Brasil: Mulher ganha processo contra Apple por iPhone não trazer carregador

34 Comentários

O novo iPhone 12 iniciou uma polémica pelo facto de não trazer um carregador na sua caixa. Esta alteração dividiu as opiniões dos consumidores, pois se por um lado há quem concorde, por outro há quem condene esta decisão.

Mas a exclusão do carregador já trouxe alguns dissabores à própria Apple. E, mais recentemente, a marca da maçã perdeu um novo processo no Brasil devido ao facto do iPhone 12 não trazer este acessório consigo.

Imagem iPhone 11 Pro Max com carregador e earPods Apple


O Relatório de Progresso Ambiental da Apple referente a 2020 mostrou que a decisão da empresa de retirar os carregadores dos iPhones foi acertada. Isto porque foi possível poupar 861 toneladas métricas de metais, incluindo cobre, estanho e zinco.

No entanto há muitas consequências que a empresa da maçã está a atravessar por causa dessa alteração. No Brasil, por exemplo, a marca foi obrigada a incluir um  carregador no iPhone 12. Mas já em 2021, o país multou a Apple em 1,9 milhões de dólares por causa da retirada do acessório.

Mulher ganha processo à Apple por falta de carregador no iPhone 12

A Apple perdeu recentemente um processo no Brasil por causa do seu novo iPhone 12 não trazer carregador na caixa. Mariana Morales Oliveira, residente em Santos, São Paulo, conquistou na justiça o direito de receber o acessório para o seu smartphone da maçã.

A sentença foi anunciada a 23 de maio e deu a razão à cliente, acusando a Apple da prática de “venda casada”. Em Portugal esta prática é igualmente proibida pela lei de defesa do consumidor.

O advogado da queixosa, Rafael Quaresma, explicou que o problema é que o consumidor compra o telefone e, como não traz carregador, é obrigado a comprar o acessório em separado. Para além disso, acrescenta que a alegada proteção do meio ambiente é relativa, pois a Apple não deixou de comercializar nem produzir este produto.

Assim, o juiz determinou que a marca da maçã teria que entregar, gratuitamente, um carregador à cliente num prazo de 10 dias corridos. Caso contrário, será aplicada uma multa diária de 200 reais até ao máximo de 5 mil reais (~31 euros até ~785 euros). Para já este é o primeiro caso conhecido de derrota da Apple na justiça de São Paulo por este motivo.

No entanto, esta decisão judicial abre precedentes para que outras pessoas que compraram um iPhone 12 sem carregador se possam também queixar na justiça.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zarnediz
    Zarnediz

    Todos os compradores deviam fazer o mesmo para ver se acaba a palhaçada. Concordo que há pessoas que têm carregadores em casa e que até nem necessitem de um carregador, mas também há o contrário. Quem trocou do iphone 6S para o 12 (por exemplo), utilizar o carregador do 6 deve demorar uma eternidade a carregar. O mesmo se diz de um S6 para um S21.
    Acho que as marcas deviam vender versões com e sem carregador, quer seja Apple, Samsung, etc, permitindo ao consumidor final a escolha mediante necessitar ou não do carregador.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Mas as pessoas pensam que pagavam o mesmo valor se viesse o carregador dentro da caixa? Santa paciência… eu tenho 3 carregadores novos de reserva, porque simplesmente não fazem falta e uso o carregador do telefone anterior

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      “uso o carregador do telefone anterior”
      De certeza que não estás a usar o cabo usb do telemóvel anterior também? Garanto-te que não tens a mesma velocidade de carregamento (se precisas ou não, é contigo).

      Imagina isso para alguém que mudou agora para IOS.. tinha que comprar cabo e carregador.
      Neste momento, um cabo e um carregador juntos custam… 50€

      https://www.apple.com/pt/shop/iphone/accessories/power-cables

      Achas normal acrescentar esse valor a um smartphone de 1000€ ? É ridiculo. Sim, porque vai ser uma questão de tempo até pararem de enviar o cabo na caixa também, escrevo o que te digo.
      Mais rídiculo é ainda vir dizer que ajuda o meio ambiente.. curioso como eles metem dinheiro ao bolso com o ambiente. Curioso como vais usar o dobro do desperdicio.

