Diga adeus ao OSX! Vem aí o macOS

35 Comentários

Foi durante o evento da Apple, dedicado a programadores, que a empresa anunciou que o nome do sistema operativo para Desktops irá mudar de OSX para macOS. Mas há mais novidades!

A Apple já não mudava o nome do seu sistema operativo deste 1999.

macos_1


Depois de vários rumores, a Apple confirmou que vai mesmo mudar o nome do seu sistema operativo para Desktops. Até agora o sistema chamava-se OSX mas, a partir da próxima versão, chamar-se-á macOS.  A Apple usava o nome OS X há cerca de 15 anos mas agora passa a ter as 4 plataformas com um esquema ao nível do nome semelhante.

Apple is changing its desktop operating system’s name to macOS. With this update, all four of Apple’s operating systems will share a common naming scheme. There’s iOS, watchOS, tvOS, and now macOS

Apple_01

Craig Federighi informou também que o próximo sistema vai-se chamar macOS Sierra e terá já integrada a assistente pessoal Siri.

Além da Siri há outras funcionalidades interessantes, como por exemplo o desbloqueio através de um iPhone/iPad ou Apple Watch. Haverá também uma funcionalidade universal que permitirá o copy/paste de texto entre o iPhone e o Mac, uma característica de “continuidade”.

O serviço de pagamentos Apple Pay também estará disponível no Mac via Web e há um conjunto de optimizações ao nível dos ficheiros do icloud que permitirão melhorar até 5x o espaço ocupado no sistema.  Todos os documentos do icloud passarão também a estar disponíveis em qualquer área de trabalho.

Apple is also optimizing storage on Macs by offloading older files to iCloud when you’re running out of space on your computer. If you have files you know you won’t need, like redundant email stuff, Apple will also manage that by destroying your junk. Apple says it saw a 5x improvement in available space.

A versão beta estará disponível já em Julho.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    estão a aprender umas coisas com os outros “siri”

  2. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Mudaram o nome, mas mudarão também a forma com que os desenvolvedores do sistema trabalham nele? Mudarão a filosofia do “adiciona, adiciona, incha, bloat” e trabalharão em cima do coração do sistema, da parte técnica mais precisamente, ou continuarão fazendo com o OS X o que a Samsung faz com o Android?

    Por mais que pareça clichê, realmente o Jobs faz falta nessa empresa. Foi só ele partir e pronto, começaram a fazer tudo de todo jeito e fica por isso mesmo.

    Desde o Lion transformaram o OS X em um pedaço de software de *****, o tornando bloated, consumidor voraz de memória, lento em comparação a versões anteriores e em casos, perdendo performance para o SO da concorrente nos próprios devices produzidos pela própria Apple.

    Isso é algo inadmissível! Pegam um sistema Unix-like e conseguem a cada versão, esculhambar tudo. Saudades eternas do Snow Leopard. Ali sim, foi uma baita inovação, desde que a Apple introduziu a primeira versão do OS X no mercado.

    Quem sabe, se no dia que os usuários do OS X (agora chamado de MacOS) botarem a boca no trombone, a Apple não comece a dar atenção as entranhas do sistema.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Às entranhas*

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      a maioria das mudanças a cada versão são sempre no coração do sistema, muitas delas pensadas para reduzir o consumo de recursos, o problema é que muitas vezes não resultam tão bem em máquinas mais antigas.
      Por exemplo em todas as novas versões dos sistemas da Apple vai ser introduzido um novo sistema de ficheiros, substituindo o HFS+. Na anterior introduziram o Metal para acelerar diversas partes do interface, etc.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        nota: o HFS+ ainda continuará a ser o sistema para o disco de arranque por enquanto mas para o próximo ano muito provavelmente passará a ser o preferido para o sistema.

      2. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Finalmente eles decidiram mudar o sistema de arquivos. Isso já era algo que deveria ter acontecido há tempos!

        Apesar que esse novo sistema de arquivos está a mesma coisa do ReFS, onde está todo limitado para uso final. Mas bem, mesmo assim, espero que a Apple tenha feito o dever de casa direito.

        Sobre o resto das novidades apresentadas, só tenho uma coisa a dizer: a Apple transformou o OS X em um sistema para geração de crianças X. Há muito tempo que o OS X tomou outro rumo. Deixou de ser focado em um sistema profissional, de alto nível, pra tornar-se um sistema para “crianças”.

