OMS diz que é tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas

32 Comentários

A OMS já falou sobre a administração de doses adicionais da vacina. Cerca de 30 países já avançaram para a administração de uma dose adicional, mas à escala mundial ainda não há consenso.

A Organização Mundial de Saúde diz que é tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas.

COVID-19: OMS diz que é tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas


OMS: Não há dados conclusivos sobre os benefícios de uma dose adicional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu recentemente ser moral e tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas contra a COVID-19 quando uma grande parte da população mundial continua por imunizar, propiciando a circulação e mutação do coronavírus.

Tedros Adhanom Ghebreyesu da OMS referiu que “A administração de doses de reforço não nos ajudará a recuperar da pandemia”. A OMS pediu uma moratória temporária sobre as doses adicionais para que os países mais pobres consigam vacinar a sua população.

COVID-19: OMS diz que é tecnicamente errado dar doses adicionais de vacinas

O dirigente da OMS referiu também que ainda não há “dados conclusivos” sobre os “benefícios e segurança” da toma de doses adicionais de vacinas contra a COVID-19.

O grupo empresarial Johnson & Johnson, através do seu ramo farmacêutico Janssen, anunciou hoje que uma dose de reforço da sua vacina de toma única da COVID-19 é eficaz a aumentar a imunidade contra o coronavírus SARS-CoV-2. De acordo com comunicado emitido, a Johnson & Johnson refere que a dose de reforço gera um aumento rápido e robusto em anticorpos que se ligam à espícula [do vírus], nove vezes superior ao que acontece 28 dias após a vacinação de dose única –  saber mais aqui.

De relembrar que as vacinas em circulação contra a COVID-19 previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infeção e a transmissão do vírus, segundo os especialistas.

Quatro variantes do coronavírus original são consideradas preocupantes pela OMS, sendo a Delta a mais transmissível.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Hoje A, amanhã B, depois de amanhã C…

    1. Avatar de Estudasses eu é que sei
      Estudasses eu é que sei

      Ahahah

      Nem sabem o que fazer

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      E quê? Não é assim que a ciencia evolui? Adaptando-se a novas evidências?

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1
        Nem os velhos do restelo reclamam tanto..

        1. Avatar de Outro José
          Outro José

          Isso é que é fé! 😉

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Ainda bem que a ciência não se baseia em dogmas e fé.

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Não é o caso, pois é verdade que ainda falta vacinar muita gente noutros países e cá já avançam para doses extras. A famosa Delta surgiu num desses países, por isso o que dizem já está a acontecer.

    5. Avatar de Adeus
      Adeus

      A ciência é assim. Para se ter certeza de uma coisa é preciso errar várias vezes. Mas isso não quer dizer que devemos ignoremos a ciência. Simplesmente é o melhor que temos para sobreviver nos dias de hoje. Se passamos a acreditar mais em crenças e parvoíces do que em profissionais que estudaram toda a vida na ciência estamos perdidos.

  2. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Uma organização de saúde que até agora acertou em nada não tem voto na matéria. Venha lá a 3ª dose!!!

  3. Avatar de salete de copacabana
    salete de copacabana

    eu tomo até 10, se necessário. quiçá 3.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Uma organização que desde o início mete os pés pelas mãos. Dizem que a China fez um bom trabalho, que as máscaras não eram necessárias… são mesmo confiáveis

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      as máscaras não são nem nunca foram necessárias
      é apenas a medida mais ineficaz que um governo pode tomar, sendo ao msmo tempo a mais barata e a que dá mais sensação de proteção

      1. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Andas tão enganado.

      2. Avatar de João
        João

        Os casos de sarampo no Brasil caírm 99% após o uso de máscara. Como pode dizer que não funciona?

      3. Avatar de Adeus
        Adeus

        Lá está as pessoas dizem o que querem e vomitam desinformação. Guarde a sua opinião para si mesmo e deixe os profissionais trabalhar.

      4. Avatar de Ricardo C.
        Ricardo C.

        Já ouvi diversas vezes esta teoria… Alguém que acredite nela me explique como é que as máscaras não são eficazes contra um virus que se transmite pelo ar (via nariz/boca)?

      5. Avatar de Hugo
        Hugo

        Estás errado, redondamente.

