iPhone 7 – O que acontece se o Botão Home falhar?

72 Comentários

Como é sabido o botão principal dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus deixou de ser “mecânico” e passou a ser, basicamente, um ecrã com uma tecnologia Taptic Engine, ou melhor, existe agora uma tecnologia de vibrações hápticas que dão a sensação ao utilizador que está a receber um feedback mecânico de um botão.

Claro que a Apple sabe que este sistema não é infalível e pode dar, nalgum momento, um erro. Será que o iPhone fica sem forma de o controlarmos?

pplware_botao_home_problemas03


Este assunto não é propriamente novo (nem mesmo o problema reportado há uns dias) mas traz uma carga importante de informação adicional. A Apple está a dotar o iPhone de tecnologia sensitiva, abandonando partes mecânicas e substituindo por electrónica pura e dura. Mas será que funciona enganar os sentidos do corpo humano? Ao que parece, funciona muito bem e estão a ser alargados os dispositivos a receber tal tecnologia. Desde os smartwatches aos iPhones, esta é uma tecnologia que veio para ficar.

 

Antes de mais, o que quer dizer ter um motor háptico?

Consultando o manancial de informação web, é fácil perceber que o adjectivo háptico significa “relativo ao tacto” é sinónimo de táctil, logo a introdução deste mecanismo quer dar a entender aos “sensores” do corpo humano que aquele “botão” desempenha uma acção táctil, é sensível ao toque. O motor que a Apple introduziu no iPhone 6S, para simular o impacto de clicar no ecrã e ter uma dimensão nova de menus, o chamado 3D Touch, veio alterar o hábito mecânico para uma realidade diferente, baseada na percepção.

Com a introdução do iPhone 7, a Apple acabou com o mecanismo de clicar mecanicamente substituindo-o por um botão sólido, sensível à pressão, usando o tal taptic engine.

A programação que controla o motor que produz a tal sensação háptica está profundamente integrada no iOS 10, de tal forma que o iPhone 7 é capaz de oferecer automaticamente uma solução temporária quando o seu software de diagnóstico detecta que a tecnologia está a dar problemas.

pplware_botao_home_problemas01
Imagem que o membro ‘iwayne’ do fórum MacRumors partilhou

Esta informação agora disponível surgiu graças a um membro do fórum da MacRumors que partilhou uma imagem que mostra, no ecrã de um iPhone 7, a indicação de um recurso para uso do Botão principal no próprio ecrã, uma vez que o dispositivo a prestava problemas. Estes surgiram depois de o iPhone se ter desligado por ele próprio quando estava a carregar, tendo o mecanismo háptico começado a funcionar mal.

Esta informação que agora circula poderá dizer-nos que a Apple se “defende” de alguns problemas que acontecem, principalmente quando o iPhone tem aqueles “congelamentos esporádicos” que, anteriormente, um clique no botão Home solucionava. Agora com um “botão virtual” poderá haver a solução de o substituir por… outro virtual, no ecrã (uma opção que todos sabemos que já existia nas opções de Acessibilidade).

 

Mas este botão poderá tornar-se num problema?

A Apple diz que não, que a taxa de erro deste botão é inferior ao mecânico, contudo, como já referido, este é totalmente dependente do software e a função mecânica que anteriormente era solução para alguns problemas… deixa de o ser. Este não é mais que um “ecrã” com o formato de botão e a Apple poderá já, no icónico iPhone 8, que sairá no décimo aniversário deste gadget, desaparecer totalmente, tornando-se uma funcionalidade integrada no próprio ecrã.

pplware_botao_home_problemas02

 

Reparação do iPhone 7

Ainda há milhões de smartphones Apple espalhados pelo mundo com necessidade de substituição do botão Home tal como o conhecíamos, mas certamente a reparação dos iPhones 7 terão um novo rumo, novos métodos e, provavelmente, menos peças que poderão avariar.

Pese o facto de ser um “botão” virtual é uma área de grande concentração de movimentos. Se avariar, quanto custará reparar?

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A J FILHO
    A J FILHO

    Comprei um Iphone 7 plus nos EUA e depois de 2 dias o bluetooth não funciona mais no carro, já outros relatos deste problema na internet.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Felizmente para ti deve ser um problema de software que vem no próximo patch.

