Carregador do iPad carrega mais rapidamente o iPhone 6

55 Comentários

Uma das características que se destaca no novo iPhone 6 e iPhone 6 plus é a bateria. A Apple decidiu adoptar, neste novos modelos, baterias com maior capacidade com o objectivo de garantir uma melhor autonomia dos equipamentos.

No entanto há uma curiosidade! De acordo com o MacRumors, estes novos modelos do iPhone carregam mais rapidamente com o carregador do “velho” iPad do que com o próprio carregador. Saiba porquê!

ipad_carregador

Como já referimos, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são, sem qualquer dúvida os equipamentos do momento. Após uma semana do seu anuncio, o iPhone 6 e o iPhone 6 plus continuam a ser submetidos a várias análises detalhadas, que tentam explorar ao máximo os seus pontos fortes e fracos. Recentemente, alguns membros do forum MacRumors, publicaram um conjunto de informações que mostram que com o carregador do iPad é possível efectuar carregamentos mais rápidos no iPhone 6 (comparativamente quando usado o próprio carregador dos equipamentos).

Um carregador com maior potencia carrega mais rapidamente?

Normalmente ter um carregador com maior potencia não significa que se consigam carregamentos mais rápidos, até porque os próprios equipamentos limitam a entrada de potência (para não queimarem). Como é agora publicamente conhecido, o iPhone 6 tem uma bateria de 1810 mAh e o iPhone 6 plus vem com uma bateria de 2910mAh…já o iPhone 5 tinha uma bateria de apenas 1440 mAh.

No entanto, segundo testes preliminares da MacRumors usando um voltímetro e um sistema com OSX concluíram que o iPhone 6 carregam mais rapidamente com o carregador do iPad. Não é de admirar. Lei de joule!. Os carregadores que acompanham o iPhone 5/6/6+ são de 5W (5V/1A), os do iPad são de 12W (5.2V/2,4A). Assim os carregadores do iPad disponibilizam mais tensão e deixam passar mais corrente – logo passa mais energia por unidade de tempo (W) logo a bateria carrega mais rapidamente.

iphone6_04

(segundo informações do utilizadores, com um carregador do iPad um iPhone 6 demora cerca de 2h a ser carregado).

battery

De salientar que o novo iPhone 6 e iPhone 6 plus vêm com um carregador de 1A/5W. Assim, caso pretendam que o vosso iPhone 6 possa carregar mais rapidamente e em segurança, utilizem um carregador do iPad (de 2.1A/12W) ou a interface USB dos novos modelos do Mac.

Via MacRumors

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Pelas reviews que vi o Iphone 6 plus demora umas 3 horas a carregar com o carregador que trás.

    1. Avatar de MM
      MM

      Claro! Se o carregador debita 1 Amper(A)/hora, se a bateria tem 2910mAh (=2,910A=quase 3A), é de esperar que demore praticamente 3 horas a carregar.
      Se o do ipad debita 2,4A, demorará um pouco mais de 1 hora a carregar o 6plus.
      Uma coisa que nos carregadores tem de bater sempre certo é a tensão de saída e tem de bater certo com a tensão de uma bateria, ou seja, se uma bateria tiver a tensão de 5 volt (V), então, os carregadores a usar terão de ter 5V de saída. Se tiverem mais irão queimar a bateria e até o telemóvel no momento que ligarem o carregador – a bateria vai logo à vida e o tlm pode ser que se safe se a bateria funcionar como fusível.
      Se a tensão de saída do transformador for inferior não há problema porque o receptor não vai trabalhar – no caso da bateria, não vai fazer nada, é inútil.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        o telemóvel/bateria tb deve ser capaz de regular a tensão, já que a tensão de entrada é 5V, mas a tensão na bateria é variável ao longo do carregamento.
        O que pode tb queimar a bateria é excesso de corrente, pois facilmente leva a sobreaquecimento, o que é muito perigoso numa bateria de lítio destas

