não introduzi.
            Eu falei dos dois lados da perspectiva, das limitações que a resultante incompatibilidade implica e do facto de não comprar. De resto, eu acompanhei todas as versões do Windows e de muitas distros, por isso não me venham explicar as dificuldades pelas quais passou a evolução do linux, pf. É por isso que não podemos usar argumentos do passado, pois nada têm a ver com a actualidade. Reduzir o linux aos servidores, activos de rede, dispositivos IoT, sistemas embebidos, smartphones, etc, faz cada vez menos sentido, pois no “consumo” está cada vez melhor. Nos desktops ainda temos algumas guerrinhas sem sentido, e se querem a minha opinião, que pelos vistos vale pouco, auguro um futuro pouco risonho para entidades que dificultam a liberdade de opção. O hardware está cada vez mais a tornar-se uma commodity.
            Há sistemas onde aceito que haja especificidades que intrinsecamente retiram flexibilidade para mudar, mas num portátil é algo que me recuso a aceitar. Teria que ser um portátil super especial de corrida, e mesmo assim teria que ter argumentos muito fortes para me convencer a um matrimónio “para todo o sempre”. E não vejam estes argumentos limitados apenas ao linux. É uma questão de princípio. Mas felizmente há linux!

          11. Avatar de Marco
            Marco

            N’uno, e tu percebeste o que disseste e o que te disseram? Não disseste que o problema era o hardware?
            O problema de drivers do Linux com muitos novos componentes continua a existir, são outros sistemas a ter a prioridade no desenvolvimento e o Linux tem que esperar algum tempo, por isso não é um argumento do passado é a realidade.
            Liberdade de opção? A Apple não impede o hardware de correr com outros sistemas. Quem quiser Linux terá que esperar por uma versão compatível ou dar-se ao trabalho de criar as drivers.

          12. Avatar de N'uno
            N’uno

            Marco, percebi, e por isso escrevi o que escrevi no post anterior. Eu não disse que o hardware é que era o problema, disse que hardware que não casa com software é um problema, de duas perspectivas, e até referi ser um problema para mim. Agora, repito, não escrevi que o hardware é que era o problema… Que mais é preciso para fechar este tema que de tema já nada tem?

          13. Avatar de Marco
            Marco

            N’uno, não disseste que o hardware era o problema? Está lá logo no teu primeiro comentário! E continuaste a teimar nesse sentido ao reclamar que era o hardware que não era compatível, quando são os sistemas operativos que se têm que adaptar a novo hardware.

          14. Avatar de N'uno
            N’uno

            Marco, eu transcrevo a parte relevante desse comentário:
            “Ou o problema está no hardware, que não é compatível com os sistemas operativos actuais. Independentemente da perspectiva, que tem sempre dois lados, a verdade é que a mudança ocorreu do lado da maçã, e essa mudança está a limitar as livres opções de cada um.”
            Não estou a ver nesta transcrição nenhuma afirmação que afirme taxativamente e em defesa acérrima que o hardware é sempre o responsável. Começa com um “ou”, e corresponde a uma das duas possibilidades da causa do problema, em resposta ao post que afirmava, esse sim, que o problema era do software. A discussão depois é que se desviou para o tema mais conceptual e algo religioso. que envolve as responsabilidades da maçã, ilustrado de muitas formas. Eu não compro estas guerras, e de facto não valia a pena ter-lhes dado continuidade.

          15. Avatar de Marco
            Marco

            N’uno, mas queres enganar quem? Por acaso propuseste alguma alternativa a essa afirmação, não foste tu a fazer essa afirmação, não foste tu a continuar com essa veia de raciocínio insistindo que era o hardware que não era compatível com o Linux, quando são os sistemas que têm que se adaptar a novo hardware com novas drivers?

          16. Avatar de N'uno
            N’uno

            Marco, esquece. Eu não quero enganar ninguém, nem estou aqui para evangelizar ninguém. Defini mais do que uma vez o meu ponto, mas se não querem aceitar estão no vosso direito. Certo é que não vale a pena discutir o sexo dos anjos, o diz que disse e que não disse, por isso este será o último post que escreverei nesta thread.

