O LineageOS voltou para os Xiaomi e traz atualizações a mais smartphones

20 Comentários

O LineageOS veio revolucionar o mundo Android. Esta é uma ROM que muitos adotam sempre que querem dar uma nova vida aos seus smartphones. Mantém a essência do Android, mas liberta os utilizadores de muito do peso deste sistema.

Depois de vários meses em que esteve afastado dos smartphones da Xiami, o LneageOS regressa agora estes equipamentos. Atualizou-se para os receber e trouxe mais novidades a outras marcas de smartphones.

LineageOS Xiaomi smartphones Android

Depois do fim do Cyanogen em 2016, o LineageOS surgiu das suas cinzas e deu continuidade ao trabalho que vinha a ser feito. Esta ROM renasceu e todo trabalho da enorme comunidade veio torná-la ainda mais abrangente.

O LineageOS voltou aos Xiaomi

Ao longo dos anos tem conseguido crescer e chegar a cada vez mais smartphones. Agora, alguns meses depois de interromper o acesso aos Xiaomi por questões legais, o suporte para estes equipamentos voltou. Mais do que regressar, foi também atualizado.

Lista dos Xiaomi suportados pelo LineageOS

Assim, o LineageOS pode agora ser novamente usado nos Xiaomi, onde coloca a versão 16 desta ROM. A lista de equipamentos é longa, mostrando que o suporte para estes equipamentos está eventualmente garantido por mais algum tempo.

LineageOS Xiaomi smartphones Android

Novidades para mais smartphones Android

Para além da família Xiaomi, há mais novidades no suporte dado pelo LineageOS. Temos assim a atualização dos LG G3 (d855) e Motorola Moto X 2014 (victara), que passam da versão 15.1 para a versão 16. Este salto passa-os do Android 8.1 Oreo para o Android 9 Pie.

Por fim, reportaram o fim do suporte da versão 15.1 do LineageOS para os BQ Aquaris X (bardock) e BQ Aquaris X Pro (bardockpro). A razão apontada é simples e baseia-se na utilização exclusiva de builds baseadas da versão 16.0. Esta está já eventualmente madura o suficiente para ser usada no dia a dia.

Espera-se que o LineageOS continue a crescer como tem acontecido. Há ainda a vontade de que continue a dar resposta aos problemas de todos os que querem decerto dar uma nova vida aos seus smartphones Android.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Só corrijam aí: “o LneageOS regressa agora estes equipamentos”, é LineageOS e não LneageOS… Erro bobo, mas acontece.

    Eu até tentei usar outras roms, mas acabei gostando mais do Lineage mesmo. É bastante amigável com a bateria, tentei usar a RR que tem algumas customizações a mais, mas achei que drenava a bateria muito rapidamente… Vou ficar no Lineage por enquanto. De diversas roms que testei, essa foi a que mais se adequou ao meu smartphone.

  2. Avatar de Fábio Martins
    Fábio Martins

    Bom dia .
    Lista longa ?? Como .
    Tem poucos telefones .
    Gostava de saber se o A2 irá receber

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      O google deve servir só para procurar o facebook não?
      https://download.lineageos.org/

    2. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Para o Mi A2, aconselho-te Pixel Experience.

      xda-developers.com/mi-a2/development/rom-pixel-experience-t3955704

      Cumprimentos,

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Link oficial: download.pixelexperience.org/jasmine_sprout/

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bom dia, a última versão existente continua a ser a de 2019-08-09 para MI5 e MI5 S, desde então não houve mais atualizações. Estou a ver alguma coisa mal?

  4. Avatar de joao
    joao

    só uma pergunta inocente, o que ganha a LineageOS a oferecer o SO de borla?
    é que normalmente quando nao sabemos qual é o produto que estamos a comprar…nos somos esse produto.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Essa história do produto sermos nós começa a roçar o ridículo.
      Quando pagas uma jola a um amigo estás a ver se comes a mulher dele é?
      Será que não percebes o conceito de comunidade?
      Será assim tão estranho que eu que passo por livre vontade algumas horas por dia a melhorar a ROM do meu telemóvel me junte a uma plataforma com mais malta a fazer o mesmo para nos unirmos no mesmo sentido?
      Qual será o negócio de tantos outros forums pela net fora onde a malta se entreajuda?
      E cuidado! Muito cuidado! É que não ganho nada em te responder, portanto deves ser tu o produto!

      1. Avatar de joao
        joao

        ridiculo é povo como tu que pensa que os programadores vivem do ar e que nao comem como os outros…nem pagam casa/telemove/luz/agua, etc…entao os que estao em cima dos programadores..esses tambem nao pagam nadinha so gostam de mandar. a escola/universidade dos filhos….sabes vao akeles centros comunitarios que se ensina de graça….ate a comida la é a borla….roupa tem caixa a porta de casa a espera que alguem deixe roupa de borla la tambem.

        sim é estranho um sistema operativo que se perde milhares de horas a desenvolver custe zero so porque lhes apetece. so um parolo como tu é que come e nao cala…é de borla? deixa aproveitar…se abro a boca ainda colocam a pagar.

        nao sei o que fazes na vida mas quando precisar dum servico teu…avisa que vou a tua casa que fazes de borla. chama-se comunidade.

