Cuidado, iOS 13.2 faz gestão agressiva da memória e queixas já são muitas

40 Comentários

Apesar de ser recente, a história do iOS 13 não sido pacifica. Desde que foi lançado que os problemas têm surgido e afetam não apenas o iPhone. Vão também até ao iPad e até ao HomePod, onde versões especiais deste sistema correm.

A mais recente versão, o iOS 13.2, está agora a ser avaliada e parece não estar isenta de problemas. As queixas são já muitas e dão conta de que a gestão de memória está constantemente a fechar apps, impossibilitando as apps em fundo e a multitarefa.

iOS memória gestão apps Apple

Um problema grave para quem usa o iOS 13.2

A gestão de memória do iOS é tida como eficiente e muito controlada. Mantém as apps ativas quando não estão a ser usadas, fechando-as apenas quando necessita. Desta forma estas podem ser chamadas novamente sempre que são necessárias, sem qualquer alteração.

Esta nova versão parece ter um problema presente, face ao que tem sido reportado. Os utilizadores queixam-se principalmente que ao alternarem entre apps estas acabam por ser recarregadas e perdem o que tinha, em desenvolvimento.

A gestão de memória não está a funcionar corretamente

Exemplos como o simples responder a uma mensagem durante a visualização de um vídeo do YouTube causa este problema. Ao regressar à app da Google, o vídeo foi perdido e a app está pronta a ser usada, como se tivesse sido aberta nesse momento.

Este cenário é também visto no Safari, onde os separadores estão constantemente a ser recarregados. Este cenário leva a que sejam perdidos todos os dados introduzidos pelo utilizador, tendo este que repetir todos os processos.

Um caso caricato de uma app essencial para alguns

Uma situação ainda mais caricata foi reportada por utilizadores dos Tesla. A app que controla o carro acaba por ser desativada, impedindo que os carros possam ser controlados. Algo tão simples como abrir o carro deixou de ser possível.

Como é normal, a Apple ainda não se pronunciou sobre este problema real e muito incómodo. A solução chegará, como acontece normalmente, com uma nova atualização. Esta será apenas mais uma, no já longo historial do iOS 13.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Por acaso notei que a App do 500px fecha inesperadamente. Acho que deve ser causado por este problema.

  2. Avatar de yamahia
    yamahia

    A culpa é dos developers. O iOS nunca falha.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A culpa é do utilizador que não devia de mudar de apps.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        A culpa é da Apple. Só os fãs é que não percebem.

        1. Avatar de João Sousa
          João Sousa

          A culpa é dos fãs. Só a Apple é que não percebe.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            A culpa é da Apple, todos percebem, só os idiotas é que usam isto para criar discussões! Como se outros sistemas não tivessem também problemas.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    iOS 13 está confuso com muitas coisas. Além dos exemplos dados encontro principalmente na app mail. Mistura os e-mail de pastas diferentes, dá muitas vezes erro de conta, o push nem sempre funciona. Tenho reparado também que a reprodução de vídeos nem sempre é eficaz, seja em que app for! Muitas vezes tenho que recarregar páginas, ou apps para conseguir ver vídeos!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      App de mail está caótica.
      A mim, além de fechar sozinha quando tento fazer reply to all, também acontece muitas vezes é ter um email aberto quando inicio a App, incluindo ter email aberto quis já tinha sido apagado.

      Mas isso já é um problema desde que o ios13 saiu… E que ao contrário do que o artigo diz, os erros não são códigos rapidamente.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        *não são corrigidos rapidamente

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Tenho o mesmo problema. Abro a app e está dentro de um email que já não existe…
          Repus de fábrica e agora o mail que abre é outro e não há maneira de me livrar dele…

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Descobri um truque para minimizar esses problemas: ter sempre um mail novo aberto minimizado.
            Ou seja, clicas em new mail e minimiza-o e deixa ficar minimizado sempre.

            Pelo menos já tenho tido menos problemas.

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    “A solução chegará, como acontece normalmente, com uma nova atualização.”

    Como é que o pplware sabe??
    E não, não é normalmente.

    Depois ficam todos ofendidos quando se diz sua o pplware é tendencioso a favor da Apple.

