Google paga 15 mil milhões de dólares à Apple para ser o motor de pesquisa do Safari

23 Comentários

A Google e a Apple são concorrentes, mas são simultaneamente parceiras de negócio. Nesse sentido, para que a Apple mantenha o motor de pesquisa Google como predefinido no Safari, a gigante das pesquisas terá de desembolsar cerca de 15 mil milhões de dólares.

No ano passado, a Google pagou cerca de 10 mil milhões. Contudo, este ano, o valor do mercado Apple aumentou e a Google tem de pagar mais, segundo a empresa de análise Bernstein.

Imagem motor de pesquisa Google no ecossistema Apple


Google paga à Apple para ser motor de pesquisa

Apesar da Apple ter alterado o mecanismo de pesquisa no iOS, o Safari continua a apostar no Google como o motor predefinido para a pesquisas. No entanto, o preço a pagar pela Google não é de todo “barato”.

O valor é um “segredo” entre a Google e a Apple que tem recebido muita atenção por parte das autoridades reguladoras. Os milhares de milhões de dólares que compram o espaço no Safari, ano após ano, sobem à medida que o ecossistema da Apple se torna mais preponderante.

Conforme foi referido, no ano passado, a Google pagou 10 mil milhões de dólares para ser o mecanismo de pesquisa do Safari nos vários sistemas operativos da empresa da maçã.

Contudo, esta quantia deverá aumentar para 15 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros), de acordo com o último relatório da empresa Bernstein.

Imagem aplicações Google para iOS

 

Apple poderá no próximo ano receber 20 mil milhões

Neste relatório, preparado para os investidores, a Bernstein afirma que nos próximos anos, este montante pode continuar a aumentar e atingir um valor entre 18.000 e os 20.000 mil milhões de dólares até 2022.

Esta empresa baseia as suas previsões em dados de “divulgações em ficheiros públicos da Apple bem como da análise de custo de aquisição de tráfego (TAC) do Google.”

No entanto, o acordo entre a Apple e a Google pode gerar dois grandes problemas. Em primeiro lugar, as entidades reguladoras estão na mira deste acordo, uma vez que limita as opções de outros motores de pesquisa com base em quem coloca mais dinheiro em cima da mesa (DuckDuckGo e Ecosia são também opções).

Imagem Steve Jobs e o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt
Em 2007, Steve Jobs, à esquerda, cofundador da Apple, convidou o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, para se juntar a ele para explicar como o Google funcionaria no iPhone. Crédito…Tony Avelar / Agence France-Presse

Embora o risco do regulatório não seja iminente, é provável que seja feito nos próximos anos.

O segundo risco neste contrato é que a Google não deseje rever o seu contrato. Neste sentido, se levarmos em conta que o lucro líquido do Google em 2020 foi de 40,270 milhões de dólares, o valor que tem de pagar todos os anos é um verdadeiro ultraje para as contas da Google (desde que os números apresentados sejam verdadeiros, algo que se questiona, considerando os benefícios da Google).

Com isto, refere a empresa de análise de mercado, a Google também mantém longe o Bing da Microsoft.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pwk
    Pwk

    Venham la os amigos do firefox e linux comentar isto!!!! Duck duck go?? So para patos! Google é o melhor motor de busca mas safari e de longe o melhor browser mobile do mercado!

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA,….. OBRIGADO FIXE,… HAHAHAHAHA!!!,… demais cada um! hehehe

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      Esse “duckgo” pelo menos não precisa de pagar entrada, pois é a escolha firme de muitos 😉
      Por essa tua lógica o Internet Explorer era o melhor browser do mundo já que todos os Windows vieram com ele instalado.

  2. Avatar de LA
    LA

    Fantástico, fala-se de milhões como se fosse 1000€. Se ninguém meter mão nestes elefantes (se é que ainda vão a tempo), a coisa não vai correr bem, num futuro próximo.

  3. Avatar de jota
    jota

    Mas que grannnnnde palhaçada!

