Com o iOS 8.3 a Apple bloqueou o acesso a pastas de aplicações

113 Comentários

As mudanças que a Apple realiza nos seus sistemas operativos são, por norma, para os melhorar e facilitar a utilização por parte dos utilizadores. Há, no entanto, pequenas alterações que acabam por ter um impacto bem maior noutras situações, limitando o acesso a funções que muitos davam como garantidas.

Foi precisamente isso que aconteceu com a mais recente versão do iOS, a 8.3, em que a Apple bloqueou o acesso às pastas das aplicações, algo que era usado por aplicações do Windows e OSX para aceder directamente aos dados dos utilizadores.

iphone_ios_83_1

A alteração aplicada no iOS 8.3 vem tornar impossível que aplicações que muitos usavam para gerir ficheiros de aplicações do iOS possam agora aceder às pastas das mesmas.

São aplicações que existem há anos e que muitos usam para gerir ficheiros dentro do iOS, conseguindo assim um acesso mais directo e rápido aos mesmos.

Desde que a nova versão foi lançada ao público que aplicações como o iFunBox, iTools, iExplorer, iBackupBot e PhoneView deixaram de funcionar, apenas porque viram negado o acesso às pastas a que antes tinham acesso pleno.

Esta mudança leva a que os programadores tenham de repensar as suas aplicações e encontrar métodos alternativos para aceder a esses ficheiros.

Algumas dessas ferramentas lançaram já novas versões, com funcionalidades limitadas, mas que ainda assim conseguem funcionar. A Apple manteve o acesso aos ficheiros de aplicações que têm o acesso autorizado via iTunes, através do iTunes File Sharing.

iphone_ios_83_2

Se antes o acesso estava bloqueado, naturalmente, apenas à possibilidade de escrita, agora o limite é a própria leitura, deixando estas aplicações sem o acesso às pastas das aplicações e aos ficheiros e conteúdos que lá se encontram.

Esta limitação não existe caso os dispositivos tenham jailbreak feito, pois nesse caso as limitações da sandbox são levantadas e o acesso ao sistema é total.

Esta mudança que a Apple introduziu no iOS 8.3 deverá ser permanente e deverá ser mantida nas versões seguintes, não sendo esperado que volte a ser dado acesso às pastas.

Os criadores das aplicações vêem-se agora obrigados a procurar alternativas e a inventar novas funcionalidades para as manter atractivas para os utilizadores e, principalmente, funcionais.

Comentários

113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Começo a ficar arrependido de ter apostado no iphone…

    1. Avatar de Filipa
      Filipa

      porque? Tens o itunes para gerir a tua midia, se isso era um problema ias para WP ou android. Para mim o itunes é bem util, para WP por ex n consigo organizar as playlists das musicas ja com o itunes torna se facil

      1. Avatar de PFerreira98
        PFerreira98

        2 words – music app
        E sabes que podes criar playlists no iTunes e transferir o ficheiro relativo a playlist para o WP certo? 🙂

      2. Avatar de darth
        darth

        depende. se tieveres descarregado o iDos2 ou PowerDOS, ou um dos muitos emuladores que foram infiltrados na appstore, e preciasas de loadar umas roms, ou se precisres de fazer backup de um save game (que nao suporta icloud saving), ou como em Broken Sword, se queres trocar as vozes de inglese para oura lingua (usando um pack oficial)… ja nao da

        nem todos os usos sao iguais aos teus

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        No Android pelo menos tens toda a liberdade, e tens Apps para organizar músicas, fazer playlist m3u, etc. E tens OTG, conexão USB, sistema de ficheiros etc. Para quem quer descomplicado iOS (meu pai de 65+ anos), para quem quer versatilidade Android.

        1. Avatar de Norman Bates
          Norman Bates

          No iOS também tens apps para isso, qual é a dificuldade? M3u é isso… Há necessidade? Não, porque o iTunes já faz isso, e é melhor que qualquer app que há para Android…

          Que é que interessa OTG e não sei que mais? Vou andar com um adaptorzinho para ligar pens? Para quê? Estamos em 2015, existe Dropbox, iCloud, Wi-Fi, AirDrop…

          1. Avatar de k
            k

            Se não tens uso para o OTG, eu entendo. O que eu não entendo é a tua incapacidade de perceber a utilidade do OTG. Não quereres é mais plausível. É definitivamente útil poder ligar aparelhos de 1Tb ou mais ao meu telemovel/tablet. É definitivamente útil ligar um teclado ou um rato a um tablet. Já para não dizer que podes ir mais além e ligar até uma potencial pen wireless para outros fins. Se tu e o teu iphone não tem utilidade para isso, tudo bem. Mas como o mundo não gira a tua volta, ter a opção é definitivamente útil.

            É 2015. Nem toda a gente tem internet diponível a toda a altura (e o mais certo é nem ter trafego) para aceder a uns casuais 2tb ou mais quando nem precisa se já os tiver num disco. Nem tens muitas clouds online que te armazenem isso sem pagar.

            Podes não gostar de andar com cabos extra. Mas, se para ter esta conveniência tenho que pagar 1€ e andar com algo tão grande como isto:

            http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/1098824549/2-piece-set-one-micro-usb-5pin-otg-cable-one-micro-usb-5pin-female-to-mini.jpg_220x220.jpg

            francamente, não me chateio nada.

