iOS 12 beta 5 sugere suporte a dual-SIM para futuros modelos do iPhone

73 Comentários

A Apple lançou há algumas horas o iOS 12 Beta 5 que trouxe algumas alterações e correções. Contudo, há algumas novidades que estão já a ser esmiuçadas. Há novidades no HomePod, há novidades na app Música e, ao que parece, há ainda outra nova e profunda inclusão a registar.

Além dos vários rumores que já se fizeram sentir nos últimos tempos, o iOS 12 Beta 5 traz indícios que a Apple poderá lançar um iPhone com dual-SIM. Será?

Imagem com iPhone X e iOS 12 beta 5


Estamos a poucas semanas do lançamento de novos iPhones e o iOS 12 está já na sua versão beta 5. Uma novidade que poderá ser apresentada, embora não tenha paralelo na história do iPhone, é a capacidade de suportar dois cartões SIM.

Segundo consta, a Apple poderá lançar um iPhone Plus com este suporte específico.

Um componente do sistema responsável pela geração de relatórios de diagnóstico inclui novas referências ao “segundo status do SIM” e um “segundo status da plataforma do SIM”.

Essas referências são claramente uma indicação de que o iOS está a ser atualizado para ser executado num dispositivo futuro com suporte para dois cartões SIM, como mostra a imagem abaixo:

Uma opção de cartão SIM duplo para o modelo maior do iPhone permitiria aos utilizadores alternar entre diferentes planos das operadoras de comunicação sem ter que trocar os cartões SIM ou sem terem um segundo equipamento.

Pese o facto de parecer uma boa ideia e de ser já usado há anos no mercado dos smartphones concorrentes ao iPhone, a verdade é que é difícil imaginar um iPhone com dois cartões. Qual é a vossa opinião sobre esta novidade (no mundo Apple)?

 

Leia também:

Será este o novo iPhone X Plus?

 

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    FINALMENTE!!!

  2. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    FINALMENTE! Telefone pessoal e profissional num só. A maior parte dos meus colegas tem um dumb phone a reencaminhar para o iPhone.

  3. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Ao ser verdade… É óptima notícia.

  4. Avatar de NoFait
    NoFait

    Bem vindos a 2010 iPhone users 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, por “estratégia” ligada ao convénio com as operadoras, a Apple nunca colocou este sistema, contudo, com o eSIM, http://bit.ly/2uqncN6, tal como já o fez no Apple Watch 3, poderá apresentar esta “novidade” com tecnologias modernas. Mas, é verdade que não corre muito não.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Boa desculpa 😉

        Quem paga um iPhone desbloqueado não tem nada com as operadoras e se pagas preço completo, assim como não tens alterações no software, tens que ter liberdade no resto também. Não tiveram dual sim porque até agora a vida era mais fácil e queriam emagrecer o tempinho à vontade. Mas como acesse há uns anos há muita concorrência poderosa em especial na Ásia onde os dual sim são comuns, a Apple está a aderir.

        Ainda vai dizer que inventou o dual sim…

        1. Avatar de Vítor M.

          Não terá a ver com isso, se assim fosse já teria adicionado essa opção há 10 anos atrás. A Apple não colocou nitidamente por questões comerciais. E o que vai trazer agora (se trouxer claro) não será com os método já ultrapassado de cartões de plástico. Será com o eSIM como já introduziu no Apple Watch. Alias, tu se despires essa tua aversão à Apple e olhares para o mercado como ele se apresenta hoje verás que cada vez faz menos sentido usar dois cartões. Cada vez estão mais baratas as chamadas entre operadores e há até formas mais simples de ligares sem usar qualquer operador. Quem é que não faz hoje chamadas via Facebook, FaceTime, Skype, WhatsApp e outras ferramentas do género? 😉

          O que aí vem tem de certeza um propósito diferente do tradicional. Há algo mais em vista, embora possa tirar proveito desse mercado, que é ainda grande, de pessoas com necessidade de dois cartões.

          O resto é a tua parca apreciação do costume em tudo que é Apple.

          1. Avatar de Luis Silva
            Luis Silva

            O Dual sim nao se prende apenas com os tarifarios impostos.
            Eu por exemplo desde 2011 que nao posso usar iPhone porque tenho necessidade de dois cartões (Estrangeiro e Português) e andar com dois telefones nao é solução, agora que estou de regresso a PT tenho a mesma necesidade porque no trabalho me dao telefone, e para nao andar com dois telefones preciso dual-sim

          2. Avatar de Vítor M.

            Luis Silva mas isso são jogadas entre a Apple e as operadoras. As operadoras durante anos não queriam “vender” smartphones dual-SIM, nem fazia sentido 😉 e como tu, muitas pessoas precisam de dois cartões, embora esteja a diminuir bastante essa necessidade.