        1. Avatar de MM
          MM

          Pois, por isso não sei se esta operação de ligar um transformador com o dobro da potência e com mais 0,2V de tensão (carregado iPad tem 5,2V). não será prejudicial num curto prazo – mas lá está, isto é geral e não específico da Apple.
          Sou da opinião que esta notícia pode trazer más notícias para quem recorrer a este método.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S se acabei de dizer que o próprio aparelho tem que regular a tensão… como é que vais dizer que vai ser um problema?, e a curto prazo ainda por cima!?
            Nem sequer é o primeiro iPhone a poder usar este carregador, todos os iPhones são suportados pela Apple para usar este carregador. Creio até que o próprio carregador é capaz de se alterar o seu “perfil” segundo o aparelho que está ligado, mas já não encontro o sítio onde li isso!

          2. Avatar de Fredh Gaspar
            Fredh Gaspar

            Olá bom dia MM gostaria que me desses um conselho.
            Tenho um iPhone 6, qual dos carregadores devo usar
            O primeiro é de:
            De input: AC110-240
            50-60Hz/0. 1A,
            Output: DC5V +/- 0.5V, 1000mA+/-50mA ?
            O segundo é de …
            Input: 100-240V
            50-60Hz 0.35A
            Output: 5.0V-/~ 2.0A

            Qual devo usar no iPhone 6 normal

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Melhor e mais rápido é só mesmo utilizando um microondas..

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Os carregadores impõe sempre a mesma tensão de saída. A corrente depende do equipmento conectado e da limitação de corrente do proprio carregador.
    O que posso concluir é que o iphone 6 pode puxar mais corrente do que a disponibilizada pelo carregador que o acompanha. Como o carregador do ipad é mais potente (P = UI), significa que se o iphone 6 puxa mais corrente e ele tem essa capacidade então logicamente ele fornece. Mais corrente a ser puxada significa que carrega mais rapido.

  3. Avatar de SXAC
    SXAC

    E o que é que a 1ª imagem dos post tem a ver com a notícia?

    É que fiquei um pouco confuso…, o carregador do iPad carrega mais rápido o iP6,ok.
    Mas no fim aquece e queima?!?!?!

    Realmente, por vezes vcs pedem-nas…

    Cumps.

    1. Avatar de silva
      silva

      podes crer.. ao ver a imagem pensei “Querem carregar o seu iPhone rapidamente??? nao há crise!! queime um carregador de iPad!!!!!”

  4. Avatar de Bruno Vilela
    Bruno Vilela

    De um modo geral as baterias LiPo devem ser carregadas a 1C ou menos.
    Uma beteria de 2200mAh deve ser caregada (no máximo) a 2.2A levando assim uma hora a carregar.
    Ao carregar a bateria do iPhone 6 Plus a 2.1A ainda está abaixo de 1C, uma vez que a bateria é de 2910mAh. Mas no caso do iPhone 6 o mesmo já não acontece o que a longo prazo poderá não lhe fazer muito bem à saúde.
    Devo também a acrescentar que há baterias que suportam carregamentos superiores a 1C, mas apesar disso devem ser evitados.

    1. Avatar de Bruno Vilela
      Bruno Vilela

      Esqueci-me de referir que as baterias do iPhone (e outros) são LiOn mas o princípio é o mesmo.

      1. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        E explica-me lá como é que irias carregar a bateria de um iPhone (excluindo 6 e 6+) a cima de 1A?

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Ouvi dizer que com um de 90W carregam isso em 10min xD

    «Let the fireworks begin»

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Depois dobra LOL

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não, wiggle wiggle xD

  6. Avatar de MM
    MM

    Reparei agora que os transformadores dos iPads são 5,2V e não 5V.
    Bem… estes 0.2V não chega para queimar, mas talvez possam provocar alguns danos à bateria a médio prazo.
    Portanto, daqui a uns tempos vamos ter malta a ir à Apple a dizer que a bateria não guarda carga… a Apple vai analisar a coisa e diz: “pois, as células de carga estão enfraquecidas… olhe, temos aqui um iPhone 6 por 650 euros, quer?”

