Falha do iOS 9 compromete sensores de movimento do iPhone 6s

54 Comentários

Os novos iPhones chegaram em força e são já um caso de sucesso de vendas, mostrando que a Apple voltou a acertar em cheio na sua fórmula de sucesso.

No entanto, e para lá destes números, têm surgido alguns problemas com estes novos equipamentos. O mais recente está associado a um bug do iOS 9 e que afecta os sensores de movimento do iPhone 6s.

iphone6s_ios9_bug_1

Este problema está a afectar apenas os novos iPhones 6S e foi descoberto por todos os que tentam usar aplicações que utilizam os sensores do novo co-processador de movimento M9.

Este passou a estar agora incluído no SoC do processador A9 da Apple e serve de interface entre o sistema operativo e os diferentes sensores que equipam o iPhone 6S.

O problema traduz-se na impossibilidade de usar aplicações que fazem uso dos dados dos vários sensores de movimento, nomeadamente o giroscópio InvenSense de seis eixos e o acelerómetro Bosch Sensortec de três eixos.

Sempre que estas tentam ser utilizadas os sensores não conseguem transpor os dados e as aplicações ficam com comportamentos estranhos, impossibilitando a sua utilização.

O problema está, para já, contido aos novos modelos do iPhone e parecem afectar apenas aplicações de terceiros que tentam usar estes sensores.

iphone6s_ios9_bug_2

Qualquer uma das aplicações da Apple que fazem uso destes sensores, como os Mapas, não apresentam estes problemas e também os modelos mais antigos do iPhone não parecem estar afectados pelo problema.

O problema foi descoberto inicialmente na aplicação Sky Guide, que faz uso destes sensores para apresentar no ecrã do iPhone um mapa das estrelas que se ajusta conforme o movimento do utilizador.

A equipa que desenvolve esta aplicação aponta o problema para uma implementação com falhas da API do iOS 9 que recolhe a informação do co-processador M9.

Esta equipa está também a tentar encontrar uma solução para este problema, devolvendo a possibilidade de usar o Sky Guide nos novos iPhones.

Mas não é apenas esta aplicação que está a ter este problema. Diversos programadores, responsáveis por outras aplicações similares e que fazem uso dos sensores de movimento do iPhone, estão a queixar-se do mesmo.

iphone6s_ios9_bug_3

Do que foi possível apurar, este não é um problema exclusivo do iOS 9 e mesmo a mais recente versão, a 9.01, está a apresentar o mesmo comportamento.

Não é também a primeira vez que este problema surge nos iPhones. Já em 2013, aquando do lançamento do iPhone 5s, surgiu uma situação similar que, na altura, foi atribuída à falta de calibração do novo acelerómetro da Bosch que passou a ser usado.

Até ao momento, e como é normal nestas situações, a Apple ainda não emitiu qualquer comentário ou informação adicional sobre o problema.

Espera-se para muito breve novidades, que devem surgir na forma de uma actualização para o iOS e que devem corrigir o problema.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Este Pedro Simões não descansa enquanto arranja um defeito para o iPhone 6S…

    Antes está o aquecimento, agora é não sei o quê dos sensores… Daqui a pouco, não liga sequer!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Comentario de quem prefere fechar os olhos. Achas que ele inventa as noticias? google it .

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não sei, vê no teu…

        Enfim…

        Se for, que interessa? Eles daqui a uma semana, lançam um update, toda a gente tem, e está resolvido…

  2. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Vou voltar mais tarde para ver os comentários dos Androids users…

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Não entendo o que uma coisa tem a ver com a outra, é um problema dos IOS users não dos Android users, eles continuam a poder usar os programas que dão problemas nos Iphones…

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Não entendes? É simples, tudo tem haver. Mais logo não vão faltar ressabiados aqui a “xingar” o iPhone.

        1. Avatar de Zé

          Pelos vistos tu é que não entendeste a ironia no comentário do Guilherme 🙂

        2. Avatar de Jakuti
          Jakuti

          Haters gona hate 😉

      2. Avatar de winetree
        winetree

        Excepto os desgraçados que fizeram update para o 5.1.1 e agora não conseguem usar o google now (parece que continua a funcionar no IOS), ou têm problemas de bateria, ou de wifi, ou a fazer o update, ou com apps que não funcionam bem, etc…
        Todos têm telhados de vidro…

  3. Avatar de Rui C
    Rui C

    Nada que não se resolva com um update.
    Já nos android compras o modelo a seguir e rezas para que o problema do modelo anterior tenha sido resolvido.

    1. Avatar de Dr.minister
      Dr.minister

      Lol, depois nao querem levar resposta dos android users.
      Ficam la com os vossos problemas no ios q nos ficamos com os do Android.

      E digo mais, tenho a versao 5.1.1 e tenho zeros problemas q foi discrito nos comentarios acima. 😉

      Se nao usem android nao mandam postas de pescada e se querem mexer num android a serio invistam num de 300€ e nao de um de 90€, fica a dica!

