Growl 1.2.2 – Notificações já com suporte para o Mac OS X Lion

5 Comentários

Um utilizador Mac conhece certamente este software, até porque é de uma utilidade ímpar no mundo Mac OS X. Tanto é que depois de ter instalado o Mac OS X Lion a primeira ferramenta que coloquei foi este “dispositivo” de notificações. O Growl é um sistema de activo de informação.

Quando refiro que é um sistema activo de informação, estou a referir-me essencialmente à acção alargada que esta aplicação tem nas várias ferramentas do Mac OS X. Podemos acrescentar as funcionalidades deste programa a aplicações como ao Safari, cliente de mail… entre outras. A lista com algumas aplicações pode ser encontrada aqui.

Além da grande abrangência de aplicações em que o Growl é utilizado, uma das suas grandes vantagens é a personalização das mensagens de alerta. Existem vários temas disponíveis e cada um possui diversas opções de personalização (cores, tamanho, …). Todas estas personalizações podem ser executadas no painel de preferências.

anterior próxima

Alguns exemplos:

  • Safari quando termina de descarregar um ficheiro (GrowlSafari)
  • Quando o cliente de mail recebe uma nova mensagem (GrowlMail or Thunderbird)
  • Quando recebe uma mensagem no IM (Adium, ou iChat com Chax)
  • iTunes quando começa a reproduzir uma música (GrowlTunes)
  • Quando a bateria do portátil está com pouca carga ou quando fica carregada (HardwareGrowler)

Esta nova versão, Growl 1.2.2, levou um incremento significativo, principalmente na correcção de alguns bugs encontrados em idiomas, mas, essencialmente, foram inseridas funções para esta aplicação poder ser usada pelo cliente de mail quando recorre ao serviço MobileMe.

Para ter informações alargadas sobre as alterações e correcções, visite esta página do historial da evolução do Growl.

Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Mac OS 10.5 +
Download: Growl 1.2.2 [6.9MB]
Homepage: Growl

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    Só para acrescentar que também funciona com o aMSN através de um plugin do mesmo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pela informação.

  2. Avatar de Italo
    Italo

    Não sou usuário de Mac OSX, mas me ajudem a compreender uma coisa: qual a utilidade disso? O sistema não tem notificações, como ocorre no Windows, por exemplo?

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Tem algumas, mas isto permite unificar a maioria dessas notificações, ao mesmo tempo que adiciona outras novas (faixa nova no iTunes, montagem/desmontagem de unidades, ligações USB, bateria, e afins).

  3. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Obrigado pelo aviso do update!
    Actualizado!