          2. Avatar de PSL
            PSL

            Não me respondeste…

            Que é que interessa ter ficheiros de computador no telemóvel/tablet?

            Se for documentos tipo Excel, guardo-os na cloud, e abro-os a partir da cloud no iOS, e salvo-os para a cloud…

            Naturalmente…

            Não vou andar com discos rígidos de 2TB… ainda por cima… NTFS? No Android?

            Ainda por cima, posso ligar o disco rígido directamente ao telemóvel? LOL!

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Se querias acesso total deves trocar para Android, acho que tens de optar entre a fluidez e competencia do iOS às diversas Opcoes do Android mas que tem também bastantes contras.

      Não faltam alternativas, e se quiseres vender Apple tens fila para te comprarem, nao precisas de baixar muito o preço.

      Qualidade acima de tudo, agora se pretendes costumização e brinquedos, tens muitos Adnroid.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Filipa dizeres que por wp mao consegues organizar as musicas e é mais fácil pelo itunes, ve se mesmo que sabes o que esta a falar. A trabalheira que dá trabalhar num itunes, sincronizar com o telemóvel. Andar sempre com a biblioteca atras. Windows e so copiar para dentro da pasta a qual das o nome. Selecionar as musicas que queres, botao lado direito, criar nova lista, dar nome, feito. Simples como tudo..

    2. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Que é que queres? No Android, também não deixa aceder aos dados das aplicações.

  2. Avatar de Afonso
    Afonso

    desculpem a observação da imagem, o ppl dos iphones defende sempre a estética dos aperelhos, a beleza, a originalidade, a robustez etc… depois só vejo é iphones e mac’s com capinhas e proteções.
    Não entendo!

    Já agora será que o apple watch tem esse tipo de acessórios? não vá a sua beleza ficar estragada por um risco, ou um grão de pó.

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      ao contrario de qualquer outra “lixo” va…, para ser simpático!…
      com os devices da apple, tu tens 1 risco, o aparelho desvaloriza logo 70€+…., tu próprio que estás a reclamar das imagens, se por alguma razão decidires que vais comprar 1 iphone, mesmo que seja o 3G, mesmo que seja para espetar contra uma parede, se ele tiver a capa riscada já vais pedir para baixar € ao valor pedido…

      deixa-te de “não entendo” quando se fizeres 1 esforço, entendes perfeitamente!

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        Não, não entendo. À quase 20 anos que tenho telemóveis e nunca usei nada disso. Faz com que perca a beleza do dispositivo.

    2. Avatar de PSL
      PSL

      Entendes sim…

      Pegas num Android, mesmo de marcas conceituadas, pode estar completamente novo, não vale nada em usado.

      Além disso, a beleza do aparelho está lá.

    3. Avatar de Afonso
      Afonso

      Mas espera sendo tão bons, porque os querem vender? Andei 6 meses com um 4s e nunca usei nada disso, até se aguentou bem aos riscos no bolso com outros objetos.

  3. Avatar de Soraia
    Soraia

    Quando vejo tanta gente a elogiar o iOS face ao Android pergunto-me o que pensam deste tipo de acessibilidade?

    Usei Android durante anos e a transferência de ficheiros sempre foi bastante simples e rápida. Desde que comprei o iPhone 6 e iPad Mini 2 a maior limitação que tenho sentido é na interactividade bastante limitada com o desktop a nível transferência de ficheiros.

    Isto de tudo ter de passar pelo iTunes é super limitativo.

    Ainda recentemente, por duas vezes tive de desistir de transferir ficheiros, nomeadamente músicas, para o meu iPhone 6 porque apenas me restavam 5 minutos para desligar o PC e sair do trabalho para apanhar o metro. A primeira vez não tinha o iTunes instalado no PC do trabalho. A 2ª vez só o tempo de transferir as músicas para o iTunes, sincronizar as pastas, e fazer refresh porque não atualizou no iPhone, etc. Isto é algo impensável com o Android que é práticamente plug-in-play arrastar ficheiros para as pastas e está feito.

    Outra coisa que sinto falta no caso do iPad é da customização do homescreen a nível de widgets. A ausência de widgets de conteúdo no home screen é um autêntico desaproveitamento da utilidade de um tablet para assistir os utilizadores com conteúdo relevante no dia-a-dia. Isto até nos smartphones de hoje em dia dá bastante jeito, mas num tablet ainda é mais gritante.

    Às tantas o iPad Mini 2 apenas me paece ser um iPhone com ecrã maior que não tira partido de ser um tablet em muitos aspectos.

    Tirando isso é óbvio que a experiência iPhone/iPad é boa, mas isto é uma das coisas mais importantes em que o iOS na minha opinião deixa muito a desejar face ao Android.

    1. Avatar de Jorge H
      Jorge H

      Widgets foram criados no android para ultrapassar a lentidão no acesso às aplicações, tendo a informação logo disponível nos homescreens.
      No iOS penso que nunca se entendeu ser necessário. Pessoalmente não sinto a falta de qualquer widget. No limite, já começas a ter alguma informação tb disponivel no “today screen”, de forma que os widgets fazem ainda menos sentido. Esta é a minha opinião pessoal.

