iOS 13 apanha a app do Facebook a usar Bluetooth quando não deve

25 Comentários

A Apple tem o iOS 13 pronto e quase a chegar. Espera apenas ter o iPhone 11 no mercado para que o possa lançar, abrindo assim caminho a todas as novidades que foram desenvolvidas nos últimos meses.

Uma das maiores preocupações da Apple para esta nova versão esteve focada na privacidade. Quer dar ao utilizador o controlo ao que as apps acedem e quando lhe acedem. O iOS 13 já começou a descobrir acessos interessantes. A app do Facebook anda a querer usar o Bluetooth quando não deve.

iOS 13 Facebook Bluetooth app alerta

iOS 13 mostra alerta no acesso em backgroud

É sabido que a app do Facebook tenta aceder ao máximo de informação do utilizador. Esta não tem de ser necessariamente pessoal, mas vai mais longe e tenta recolher dados de localização, de proximidade e muitos outros.

Para o conseguir, tenta usar ao máximo os sensores e hardware presente. Recolhe e compila essa informação, enviado de seguida para os seus serviços. É com base nisto que depois o perfil do utilizador é traçado.

Com o controlo muito mais apertado no iOS 13, a app do Facebook está agora com problemas de utilização. Está a ser possível saber que o Bluetooth tenta ser usado, para está a ser dados da localização do utilizador.

iOS 13 Facebook Bluetooth app alerta

App do Facebook usar Bluetooth quando não deve

Isto faz agora disparar um alerta no iOS 13, mostrando ao utilizador que este componente está a tentar ser usado. Naturalmente que este é inegavelmente inesperado e surpreende o utilizador. O iOS 13 quer apenas alertar para a tentativa, normalmente encapotada, de usar o Bluetooth. Cabe ao utilizador aceitar ou recusar.

Apesar de não se saber para que quer a app acesso ao Bluetooth, especula-se que seja para detetar outros utilizadores. Ao associar a presença de mais pessoas num espaço, poderá depois ser apresenta a proposta de amizade pelo Facebook a esses utilizadores.

O Facebook já tinha alertado para esta nova situação, mas referiu-se sempre a este alerta como um lembrete. Referiu também que os utilizadores devem aceitar. Curiosamente a rede social não especificou para que quer usar o Bluetooth.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O novo do restelo
    O novo do restelo

    Por isso é que é bom, ou não usar (meu caso), ou proibir a App de correr em background (no iOS não sei, no Android em muitos modelos, por exemplo nos Samsung S8 e superiores, há uma opção para proibir apps de correrem em background). Essa empresa é uma praga.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, no iOS também podes bloquear as apps que têm acesso ao background

  2. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    É por isso que facebook só no browser 🙂

    1. Avatar de Misteriosa
      Misteriosa

      Realmente, nunca usei app de facebook… portanto uso sempre no browser.. 🙂
      Claro que a app do facebook prejudica tanto à bateria do iPhone

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      + 1!!!!!!!!

    3. Avatar de Polo
      Polo

      Facebook nem no browser, e com tracking desactivado, são melgas

    4. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      eu prefiro a versão web tambem porque posso fazer um atalho para um grupo que gosto ir sem ter de andar pelos menus no app

  3. Avatar de GM
    GM

    Deve ser simples de resolver o problema: desinstala-se a app e assunto resolvido, já não vai tentar usar BT ou outro dispositivo rádio do TM.

    1. Avatar de Jose Morais
      Jose Morais

      A sua perspicácia é avassaladora. Verdadeiramente sideral.

      1. Avatar de GM
        GM

        É, não é? Mais fácil torna-se difícil!

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          Tenta lá fazer isso nos smartphones da Samsung!! Não vai conseguir pois a Samsung tem um acordo com o Facebook.

          1. Avatar de GM
            GM

            Reforma o TM Samsung! Simples. Quando comprei o meu, que não é Samsung, das primeiras coisas que fiz foi desinstalar tudo o que é apps de “redes sociais”.

          2. Avatar de Woot!
            Woot!

            Podes desactivar!!

    2. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Bom para grandes males , grandes remédios, eu simplesmente apaguei minha conta , mas tenho a certeza que Facebook continua a guardar tudo o que publiquei no Facebook .

  4. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Eu por exemplo não consigo desinstalar essa praga, no Samsung.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Consegues desativar.

      Foi o que fiz. Além disso, convém também não ter conta Facebook (também já o fiz, à cerca de 3 meses e não sinto falta nenhuma).

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        Sim desactivada já está e ficou sem permissões nenhumas mas…..
        desinstalar não dá

        1. Avatar de Artemus
          Artemus

          Experimenta com o Revo Uninstaller.

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Big brother is watching you! Um dia destes ainda temos um “minory report” aqui na nossa realidade!

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      You mean… Big brother is watching — > US!!!!!!!! LOOOOOOL

  6. Avatar de kuna1
    kuna1

    Hoje em dia ter uma conta no Facebook é tão vergonhoso com andar de cueca suja.

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Uma questão, o Android não pergunta pelo acesso ao Bluetooth?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Pergunta mas não da mesma forma (pelo menos no meu) a autorização das somente uma vez. Depois podes é dizer para correr ou não em background.

      No iOS parece-me ser diferente e pergunta sempre que o acesso é tentado, alguém que confirme.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        No Ios 13 sempre que a um app utilize varias vezes processos sensíveis em background o utilizador é avisado dos mesmos.

        Abc

  8. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    se sempre acedeu a bluetooth antes em background, o símbolo no ios não devia aparecer no topo ?
    no meu android velho, quando é alguma coisa automática aparece qualquer símbolo como wifi dados sincronização e eu noto sempre isso fácil na barra