    1. Avatar de M.B.
      M.B.

      @Cortano, as actualizações não tem saído normalmente , isso é porque ou não usas iOS ou tens andado do distraído. Desde que foi lançado o iOS 13 , à pouco mais de um mês, já saiu iOS 13.1, 13.1.1,13.1.2, 13.1.3 e agora a 13.2. Se isto não são actualizações rápidas e frequentes então o que serão?!?!?

      1. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Não é normalmente porque há bugs desde o 13 que ainda se mantêm..
        Logo, dizer que a solução chegará, normalmente, no próximo update não faz sentido nenhum…

      2. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Algumas dessas actualizações, não são actualizações. Pelo menos numa das ultimas vinha algo do genero: ‘reconhecer os novos earpods…’ Isto não é um update

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A verdade é que a Apple corrige os problemas mais “famosos” com actualizações, mais cedo que tarde. Agora, se vem junto com outros bugs, isso também já é conhecido.

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sim ‘e normalmente.
      O iOS 13 saiu setembro 19 e ja estamos na versão 13.2…ja la vao 5 actualizações em menos de 2 meses.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não são só actualizações , a partir de agora eles acabaram com a historia que tudo tem que estar pronto em setembro , e passa a ser acrescentado gradualmente ao longo do ano.

        Abc

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sim, saem atualizações… Mas a coisa não tem corrido bem.

        Sim, tenho iOS.

        De que adianta lançar 5 se os grandes problemas continuam?
        Lançar mais emojis? Uau

  5. Avatar de Marco Fernandes
    Marco Fernandes

    Mais uma machadada nos “maçã-dependentes” e fanáticos…

    Eu tenho um Android e uma maçã…
    AMBOS crasham, ambos têm os seus Q’s e senãos…

  6. Avatar de Torneiro
    Torneiro

    Então é por isso que não consigo entrar na app do Santander. Recebo a mensagem com o código, vou ver o código e quando volto à app esta volta ao início.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A App do Santander sempre foi má, mas agora não dá para usar mesmo

  7. Avatar de SG
    SG

    Eu, da minha parte, estou completamente desiludido com a Apple. Epa, por favor não venham agora com comentários de Android é que é, Apple é que é, isso não nos leva a lado nenhum. É o mesmo que dizer que alguém que gosta de BMWs nunca vai perceber porque alguém compra Mercedes ou vice versa. Epa, gostos não se discutem.
    Agora o que sim, está a acontecer (uso iPhone desde 2016, um 6s), é a Apple estar descaradamente a pensar apenas nos novos equipamentos. Dou exemplos:

    – No 13.2, em vez de corrigirem o gravíssimo problema de bateria (o meu telemóvel está a perder mais bateria do que nunca, e atenção, pois é uma bateria trocada no início deste ano), lançaram o Deep Fusion que, adivinhem… só dá para os novos iPhones 11… Ou seja, como se o processador anterior não desse para pelo menos os iphones lançados no ano passado. Imagino quem tenha comprado um Xr ou Xs, é um desrespeito enorme por essas pessoas…

    – Também neste novo sistema operativo, lançaram a opção de aceder às definições de câmara diretamente na aplicação da câmara… e apenas para os novos. Ora, para colocar um acesso a menu, é preciso que o telemóvel seja de última geração? Really?

    O que eu acho que a Apple não está a analisar, é o dinheiro que está a arriscar com isso. E explico:

    Ao contrário do que se possa pensar, uma boa parte do dinheiro que a Apple ganha não é com a compra de novos iPhones, mas com os serviços. Eu tenho o mesmo smartphone há 3 anos, não sou de comprar telemóveis todos os anos, mas, em contrapartida, pago o Apple Music e pago 0.99€ de armazenamento de iCloud. Uma vez por outra, também compro alguma aplicação ou jogo. Isso sim, é o que lhes dá dinheiro. E parece que se estão a esquecer completamente disso.