  2. Avatar de Helio Sousa
    Helio Sousa

    Não falha pois é o melhor botão já feito, excelente ideia da Apple. Espero que no próximo iPhone o botão seja o ecra e assim aumentar o ecra reduzindo o bezel

    1. Avatar de LiTO
      LiTO

      Não acho isso muito boa ideia, nem no Android nem no iPhone. Acho que o ecrã deve ser utilizado na sua totalidade para o conteúdo e os botões (ou botão no iPhone) fica melhor à parte. Não vejo a necessidade de gastar espaço em botões estáticos quando podia lá estar mais um bocado de informação.

      Mas isso também é subjetivo, tenho amigos meus que preferem ter os botões no ecrã

    2. Avatar de André
      André

      “excelente ideia da Apple”
      Tens noção da quantidade de smartphones que já existem com “botões” que não passam de um pequeno ecrã no qual só tens que tocar?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Mas não são da Apple, ela teve a ideia de o por no iPhone, que ainda não tinha 😉

        1. Avatar de Valentim
          Valentim

          ja tinha no apple watch

  3. Avatar de int3
    int3

    E se a bateria falhar? :p

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Ligas o carregador e voilá.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        E se estiveres a ouvir música ligado à porta única?

  4. Avatar de Luis Araujo
    Luis Araujo

    O primeiro smartphone que vi com esta tecnologia foi BlackBerry Thunder, dava a sensação que estávamos a carregar numa tecla, perguntava porque outras marcas não utilizavam esta tecnologia.
    Não estou a falar do 3d touch, mas sim tecnologia de vibrações hápticas. sim a blackberry usou esse tipo de tecnologia faz mais de 6 anos.

    Cumprimentos

    1. Avatar de eu
      eu

      Não pode….a Apple é que inova sempre em tudo. Blasfémias.

    2. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Acho que a Blackberry não voltou a usar para outros modelos, por algum motivo será! E a tecnologia que usou nos aparelhos que vendeu não era vibração haptica, era o ecrã inteiro que se movia mecanicamente.

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Era Blackberry Storm, não Blackberry Thunder.

  5. Avatar de fulld
    fulld

    O que acontece é mandar de volta para a Apple mandar um novo lol

    1. Avatar de maurovsky
      maurovsky

      Novo não. Recondicionado.

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Por cá seria um novo!

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Recondicionado meu amigo.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Não! Por cá é novo

          2. Avatar de PilotEyes737
            PilotEyes737

            Que recondicionado? Todos os telemóveis que são enviados para a garantia a Apple manda um novo em folha.

          3. Avatar de APereira
            APereira

            Imagino que voces até tenham trabalhado na assistencia da Apple e tudo…

            Quando envias um telefone da Apple para reparacao, se o problema for hardware o mesmo é substituido por um recondicionado.
            Depois o teu telefone antigo é enviado para fora do pais para depois ser reparado e voltar como recondicionado.
            Desde sempre foi assim, já no tempo da Interlog assim o era e nao faz sentido ser diferente.

          4. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            APereira, quando envias um telemóvel para reparação dentro da garantia, das duas uma ou é reparado ou é trocado por um novo. É isso que a lei do nosso país exige, ficando novamente com 2 anos de garantia.
            É a loja que terá que apresentar ao cliente a opção de fazer a troca por outro aparelho.

          5. Avatar de RazorPT
            RazorPT

            Exactamente, trabalho na apple store, e todos os equipamentos de garantia que necessitam de troca, essa troca e efectuada por equipamentos recondicionado, no caso do iphone 7, por norma são reparados pois mal existe equipamentos novos para venda muito menos recondicionado, mas ja aconteceu em alguns casos, problemas a nivel do botao home, e do sensor de bluetooth

          6. Avatar de Valentim
            Valentim

            vai para holanda

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        Onde? Quando? Dentro da garantia é novo.

        1. Avatar de Pedro Antunes
          Pedro Antunes

          Ingenuamente julgam vocês que é novo. Muitos são recondicionados para não dizer a maioria.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Devias ter cuidado com essas generalizações. Cá no país é novo.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          São recondicionados. Já recebi 3 ao abrigo da garantia e foi o indicado. São como novos, mas recondicionados.

    2. Avatar de Container
      Container

      Trabalhei no service center da Nós e da Meo e posso garantir que todos os iphone são reparados não há troca por novo

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Ah entao a primeira pessoa a ir trocar tambem leva um recondicionado certo?