            Foram estratégias das empresas claramente. Não custa nada à Apple introduzir um dual-SIM, alias, mesmo agora veremos oq ue vem por aí, não acredito que seja simplesmente usar o eSIM para ser dual-SIM só para “chamadas” das diferentes operadoras. vamos ver.

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Estás a limitar-te ao cenário português e como sabes portugal é um mercado absolutamente insignificante. A maioria das pessoas que usa dual-sim não é por questões de tarifarios mas sim por outros motivos. Por exemplo, na india existe roaming entre os diferentes estados, pessoas que viajam muito ou que repartem o tempo entre 2 paises, pessoas que têm um numero pessoal e um profissional, etc.

          4. Avatar de Vítor M.

            O mercado nacional tem umas características e sim é insignificante, mas há mais mercados como o nosso. Contudo, além destas situações de usar dois cartões por questões de preços, há outras questões, igualmente de índole comercial, em vários outros países sim.

  5. Avatar de Marc
    Marc

    Android, vai perder um grande mercado , muitos são os que anseiam a vinda do dual sim para Apple. Boa notícia !

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Para mim, só vão oferecer o Dual SIM no X2 plus.

      Isto se houver dual sim.

      1. Avatar de AdoroAppleFanBoys
        AdoroAppleFanBoys

        Adoro os comentários dos fanáticos por apple , vocês são tão trendy… deixa-me advinhar não te posso pedir para ligar ao auxiliar do carro porque o teu smartphone não tem jack 3.5mm?

        só agora dual sim? fogo lembro-me de em 2006 já haver isso.

        ca bergonha XD

  6. Avatar de mik
    mik

    uau. já vão eles dizer que o dual sim no iphone é muito superior.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      E superior porque sera com esim, sim digital sem enfiar um cartao fisico la dentro. Muito superior e a apple apenas estava a espera desta tecnologia para implementar.

      1. Avatar de Filipe F.
        Filipe F.

        Então a ”secondSIMtray” é o que?
        Agora falta o mais dificil, porque ser dualsim é facil, mas é adaptar todo o sistema para lidar com isso.. A app de chamadas, de mensagens ter uma boa e intuitiva gestãopara suportar comunicações de 2 cartoes distintos, a bateria aguentar-se bem agora com 2 cartões e tambem sabemos que os iPhones nunca foram dos melhores a apanhar rede movel como será com 2 antenas? E será 4G nas duas?
        Muita coisa ainda por ”testar” em que quem comprar este DualSim será cobaia de um sistema muito ‘virgem’ na Apple que dará certamente muitos problemas até estar otimizado.

        1. Avatar de Tomás Mendes dos Santos
          Tomás Mendes dos Santos

          Sendo uma tecnologia tão comum no mercado, não há nada que saber, é apenas preparar o hardware e o software de acordo com o que já é feito. E hoje em dia o gasto energético da antena de um telefone fica muito aquém da do ecrã ou processador…
          Diria que um passo interessante é por o dualSim com eSIM em 5G, visto que no 5G já não são necessários dois Rádios, ou seja, a mesma antena consegue lidar com duas redes (e até mais)

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        “Belmiro”, estás a usar o mesmo nome como “avatar” que o meu, o que induz em confusão. Agradecia que alterasses o teu nome (nem que seja adicionando letra ou número). Obrigado

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim, é verdade que não vão meter dois cartões dentro de uma bandeja lá dentro, mas com a tecnologia eSIM http://bit.ly/2uqncN6 este “apanhar da carruagem” é feito de forma moderna e tecnologias que ainda estão pouco em utilização. A Apple incluiu no Apple Watch 3 e o iPhone não deverá demorar a trazer esta tecnologia (as operadoras estão já a modernizar-se).

      1. Avatar de mik
        mik

        caramba já se gabam se ser dual sim os iphone.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não percebo o teu português bem, desculpa, mas quem se gaba e de quê? É que a Apple não tem dual-SIM em lado nenhum, tem sim eSIM no Apple Watch 3.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pois. Espera quando o povo ignorante souber disto. Vâo achar que foi a Apple que inventou eheh.