          17. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            estou tão satisfeito com o rEFInd, que nem sei o que é isto do bootcamp! 😀

    2. Avatar de Joao V.
      Joao V.

      Que confusão fizeste para ai.. Então agora um OS é um periférico? O problema dos SATA/IDE aconteceu no XP, e dependia da bios e da propria versão do windows a instalar (sp1 ou 2).

      1. Avatar de PL
        PL

        João, leía com atenção o que escrevi, nunca chamei o OS de periférico e quanto ao comentário do XP o sp2 só apareceu mais tarde, mas o problema foi comum com outros sistemas operativos e periféricos

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Esquece lá isso, daqui a nada vem o pessoal reclamar que nao consegue instalar Windows 3.1 no Surface.

      Oh wait… nao vem reclamar porque nao é Apple.

      1. Avatar de GorilaPod
        GorilaPod

        Exacto…este pessoal que reclama NAO USA macbok, e quem compra mac quer la saber do linux para alguma coisa…arranjem emprego e deixem de criticar a Apple.

        1. Avatar de nitrofurano
          nitrofurano

          compro Macs, instalo GNU/Linux logo no primeiro dia, e até recomendo a todos os utilizadores de Macs que façam o mesmo – não sei onde está o problema nisso

        2. Avatar de Alvim
          Alvim

          Por acaso só existe uma comunidade com mais de 300mil utilizadores por trás desse mesmo conceito, comprar portáteis/equipamentos potentes/capazes, tirar o S.O. que não presta (iOS) e instalar coisas a sério (Linux) e por isso descobrirar e daí a noticia. A Apple paga para dar desculpas por eles? Pode comentar?

          1. Avatar de Maria Leal
            Maria Leal

            Há 300 mil pessoas a tirar o iOS de computadores? Em Marte, certo?

  7. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    É Linux basta corrigir os problemas no código, compilar e instalar. É essa a beleza do Open Source, nao é necessário estar á espera que a Apple corrija.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      A Apple não tem que corrigir nada. O hardware funciona com outros sistemas, é o Linux que tem que ser actualizado com drivers para o novo hardware.

  8. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Mas gastam um dinheirão num portátil com hardware ultrupassado para depois lhe instalar outro SO?

    1. Avatar de Chico
      Chico

      Oh homem, ultrapassado é o sistema operativo que usas. Quero lá saber que tenhas um mega rápido…super computador. Tens um sistema operativo da pré-historico.

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Chamar o Windows 10 pré-histórico, quando faz o mesmo que um mac e ainda mais que isdo

      2. Avatar de Tropa Todos
        Tropa Todos

        Ah! Ah! Ah!
        Aproveita, que a falta de visão ainda não paga imposto…

      3. Avatar de Tuben
        Tuben

        E só o hardware de um pc de 600 euros, metendo windows nem o fifa 14 corre

    2. Avatar de APereira
      APereira

      É pena que ignorancia nao pague imposto…

      Esperemos que o Trump venha com essa lei.

      Nunca usaste mas dizes que é mau baseado no que o vizinho(que leu uns tutoriais sobre como escrever no word leu na Internet e até consegue ver filmes pirata) te disse.

  9. Avatar de ze
    ze

    a maior queixa devia ser $2800, com ou sem bugs!
    e, à excepção do disco, não me parece que os problemas estejam no mac…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      É os $2800 que me leva a duvidar que a pessoa tenha sequer experimentado num novo MacBook Pro. Os modelos que poderiam chegar a esse preço ainda não foram entregues.
      Creio que ele apenas pegou nos problemas do Linux com o MacBook de 2015 e extrapolou para o novo MacBook Pro

      1. Avatar de P
        P

        Leste a notícia ao menos? “2016 Macbook pro”. Parece-me que não foi nada do que estás para aí a dizer.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          E tu prestaste atenção ao que disse ou leste o Reddit?
          Os MacBooks Pro de $2800 ainda não tinham sido entregues quando aquilo foi escrito (há 3 dias atrás), parece que os primeiros só começaram a ser entregues hoje.
          Em segundo lugar tudo o que ele apontou foi exactamente aquilo que foi escrito sobre o MacBook de 2015, que tem memória flash diferente destes modelos!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Exacto, quem gasta $2.8k por um portátil com aquelas especificações merece o que depois tem… $2.8k para quê? Somente para poder correr o MacOS X? É pagar um premium que não se justifica sob lógica alguma.