        1. Avatar de André
          André

          Oh rapaz o LineageOS não está por detrás de nenhuma empresa. Os programadores não ganham dali porque nem é o trabalho deles. É uma plataforma open source que se vai contribuindo conforme se tem tempo e vontade.
          Ninguém aqui disse que os programadores vivem do ar, simplesmente aquilo não é o trabalho deles e obtém os rendimentos do seu emprego.

        2. Avatar de ma ma
          ma ma

          o lineageOs não é um sistema operativo é um derivado de outro é totalmente diferente… Eu jogo futsal amador como é eu vivo e pago as contas?

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Acho que nao sabes o que é um sistema operativo. Quase todos os sistrmas operativos derivam de open sources, nao os fazem menos sistemas operativos por causa disso. Povo que nao faz ideia do ke diz gosta de mandar filetes pq? Vai la jogar futsal que de informatica percebes pouco.

        3. Avatar de Diogo
          Diogo

          João, és um tapado, ou então não percebes mesmo nada disto.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Comentario top. Sem argumentos para refutar tamanho é o poder de observacao do sabio sr. Diogo.

        4. Avatar de Arch
          Arch

          O código do sistema é disponibilizado para todo o mundo ver. Se és entendido, valida o mesmo e tira as tuas conclusões antes de falares só para o ar as tuas teorias da conspiração. Falar só para teres uma opinião válida sem provas do que dizes, é alimentar as fake news

          1. Avatar de joao
            joao

            o parolo, só perguntei o que a lineage ganhava com dar o SO de borla, nao disse que o codigo estava carregado de worms. e la por ser aberto nao faz do servico transparente. nao fazes ideia de como ganham dinheiro e de como operam..so sabes que o codigo que mandam ca para fora é open source. o meu htc u11 tambem tem rom open source e dai? pelo menos sei que ganham dinheiro (ou melhor perdem) a vender telemoveis.

            se sabes um pouco da historia do lineageOS, veio da cyanogen, que como devias saber nao acabou nada bem o CyanogenMOD.

            podes ler um pouco aqui:

            https://www.tudocelular.com/android/noticias/n83458/steve-kondik-deixa-cyanogen-inc.html

            até é possivel e acredito que o povo que esteja a frente da LineageOS, seja bem intensionada, mas quanto mais crescer o projecto mais mao de obra qualificada a tempo inteiro vai precisar..e isso obriga a fundos. se nao forem claros esses fundos como o normal funcionamento de uma empresa..sim…desculpa lá a pergunta que fiz. Já fiz um trabalho de graça que me durou 1 ano (nao a tempo inteiro) para uma empresa sem fins lucrativos com mais de 300 voluntarios e no site deles podes consultar de quem receberam dinheiro e para onde foi esse dinheiro. Na lineage bem procurei…

        5. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Ó joaozinho… Eu sou programador, ok?
          Vivo só e apenas disso.
          E sou também um dos que de borla e sem ganhar nada contribui na adaptação do sistema operativo da Google a outros telemóveis…

          Se queres um serviço meu, pagas a começar a 50€/hora e com sorte sacas uma ROM que eu tornei compatível com o teu telemóvel mais uns bacanos já que a marca a quem pagaste não o actualiza mais…

          1. Avatar de joao
            joao

            felizmente nao preciso dos teus servicos.
            tambem sou programador, e mobile ok, com background em assembler, c, etc..ok? nao sou dos novos que é mais copy paste do que programar. ainda sou do tempo que fazer o concat de 2 string eram 5 linhas de codigo.
            e se kizeres aprender alguma coisa ensino a 100 euros a hora….os meus alunos das explicacoes costumam tirar 18 para cima, por isso é dinheiro bem empregue.

            quanto ao meu telemovel, sim vai ter o android 10 ja ta confirmado. aguardo serenamente que felizmente ainda nao detectei nenhum bug nesta ultima actualizacao para o 9. quando a instalar roms “feitas” por parolos como tu nas horas livres….cada um sabe de si…metade dos sensores deixa de funcionar……bugs atras de bugs…tar sempre atento as actualizacoes…nah…nao é para mim…ja passei essa idade….agora pago para ter produto acabado. ganho o suficiente para isso. aquele abraço.

          2. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Grande herói que me saíste tu…
            Vens para aqui medir pilinhas porque? Estás inseguro com alguma coisa?

  5. Avatar de João Martins
    João Martins

    Lista fraca.
    Os flagships da marca (mi9, mi9t e mi9t pro) não estão disponíveis, para não falar nos note.

    Talvez com o tempo.