    2. Avatar de lourenço
      lourenço

      existem aplicações que permitem fazer o drag and drop de musicas, toques, fotos, videos, etc, para iphone, sem precisar de itunes, e sem alterar a ordem das playlist’s de itunes, que torna a coisa mais rápida e útil para instantes… mas eu percebo.., em android, ha tempo e pre-disponibilidade para se andar a palpar terreno e saber o que é que funciona com o que!.., em IOS ha pre-disponibilidade para se assumir que se não vem com o equipamento então não existe… e se der trabalho, então é porque é mau!…,

      mas não creio que qualquer uma das opções seja problema de IOS ou apple!..,

      widgets…, existem uma serie de widgets na appstore, ou.. va… aplicações com widgets uteis que fazem precisamente aquilo que foi descrito em comentários a cima.., facilitar o acesso a aplicações ou coisas do gênero calendário, musicas, etc.. sem se ter de abrir aplicações…, mas lá está.., para se usar em pleno as coisas, é preciso dar-se ao trabalho.., e IOS é suposto ser simples, quando por razões da 2m de trabalho a procurar, torna-se não capaz.., mas péssimo..,

      1. Avatar de nuno ferreira
        nuno ferreira

        Disses-te tudo no Android procuram no IOS não depois dizem destas coisas que tem que passar pelo itunes, eu utilizo o itools mas a tanta coisa….

    3. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      1. Eu sempre passei ficheiros por Wi-Fi, existem montes de apps para iOS que o permitem, abro a app no iOS, e em QUALQUER COMPUTADOR no mesmo Wi-Fi, sem ser preciso instalar app nenhuma, apenas uso o browser para transferir ficheiros…

      2. ITunes é super limitativo? Essa é boa… iTunes permite tudo! Conversão on-the-fly, sync por Wi-Fi, backups, organização, sincronização de contagens/estrelas, permite sincronizar playlists específicas, não só a playlist, como as músicas que a compõe ficam sincronizadas caso não estejam do dispositivo, sincronização automática segundo os teus gostos, etc…

      3. Se não sabes fazer…

      4. Widgets é só para enfeitar, e fazem o acesso ao homescreen no Android mais lento, não vejo ninguém a usar nada disso, a não ser o típico relógio, e a típica barra para ligar/desligar as coisas porque no Android o power management é uma anedota! No iOS tem widgets em todo o lado, homescreen, lockscreen, aplicações, basta puxar…

      5. LOL? O iPad é efectivamente um tablet e usa o ecrã todo, tem centenas de milhares de aplicações que assim o usam, não como o Android em que fixas com apps para telemóvel…

      1. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        Não sejas tolo.

  4. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Daquelas actualizações boas. Lol

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Só é má noticia para os programadores. Para o user comum não influencia nada.

      1. Avatar de Up
        Up

        Como assim ? As aplicações que usam deixaram de funcionar.
        Os ficheiros que estão guardados não podem ser lidos.

        Claro que afecta o utilizador…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O que ele provavelmente quer dizer é que não são muitos aqueles que usam estas aplicações no computador. Muitos até desconheciam que era possível este tipo de acesso a certas pastas no iPhone por um computador!

      2. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Nao leste o mesmo que eu então.

  5. Avatar de LM
    LM

    Confesso que li o artigo assim “na diagonal” e… fiquei com uma duvida sobre o acesso à pastas no iOS. Mas quais pastas?? Tenho também aqui um android comigo e sim, nesse, tenho nacesso às pastas mesmo sem ter root. Mas no iOS? Não será preciso para tal, ter jailbreak? Se sim, deveriam ter mensionado isso no artigo ou se calhar está lá e eu não vi… Estarei eu a dizer alguma asneira?

    1. Avatar de LM
      LM

      Ok, depreendo que sejam pastas que “apenas” os programadores têm acesso.

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        exactamente!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        qualquer pessoa tem acesso às pastas usando estas aplicações… embora muita gente desconheça a possibilidade
        Dado que a maioria das pessoas faz transferências para as pastas partilhadas, muitos não notarão diferenças.
        Contudo havia quem usasse estas aplicações para fazer limpezas de ficheiros e tb para aceder nalgumas aplicações a ficheiros importantes que eram guardados noutras pastas!
        Seria bom que a Apple explicasse melhor o que mudou e se tem planos para este “assunto”

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Deve ser a library wye cada app tem:

      /Library :

      This is the top-level directory for any files that are not user data files. You typically put files in one of several standard subdirectories. iOS apps commonly use the Application Support and Caches subdirectories; however, you can create custom subdirectories.
      Use the Library subdirectories for any files you don’t want exposed to the user. Your app should not use these directories for user data files.
      The contents of the Library directory (with the exception of the Caches subdirectory) are backed up by iTunes.
      For additional information about the Library directory and its commonly used subdirectories, see The Library Directory Stores App-Specific Files.

      Até agora conseguia aceder a ela com outras apps.

  6. Avatar de Abílio
    Abílio

    “São aplicações que existem há *anos e que muitos usam para gerir…” 😉
    Vão dar a volta à situação os Dev mas a Apple para que cria estas dificuldades se o iTunes o permite? Exclusividade?