      6. Avatar de Infinity
        Infinity

        quando tiveres que ser submetido a uma intervenção cirurgica, pedes ao medico para não usar mascara já que de pouco serve. Não vá o medico ficar sem oxigénio.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Abaixo, notícia de 23 Agosto, parece-me que era relevante de informar.

    Cybersecurity company flags Microsoft Power Apps data leak of 38M records

    https://www.healthcareitnews.com/news/cybersecurity-company-flags-microsoft-power-apps-data-leak-38m-records

    “The types of data included names, email addresses, personal information used for COVID-19 contact tracing, COVID-19 vaccination appointments, Social Security numbers for job applicants and employee IDs.”

    38 Million Records Exposed from Microsoft Power Apps of Dozens of Organisations

    https://thehackernews.com/2021/08/38-million-records-exposed-from.html

    “The types of data varied between portals, including personal information used for COVID-19 contact tracing, COVID-19 vaccination appointments, social security numbers for job applicants, employee IDs, and millions of names and email addresses”

    38M Records Were Exposed Online—Including Contact-Tracing Info

    https://www.wired.com/story/microsoft-power-apps-data-exposed/

    “MORE THAN A thousand web apps mistakenly exposed 38 million records on the open internet, including data from a number of Covid-19 contact tracing platforms, vaccination sign-ups, job application portals, and employee databases. The data included a range of sensitive information, from people’s phone numbers and home addresses to social security numbers and Covid-19 vaccination status.”

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    A preocupação da OMS é não administrar a 3a dose sem os mais pobres terem as 2, não é uma questão técnica.

    1. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Infelizmente a maior parte das pessoas não lê mais do que o título e olhando para os comentários aqui dá para ver exatamente isso.

    2. Avatar de Outro José
      Outro José

      Não a preocupação da OMS, parece ser deixar que “aguentemos todas as variantes que vierem! Assim mesmo como homens de barba rija e estoicos! Os países pobres, são pobres para tudo, desde o que comem até às vacinas, mas há algo que nunca falta: corrupção amras e guerras! Para isso há sempre dinheiro. Quando se trata de assumir responsabilidades sociais próprias, a culpa é sempre dos outros. Já ultrapassei há muito o meio século de vida, desde sempre que ouvi essa “estória”. Só gostava de saber o que fazem aos milhares de milhões que recebem? Os talibans, são quem a “sabem” toda e, neste mundo cão, há muitos desses!

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Os talibans não os vejo com máscara e distanciamento social. Também não querem vacinas. Será que no Afeganistão não há vírus.
        Dá que pensar…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Em vez de “pensar”, devias investigar, assim ficavas informado além daquilo que “vês”.
          https://www.mei.edu/publications/afghan-taliban-and-covid-19-leveraging-crisis-or-change-heart

        2. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          @ToFerreira – ai ai ai. Mandar os outros fazerem o trabalho de casa e tu andas a espalhar “fake news” (pelos moldes actuais de definição do mesmo…)

          Então usas um artigo de 13 de abril deste ano para justificar uma coisa que só agora em agosto está realmente a tomar proporções nacionais??

          Aqui fica então uma informação para teres em conta e não espalhares mais “Fake news”.

          https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2020-03-01..latest&facet=none&pickerSort=asc&pickerMetric=location&Metric=Confirmed+deaths&Interval=Weekly&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=~AFG

          Desde o início de agosto que as mortes e novos casos estão a baixar no afeganistão…

          Enfim…

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Quer dizer,eu tomei 2 vacinas e outros há que só tomaram 1 dose e estes não precisam da segunda dose porquê ?? Basta-lhes uma ?? Eu nunca percebi bem esta. 😐

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      e devias levar uma no cu

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Que classe. Tragam a albarda para este homem.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Talvez deviam ponderar em dar a Johnson a quem tomou a Pfizer e não uma 3ª dose da mesma…

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A sensacao com que se fica com as vacinas e que parece uma corrida aos supermercados. Olhe eu quero uma dose sff, olhe eu quero duas, e de-me tambem mais dez para colocar no saquinho, nao va o diabo tece-las. Nunca vi tanta cambada de maricas juntos. Nem 1% de mortes afectou na populacao nacional, mas alguns de vos gostam de continuar a abanar o copo.