      @Marco, errado, os Macbook Pro começaram a ser entregues aos clientes em geral na 6ª feira (alguns batches, desde finais de Outubro, já tinham sido entregues mas muito poucos e a maioria para reviewers e tech journals), o que confere com a data de criação da thread no reddit.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não Daniel, os MacBook Pro com aquele preço são os modelos com TouchBar e esses só agora é que estão a ser entregues! O modelo sem TouchBar é que já foi sendo entregue, mas esse custa menos do que aquilo!
        E tal como já disse, os problemas que ele aponta são exactamente os mesmos que foram descritos para o MacBook do ano passado, com links sobre o MacBook de 2015. O que é estranho dado que o novo MacBook Pro tem um verdadeiro SSD (como os modelos anteriores) ao contrário do MacBook. Para além de que a questão do “disco” no MacBook em Linux até já foi mais ou menos resolvida.

  10. Avatar de Isheep
    Isheep

    Os novos MacBook eram as máquinas mais esperadas dos últimos anos…Era necessario este comentario, ate perco a vontade de ler a noticia

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Ui temos aqui uma dama ofendida…

      Olha um artigo da Apple, vamos lá inventar um nick que se relacione com o post em questao e depois comentar com coisas que nao fazem qualquer tipo de sentido…isto porque me sinto muito ofendida…

      Qual é o problema do comentário? a maquina era uma das mais esperadas sim… ofendido porque todos se estao a borrifar para quando sai ou nao um novo Lenovo, Asus ou Toshiba?

      Get a life my friend.

  11. Avatar de slowpoke
    slowpoke

    Ao que parece usar a porta USB-C e o WI-FI ao mesmo tempo está fora de questão. Este parece-me um problema mais grave.

    https://www.youtube.com/watch?v=NYVjIjBMx6o

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Ironia das coisas, já li que um dos melhores adaptadores USB-C que existe é o da M$ que acompanha os Lumia

    2. Avatar de P
      P

      Is this real life? XD

    3. Avatar de APereira
      APereira

      O que esta malta consegue inventar…

  12. Avatar de pedrohex
    pedrohex

    quem compra um Mac para instalar Linux anyway???

    1. Avatar de Erik Perin
      Erik Perin

      Seria muito melhor comprar por exemplo um ZenBook e colocar uma distro boa… ai ia levantar voo…
      Sempre achei o hardware da Apple fraco comparado ao preço…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Boa oiada, so geeks usam linux mas esses n interessam para o mercado

  13. Avatar de Luciano
    Luciano

    *… Simplesmente as distros e o bootloader (GRUB) não suportam o hardware da apple.

  14. Avatar de Jesus
    Jesus

    Solução para o problema:
    DELL XPS 13 Developer Edition

    1. Avatar de ad
      ad

      preço? está disponível para o consumidor de casa?

  15. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Tanto quanto eu saiba, quando se compra um hardware: PC, portátil, placa de rede, Bluetooth, etc, sempre se olha se tem drivers para funcionar. que eu saiba na caixa no mac não diz la quem tem suporte para Linux da parte da Apple. até os portáteis normais com Windows (hp, dell, lenovo) não tem sempre suporte para Linux, logo não se pode exigir que funcione qq coisa sem drivers, que no caso do Linux para mac é feito pela comunidade. neste caso de hardware com novas tecnologias, tem que esperar que se faça um kernel que suporte os novos mac.
    Para quem é antigo na comunidade Linux já conhece isso – o Linux trabalha sempre bem em hardware com algum tempo e sempre mal no que sai novo. não vejo onde esta a queixa – querem que façam o hardware a medida do Linux – existe mas, esta mais virado para o lado dos servidores não dos PC’s de consumo. O linux vai ter que evoluir tal como no novo mac é uma evolução em certas tecnologias!