      – Transporte, se for comprado online. + Emissões de CO2
      – Caixa de cartão e Plásticos, com outro plástico lá dentro. + Plástico + Cartão do que viesse junto como smartphone

      E já nem falo em acessórios. Enfim.. Não acho que seja motivo para parar de comprar produtos da marca, óbvio mas.. convém pensarem a quem estas politicas beneficia mais, se a empresa ou o ambiente.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Mas tu se tiveres um negócio destes ofereces a caixa e o carregador e o cabo? Ou vais incluir no valor global? Se o telefone custasse 1050€ vendia-se na mesma, qual é o espanto?

      2. Avatar de Jyka
        Jyka

        Fonix se nao gostam comprem outra marca!

    2. Avatar de joaobarroso
      joaobarroso

      Aqui está um comentário dos que é impossível acreditar ou então não tem a mínima noção do que está a acontecer. A utilização diária dos componentes tal como cabos e conectores sofrem desgaste devido à utilização mas também fruto da sua própria função, ainda por cima tendo em conta as variações de corrente elétrica que os novos carregadores injetam.
      Os próprios carregadores tem desgaste natural devido ao aquecimento do mesmo, o que passados alguns anos perdem capacidade de carga.
      Depois temos a questão do desperdício, falácia, e neste campo não me vou alongar porque quem paga sempre é o consumidor e outros enchem o bolso. Não falo só por ser a apple, a samsung está a enganar os seus clientes também, ainda por cima colocando carregadores de baixa amperagem e incentivando a compra dos carregadores de alta amperagem para que possam utilizar a carga rápida.
      Enfim, viva o lucro e o cliente que suporte tudo.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Mas tu sabes como trato as minhas coisas e a utilização que lhes dou para afirmares algo dessa forma? Óbvio que não sabes…

        1. Avatar de joaobarroso
          joaobarroso

          Não é questão de tratar ou não, é questão de desgaste de uso normal, por muito bem que trates as fichas, os conectores danificam-se

    3. Avatar de Zarnediz
      Zarnediz

      Óbviamente que a versão sem carregador seria mais barata. Mas para não penalizar quem compra a versão com carregador, esta deveria ser mais barata do que comprar a versão sem carregador + carregador à parte.

    4. Avatar de Mirtilo
      Mirtilo

      Ridiculo

    5. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      E quando venderes o telemóvel como fazes?
      Nem toda a gente guarda os telemóveis velhos para coleção…

    6. Avatar de PauloPedroso
      PauloPedroso

      Tu tens, e o resto da população?
      Não faz sentido esta decisão, deveria ser obrigatório. Qualquer dia compras um carro e vem com o depósito da gasolina a 0 e eles dizem que é para poupar, se quiseres ou levas no reboque ou vais buscar gasolina.

      1. Avatar de Aj
        Aj

        Não vás mais longe: a BMW já vende carros sem pneu suplente!!!!

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Todas as marcas vendem carros sem pneu suplente. Mas tu não precisas do pneu suplente para usar o carro…

  3. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    “O novo iPhone 12 iniciou uma polémica pelo facto de não trazer um carregador na sua caixa. Esta alteração dividiu as opiniões dos consumidores, pois a esmagadora maioria condena esta decisão, pois é vista apenas como mais uma forma de aumentar os lucros, à imagem do que se passa com os dongles.”

  4. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    …. Passando aqui só para trazer isto novamente….

    https://www.youtube.com/watch?v=WVPM6D-3aZo

    1. Avatar de joaobarroso
      joaobarroso

      Isso destrói completamente a teoria do “bem para a natureza”. Pura verdade.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Tudo dito no vídeo!
      Por acaso faço o que ele disse, vendo o telemóvel/smartphone anterior com carregador, por isso incluo o carregador pois faz sentido. Por isso prefiro ter carregador no novo smartphone……
      Isso de pegado ambiental, é bonito de se ver, mas neste caso dos carregador……nop….

  5. Avatar de Leonardo Batista
    Leonardo Batista

    Simples. Ofereçam a opção de comprar com ou sem carregado e acabasse esta palhaçada.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Só para eu entender: comprar o iPhone sem carregador e comprar o carregador à parte não é o mesmo que estás a dizer? Ou com e sem carregador deve ter o mesmo preço e o comprador escolhe (nem que seja para vender o carregador no OLX)?