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      sim! vai mesmo acontecer isso…
      afinal as baterias até são de 5V :S!! uhmmm… pois… afinal não são! São de 3,8V com variação de tensão ao longo do carregamento e descarregamento (entre cerca de 3,7 e 4,2V), tendo circuitos que regulam a tensão no carregamento.

      Mas a ser como dizes, seria interessante perceber como é que só agora é que seria um problema, já que esse carregador já é usado por muita gente para carregar outros modelos de iPhone, sendo indicado pela Apple como compatível.

      1. Avatar de MM
        MM

        Ok. Já percebi!
        eu não sou expert em electricidade/electrónica, sou apenas um curioso (que volta e meia queima uns fusíveis).
        Então, uma dúvida, estás a dizer que é indiferente a tensão (V) de entrada/saída do transformador porque o telemóvel/bateria faz a própria regulação na entrada?

        1. Avatar de MM
          MM

          Encontrei… dentro de um intervalo o retificador de corrente corrige esse intervalo – e não é exclusivo da Apple, todos fazem isso.
          Obrigado!

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Se o aparelho regula a tensão de forma bastante precisa terá que ter protecção contra sobre-tensão na bateria. Como tal antes da bateria ter problemas é o circuito que vai à vida. Parece-me lógico

          1. Avatar de LP
            LP

            Olha, andas aqui Nunes?
            Como ao contrário do habitual nos artigos da Apple, não tenho visto comentários teus nos últimos artigos (bendgate e BugiOs 8) pensei que estivesses de férias…
            Deixas lá o camarada Nelson a defender a marca sozinho, depois até ele já começa a “dobrar”… passa por lá para lhe dar uma mãozinha 😉

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            olha quem é ele. tb andas por aqui! O Meu Deus, que farias da tua vida se não tivesses oportunidade de mandar bocas! Imagino que serias muito infeliz. Que deus te abençoe com alguma paz, talvez assim encontres felicidade por outras vias!

          3. Avatar de LP
            LP

            Não fiques aziado… eu mando bocas, mas é em qualquer artigo, não preciso de me esconder… quando ganhares coragem, aparece por lá, “para bebermos um copo”.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            essa é boa. Não te precisas de esconder… pois claro! Quantos nicks é que usas? responde lá, sê honesto pelo menos uma vez na vida!

          5. Avatar de LP
            LP

            Lol! Uso um e não vejo razões para usar mais, talvez tu vejas.
            Já usei outros que tive de mudar por contingências do pplware, mas enquanto uso um não vejo necessidade de usar outro, explica lá a tua teoria. Depois de teres levantado a suspeita, desconfio é que tu então faças isso, e dado o decorrer da conversa, nos referidos artigos comentas com outro Nick, mas sinceramente não vejo a utilidade.

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            sim, sim… com o comportamento que demonstras não é para admirar que se criem contingências no pplware, e tenhas necessidade de outros nicks
            Mas enfim, continua assim…

          7. Avatar de LP
            LP

            Comportamento?
            Do que falas tu?
            De te “picar”, incitando a uma discussão tão adulta e responsável quanto possível? Que regra quebro eu?
            E acusar falsamente outros como tu acabaste de fazer? Só acabaste por denunciar a tua prática, já agora, explica lá a vantagem e diz-me quais são os outros que usas, para poder “dialogar” contigo. Defender a nossa posição com argumentos sólidos, sem medo de admitir erros incomoda quem o não sabe fazer e cria determinadas contingências, mas se quiseres digo-te os nicks anteriores que me lembrar, até porque a administração do pplware já o fez uma vez, e aí questiono eu o comportamento, mas isso é outra história.