  16. Avatar de vitor
    vitor

    Pplware ganhou. A sério os mais esperados….. Ahahaha….

  17. Avatar de Janito
    Janito

    Por um lado penso que quem tenciona instalar e usar apenas linux numa máquina, não vai comprar o novo MacBook com esse fim em mente

  18. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não vejo o stress. A Apple fabricou um novo hardware e nenhuma distro de Linux ainda o suporta. A Apple não tem obrigação nenhuma de se mexer para outros SO já que eles fabricam um SO e hardware, um para o outro. Um smartphone desenhado para Android tem alguma obrigação de ser compatível com W10M ou iOS? Claro que não.

    1. Avatar de Tuben
      Tuben

      Fabricou?? Sabes que o hardware não é dela não sabes, e hardware que se arranja em qualquer lado, sendo da intel, amd, e por aí, nem sabem o que dizem, esse hardware e hardware de um pc de 600 euros

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O SSD é da Apple, o TouchBar usa processadores da Apple, o mecanismo do teclado é desenho da Apple, a integração de peças é pela Apple, etc.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Mexeu-se para outros SO, ou só não se mexeu para distros Linux? É que se tiver preterido uns e não outros está a pisar um risco eticamente discutível, para além de que ninguém gosta de se sentir limitado. E a coisa é muito visível… O smartphone é daqueles que não se mexeu para nenhum, logo não é tema.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Eticamente? Então um fabricante deve ser obrigado a dar suporte a todo e qualquer Sistema Operativo que exista, tenha existido ou venha a existir?
        Estás tão focado no Linux que nem reparas que há outros SO que ficam de fora! Corre OS X Snow Leopard? Não! Corre iOS? Não! Tem suporte para Windows 7? Não! Tem suporte para FreeBSD? Não! etc, etc!

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Meu caro,
        Eles “sempre” suportaram MacOS e Windows mas nunca suportaram Linux…

        Qual é a dúvida?

        Eticamente dispotível? Porque? Porque se nao suportarem o sistema operativo X ou Y passam a ser racistas?
        Sabes que durante anos e anos a fio eram poucas as marcas que disponibilizavam drivers para Linux nao sabes?O hardware funcionava simplesmente com drivers legacy que eram desenvolvidos por outros e que nem optimizados eram.

        Como te disseram acima, que panca.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Eu devo falar chinês. Onde foste buscar a “dúvida”? O “eticamente discutível” refere-se ao novo hardware (tópico em discussão) e não ao hardware de todos os tempos. Para além de que estratégias passadas ao passado pertencem. É absurdo comparar o presente com o passado nesta questão.
          É eticamente discutível porque revela uma prática comercial duvidosa, que não te conta a história toda.
          Ainda ninguém me conseguiu explicar essa da “panca”, mas também não vou ficar à espera. Aqui julga-se depressa demais, e eu já esgotei o assunto.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            Pratica comercial duvidosa porque?

            Está complicado perceber…

            O hardware usado no novo Macbook Pro é novo, hardware que até agora mais nenhuma ou poucas marcas usam…logo nao há drivers para esse mesmo hardware disponiveis para todos os sistemas operativos.

            Ora… A Apple decide lancar o equipamento com esse mesmo hardware cria drivers para os sistemas operativos suportados por eles (Windows e MacOS)…

            Sao obrigados a suportar Linux? Nop…
            Passa a ser bom ou mau o hardware por isso? Nop.

            Entao tambem o facto de nao suportarem oficialmente Linux com iPhone é duvidoso?

            E a Microsoft que nao tens Microsoft Office para Linux? É duvidoso…

            E a minha vizinha que nao deixa o vizinho do outro lado da rua a comer? É duvidoso…

          2. Avatar de N'uno
            N’uno

            “Amigo” Salsinha, nesta altura devia descer o nível e partir para o insulto, para ajustar a minha linguagem à vossa. Não o farei, mas não posso deixar de achar piada às infundadas inferências depreciativas! Não te vou dizer que tipo de barraca tenho e onde se localiza, nem quantos computadores e sistemas operativos possuo. Mas a avaliar pela tua linguagem não terei certamente menos que tu, diria.