      Agora em relacao à noticia, e normal haver bugs no inicio, tal como acontece em qualquer sistema, mas sao coisas quebse resolve facilmente com uma atualizacao, excepto quando o problema seja de hardware.

  4. Avatar de Catarino
    Catarino

    Pela percebi o titulo está muito mal feito, tendo em conta que não existe nenhum bug no ios e sim a falta de actualização das aplicações de terceiros para o novo Iphone.

    Acho que deviam mudar o titulo para não estar a induzir as pessoas em erro.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      E achas que isso “vendia”?

      “App Sky Guide, de realidade virtual para ver as estrelas, ainda não foi adaptada às APIs do iOS 9 ou aos sensores/coprocessador M9 do iPhone 6s”.

      Ia ser um sucesso. Assim bug no iO 9 e falhas no 6s – é garantido 😉

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Depois o engraçado é que a maior parte dos users não se dá ao trabalho de ler o texto e tentar perceber qual o problema.

        Lêem o titulo e comentam com base nele, depois 90% dos comentários não têm qualquer nexo, e servem apenas para dizer mal seja de android seja de windows seja IOS.

    2. Avatar de Dr.minister
      Dr.minister

      A mim parece me estar correto. O problema e do proprio ios que nao funviona corretamente com esse harware. E com isso as aplicacoes de terceiro terem problemas e nao funcionarem corretamente.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Pelo percebi as apps que não estão a funcionar correctamente com a nova API, porque se fosse problema fosse do SO também não funcionava com a app do mapas.

        Pode ser só uma questão de ajustes nas apps para trabalhar correctamente com a nova API.
        Uma questão de esperar para ver.

  5. Avatar de lumia
    lumia

    Ainda ontem saia uma notícia a dizer bem do iphone e tal ate que muita gente fala mal mas ele e o mais rápido de todos os telemoveis, hoje já da problemas e mesmo bom essa procaria

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Não paro de me rir com este post… muito bom, ou melhor, muita bom!

  6. Avatar de Falcon
    Falcon

    Sou utilizador Android bem como developer, problemas dessa natureza sempre vão haver em qualquer SO coadjuvado com novos hardwares . Identificado o problema não tardará uma solução da Apple no sentido da sua correcção.
    A única coisa que ainda não consigo compreender é o valor absurdo da venda dos novos iPhones…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Porque podem.

      Em parte, porque problemas destes, são resolvidos, é porque no iPhone, ao contrário do Android, fazes uma App, usas as APIs, e o resultado é sempre o mesmo, independente do modelo, já no Android…

      1. Avatar de Pastel
        Pastel

        o problema é quando sai uma actualização do xcode e o teu codigo deixa de compilar

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Mentiroso!

          Se quiseres continuar a usar uma versão mais antiga, podes usar.

          1. Avatar de Pastel
            Pastel

            Boa essa foi inteligente… sai uma actualização, supostamente com novas funcionalidades e contínuo a usar a versão antiga… Lol

    2. Avatar de winetree
      winetree

      Mas podes desenvolver um pouco mais, porque é que é absurdo?

      1. Avatar de Falcon
        Falcon

        Bem, posso até generalizar a outros modelos, isto pelo facto de o pvp aumentar com a carga fiscal. A razão do meu comentário é simples, nos EUA sabemos que é vendido com adesão a um contrato de operadora e o valor é “terreno ” em contrapartida em PT o valor ascende quase ao dobro do SMN mesmo que se faça um contrato com operadora…

  7. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Bolas, a minha moça já não consegue jogar labirinto.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A rua moça é AOSP, ou é cyanogen?

  8. Avatar de ze
    ze

    O meu novo smartfone tem bugs? inadmissível enterrei ali 2 rsi’s, acho que me vou suicidar com 2 iogurtes fora de prazo.
    Adeus

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      AHAHAHA.

      Agora a sério… acabei de encomendar o 6S de 64GB para a minha filha. Vivo no Reino Unido e espero recebê-lo dentro de alguns dias. Acham que haverá algum update brevemente para corrigir isto?

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Pelo que percebi o update tem de ser feito pelas empresas que desenvolvem as apps que não estão a funcionar e não a Apple.

        Como já referi o problema não é da apple como sugere o titulo mas sim dos developers que têm de actualizar as suas apps para trabalhar correctamente com os sensores do novo iphone.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
        Benchmark do iPhone. 6

        Acho que não. A Sky Guide vai apontar para a Estrela Polar e dizer que é o Cruzeiro do Sul. Vais ter que arranjar outra app de realidade virtual para ver as estrelas. Há muitas.

        1. Avatar de Malamen
          Malamen

          Comentário ridículo e escusado.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            AHAHAHA.