          1. Avatar de Vítor M.

            O problema é sempre o mesmo: os ignorantes, principalmente porque não entendem alguns conceitos. Por exemplo, o conceito eSIM, é importante percebermos que á para onde caminha esta tecnologia. O conceito dual-SIM, com os dois cartões no slot, isso realmente não foi política da Apple, bem parece que será. Contudo a Apple teve outros caminhos no passado, lembras-te dos iPhones CDMA?

          2. Avatar de Heldr
            Heldr

            O que é que tem os iPhones CDMA?

            O iPhone original saiu só nos EUA para uma rede, e essa rede não usava GSM.

          3. Avatar de Vítor M.

            A Apple apresentou-o logo com SIM https://youtu.be/vN4U5FqrOdQ?t=12m13s 😉 e no caso do CDMA não é o que tem, é o que não tem.

          4. Avatar de mik
            mik

            eu podia falar mil e umas coisas. mas para depois os comentários estar sempre na moderação ou apagarem e acharem que vcs têm sempre razão mais vale estar calado. gabam-se la do vosso esim. ehehe

          5. Avatar de Vítor M.

            No que toca à tecnologia é importante argumentar com factos. E tu certamente consegues reunir esses factos. Por exemplo, se não sabes o que é o eSIM pesquisa, depois como faltam argumentos, não vale apelidares outras pessoas de nomes feios, por isso depois as regras impedem que socialmente estejas presente. Se este ou aquele argumento não entenderes, não significa que não é válido e que tenha um significado pejorativo, percebes? Por vezes recorres a termos de baixo calão e da aso a discussões fora do tema.

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Sendo eSIM, para que é necessário as variáveis ‘simTrayStatus’ e ‘secondSimTrayStatus’. Acho que sendo eSIM, não é necessário verificar se a slot.

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Porque o iOS é utilizado como base de mais sistemas operativos.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Podes dizer quais?
            (Não estou a pegar com a Apple)

          2. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            WTF?

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Então estás a querer dizer que haverão dispositivos com iOS que não serão iPhones e terão 2 SIM fisicos?

          4. Avatar de Heldr
            Heldr

            O iOS é usado como SO de base que corre na Apple TV, HomePod, Apple Watch e Touch Bar (sim, a Touch Bar tem o seu próprio sistema operativo).

          5. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Ah… Agora percebi, vão meter duas slots de sim Cards na Touchbar.

          6. Avatar de Heldr
            Heldr

            Porque não podem fazer isso para dar 4G ao Mac?

            Com cada um…

          7. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Com dois sims?

          8. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Mas tu ganhas por cada baboseira que dizes, ou és…. A todas as horas.
            Eu não duvido que usem o eSIM, até porque é o futuro caminhar para esse sentido, agora daquele código, a conclusão que se pode tirar é que existe duas slots (não digo que seja assim pois estámos a ver um pedaço minúsculo de um todo).
            Em relação ao iOS ser a base dos sistemas operativos para os dispositivos que enumeras-te, nenhum faz sentido ter duas slots ou sistema dual sim. Podes dizer o que quiseres, mas o teu argumento só vem mostrar a tua pequenez intelectual. Mas sim. Eu compraria um Mac com Touchbar que tenha dual sim.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Não é certo de que o dual-sim seja esim + sim. Pode realmente ser um dual sim convencional.

  7. Avatar de miguel
    miguel

    Uauuuu Dual SIM em 2019?

  8. Avatar de Heldr
    Heldr

    Lembram-se quando a Apple introduziu pela primeira vez o mini SIM em 2010 com o iPhone 4, e depois todos copiaram?

    Quando a Apple inovou mais uma vez e introduziu o micro SIM em 2012 com o iPhone 5, e todos disseram mal e depois copiaram?

    Agora a Apple inova mais uma vez com o eSIM.

    Que já saiu no iPad Pro 2a geração e Apple Watch 3 LTE, em 2017.

    Mais uma vez vão dizer mal, e acabar por copiar.

    1. Avatar de mik
      mik

      la esta. as outras quando vão atrás vcs dizem que copiam a apple. quando é apple já não dizem isso. já dizem que é uma melhoria. que é superior. etc… carago ao menos fiquei impressionado quando disseram que os ecrãs do iphone x é muito bom, melhor que retina. eheheh

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Sabes qual é o teu problema? Ignorancia… Só te digo isto, em 2016, Gear S2 da Samsung… Vai ver o que tem de especial.. eSim (sim, 1 ano antes do Apple Watch 3 ou da Apple em sí usar o eSim). Portanto foi a Apple mais uma vez a copiar a Samsung (e logo para o mesmo tipo de dispositivo)

      Outra questão, não é a Samsung ou Apple que define padroes de cartões, é a GSMA.