          3. Avatar de APereira
            APereira

            Quando era miudo na falta de argumenros ganhava o que tivesse mais primos e irmaos, parece que hoje se avalia pelo numero de devices …

            epah ja la vao uns bons 20 anos desde entao…ja nao participo nessas medicoes de pi—–

          4. Avatar de N'uno
            N’uno

            APereira, a minha resposta ficou descontextualizada, pois o post do Salsinha a que respondi deve ter sido censurado e, como tal, removido. Assim parece mal, concordo.

          5. Avatar de APereira
            APereira

            Ok agora percebi o porque de referir Salsinha… antes disso nao tinha percebido.

  19. Avatar de Ricardo Wong
    Ricardo Wong

    A estratégia de marketing da Apple não é vender hardware com seu software , e sim a ilusão que vende “experiência de uso” .

    Ilusão sobre algo subjetivo, que justifique ao fã da marca pagar mais caro pelo produto da Apple .

    Se tiver como instalar o Linux, pode-se comparar o desempenho e qualidade do hardware Apple com outros fabricantes, como a Asus , Dell, HP , usando o mesmo software , evidencia como são exageradamente caros pelo que oferecem ao utilizador.

    O fato é que pelo preço dos produtos Apple, se consegue comprar produtos muito melhores, só não serão um argumento nem “passaporte” para comunidade de fãs .

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      só compra quem quer… ninguém obriga a nada. alem disso o estilo/status paga-se.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      lol, a necessidade de teorias de conspiração é tal que nem reparas que a Apple suporta a instalação do Windows.

  20. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Tanto quanto eu saiba, quando se compra um hardware: PC, portátil, placa de rede, Bluetooth, etc, sempre se olha se tem drivers para funcionar. que eu saiba na caixa no mac não diz la quem tem suporte para Linux da parte da Apple. até os portáteis normais com Windows (hp, dell, lenovo) não tem sempre suporte para Linux, logo não se pode exigir que funcione qq coisa sem drivers, que no caso do Linux para mac é feito pela comunidade. neste caso de hardware com novas tecnologias, tem que esperar que se faça um kernel que suporte os novos mac.
    Para quem é antigo na comunidade Linux já conhece isso – o Linux trabalha sempre bem em hardware com algum tempo e sempre mal no que sai novo. não vejo onde esta a queixa – querem que façam o hardware a medida do Linux – existe mas, esta mais virado para o lado dos servidores não dos PC’s de consumo. O linux vai ter que evoluir tal como no novo mac é uma evolução em certas tecnologias!

    1. Avatar de APereira
      APereira

      “Para quem é antigo na comunidade Linux já conhece isso – o Linux trabalha sempre bem em hardware com algum tempo e sempre mal no que sai novo. não vejo onde esta a queixa – querem que façam o hardware a medida do Linux – existe mas, esta mais virado para o lado dos servidores não dos PC’s de consumo. O linux vai ter que evoluir tal como no novo mac é uma evolução em certas tecnologias!”

      Epah Paulo, toma lá o meu Like e um Abraco!!

      Obrigado por teres explicado isto a ver se a malta percebe….

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        O pessoal é sempre do contra, é perca de tempo tentar explicar.
        Havia de ser bonito a Apple ou outro fabricante a desenvolver drivers para as dezenas de S.O que existem.
        E para mais existem bons portáteis já com Linux instalado.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        o problema e serem cegos e nao quererem sequer perceber.

      3. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        “querem que façam o hardware a medida do Linux – existe mas, esta mais virado para o lado dos servidores não dos PC’s de consumo” – ignorar System76 não é justo… tudo bem que eles teimam em insistir com nVidia, mas não tenho ouvido falar de muitas queixas do que eles tem feito

  21. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É muito simples para quem não aprecia a futilidade: linux num clevo e bate o mac anytime anywhere. É para quem aprecia bife do lombo… Haja gito lololol

  22. Avatar de Marco
    Marco

    existem portáteis bem melhores para correrem linux tais como: Dell xps 13 ou 15, Lenovo x1. E vao comprar um mac para correr linux?