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já nem acesso as pastas se tem no iphone?

    Os programadores depois de horas e horas perdidas, agora levam com isto assim do nada?

    Ai e tal a segurança…isto não é desculpa!

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      A segurança está sempre em primeiro lugar.

      Acho bem estas mudanças. Há que proteger o utilizador.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A questão é que não se sabe os motivos das modificações introduzidas!
      O acesso já não era facilitado pela Apple, embora não creio que o acesso às pastas por si só causasse problemas de segurança, ainda mais agora que quase toda a gente usa password para bloquear o iPhone.
      Contudo pode ter sido descoberto que o método usado por estas aplicações para o acesso causava outros problemas de segurança.
      Seria bom que houvesse uma explicação…

      1. Avatar de LP
        LP

        Explicação: itunes, ou usas ou usas, ponto final.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Se fosse uma questão de obrigar a usar o iTunes já há muitos anos que a Apple teria fechado esta “porta”! E para reforçar essa ideia há aplicações que continuam a fazer as mesmas transferências de ficheiros que se faz no iTunes!

  8. Avatar de Jp
    Jp

    /facepalm
    E mais não digo

    1. Avatar de Filipa
      Filipa

      as pessoas escolhem iphone pelas apps exclusivas, suporte duradouro e fluidez que algo n existe em outros SOs..o itunes n sera um problema

      1. Avatar de Goncas
        Goncas

        Pelos teus comentários fico a entender que compras-te um iPhone há pouco tempo. Depois de 2 anos a usar iOS vi-me forçado a vender o meu iPhone (bloqueado) para um telemóvel desbloqueado ( OpO). Praticamente fiquei algumas noites sem dormir a 100%, preocupado em não conseguir voltar a usar Android. Posso desde já dizer que não estou minimamente arrependido. Só o facto de puder meter ficheiros que quiser, sem estar agarrado a um programa.

        Nota: Atenção não estou a tirar mérito ao iOS nem a dizer que iPhone não presta, como se lê por aqui e por outros lugares da net. Ambos são sistemas estáveis e fiáveis. Nenhum sistema vai ficar “infectado” se o utilizador fizer tudo como deve de ser.

      2. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Lol… Tens de sair da bolha que te protege do mundo e descer do pseudo-pedestal em que te sentes com o iphone… Afinal de contas ter um iphone não é assim tão exclusivo nem é sinonimo de status. É sim um case study de marketing, pois conseguem vender um “VW” como se fosse um Mercedes” a um preço de “Ferrari”. Isso sim é de tirar o chapéu à Apple.

        1. Avatar de Filipa
          Filipa

          o teu comentario foi 0..dos meus argumentos sabes que o lagdroid perde em todos

          1. Avatar de Mr.T
            Mr.T

            Filipa Filipa, se queres comparar equipamentos ou SO’s, tens de os comparar em bases iguais ou semelhantes. Quer isto dizer que para comparares Android com IOS no Iphone, tens equipamentos cujohardware seja semelhante ao Iphone. Só então podes ou não afirmar se Android é LagDroid… Agora refutando os teus argumentos e acrescentando mais alguns…
            1. Apps exclusivas? Não é prática comum… Mas também as há para Android e WP. Alias, é um erro hoje em dia criar uma app exclusiva para um unico sistema.
            2. Fluidez? Também o há em Androids e WP’s (o meu Galaxy S2 supostamente é antigo, e está mais fluido que nunca – sim tem o Android 5; Já o meu iPad mini tem com frequencia lags – devido a falta de memoria disponivel visto ter tão pouca e nao ter cartão SD externo).
            3. ITunes? Então mas o objectivo de um telemovel não seria o poder ser independente e portatil para tudo? Uma falha grave no sistema da Apple, na minha opinião.
            Mais alguns argumentos que encaro como defeitos nos equipamentos moveis da Apple:
            – Falta de cartoes SD;
            – Falta de flash (se bem que pode ser contornado);
            – Falta de poder trocar a bateria de forma facil;
            – Falta de uma gestao centralizada dos ficheiros para as diferentes apps (se quero ler um pdf em 2 apps diferentes, tenho de replicar esse ficheiro par as duas apps – péssimo e ajuda a tornar o espaço existente ainda mais escasso)
            – Falta de poder anexar simples ficheiros como pdfs, docs, xls, e afins nos emails (acho que esta falha aida se mantém);
            – Falta de radioFM (e não, não é uma alternativa ter de subscrever um plano de dados so pra poder ouvir musica pela net);
            – As aps normalmente são demasiadamente pesadas para equipamente com tão pouco memoria/espaço disponivel;
            – Bluetooth quase inutil (não consigo conectar-me com outros equipamentos que não sejam Apple – + 1 vez a politica fechada da Apple).
            – Preço exageradissimo para o equipamento oferecido (o que torna a desvalorização muito superior na hora de vender)
            – Etc Etc…

            Mas também tem coisas boas, nomeadamente:
            – Design atrativo;
            – Boa User Experience;
            – Politica de todos os dias tornar algumas apps gratuitas durante algum tempo (devo dizer que é graças a esta politica que ainda não despachei o meu ipad mini).
            Para terminar, podes ver que não sou nenhum IFan ou fanDroid… simplesmente sou agnóstico ás marcas e sistemas. Hoje, utilizo o que melhor me servir e amanha será igual…
            Ps. Paulo, não sou o Tapiçu… 🙂
            Cumps pra todos.