      Se queres falar de copiar então digo-te: bem vindo, dual sim em 2018? já é algo comum, mais que comum na concorrência. Em 2019 qual vai ser a inovação da Apple? Cartão microSD?

      Por falar em inovação, lembras-te da era do 3G? quando a Samsung já tinha 4G, a Apple acabaça de lançar o 1º modelo com 3,5G… 2 anos depois da Samsung ter equipamentos com 4G a Apple finalmente lançou um iPhone com 4G. Em tecnologias de redes moveis a Apple anda sempre bem atrás.

      ABRAÇO e instrui-te

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        LOL, tanta, mas tanta barbaridade nesse post a defender a amada.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Contra factos não ha argumentos e uma vez mais…apenas desmentes sem argumentar.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O Nokia 6233 de 2005 já possuía mini Sim.
      Primeiro iPhone com micro sim foi o iPhone 4.
      Nem sequer a historia da Apple sabes quanto mais saber alguma coisa sobre tecnologia.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        O iphone 4 tinha miniSIM.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Não, não tinha. Para de inventar…informa-te primeiro.

          https://www.gsmarena.com/apple_iphone_4-3275.php

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Pronto, tenho de corrigir.

            Onde está mini SIM, devia ser micro SIM, e onde está micro SIM devia ser nano SIM.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Andas todo trocado…mas deixa lá, já toda a gente percebeu 🙂

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Atenção! todos os factos mencionados neste comentário são FALSOS!

      pple introduziu pela primeira vez o mini SIM em 2010 com o iPhone 4 – FALSO

      Apple inovou mais uma vez e introduziu o micro SIM em 2012 com o iPhone 5 – FALSO

      Apple inova mais uma vez com o eSIM – FALSO

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Convencidissimo!

        Atenção! Nada do post do Joao é verdadeiro.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          SIM card Introduced
          Full-size (1FF) 1991
          Mini-SIM (2FF) 1996
          Micro-SIM (3FF) 2003
          Nano-SIM (4FF) early 2012

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Falta é ser o primeiro a introduzir esse formato nos terminais.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Pois falta…falta isso ao iPhone.

  9. Avatar de Jorge Carrondo
    Jorge Carrondo

    Alguem o problema de fazer instalações ? Eu um Iphone 6S e com a atualização de ontem com 1.99 Gb livres ao tentar instalar uma aplicação diz que é impossível da erro de memoria cheia

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vem atrasada mas as operadoras é que assim obrigam. Lembro quando a Apple introduziu no iPad o LTE que em Portugal as operadoras ainda não suportavam a tecnologia e ainda demoraram. Depois a Apple lançou o seu Apple SIM e em Portugal, desde 2015, as operadoras minam a empresa que comercializa esse serviço e os preços são ridiculamente altos. Mas há outras tecnologias que as operadoras não suportam, como o VoLTE que é do conversa mas na prática NADA.

    Os outros mantém-se com tecnologias ultrapassadas porque não sabem evoluir. Imaginem que alguns androids nem nano SIM ainda têm.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Além da quantidade de plastico á volta do chip qual é a diferença entre os diferentes tamanhos de SIM para a tecnologia ser assim tao ultrapassada?

      De qualquer modo facilmente e converte um SIM
      https://www.youtube.com/watch?v=j6T1Mygucak

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Plástico à volta do chip + a banda para o segurar no sítio. Para além disso, tem de estar numa ponta do telemóvel para ser acessível ao utilizador.
        É muito mais eficiente tem um SIM integrado no SoC que pode ser configurado com qualquer rede.

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Outro que anda a ler pouco…
      VoLTE tens na Vodafone em Portugal há vários anos, e tens naturalmente equipamentos com VoLTE há muitos anos, portanto sim o VoLTE é usado em Portugal (pouco mas é). Até te dou a noticia da pplware, de 2015 https://pplware.sitedev.pt/informacao/portugal-vodafone-e-o-primeiro-operador-a-disponibilizar-volte/
      Claro que nessa noticia depois tens uma má noticia que é dizer que o iPhone 6 foi o primeiro a disponibilizar VoLTE quando em 2013 ja o Note 3 da Samsung tinha VoLTE, mais uma vez, 1 ano antes da Apple. (já se sabe que aqui não se gosta de olhar à realidade mas sim ao que a Apple faz e depois afirma-se que é a primeira quando não é)

      E por falar em LTE, mais uma vez… Galaxy Note 1, janeiro 2012 já tinha LTE, antes do iPad.