    3. Avatar de iSheep = null
      iSheep = null

      Se a loja quiser fazer a troca por um novo é da total responsabilidade da loja. Mas o procedimento normal para qualquer das grandes marcas é fazer troca por recondicionado, e só assim não é se for o caso que acima indico. É assim com Playstations, Xboxs, telemóveis, etc.
      Se não querem acreditar, façam uma pergunta a vocês mesmos: o que será que acontece com os telemóveis com defeito que são enviados à assistência técnica?
      Já trabalhei em assistência técnica, tenho muitos amigos ainda a trabalhar nesse ramo (incluindo Apple), e é sempre assim.

  6. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    O botão home do meu 5S já não funciona o click há algum tempo. Tenho usado o assistive touch e quando quero desbloquear carrego no botão on/off e uso a impressão digital. Não quero trocar o botão home porque automaticamente perco a função do touch id. Basicamente é uma porcaria a situação, mas é o há.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Perdes o touch id? Entao, naor recuperas depois?

      1. Avatar de André
        André

        Diz-se que ao trocar o botão home de forma não oficial o Touch ID deixa de funcionar.

      2. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Em caso de substituição do botão é reactivação do TouchID requer que seja feito por um técnico credenciado, pois é um componente de segurança.

      3. Avatar de Rui Cruz
        Rui Cruz

        De toda a informação que reuni cheguei a esta conclusão: cada Touch ID está de certa forma emparelhado com o SoC logo no caso de trocar o botão home o que vier é como se fosse desconhecido para o iPhone e por isso o Touch ID deixa de funcionar, mesmo a parte do home click estando a 100%.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          O que dizes é verdade, o botão está emparelhado. Mas isso não quer dizer que não é possível substituir e reactivar o TouchID. Tenho quase a certeza que se for reparado por um técnico credenciado pela Apple o TouchID irá funcionar, pois fazem novo emparelhamento.

          1. Avatar de Valentim
            Valentim

            ha quem faça reprogramação do mesmo sem ser oficial apple. yutube tem .

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Valentim, estás enganado. O emparelhamento é criptográfico, por isso requer chaves criptográficas que só a Apple tem.

  7. Avatar de Carlos Palito
    Carlos Palito

    Adoro este novo botao…muito melhor que o fisico..

  8. Avatar de Bartolomeu
    Bartolomeu

    “A Apple diz que não, que a talha de erro deste botão é inferior ao mecânico, contudo, como já referido, este é totalmente dependente do software e a função mecânica que anteriormente era solução para alguns problemas”
    O que está aqui em questão não tem nada a ver com dependência de software ou os “congelamentos esporádicos”. Se o botão mecânico falha-se teríamos o mesmo género de problema, e se fosse um problema de software, o botão no ecrã não seria uma alternativa, que ainda mais depende de software.

  9. Avatar de Vitor Jesus
    Vitor Jesus

    “que a talha de erro deste botão é”
    trocar “talha” por “falha”

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Não o corrector tem vida própria no Safari 🙂 é taxa de erro 😉

      Obrigado pelo reparo.

  10. Avatar de eu
    eu

    Então mas…os iPhones têm “congelamentos esporádicos”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim tem, as apps que demoram a serem actualizadas, por vezes, lá longe a longe, acontece sim.

      Por exemplo, no Chrome, esta semana o Messenger do Facebook andou a “bater mal” 😉 mas não só! A culpa não é do Chrome…

      1. Avatar de RF
        RF

        Caro Vítor M. vejam o que está a acontecer.. já que há vários comentários (que nada têm de mal) que foram apagados.. tanto um meu, como um de outro user…… Se for “política” da casa apagar comentários, então agradeço que o digam para deixar de participar.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Há palavras que estiverem no texto levam a isso, nem entendo bem porquê. Uma muito engraçada que tem esse resultado é o nome do nosso querido país

        2. Avatar de Vítor M.

          Não vi nenhum na moderação, pode certificar-se que de facto foi submetido?

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Um 7 com problemas, leva-o lá o quanto artes!