          2. Avatar de Lagdroid - LOL
            Lagdroid – LOL

            Lagdroid??? Não sei que Telemóveis android já utilizaste mas certamente deveriam ser do ano 2008.
            Concordo plenamente com o Mr.T e olha que eu tenho um Ipad Air 2 e já tive iphones desde o primeiro que existiu até ao 4S. De momento tenho um Meizu Note e um Meizu MX4 Pro…esquece lá o iphone, é que nem há comparação sequer…Consigo realizar qualquer tarefa com maior fluidez no meu Meizu Mx4 Pro com o Kit-Kat 4.4.4 Flyme OS do que no ipad air ou em qualquer iphone que exista no mercado… existe aqui muita gente que opina sem ter a mínima noção ou conhecimentos específicos do que está a falar…essa do suporte duradouro também é muito boa, caso não saibas a apple já não actualiza até ao 4S deixando apenas o 5 e o 6 com actualizações disponíveis e para que saibas a Meizu, marca chinesa com Lagdroid como tu lhe chamas, vai actualizar todos os seus equipamentos para a versão Android Lollipop… por tu não conheceres não quer dizer que não exista…informa-te primeiro antes de dizeres barbaridades

          3. Avatar de PSL
            PSL

            Tanto texto para nada

            99% das queixas de “lag” nos iOS, são de fandroids manhosos online, como se vê…

            A verdade é que lag sempre foi, e ainda é, uma constante no Android… especialmente quando se usa o telemóvel como um telemóvel…

      3. Avatar de Tapiçu
        Tapiçu

        As pessoas escolhem iphone pq têm necessidade de se sentirem superiores, é a natureza humana! 87% das pessoas q utiliza iphone nem sabe o q é o itunes….ponto!

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          87%? hm não será 73%? ou talvez 92%? 23%?, 42%? … LOL

          ó Tapiçu=Mr.T… já mudavas de cassete, não? 🙂

        2. Avatar de Filipa
          Filipa

          quem tem mania que é superior e os outros sao sheeps sao os fandroids, curiosamente sao os que mais enchem forums a procura de roms e fixes para os problemas que a google ou fabricantes n resolvem.

        3. Avatar de Norman Bates
          Norman Bates

          Enfim…

          Se não sabem, é bom sinal.

      4. Avatar de ricardo
        ricardo

        Aonde e que o teu iphone e mais fluido que o meu lumia 1520? Será que tira melhor fotos? Será que tem mais autonomia? O Filipa, vai jogar tetris, e fuido e simples. O itunes foi e sempre será um problema. Como e que a Apple ao longo destes anos ainda não o mudou, ou retirou…

        1. Avatar de Paulo P
          Paulo P

          Snapchat, google apps, ibooks, kindle (no wp n e igual), instagram a serio e nao beta tens no teu lumia? Para que comprar tlm sem apps de jeito como o wp…

          1. Avatar de ricardo
            ricardo

            Snachat não uso.. Nem no Android usava nem no iphone… Google apps? Quais? Não uso nenhuma. Instagram, a aplicação 6tag serve muito bem para o meu uso.. Ta quase igual… Mais? Falas sem saber… Tem todas as aplicações que eu preciso… Para ti pode não ter… Mas para mim tem… Para mim, wp acima de Android e ios… Tanto o telemóvel como o sistema….

      5. Avatar de Imparcial
        Imparcial

        “as pessoas escolhem iphone pelas apps exclusivas, suporte duradouro e fluidez”

        Já falaste com todos os utilizadores que usam iPhones e, todos sem excepção, te disseram isso? Não fales pelos outros. Fala por ti. Muitos, dos mais informado sobre o assunto, sim. Outros nem por isso.

        Tens de admitir que esta nova limitação é um problema.
        Num lado da moeda tens os programadores que faziam dinheiro com apps do género que a Apple não fornece nativamente no iOS. Agora muitas dessas apps deixarão de fazer sentido e lá se vai o negócio da malta.

        Do outro lado da moeda, tens vários utilizadores que querem tirar maior partido dos seus dispositivos e, portanto, compraram essas apps (algumas delas a custar 20 EUR ou mais) para gerir os seus documentos num dispositivo que tanto gostam. Agora com esta actualização tudo deixa de fazer sentido. Parece-te bem?

        Agora imagina alguém que tenha um ficheiro secreto com dados de acessos a zonas sensíveis no seu lindo iPhone 6, e agora, fora de casa, precisa de aceder ao ficheiro para concluir uma transacção importante, milionária até, que não terá outra oportunidade igual, mas que não o pode fazer só porque se lembrou de actualizar o iOS na noite anterior. Perde um negócio de milhões. Achas que pensar “Ah, calma, pelo menos isto é rápido, fluido e com suporte, ao contrário da concorrência” lhe vai servir para alguma coisa?!