  4. Avatar de salate de copacabana
    salate de copacabana

    quem pode, pode. paga 15 e retorna 30. gosto de quem tem visão.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Se a Google paga é porque vale a pena, e porque ganham muito mais com isso. Se os outros não conseguem ter acesso, paguem mais, é assim mesmo. A Apple é um negócio, e quem pagar mais é quem leva. Eu faria exatamente o mesmo.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A Apple só aproveita o tipo de cliente que tem… 99 em cada 100 instalam sem verificar as definições opcionais. É por isso que tanta gente tem o Safari, apesar de ser um browser muito fraco e sem uso prático para uma utilização mediana.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        E no entanto, não deixa de ser o browser mais rápido para iOS, e eu já testei muitos.

        1. Avatar de MS
          MS

          então, que testes fizeste? Todos os browsers de iOS usam webkit, ou seja, são todos safaris…

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Google não deveria pagar um cêntimo à Apple por causa de ser o motor de busca pré-definido.
    Se os clientes quiserem Google devem ter essa opção, mas devem ser eles a escolher e não a Apple, que também não deveria poder cobrar por permitir ser uma opção, um pouco à semelhança daquele aviso que aparecia em tempos no Windows para a pessoa escolher o browser que pretendia utilizar de uma lista deles que aparecia mais ou menos aleatoriamente (acho), uma imposição da União Europeia se não me engano mas que já deve ter caducado que nunca mais vi disso.

    Dada a quantidade de tráfego que a Apple gera, talvez até devesse ser a Apple a pagar à Google por tal tráfego extra gerado, que tem naturalmente custos. Mas aqui admito que a Google não se importe com um pouco mais de tráfego e que cobrar a Apple talvez não seja adequado, já que se actualmente está disposta a pagar tantos milhões, só não ter de pagar isso já mais que compensava tais custos acrescidos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol, é isso, por isso é que a Google acordou um valor tao baixo, porque gosta de fazer maus negócios.
      Vai ver que percentagem do tráfego Google vem de iOS e depois vem argumentar.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      99 em cada 100 utilizadores de produtos Apple, fazem as instalações sem verificar o resto das definições. Com 540000000000000% de certeza que estão 10000000% seguros, não precisam de estudar o sistema. É instalar e usar. Se usam um motor de busca ou outro, para eles é igual.
      Bastava olhar para o inquérito a 60000 portadores de Iphone que 59842 afirmaram que o Google Maps é cópia do Imaps.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É sabido que 97,4% das estatísticas são feitas em cima do joelho.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Como a tua.

  7. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Se não fosse muito mais lucrativo do que aquilo que pagam, de certeza que tinham desistido.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1

      O único comentário que realmente interessa aqui. Esta gente não tem noção do quanto a google lucra com este negócio.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “(DuckDuckGo e Ecosia são também opções).” Concordo que sim,mas a Google com este valor que vai pagar à Apple durante este próximo ano(15 mil milhões de dólares),comprava estas 2 empresas na maior. 🙂

    1. Avatar de Ru
      Ru

      A Google pode comprar o que bem quiser. Quem usa estes serviços, por norma quer fugir à própria Google. Por isso se comprassem esses motores alternativos, provavelmente os utilizadores iriam migrar para outro fora da alçada deles.

  9. Avatar de VMB
    VMB

    certo que um IOS sem serviços google vale ZERO

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Isso é o mesmo que dizer que android sem serviços apple vale zero.
      Sendo assim, qualquer telemóvel com serviços apple ou google vale zero, para mim.
      Tem que haver concorrência e mercado para todos. Dependendo da utilização, o que é bom para um é mau para outro, e vice-versa.

      1. Avatar de VMB
        VMB

        sim exatamente o mesmo LOL

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      a unica coisa que dizes com o teu comentário é que es completamente dependente dos serviços google e desconheces os da apple. Eu utilizo iOS, e macOS e a única coisa que tenho da google é um gmail velhinho por causa do YouTube, nem o motor de busca da google utilizo, o duckduckgo faz tudo o que necessito e se me perguntares se sinto falta de alguma coisa com as apps da apple vs as da google, a minha resposta é nao, mas por curiosidade diz-me lá o que a google tem ou faz que a apple nao tenha ou faca também ?