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Sítio errado…

      2. Avatar de Vítor M.

        As apps, por norma, podem ter problemas quando não são actualizadas. Além disso, algumas que dependem ferozmente das notificações, como o Facebook, podem por vezes ter comportamentos mais lentos e obrigar o sistema a tardar em responder. Isso de certeza absoluta que já te aconteceu, o que é muito raro mesmo acontecer é o sistema fazer reboot, muito raro mesmo.

  11. Avatar de Amigo
    Amigo

    Agora os outros dispositivos(no meu caso ipad4) também tem de usar o botão home para desbloquear e antes(ios9) era só fazer swipe no ecrã. Estou mesmo a ver se o botão home estragar fico logo com o pisa papéis. Tenho código de bloqueio para ninguém mexer no ipad.

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Estou arrependido eu ter oferecido o meu 4S, comprei o 6S desligava-se sozinho a tinha alguns risco nos cantos levei-o a Apple e eles disseram que teve uma queda e a garantia foi de vela, troquei pelo 7Plus e agora estou com problemas no botão home, para um telemovél de 900€ poderia ser melhor, ainda não há telemovél nenhum mais resistente que o Iphone 3…

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Um telemóvel novo com problemas, leva-o à Apple o quanto antes.

    2. Avatar de André
      André

      “eles disseram que teve uma queda e a garantia foi de vela”
      Se não foi o caso eu nunca mais comprava um telemóvel a essa marca!

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    a todos os amantes desta máquina podem aderir ao grupo ” iPhone 7 – PT “

  14. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Estão a falar do iphone!!!!??? Então não são perfeitos, cheios de qualidade, bla bla bla cada vez mais me convenço que é desenhado na Califórnia e produzido na china ao mais baixo preço e depois pagamos a patente que vem dentro da caixa!!!

  15. Avatar de Nelson
    Nelson

    Desde que o Steve Jobs partiu para o outro lado, a Apple foi com ele, essa é a verdade… estou a ponderar mudar para os androides com tanta diversidade, com mais potencia e a um quarto do preço…se continuar assim vai ser o mais certo…:(

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Achava que a taxa de erro era menor mecanicamente, mas se a apple diz.
    Eu não troco o meu teclado mecânico por nenhum desses teclados que possam vir a aparecer com esse tipo de sensores que a apple usa no novo botao. Mas o botão está a dar problemas?

  17. Avatar de Alpha
    Alpha

    Mas isto vai ser só para o 7? E para os que têm “botao mecânico”?

  18. Avatar de Liz Cauki
    Liz Cauki

    Comprei recentemente iPhone 7 plus e no transporte dentro da minha bolsa a tela super resistente dele trincou afetando a câmera …. estou super decepcionada com ele…

  19. Avatar de André
    André

    “no icónico iPhone 8”
    Ainda nem saiu e já estão a dizer que vai ser icónico…

    1. Avatar de Vítor M.

      André, pensa um bocadinho. Vá, só um bocadinho sff. Porque será icónico o próximo iPhone?

      É simples, porque faz 10 anos. Verdade?

      1. Avatar de André
        André

        Veremos… Veremos…

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Onde é que na história da tecnologia aos 10 anos de qualquer coisa, faz se algo especial? Ou icónico? A lavagem cerebral começa bem cedo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Essa parte da lavagem deve ser contigo, não me meto. Agora quanto à data, sem dúvida que 10 anos do equipamento com mais vendas no seu segmento, só por si é icónico, seja ele de que espécie for (falando do mundo da tecnologia mais em particular). Mas… não leves a mal, porque a efeméride dos 10 anos nada podes fazer contra isso, o tempo não te pede licença para passar 😉

      3. Avatar de Alpha
        Alpha

        Vamos lá ver se não será um “icónico” upgrade do 7… ou também vai saltar e passar para o 8 ou directamente para o 10? À outra não correu bem, foi um “salto explosivo”.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      “Para o ano é que vai ser!”

  20. Avatar de fulld
    fulld

    Quando se trata de produtos da Apple, nem se pensa duas vezes, é garantia com ele… Demasiado caro para não fazer nada eheh
    Troquei o meu S7 EDGE pelo IP7 e está aqui qualquer coisa de especial 😛
    Não sou fanboy, sou apenas um vira casacas, um ano iphone e no outro Samsung ou outro… mas acabo sempre por gostar mais do iphone, 100% das vezes 😛

    Este botão está muito bem pensado.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Se gostas sempre mais do iPhone porque mudas? Cheira a esturro…