      Eu sei que falo muito neste artigo da Samsung, mas é que a falta de noção de alguns sobre o que realmente é avanço tecnológico e quando é que realmente as tecnologias começaram a ser disponibilizadas em massa e por quem. É triste mas não se pode obrigar nem o melhor dos bloggers a saber olhar para todo o lado e não só para 1 marca. Resta a cada um de nós ter a consciencia de duvidar e pesquisar primeiro do que acreditar.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tu é como o costume, metade meia verdade, outra metade inventado 😀

        Vamos lá ver uma coisa. O primeiro equipamento Apple a disponibilizar em Portugal VoLTE, via Vodafone (não há mais nenhuma de facto) foi o iPhone 6. Mas já se dizia que o Galaxy Note 3 também suportava, apenas estava desligada a função e muitas ROMs nem conseguiram sequer ligar esta tecnologia (apareceram mais tarde, umas “marteladas” a conseguir ativar). Então, o equipamento não tinha VoLTE. É o mesmo que dizer que os iPhones não têm rádio FM, têm sim, mas está desligado no chip, logo, não têm. 😀 E Bluetooth compatível com todos os smartphones tem? Em hardware sim, mas em software não… aa então, como tu dizes, não tem. Pois não.

        Não importa o hardware trazer as tecnologias se o software, neste caso o sistema operativo, não suportar, isso tu deverias saber, mas passou-te 😉

        Como tal, o artigo está CORRETÍSSIMO. Apenas tu estás mal informado.

        Antes de falares e informares mal as pessoas… pesquisa 😉

        1. Avatar de mlopes
          mlopes

          “Não importa o hardware trazer as tecnologias se o software, neste caso o sistema operativo, não suportar,”, aqui é que está tudo dito.
          eu ainda iria mais longe e acrescentaria que nem vale de nada o software suportar se estiver mal implementado

          1. Avatar de Vítor M.

            Mas mal implementado pode ser “ter”, isto do mal implementado já acarreta um enorme leque de conjugações, vontades e utilidades. mas não estar implementado de todo, isso é não ter. Volto a dar o exemplo do Rádio FM que os iPhones trazem integrados nos seus circuitos. Não está implementado no software, neste caso no sistema operativo por vontade da Apple, logo… não tem. Isso aplica~se ao que o Filipe tentou dizer que tinha mas afinal… não, afinal não tinha não senhor.

  11. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    a Apple sempre a inovar

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Será mesmo dual-SIM ou um Apple SIM? São coisas diferentes.
    Ainda colocamos pedaços de plástico maiores que o próprio CPU dentro do telemóvel só para ter conexão com uma rede. Isto já não se usa. O futuro é deixar cair estes cartões, não adicionar mais.

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Também acho, é ridículo que uma coisa dessas ocupe tanto espaço.

    2. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Ou melhor ainda, eSim.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Daniel, achas que as marcas fazem smartphone com tecnologia de ponta e não sabem eliminar o chip com tecnologia de há dezenas de anos? Achas que a Apple que só agora descobriu o OLED, há pouco o multitasking e multijanela e é muito avançada e sabe matar o SIM?

      As marcas de smartphone estão limitadas às centenas de operadoras e tecnologia antiga associadas por esse mundo fora, daí que até minimizar o cartão SIM foi complicado, imagina umas nova tecnologia. A Apple sim está a dar um passo ao futuro com convicção e será o passo certo, mas sauna há muito mercado a atualizar… em 3-4 anos deverá ser o standard, mas não em 2018 ou 2019.

      Antes disso teremos cartões “comunidade europeia” onde não existe roaming ou preços diferentes ao telefonar dentro da Europa, seja qual for o país de origem ou destino.

  13. Avatar de Moneldr
    Moneldr

    Wow! Dual sim… Já estou a ver todos os restantes a imitar a Apple! 😀

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    No mesmo tray a apple vai colocar dois cartoes…escrevam isto que vos digo 🙂

  15. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Mais uma inovação da Apple, são imbatíveis!

  16. Avatar de mlopes
    mlopes

    um dia gostava de perceber qual o interesse para o cidadão comum em discutir quem fez/criou/apresentou primeiro…
    a única relevância que isso pode ter é na apresentação de uma tecnologia/produto/serviço inovadores e, mesmo assim, só tem interesse no momento do lançamento.
    no momento seguinte, em que já muita gente faz o mesmo, só interessa a quem tem que discutir patentes mas torna-se irrelevante para o dia-a-dia do consumidor