        O iPad e iPhone é, para muitos, uma ferramente de trabalho a sério. Esta limitação vai ser um grande inconveniente para muitos no mundo profissional. Isto é um facto.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Mas quem é que guarda um ficheiro secreto dessa maneira? Guarda-se numa app que encripta os ficheiros, protegida por uma password forte.

          1. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            LOL! Compreendo a reacção. Foi um exemplo extremo apenas para tentar que a Filipa percebesse a inconveniência que o update trouxe. Há malucos para tudo.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Isto não são apps no iOS!
          São aplicações nos computadores que conseguiam por via não “oficial” acesso a mais pastas das aplicações para além daquela que as aplicações definiram para partilha.

        3. Avatar de PSL
          PSL

          Tanta treta…

          A Google? Quanto é que te paga?

          1. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            Nada. Simplesmente sou informado. Não custa partilhar conhecimentos. Certo? 🙂

          2. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            Treta? Informa-te primeiro antes de comentar. Fica-te mal dizer disparates. Google (search) is your friend. Mas como, pelo vistos, desconfias da Google podes usar outros motores de busca, sei lá, Bing, Yahoo! Search, DuckduckGo,… depois relê o meu comentário.

          3. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            @”A Google? Quanto é que te paga?”

            Hmm… Imaginemos que sobre ti eu digo o seguinte:

            “O PSL, é uma pessoa espectacular. É honesto, sempre disponível para ajudar, de vez em quando faz doações a instituições de caridade, é um excelente profissional.”

            Assumindo que isso é verdade, eu estarei apenas a dizer uma verdade. Agora imagina que alguém ouve o que eu disse e diz “PSL? Quanto é que o PSL te paga?”

            Não confundas as coisas. Factos são factos e não mudam só porque discordas.

            Gosto todas as empresas no mundo da tecnologia porque todas juntas, mais do que no chega, colaboram para nos tornar felizes. Da mesma forma critico todas as empresas quando cometem erros sejam elas Apple, Microsoft, Google, Nokia, Sony, HTC, Samsung, LG, HP ou qualquer outra.

            Há que saber ser Imparcial.

      6. Avatar de Paulo
        Paulo

        @Filipa: +1

  9. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Um aparte que fiquei sem perceber. Por exemplo, ficarei impedido de usar o CopyTrans?

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Será então possível continuar a usar o CopyTrans e todas as ferramentas que o completa? Já é uma boa notícia.

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    tão bom o IOS da aple 😀

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Tanta dor de cotovelo amigo.
      Acho graça, não tem nenhum equipamento Apple, mas vem aqui mandar farpas LOL

  11. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Mas o telemovel é meu e nao posso fazer o que quero… ai e tal mudou para android… começo a percebe los. Nunca fiz jail break mas agora estou a pensar nisso…

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Incrivelmente as vendas dos android tem reduzido e do iOs aumentado. Porque será!

      1. Avatar de Fernandes
        Fernandes

        Ai é, aproveito então para vender o meu 4s, 100€ quem dá mais?

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          Se não sabes tirar partido de um sistema iOs , muda para android, ou outro qualquer.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Acredita que ainda hoje consegues vender esse modelo por mais de €100 😉

        3. Avatar de João Bemposta
          João Bemposta

          Eu por exemplo estou interessado, é só ver em que estado se encontra e pouco mais de detalhes.

      2. Avatar de ricardo
        ricardo

        Porque as pessoas cada vez trabalham mais… Os pais cada vez trabalham mais horas para sustentar as famílias. Logo ha um défice de atençao nas crianças… Que mais tarde sentem necessidade de ter um iphone para se sentirem bem, para se sentirem importantes. E para receberam mais atenção. E podia continuar…

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Cada vez mais velhos a comprar smartphones?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      @Fernandes: Os smartphones Android também estão inacessíveis às áreas mais críticas do sistema por omissão. Para acederes à raiz do sistema, tens de fazer “root” (=”jailbreak” no iOS), correndo o risco de “brickar” o telemóvel, apanhar malware, etc., etc., para além de, em muitos casos, comprometeres futuras actualizações oficiais – quando as há – do sistema. Mas enfim, é uma opção 🙂

      1. Avatar de Fernandes
        Fernandes

        Eu tive Android ainda das primeiras versões e lembro me que era relativamente fácil ser root e pudia instalar rooms, fazer atualizaçoes e continuava com os programas “pagos” (não sei se ainda é assim) já com o IOS que tenho não é assim, mesmo com JB…

      2. Avatar de LP
        LP

        Não fazes ideia do que falas, pois não? Experimenta sem medo!

    3. Avatar de LP
      LP

      Em iOS não posso simplesmente passar para o meu telemóvel a aplicação que acabei de desenvolver e testá-la.
      Aquilo que compras à Apple não é para usares como te apetecer mas sim como eles definem, dizem que é por segurança e estabilidade… Eu prefiro decidir por mim, mas compreendo que haja quem não tenha vontade, tempo ou capacidades para o fazer.

  12. Avatar de ACS
    ACS

    A politica da apple é simples.
    A pasta library das apps é oculta e serve para ter itens privados dos utilizadores e por isso apenas pode ser acedida pelas próprias apps caso os programadores queiram la meter ou ler qualquer coisa.
    Por isso faz sentido que mais ninguém tenha acesso.
    Sim vai tornar a vida dos programadores ainda mais dificil mas aumenta a segurança das apps no geral pois assim conteúdo critico que não devia ser partilhado com mais ninguém torna-se bem mais dificil de se aceder.