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            adulta?
            lol
            desde quando é que o teu comportamento se consegue caracterizar como adulto?
            Perseguir e chatear outra pessoa em diferentes artigos é tudo menos adulto e até algo doente. Cura-te!

    2. Avatar de vvvvvv
      vvvvvv

      Não percebes nada de electronica

      1. Avatar de MM
        MM

        Por isso mesmo estou a pedir ajuda lá mais em baixo! 🙂

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    A imagem do artigo é sugestiva. 😀

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Isto dos carregadores terem a mesma tensão e correntes diferentes tem haver com a cargas rapidas e cargas lentas.

    Se meterem um carregador inteligente de 3A 5V carregam o vosso iphone6 plus numa hora. Mas ai a vossa bateria vai começar a perder a capcidade de acumular corrente ao fim de 1 já se nota a diferença.

    Como as baterias tem um circuito interno dentro delas o que se recomenda é usar é uma carga lenta a volta 0.5 a 1A.

    Uma bateria carregada lentamente o telemovel aguenta-se mais tempo e aumenta a vida util.

    Por isso se o carregador original é 1A é com esse que devem fazer e nao com um carregador de 2A ou 3A.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    As outras marcas já se preocupam com este aspecto, e muitas já conseguiram diminuir drasticamente o tempo de carregamento dos equipamentos…

    A Apple em nada avançou neste aspecto, mas enfim… “pormenores” dirão alguns.

    1. Avatar de MM
      MM

      isto não se trata de uma inovação, da mesma forma que isto não é notícia.
      Isto são factos básicos que funciona com qualquer aparelho, até com carregador de pilhas – há carregadores de pilhas que carregam mais rápido que outros, o principio é o mesmo.
      Aliás, eu por vezes uso os carregadores do tablets para carregar o meu tlm porque têm mais potência.
      Isto é básico!!

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Uh.. não. Ninguem conseguiu fazer milagres. A limitação aqui é a composição quimica da bateria. Tu até podes despejar a corrente que quiseres para a bateria, e o pior que pode acontecer é que se não houver limitação podes ter um sobreaquecimento e a bateria explode (se já o acontece sem ser a carregar…).

      Tens limites de segurança, obviamente podes carregar mais rapido com segurança desde que sigas alguns principios, mas apartir dai não houve ninguem a dar a volta a isto. Claro, há pesquisa constante na área e mais cedo ou mais tarde vais ter algo que podes carregar N vezes mais rapido sem riscos, mas até lá…

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Rumores dizem que os novos iphones 6 plus dobram, alguém confirma?

    1. Avatar de Gooden
      Gooden

      Claro que dobram!! Todos dobram… a maior parte só dobra 1 vez por tanto não aconselho a testares isso :p

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não, só os da Apple é que dobram…

        HTC, Sony e Xiaomi fazem telemóveis de alumínio, mas esses não dobram.

        1. Avatar de Gooden
          Gooden

          Estava na brincadeira. Mas mesmo dobrando para que queres esse “Extra”? não vejo utilidade para isso

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, a Apple desenvolveu um alumínio que não dobra. É tudo mentira.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Utilizadores afirmam que o iPhone 6 Plus dobra com facilidade: http://bit.ly/1sXRQU7

  11. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Tipo pq demoram a dar a noticia que o iphone 6 dobra e não volta a forma original???

    Mostrem coragem e mostrem o barraco que esta a ser.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Amigo, calma… já temos o post, temos horários de lançamento 😉 Utilizadores afirmam que o iPhone 6 Plus dobra com facilidade: http://bit.ly/1sXRQU7

      1. Avatar de Maraduxo
  12. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Esta notícia deixou-me algo estupefacto. Não pela novidade mas sim pela falta dela. Desde que tenho o meu iPad que utilizo o carregador dele para carregar o meu iPhone, portanto quase há 3 anos. A diferença é bastante considerável, cerca de metade ou menos do tempo.
    Na altura já havia muita informação sobre isto pois pesquisei em vários sites de modo a saber se seria seguro utilizar o carregador do iPad para carregar o iPhone.