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          está todo limitado? ainda nem o viste e já sabes que está todo limitado?
          Um sistema para geração de crianças, lol, faz o mesmo que sempre que fez para quem tenha conhecimentos.

    3. Avatar de Zefra
      Zefra

      Como eu te dou razao. Tantas vezes que via maquinas ate com mais recursos e com outros SO a “lavrarem” em vez de funcionarem como deve ser e o Mac (ate ao Lion) a voar… Depois pronto… Simplesmente aquilo que estamos a ver e que em muitos aspetos nem da tanta vontade de pegar no Mac.

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        O que me levou a comprar um mac foi precisamente uma situação dessas.
        Tinha um Asus, com i7 2.0Ghz, 500GB de disco, 4 Gb de Ram, e engasgava-se com um programa de audio que eu tinha de usar LIVE.
        No mesmo ambiente, um mac com um dual core de 2,2GHz, 320 Gb de disco e 2Gb de Ram, estava na boa com o mesmo programa (que apareceu primeiro para windows), e ainda testamos, abrimos o email, o browser no youtube, o calendário, o bittorent, e uma chamada de FaceTime… Nem um brake no programa…

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      O OS X não é um UNIX-Like. É um UNIX puro e certificado.

    5. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      “Saudades eternas do Snow Leopard”
      Como me revejo nisto que estas a dizer…

  3. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Se não tiveres um iPhone esta atualização serve apenas para mudar o nome do SO.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Só por ter abas em todas as aplicações compensa. Vai dar tão jeito a trabalhar com 3/4 documentos ao mesmo tempo em Pages / Word

      1. Avatar de Luís Esteves
        Luís Esteves

        Como assim o OSX não têm abas???
        Não dá para trabalhar em 3/4 documentos ao mesmo tempo em Word??
        Levem em consideração que não sou cliente da Apple.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      O que é que uma coisa tem a ver com a outra???

  4. Avatar de TOM
    TOM

    Agora é que vai ser o planeta dos macacOS!

  5. Avatar de eachtime
    eachtime

    Antes já era macOS só que era macOSX. Apenas tiraram o X. O X era por ser a versão 10 que nunca mais mexeu desse numero. Continua no 10 agora pergunto eu?

    1. Avatar de int3
      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        durante algum tempo a Apple identificou como Mac OS X. Nos últimos anos é que era somente OS X

        1. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Exatamente, e o X na verdade significa 10, que é a versão corrente já há muitos anos.

          Bem antigamente a Apple chamava o sistema de apenas Mac OS, e isso foi até a versão 9. Na época ainda se usava os processadores PowerPC.

          Agora, o nome volta a ser Mac OS, porém, sem o espaço e com a letra inicial minúscula, macOS.

      2. Avatar de Zéi
        Zéi

        Sim macosx, qual é a dúvida?
        E agora vai ter o mesmo nome que tinha 10 anos atrás, ora cá está a evolução do nome
        1984 – Macintosh
        1996 – macOS
        2001 – Mac OS X
        2012 – OS X
        2016 – macOS

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    RIP Windows
    RIP Linux

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      RIP porque? pela Siri? ou pelas abas? xD

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Basta não parecer um poio.

        Especialmente em ecrãs HiDPI.

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Em espanhol não fica nada bem, pois macos em espanhol significa: estupido, ridículo, falta de vegonha.

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      A designação já existe há décadas e a escrita e pronúncia distingue o suficiente da palavra espanhola

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Eu sei estava a brincar além que lumia também significa prostituta, e também deu origem a comentários interessantes xD

  8. Avatar de RICARDO FERNANDES
    RICARDO FERNANDES

    E o suporte a tela de toque?

  9. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Grande inovação loooooool mudar o nome….

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      Back to the 90’s
      Vai ter o mesmo nome que tinha 20 anos atrás

  10. Avatar de iSad
    iSad

    Vamos voltar ao Habitual dizer mal dos que não usam. Sejam crescidos

    1. Avatar de Tony
      Tony

      copy past de comentários iSad? 🙂

      1. Avatar de iSad
        iSad

        Yes, minha Avô dizia quem não gosta que não estrague.

  11. Avatar de Ivan S
    Ivan S

    Desde que façam algo melhor do que esse lixo do El Capitan já está bom