    Estamos a falar de uma pasta de cada app que na documentação era suposto ser segura aos olhos dos outros mas que neste momento podia ser acedida facilmente por outros programas.

  13. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    IOS cada vez mais próximo do utilizador! !

    1. Avatar de Who cares about privacy?
      Who cares about privacy?

      Google loves ya.

  14. Avatar de Jmmso
    Jmmso

    Eu tenho a app PhoneView e só a usei uma vez para experimentar.
    Esta alteração no iOS 8.3 é completamente irrelevante, pois não tenho qualquer necessidade de andar a mexer nas pastas.
    Se quisesse andar a “mexericar” no SO, optava por Android.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Ora nem mais, comentário realmente resume tudo.

  15. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Sendo oficial, é uma vergonha.
    Se fosse teste, bem como Windows Lumia 10 Previews, seria normal!….

  16. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    Eu não sei com é possível que ainda haja pessoas a defender esse S.O. O apple é um fiat com um preço de ferrari. em termos de hardware é mais fraco que as maior parte dos concorrente. em termos de segurança a apple perdeu muita credibilidade, e estudos recentes revelam que o android é mais seguro. A Apple tem o código fechado, enquanto que o android é de código aberto. Nada me diz que não haja backdoor ou spywares nos apples. existem muito mais aplicações para android. Peço às pessoas para não se esquecerem das revelações da parte do Snowden. A apple só vende muito devido ao design, marketing e porque as pessoas são enganadas. Depois é isto mais 1 limitação tanto para os utilizadores com para os programadores.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      tal como nada te assegura que não tens um backdoor no teu Android, já que a maioria deles vem de origem com muito código proprietário da Google que mais ninguém vê!
      Quanto ao hardware só pode ser para rir!

      “e estudos recentes revelam que o android é mais seguro”
      onde!?
      “Depois é isto mais 1 limitação tanto para os utilizadores com para os programadores.”
      fazes sequer ideia o que é que é isto!?

  17. Avatar de MF
    MF

    Agora só tem acesso à Pasta€

  18. Avatar de Ricardo F.
    Ricardo F.

    Eu juro que continuo sem perceber estes ataques de iOS e Android, de Apple e Google…
    Há aqui alguém obrigado a comprar um ou outro produto?~
    Até parece que são obrigados a comprar produtos daquela marca e depois passam a vida a queixar-se disto e daquilo como se fosse uma prisão.
    Quem não gosta, deixa na beira do prato e não come!

    Já lá diz o velho ditado “Deus que é Deus não agrada a todos!”

    Abraço.

  19. Avatar de Filipa
    Filipa

    Se a google disponibilizasse apps para WP o android já era…assim iphone torna se a melhor solucao

    1. Avatar de Diogo Alexandre
      Diogo Alexandre

      Não concordo contigo. O WP tem alguns dos problemas da apple. Codigo fechado, nada me diz que não tem backdoor ou spyware, em termos de segurança está abaixo do android. Estabilidade. O android será o sistema mais eficiente, pois sendo de código aberto dá mais razões que terá uma melhor e mais rápida evolução, segurança e confiança. a prova disso são os resultados de alguns testes recentes.

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Tens de arranjar tbm para mim!! deve ser da boa a que tua andas a tomar! 😀

  20. Avatar de Liberal da cerca
    Liberal da cerca

    Na realidade, a maioria dos detratores do iOS neste artigo nunca utilizou iOS. Afinal, será que alguma vez acederam às pastas de outras aplicações? Não! Muitos nem sabem com isso se faz!
    E se um dia destes viesse aqui um artigo bombástico do género: “iOS encontrada vulnerabilidade em aplicações que podem ter acesso a dados pessoais”? para evitar ruído a Apple preveniu. E bem!

  21. Avatar de Rpgccv
    Rpgccv

    “vêm-se”!?!?!
    Relativamente ao ios, agora é que está bom e mais seguro; sempre a inovar!!

  22. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Existe uma coisa chamada iCloud é uma coisa chamada AirDrop, mas há quem não consiga deixar a treta de andar com cabos USB para trás…

    Provavelmente é porque a Apple tem algo na calha nesse assunto…

  23. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    Não me venham dizer que não é uma limitação. Em termos de hardware penso que há android com hardware superior estou a referir-me ao processador, memória ram e gpu.
    Agora em termos de segurança. Backdoor é na apple e na microsoft, o código do android é open source pode ser revisto. não é fechado. e se isso acontecesse ja se saberia, como ja se soube da apple e da microsoft da rsa e etc.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      processador e GPU é dos melhores que encontras!
      “o código do android é open source pode ser revisto”
      o sistema Android que é instalado nos aparelhos que a maioria das pessoas compra tem muito código proprietário, isso é de conhecimento público. Serviços como as lojas da Google não têm código aberto!

  24. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A realidade é esta:

    O iOS cada vez fica mais arcaico, limitado e desinteressante para gente joven e dinâmica.

    O Android e WP cada vez mais poderosos, lindos e poupados.