          2. Avatar de Prim
            Prim

            Comentário “avestruz”…

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Comentário “gralha” (pensa que é uma coisa e ela é outra) 😉

      3. Avatar de Gr0ove
        Gr0ove

        Muito possivelmente, se não for possível através de update de software serão obrigados a trocar caso seja problema do hardware, ao pagar-se balúrdios por um smartphone convém que o suporte Apple e updates durante “X” anos esteja à altura…

        Cumps

        1. Avatar de winetree
          winetree

          Mas existe algum histórico de falta de suporte ou de updates na Apple???
          E ninguém aponta nenhum problema de HW até porque existem apps que funcionam bem.
          O que alguns developers de apps 3rd party se queixam é da API…

  9. Avatar de joao cernes
    joao cernes

    Normal e habitual vindo da Apple. surpresa seria se tudo funcionasse a primeira. muito perigoso pois aqueles netinhos que andam no deserto vao-se perder todos pois a app do ceu nao funciona. o my god….

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Ainda bem que o vô-vô usa Android – em que as apps nunca têm incompatibilidades com as APIs que vêm numa nova versão do Android, nem com o hardware dos novos equipamentos.

      É um fenómeno novo – e exclusivo do iOS – as apps existentes precisarem muitas vezes de actualização nestes casos 😉

  10. Avatar de Marco
    Marco

    “Os novos iPhones chegaram em força e são já um caso de sucesso de vendas, mostrando que a Apple voltou a acertar em cheio na sua fórmula de sucesso.”

    A Apple não precisa de formula de sucesso nenhuma. Até podia ser o pior iphone de todos os tempos. Só por ter lá a maça e dizer iphone o pessoal vai logo a correr comprar.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Bem verdade!

      O pessoal já conhece tão bem a empresa, durante vários anos, já sabe o que a casa gasta, não é preciso mais nada! Basta dizer que é Apple.

      Sem discussões…

      São coisas que se fazem da noite para o dia, e só é necessário para isso usar uma maçã como logotipo…

    2. Avatar de joao machado
      joao machado

      É engraçado ler este tipo de comentários. A formula da apple é exatamente essa , a maça. Estamos a viver uma era revolucionária na área de markting mas nem todos conseguem vê-la neste momento pois, se por um lado uns compram tudo só por ter a maça outros detestam tudo só por ter a maça . Daqui a alguns anos quando a estratégia da apple se tornar banal ou então ultrapassada os nossos licenciados em markting vão dar isso na faculdade.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Convinha era nas escolas explicarem como é que é possível ganhar dinheiro sem cair na guerra dos preços baixos – dando a a Apple como exemplo. A fórmula é simples – qualidade e elevado grau de satisfação dos clientes.

        P.S. Lançar um produto por ano e mexer no preço uma vez por ano também ajuda. O produto é virado, revirado, dissecado ao pormenor. Sabe-se exactamente quais são as diferenças em relação ao modelo do ano anterior. E sabe-se comparar com os da concorrências. Uma marca lançar 21 modelos até Setembro (a Samsung) e mais os modelos das outras marcas todas dos fabricantes Android e da Samsung e baixar os preços mês sim, mês não, não ajuda.

        E ainda se poupa bastante nas despesas de marketing. Faz-se uma apresentação sóbria, deixa-se algumas coisas por revelar (por exemplo que o iPhone 6s aguenta duas horas dentro de água), diz-se que CPU e o GPU melhoraram (mas não se quantifica exactamente, para dar lugar ás discussões sobre os testes de benchmark), põe-se o pessoal a tentar perceber o que é o 3D Toutch, etc – e está feito. Nada mais simples. É tudo uma questão de marketing e mais umas “pequenas” coisas 😉

  11. Avatar de BoomBeach-Portugal Elite
    BoomBeach-Portugal Elite

    Tudo da Apple se transforma em noticia rapidamente. Bug do iOS9 o tanas. O Sky Guide já tem versão actualizada hoje na App Store com o bug da app corrigido

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Diz a actualização da app de 29/09/2015: “Correção de bugs (…) actualização para iOS 9 (…)”

      Diz o post: “Até ao momento, e como é normal nestas situações, a Apple ainda não emitiu qualquer comentário ou informação adicional sobre o problema. Espera-se para muito breve novidades, que devem surgir na forma de uma actualização para o iOS e que devem corrigir o problema.”

      Pequenas discrepâncias apenas 😉

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Em concreto, o problema do Sky Guide era com a bússola e foi resolvido na actualização da app.

      Não vão ser precisas as “novidades, que devem surgir na forma de uma actualização para o iOS e que devem corrigir o problema” 😉

  12. Avatar de irlm
    irlm

    ios 9, um produto final com problemas de aquecimento, sensores, já parece uma versão preview beta.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas tarde… Já que falam em falhas eu tenho um iPhone 6 plus e tenho a última versão atualizada mas dou com o telemóvel várias vezes sem rede e só consigo resolver se desligar o telemovel e ligar novamente… Alguém com o mesmo problema?

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Viva, tive um problema semelhante com o iPhone4s em tempos. Afinal o problema era do cartão SIM e não do iphone. Trocaram-me o cartão na vodafone e tudo ficou OK. Experimenta, que pode ser disso. Abc!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A MEO tem tido problemas nos últimos dias, fala com eles se tens MEO.

  14. Avatar de Jucelio
    Jucelio

    o meu 5s parou de funcionar todos os sensores!