Bug da Apple obriga utilizadores a reinstalar software

33 Comentários

Um bug na segurança dos computadores Mac está a forçar alguns utilizadores Apple a apagar e a reinstalar software que já havia sido descarregado da App Store.

Ao que tudo indica o problema está num certificado de segurança que caducou, mas está a inquietar os utilizadores.

pplware_bug_seguranca_app_store01


A notícia divulgada pela The Verge, dá conta que das primeira pessoas a detectar este bug foi um developer, Paul Haddad, que verificou que o problema deverá estar num certificado de segurança usado pela Apple que verifica as apps.

A fabricante do iPhone resolveu entretanto o problema, revalidando o certificado, que agora expira em Abril de 2035, mas isto não resolveu o problema por completo ao que parece.

Não está ainda muito claro quais as apps afectadas por este bug, pois são vários os programas reportados pelos utilizadores. Uns resolveram o problema somente desligando e voltando a ligar o Mac à Mac App Store, outro referem que a solução passa por reinstalar todas as aplicações que foram afectadas.

pplware_bug_seguranca_app_store02

Nalguns casos a solução passou somente por fazer um reiniciar à máquina.

Se teve algum sintoma anómalo numa qualquer aplicação nestas últimas horas, então poderá ter sido algo relacionado com este problema, mas ao que parece está resolvido.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    esta a ficar como o windows

    1. Avatar de cacun
      cacun

      Ainda anda muito longe de lá chegar…… Talvez consiga daqui a uns anitos…

    2. Avatar de Nand
      Nand

      Agora imagina se o OSX tivesse de correr em centenas de sistemas diferentes, havia de ser bonito! 😀

      1. Avatar de Jobs
        Jobs

        Toma lá um sticker para colares no teu Pc http://bit.ly/1QyQjnd

      2. Avatar de Pll
        Pll

        Não so correr em centenas de sistemas diferentes mas tambem dar suporte para 32 e 64 bits e compatibilidade para aplicações de versões com anos largos em cima.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Qual é que é o problema com 32 e 64 bits?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não no fim do texto diz mas ao que parece está resolvido

      1. Avatar de acerio...
        acerio…

        as pessoas só gostam de olhar para os títulos e comentar (;

    4. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      lol “a ficar”. usaste que, windows 98?

  2. Avatar de Nand
    Nand

    O Tim está a estragar a Apple… quer dar passos maiores que a perna.

    1. Avatar de Nand
      Nand

      P.S.: achei piada à referência à Apple como “fabricante do iPhone” 🙂

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Não é mentira nenhuma.

        1. Avatar de Nand
          Nand

          A questão não é a veracidade, mas tudo o que está subjacente a isso.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    Não há prai um SnapShot? (Snapper)

  4. Avatar de João Aniceto
    João Aniceto

    Em casos extremos o utilizador terá de comprar um equipamento novo, sendo que a marca não se responsabiliza!

    1. Avatar de Jobs
      Jobs

      Toma lá um sticker para colares no teu Pc http://bit.ly/1QyQjnd

  5. Avatar de KingDi
    KingDi

    Revista Maria, tv7dias… O que é de rir, são de vocês, que pelos vistos leem isso xD

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Porque todos os sistemas têm “telhados de vidro” torna-se uma discussão estúpida andarmos todos a dizer que este tipo de problemas só acontecem aos outros. É incrível a quantidade de comentários que este tipo de notícias gera, só porque alguém se lembra de começar a gerrinha “o meu é melhor do que o teu”.

    1. Avatar de Eduardo Brites
  7. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Epá mudem lá o título da notícia! Reinstalar o sistema?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Reinstalar o software. Correção feita.

      1. Avatar de PSN
        PSN

        É que nem é preciso isso, um log Out/log in…

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    Pesquisem lá um bocadinho, que o Paul Haddad não é só “um developer”.
    É o developer do Tweetbot, o melhor cliente do Twitter para Mac e iOS.

    Aconteceu-me este problema com o Cinch.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem duvida, repara que o twitt dele está no artigo, por isso é que este bug ganhou uma importância maior e propagou-se em minutos. Também, parece-me, foi resolvido muito rápido.

      1. Avatar de acerio...
        acerio…

        Apple is Apple #:

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Eles finalmente passaram para sha2 , agora vamos ver se os sistemas mais antigos não dão bronca.
    E já agora para memória futura isso foi apenas um dos certificados.
    Há mais.

    Abc

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O OS X suporta SHA2 desde a versão 10.5 (de 2007). Já não há muitas máquinas com versões anteriores ao 10.5 do OS X, e basicamente todas elas serão Macs com processadores PowerPC, o que exclui a instalação de todas aplicações com estes certificados, dado que quase ninguém anda a escrever aplicações para PowerPC.
      Tenho até dúvidas que na versão 10.5 o sistema preste sequer “atenção” a estes certificados (mesmo que fosse SHA1), ou em último caso seja compatível com as aplicações, pois os certificados são usados nas aplicações da loja, e a loja e a segurança envolvida só apareceu na versão 10.6.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        È mais complicado que isso. Algumas apps estão a usar uma versão velha (muito) de Openssl que não suporta SHA-2 e isso está dar problemas também (soube agora , embora ás 11:56 já tinha previsto) . Há 2 opções : Ou a Apple emite outro certificado em SHA-1 para ultrapassar temporariamente a situação ou os devs têm que fazer update do Openssl que estão a usar e o cenário mais provável vais ser os 2 …

        Abc

        1. Avatar de JBM
          JBM

          mas nada disso tem a ver com o sistema operativo e é pura “irresponsabilidade” dos programadores que andam a usar código de segurança com mais de 10 anos.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Tal como previ , acabei de saber (acordei tarde 🙂 ) que a Apple vai emitir um certificado com SHA-1 para resolver rapidamente os problemas que ainda possam existir …
            E sim isto nada tem a ver com o SO.

            Abc

  10. Avatar de Vitalogy
    Vitalogy

    O quick fix é: mover a app para o lixo, repesca-la novamente para a pasta aplicações e voilá. De nada 😉