    As vantagens do iOS são histórias que a Apple conta para ter menos trabalho com o SO e usar um hardware mais fraco. Os aparelhos iOS não são mais que design e aparentar ser bom, com um SO que a Apple não sabe fazer melhor, pelo menos por agora. Até a Microsoft anda a fazer melhor figura com o WP8.1 …

    O único concorrente do Android é o WP 10, o iOS nem conta, é para velhotes e gente que quer aparentar ter dinheiro.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Conheces a expressão: “Vai dar banho ao cão”? 😉

      https://www.youtube.com/watch?v=V4LnorVVxfw

      1. Avatar de mzzr
        mzzr

        o android é melhor coisa que anda por aí. o resto não presta.

        1. Avatar de PSL
          PSL

          Cuidado com ele…

          Deves ser um hacker russo…

      2. Avatar de PSL
        PSL

        Enfim… na Apple já começam a fazer portáteis sem portas USB… uma porta, e é mais para carregar?

        No mundo Android, eles ainda querem USB… no telemóvel!

        “O iOS cada vez fica mais arcaico, limitado e desinteressante para gente joven e dinâmica.”

        Risota…

        1. Avatar de João
          João

          Sim, um portátil que dizem que é bonitinho por ter 13mm e apenas uma porta para tudo!!! alimentação e passar dados(que para tua informação é USB, uma USB-C).

          E depois precisa de um adaptador externo de 100€ para ligares aparelhos externos HDD, USB, o teu precioso Iphone, outros monitores.

          E se por acaso essa única porta avariar, kaput! O mac fica inutilizado e lá tem que ir fazer uma visita à loja.

          Grande inovação…

      3. Avatar de Guilherme Filipe
        Guilherme Filipe

        Tu que percebes da coisa, consegues-me indicar algum software para limpar o “lixo” do meu iPhone? Tipo o Ccleaner para o Windows. Eu usava o Battery Doctor mas com o novo update já não tem essa função. Se me pudesses indicar alguma aplicação para esse efeito agradecia bastante 😀

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Se usavas o “Battery Doctor” então caíste num conto do vigário, pois nenhuma aplicação instalada no iPhone pode apagar “lixo” de outras aplicações ou do sistema – nunca tiveram permissões para isso, cada uma está numa “sandbox”.
          Em segundo lugar o que é aqui descrito não é uma mudança para aplicações no iOS!

    2. Avatar de PSL
      PSL

      Velhotes é que andam com cabos USB atrás do telemóvel…

      Ainda não descobriram coisas como Wifi, Cloud.

      Enfim…

      Mesmo isso… vai dar banho ao cão…

      O iOS já está a abrir caminho em coisas como CarPlay, já tem montes de colunas AirPlay, já estão a chegar os primeiros acessórios HomeKit, o HealthKit já é uma realidade que vai sofrer um grande boom com o Apple Watch e os seus acessórios, como medidor de glicose no sangue para diabéticos, já para não falar no ResearchKit que ajudará, conjuntamente com os sensores do iPhone (calibrados, coisa que vocês não conhecem), a activar a pesquisa e desenvolvimento médico.

      O Apple Pay chegou tarde? TUMBA! Número em pagamentos móveis numa semana ou o que foi!

      Apple Watch chegou tarde? TUMBA! Já derreteu as vendas do Android Wear… e ainda nem saiu!

      Android? Uga uga… mais pixels, mais gigabytes, mais gigahurtzes… uga uga… continuam com aparelhos exactamente iguais aos do ano passado, e do ano passado… uga uga… mais specs! Porquê? Continua lento, com lag’s, continua a não aguentar um dia de bateria (maiores baterias, e mais depressa as gastam com octacores e blá blás), continuam a ter que andar a limpar caches, não ter atualizações, ROMs, Kernels, desligar coisas… configurar outras coisas, etc…

      iOS? Paz de espírito, é disfrutar.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Wifi, Airdrop em vez de cabo? Lolol sim claro, porque a velocidade (real) por wireless alguma vez se aproxima do USB (mesmo 2.0).

        Apple Pay? Deves usar imenso em 99.9% dos mercados da Apple (diz lá onde usas tu). E mesmo muita gente já apelida de palhaçada.

        Uga uga…isso devem dizer muitos quando estão na fila para comprar iPhones com as specs de Android de há 2-3 anos e batem palmas. Antes gozavam os benchmark, full HD, widget, etc, e agora andam a vender os antigos como loucos para comprar o novo com essas specs lolololol

        Vemo-nos daqui a um par de anos, quando os Android usarem ecrãs 4k totalmente flexíveis, baterias de semanas, e tu na fila para comprares o novo iphone que usa um fabuloso ecrã QHD LCD e a bateria dia uns fantásticos 3 dias.

  25. Avatar de tiago
    tiago

    Agora não tenho.dúvidas, aquilo.ficou uma bosta ainda maior lol

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      comentário de quem nunca viu nenhuma aplicação que fizesse uso disto!

  26. Avatar de rita
    rita

    Boa noite, estou com dificuldade em passar as minhas fotos e vídeos do iphone para o computador através do cabo usb, aliás como sempre fiz… alguém me pode dar uma ajuda, por favor?
    Obrigada e Cumps!