    Da minha parte, ando seriamente a pensar em deixar o iOS, ainda que goste imenso (uma vez mais, gostos não se discutem), porque estão a ficar com mentalidade demasiado premium. Aliás, sempre o foram, mas com o objetivo de lançar artigos que não comprometessem em nada. Coisa que não está a acontecer nos últimos anos (exemplos: ecrã de iPhone Xr e 11, o facto de não oferecerem carregador rápido nesses dois equipamentos, apenas um de 5w!!!, isto para falar apenas de alguns).

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Tenho um XR e o Safari apresenta os mesmos problemas: fecha as aplicações. Portanto, a versão 13 está a afectar todos os modelos e não só os antigos.

      1. Avatar de SG
        SG

        Eu sei, é isso que estou a dizer, estão a descurar o software. O que, na minha opinião, é um erro.

    2. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Sou um utilizador do iOS (ainda uso um iPhone SE) e sou da mesma opinião. Podiam ir um pouco mais longe no serviço e disponibilizarem um que cubra a troca de equipamento todos os anos. Há semelhança de um pacote TV, Net e Voz. Upgrades de software e hardware incluídos. Se caminham para isso, é muito mais facil para não denegrir as expectativas. Agora pagar mais, subscrever as coisas e depois utilizar funcionalidades pela metade, mesmo que efectivamente queiram mais €€€’s não me parece boa estratégia. Em algum momento, as pessoas fartam-se (como aliás, já se viu com o declinio nas vendas dos ultimos anos…)

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Faz a gestão agressiva das aplicações porque tem falta de MEMÓRIA RAM. SIMPLES DE VER. O ios e as aplicações cada vez mais pedem mais RAM. Se oa androids vêem com 6gb, 12gb faz tempo, os iphone ainda só andam nos 4gb.

    1. Avatar de Xmod
      Xmod

      Tens dados que confirmem isso, ou estas a falar de boca para fora?? Porque a gestão de memória RAM funcionava bem no ios12 e não me lembro de ter feito upgrade a ram quando passei para o ios13. Acho que não sabes do que estas a falar…o problema é software e não hardware, e o sistema operativo do androide é diferente dai ter ram com capacidades de computadores… gestão zero…

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      O iOS até funciona com 1RAM e um snapdragon 210 nele até voava. 🙂

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sim… Sim… Há 5 anos atrás

  9. Avatar de hfilipe
    hfilipe

    E quanto ao comsumo de bateria, alguém tem notado algo anormal? Aquilo que tenho sentido é que o mesmo uso que fazia, a bateria tem menos autonomia.

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Sim, há bastantes queixas nesse quesito. Nao sou user do sistema mas tenho observado.

      1. Avatar de hfilipe
        hfilipe

        Sim, soube disso logo, mas pensei que esta versão resolvia. Mas não me parece

    2. Avatar de SG
      SG

      No meu 6s mal instalei o iOS 13 notei pior bateria, mas com o 13.2 ficou mesmo muito mau!

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Bateria? 30 a 40 em meia hora se for preciso em alguns casos.
      No iOS 12 isso não acontecia

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      O post é sobre o iOS 13.12 … não dá pra juntar o 13.1.3 😉
      Bom esforço … continua a procurar. Em muitos milhões de utilizadores há sempre alguém que se queixa de qualquer coisa.

  10. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    É que já irrita!
    Uma pessoa coloca o programa de fitness a funcionar, está ali a exercitar e quando vai para terminar a aplicação está fechada!
    Ainda dizem mal do android que não tem actualizações e tal,… Que adianta ter actualizações destas?
    Isto bem precisava de mais concorrência…

  11. Avatar de FEDC
    FEDC

    O meu ipad 2, de 2011, quando fez o ultimo update, IOS 9.3.5, morreu pra vida, dp vieram contar anedotas acerca da bateria…o meu ipad 6, de nov 2018 ainda não fez nenhum. Por aqui até temos um proverbio acerca de gato escaldado… Precisamos dum sistema operativo europeu, o motor de busca já temos, Qwant

  12. Avatar de Eina!
    Eina!

    Espera ai…
    Eles estão com gestão agressiva da memória e mesmo assim os consumos de bateria estão mais altos?
    Isto mete medo a malta como eu que tem um 5s e se quer atualizar…
    Apesar de ainda ser um exelente SO, hoje em dia têm os bugs dos quais faziam troça da concorrência…