      E por que é que eu, que não preciso de mais carregadores, tenho que comprar e pagar por mais um?

      1. Avatar de Leonardo Batista
        Leonardo Batista

        Basicamente podiam dar a opção de comprar o telemóvel X com ou sem carregador na caixa e alterando o preço obviamente porque existem pessoas que já tem carregadores e cabos como tu e eu.
        Tal como no teu exemplo abaixo no caso dos sacos reutilizáveis pagavam (obviamente que os sacos de plástico estão num patamar completamente descontrolado até porque existiam pessoas que pediam e abusavam).

        1. Avatar de PauloPedroso
          PauloPedroso

          Exatamente

      2. Avatar de joaobarroso
        joaobarroso

        Não não é a mesma coisa.

  6. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Li o que havia para ler sobre a notícia e, pelo que diz o advogado, foi o primeiro processo em que esta posição ganhou. Em todas as outras foi dada razão à Apple.
    Segundo o advogado, o juiz considerou que se tratava de uma “venda casada” – quem compra um smartphone tem direito a um carregador, tal como:
    – Quem faz compras no supermercados tem direito a não pagar os sacos – cá paga-se, por isso generalidade das pessoas usa sacos reutilizáveis;
    – Quem compra uma passagem aérea, não tem que pagar pelo processamento de bagagens – cá, depende. Numa low-cost pode fazer muita diferença.
    Em todo o caso, a Apple foi condenada … a entregar um carregador à queixosa.
    É um custo insignificante para a Apple. Mas faz sentido que recorra.

    1. Avatar de joaobarroso
      joaobarroso

      Então lê outra vez porque já estás a dizer coisas que lá não vem escritas.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    O telemóvel traz um cabo usb C e dizem para usar o carregador que já tens do último iphone que tem uma entrada usb A, ou seja, é incompatível… Se quisessem realmente ser mais ecológicos usavam uma porta universal (usb c) para que pudesse usar o carregador de qualquer telemóvel que existe no mercado… A caixa não traz carregador mas o preço não baixou, eles é que lucram mais a dizer que são ecológicos….Tretas.

  8. Avatar de Ru
    Ru

    Que drama 🙂
    Se um produto não corresponde aquilo que procuro, seja por falta de acessórios, ou por não ter as características desejadas, procuro outro produto.
    Embora não goste da Apple nem use produtos deles, não vejo porque razão são os possíveis clientes a mandarem na “casa” deles.
    Compra quem quer, quem não quer não compra. Simples.

    1. Avatar de José
      José

      Simples de facto, com a lógica da batata! Do tipo: “come e cala”! Boa. Comprem carros sem rodas, já agora ou sem volante, nessa lógica, qualquer dia é o que teremos. Se, pelo menos a quem já tem um, podendo dispensar o que vem com o equipamento e com o devido desocnto não seria má ideia. Agora, imagine quem compra pela primeira vez? E quantos temos em casa avavriados? O clima nesses casos não passa de uma má desculpa.

  9. Avatar de Sed
    Sed

    Achei foi é bom, falta muito para fazerem com a samsung, que alias entregou um pessimo resultado com a serie S21…celular esquenta a toa, fotos ruins….e etc.

  10. Avatar de Rrrr
    Rrrr

    Muito barulho. Um não problema.

  11. Avatar de Jyka
    Jyka

    Fonix se nao gostam comprem outra marca!

  12. Avatar de jorge
    jorge

    O carregador deveria ser opçao, mas o telemovel deveria ser mais barato, eu ja comprei varios iphones, e ainda estou a utilizar o carregador do iphone 4, apenas mudei o cabo porque nao é compativel, também tenho o ipad 2 e ainda uso o mesmo cabo, o carregador é o mesmo do telefone, demora mais tempo a carregar mas nao tenho pressa.

  13. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Acho muito bem! As marcas andam a abusar.
    Só falta comprar um novo automóvel e os piscas serem extras …
    O consumidor sempre pode optar por instalar os do modelo antigo …
    Tudo por uma questão ambiental… Claro…