iPhones e iPads vêm agora com rótulos energéticos da UE

6 Comentários

Tal como havíamos informado, para nós, europeus, o site da Apple traz, a partir de agora, uma informação importante nas páginas dos iPhones e iPads: pequenas etiquetas coloridas que classificam cada modelo segundo critérios de eficiência energética, durabilidade e reparabilidade.

Imagem iPhone com rótulos energéticos


Esta alteração não foi iniciativa da Apple, mas sim o cumprimento de um novo regulamento europeu que acaba de entrar em vigor.

O que nos dizem estes rótulos energéticos?

As novas etiquetas atribuídas pela UE avaliam os dispositivos com uma classificação que vai de A (melhor) a G (pior), com base em vários critérios, incluindo:

  • Eficiência energética por carga
  • Ciclo de vida útil da bateria (número de ciclos de carga completos)
  • Reparabilidade (facilidade de substituição de componentes)
  • Resistência à água e ao pó (índice de proteção IP)
  • Resistência a quedas
  • Autonomia por carga (tempo de utilização por ciclo completo)

Estas etiquetas são agora visíveis nas páginas de produtos da Apple nos países da UE, através de um ícone colorido junto à descrição dos dispositivos.

Ao clicar nesse ícone, o utilizador tem acesso à etiqueta completa.

Também estão disponíveis na secção ambiental das especificações técnicas de cada produto e em formato PDF detalhado, com dados adicionais como:

  • Capacidade da bateria em mAh
  • Resistência a riscos (baseada na escala de Mohs)
  • Anos mínimos garantidos de atualizações de segurança

Além disso, a Apple passará a incluir uma versão impressa da etiqueta energética dentro da caixa de todos os iPhones e iPads vendidos na UE, em unidades fabricadas a partir deste momento.

A resposta da Apple ao novo regulamento

A Apple publicou ainda um documento técnico de 44 páginas, onde detalha o processo que seguiu para gerar estas classificações.

A empresa afirma que o regulamento europeu contém linguagem ambígua e métodos de teste pouco claros. Por isso, explica que:

Algumas das métricas presentes na etiqueta energética são influenciadas por interpretações diferentes feitas por fabricantes e laboratórios de testes. Em certos casos, optámos por baixar voluntariamente a nossa própria pontuação, por precaução, e para evitar interpretações divergentes.

Por exemplo, segundo a Apple, os modelos atuais do iPhone teriam direito à classificação máxima (A) em eficiência energética. No entanto, a marca decidiu atribuir-lhes apenas a classificação B, para prevenir eventuais penalizações por parte de laboratórios independentes que possam interpretar as normas de forma diferente.

O mesmo se aplica à classificação de resistência a quedas. A Apple manifesta reservas quanto à validade dos testes padronizados da UE, referindo que variáveis como o tipo de madeira ou de aço usados nas superfícies de impacto afetam significativamente os resultados, tornando-os pouco representativos do uso real.

Conclusão

Com estas novas etiquetas, os consumidores europeus passam a ter acesso a informação mais transparente sobre a performance ambiental e estrutural dos dispositivos móveis.

Apesar das reservas, a Apple cumpre o regulamento e procura influenciar positivamente o seu aperfeiçoamento futuro.

O objetivo da UE é claro: promover a sustentabilidade, facilitar a escolha informada e incentivar fabricantes a desenvolver produtos mais duráveis, eficientes e fáceis de reparar.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não é uma medida boa nem má mas é triste ver que a única coisa que a UE sabe fazer é regulamentações sem grande interesse. Etiquetas, palhinhas de papel e tampas agarradas às garrafas… Enfim.

    1. Avatar de X
      X

      E no entanto somos os mais felizes a nível mundial.

  2. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    “Por exemplo, segundo a Apple, os modelos atuais do iPhone teriam direito à classificação máxima (A) em eficiência energética. No entanto, a marca decidiu atribuir-lhes apenas a classificação B, para prevenir eventuais penalizações por parte de laboratórios independentes que possam interpretar as normas de forma diferente.” Esta agora. Eu tenho o iPhone 16. Deixem lá os laboratórios independentes, só faltava essa. Agora o iPhone 16 está com a letra B no rótulo energético em vez de estar com a letra A, com o melhor nível ?? Fogo, não dá para acreditar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      As minhas tvs são todas G e isso é sinónimo da sua qualidade

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Acho que no parlamento europeu está-se a discutir a proibição das TVs com categoria G… a 8k se isso for para a frente não vão ser vendidas na UE… acho um exagero!