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      É do mais estúpido que pode haver, de facto, até porque se encontram bons portáteis para o efeito. Mas há malta para tudo, e vendo bem, um mac com linux tem o “status” da maçãzinha luminosa e a funcionalidade de um linux…

    2. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      Dell e Lenovo também duram 10 anos ou mais?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        duram, principalmente as gamas profissionais, muitos deles ate tem certificação militar vê lá tu.

  23. Avatar de Cesar Correia
    Cesar Correia

    Podiam me dizer qual é o objetivo de comprar um Macbook Pro para instalar o Linux? Com um PC de para aí 500 euros não se teria praticamente o mesmo resultado?

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Não. Mesmo não sendo fã ou adepto da Apple, temos que admitir que o hardware deles é robusto e bonito. Podendo ter o melhor dos dois mundos (hardware e software) porque não?

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Talvez seja mais bonito. Quanto à robustez não discordo, mas não acho suficientemente diferenciadora. Há bons equipamentos, talvez não tão bonitos, mas com especificações e robustez semelhantes, ou até superiores nalguns casos. Não custam é 500€!

        1. Avatar de APereira
          APereira

          E aí entramos no terreno em que afinal os produtos da Apple nao sao assim tao caros quando o pessoal quer dizer.

      2. Avatar de Alvim
        Alvim

        Robusto é como quem diz, procura por Louis Rossmann no Youtube e vê a robustez e “características” do hardware desmistificadas.
        iOS nunca pode ser um bom sistema operativo se está completamente fechado.. para designers, editores de vídeo ou “visualizadores de Facebook” é mais que suficiente mas para trabalhar? Não… É para mostrar “status”. A mim mostra menos 1500+€ a menos na carteira e capacidades informáticas limitadas.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          iOS? Os Mac não usam iOS, usa MacOS, longe de poder ser considerado um sistema completamente fechado.

        2. Avatar de YaBa
          YaBa

          Robusto no sentido de não ser aquele plástico ranhoso dos Acer ou Lenovo 🙂
          De resto, completamente de acordo contigo.
          É só status, tenho encontrado muita gente que compra Apple e instala Windows.

  24. Avatar de sakura
    sakura

    lol …. no linux no Esc. ….. lol…. firmware da apple devia soportar o tc, . tenho pena a MS que vai dar suporte a apple, mas …………$$$ a apple é da MS.
    os macs pro s eram Exelentes maquinanas.
    hoje ….. nei sei o que dizer.
    surfacebook. but no ios talver vn,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    a apple tem que mudar arm não é o camilho.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      quando tiveres coragem para escrever em português avisa!

  25. Avatar de André
    André

    Não entendo bem para quê comprar um MacBook e instalar-lhe Linux! Existem dezenas de opções tão boas ou melhores para usar com Linux, e quem compra um Mac parece-me que é não só pelo hardware, mas mais que tudo pela combinação desse hardware com o sistema operativo. Mas cada um sabe de si…
    Vou comprar um iPhone e queixar-me que não lhe posso instalar android…

  26. Avatar de nitrofurano
    nitrofurano

    uma dúvida: algumas queixas falam de grub, mas nada de refind (que é uma maravilha para o dual-boot, dispensa totalmente o grub) – alguém sabe de alguma coisa?

  27. Avatar de AhETal
    AhETal

    “apresentando máquinas únicas e que conquistaram o mercado”

    Podem por favor mostrar os factos que se basearam para tecer esta afirmação? Digo isto apenas porque continuam com uma minúscula percentagem do mercado, as vendas foram “Ok” na semana de lançamento, mas já cairam a pique, levando até a Apple a cortar na produção.

    Mas para afirmarem tal coisa devem ter dados onde se apoiaram e não só fanatismo. 🙂

    Melhores cumprimentos

  28. Avatar de Filipe Rosa
    Filipe Rosa

    Enquanto não existir suporte por parte do linux para componentes ligados por SPI suponho que seja possível utilizar rato e teclado externos e fazer boot do linux a partir de um disco externo. Alguém confirma?