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      O teu iPhone iria aceitar apenas 1A de qq das formas, por isso não me parece que o carregamento seja feito mais rápido.

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Não me parece que seja o caso. Factos são factos e é facilmente comprovável que com o carregador do iPad o iPhone (no meu caso o 4) carrega bastante mais rápido. Se fizeres uma pesquisa no google sobre o tema encontrarás vários relatos.
        Acrescento ainda que o mesmo comportamento se consegue com carregamento através de portas USB 3.

        1. Avatar de BM
          BM

          Também estou ctg… carrego o meu 4s mais rápido com o carregador do meu iPad à já algum tempo…

  13. Avatar de MM
    MM

    E já que falamos de baterias e carregadores, tenho uma dúvida que agradecia a quem percebesse mesmo disto me ajudasse.
    Estou a converter os carregadores antigos da Nokia de mini-jack para micro-usb.
    Já tenho os esquemas de ligação dos micro-usb e para a função de carregador só preciso de 2 pontos (1-carga e 5-neutro).
    A questão é que em alguns esquemas há quem adicione uma resistência que une o ponto 4 (data-host) ao ponto 5 (neutro), que dizem servir para estabilizar a corrente.
    No entanto, os transformadores/carregadores, segundo li, já têm o estabilizador na saída, ou seja, pela teoria posso não incluir a tal resistência no micro-usb.
    Já alguém fez isto? Ou já alguém teve de trocar um micro-usb por outro devido a avaria/dano do original?

  14. Avatar de Bonzi
    Bonzi

    Tenho 1 iphone 5S é um iPad air as vezes por uma questão de tempo utilizo o carregador do iPad no iPhone pois carrega muito mais rápido.

  15. Avatar de Manuel Luis Goucha
    Manuel Luis Goucha

    Tantos electricistas, tantos técnicos de electronica. Depois confundem tensão com corrente. A serio que ninguém sabe a lei de ohm. Uma coisa basica que se da no preparatorio. A lei de joule têm desculpa, porque nem toda a gente a sabe.
    A tesao, nome tecnico, para os menos nao tecnicos (voltagem) do carregador tem que ser sempre superior ao da bateria. Se o Iphone tem uma bateria de 3,7Volt. Logo o carregador tem que ter no minimo 4.2V com uma tolerancia 0.05% Que é essa voltagem que as celulas de lithium precisam para carregar. Mas como temos o factor da carga (corrente) limitada pelo controlador de carga da bateria, quando ligamos o carregador de 5V a tensao de entrada baixa para os 4.2v. Se meterem um carregador de 5V com 2.1 Ampere do ipad nao tem mal nenhum vai carregar mais rapido. Ai vao ver a lei de JOule a ser aplicada. Metam a mao e vao ver que o telemovel esta quente. 😀 Mas em termos de vida da bateria irao ter muito menos. Em vez da bateria durar 2 anos ou mais vai durar a volta de 1 ano ou menos, ou ate pode vir a inchar e rebentar. Devido ao excesso de carga (corrente) que levou, bem como o calor que nao conseguiu dissipar.Posso dizer que o meu iphone tem 4 anos, carrego com um carregador de 500mha leva a noite toda a carregar. Mas até a data ainda nao levou nenhuma nova. Durante o dia sempre de wi-fi ligado dura o dia todo. Em uma afiliação de carga rapida usem o carregador do ipad, em caso contrario usem o de 1Ampere que chega muito bem e terao uma bateria que ira durar mais anos, bem como a gastar menos carga. Abreijos e espero ter sido util.

    1. Avatar de LP
      LP

      “A tesao, nome tecnico,” A sério? 😀