Brackets – Chegou o editor open source da Adobe…

27 Comentários

…para Linux, Windows e MacOS

Editores Open Source de texto/código, são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser amplamente utilizados por quem usa Linux. No entanto a Adobe Systems Incorporated lançou recentemente um editor open source para desenvolvimento web, com suporte para as linguagens HTML, CSS e JavaScript.

brackets_000

 

Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis – ver aqui.

brackets_00

A versão que foi agora disponibilizada pela Adobe é ainda a preview mas, pelos testes que já efectuamos, o Brackets é muito estável, completo e sem duvida que é muito funcional.

brackets_01

O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.

Licença: MIT

Sistemas Operativos: Windows, Linux, MacOS

Download: Escolha aqui a sua versão

Homepage:Brackets

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rebel
    rebel

    parece me bom contudo o meu melhor amigo continua a ser notpad++

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Gosto muito do notepad++ mas só quando é para algo rápido. Dava para melhorar um bocadinho mais o programa.

  2. Avatar de Gualter
    Gualter

    Download nao funfa

    1. Avatar de nelson
      nelson

      Penso que o problema é do lado da adobe, o link parece o correcto, pelo menos é o mesmo que encontro na homepage do Brackets.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Confirmo deste lado também. É qq problema da Adobe

        1. Avatar de nelson
          nelson

          Já está online novamente!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Confirmo. Mas o servidor do outro lado ainda não está 100% 🙂

  3. Avatar de vasconde
    vasconde

    Para mim nada substitui o emacs.
    Já com 30 anos e na versão 24 continua a bater qualquer editor.

  4. Avatar de Fpedro
    Fpedro

    Sublime Text 2 ftw. 🙂

    Mas de qualquer das formas vou dar 1 olhada no editor em questão 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse nunca usei, mas já ouvi boas referências. Vou testar esse 🙂

      1. Avatar de FPedro
        FPedro

        @Pedro é mesmo muito bom, e o suporte para muitas senão todas as linguagens faz dele 1 must 😉 (instalage o package control para poderes instalar os packages directamente dos repos sem teres que os ir buscar)

  5. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    Vou experimentar, mas penso que só de para usar para projectos mais simples. Para os mais complicados vai ter de ser os Sublime Text 2/3.

  6. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    “para desenvolvimento web, com suporte para as linguagens HTML, CSS e JavaScript.”

    e as outras linguagens ?

    1. Avatar de 34
      34

      Tens que abrir os cordões à bolsa…

  7. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    sublime text é o meu favorito 🙂

    1. Avatar de João Nascimento

      Concordo! Muito bom mesmo…

  8. Avatar de nelson
    nelson

    Coda 2 também é uma boa alternativa, infelizmente não é grátis, e penso que só esteja disponível para Mac.

  9. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Sweet!! 🙂

  10. Avatar de Alex
    Alex

    Para HTML, CSS e Javascript, gratuito, dificilmente haverá melhor do que o Aptana Studio 3.

  11. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Mais um editor….

  12. Avatar de liquidz
    liquidz

    super parecido com o sublime text mas este tem umas coisas agradáveis como live preview por exemplo

  13. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    do que experimentei este parece-me melhor que sublime text, obrigado pela partilha pplware 😀

  14. Avatar de António Pinto

    Penso que mais uma vez haja aqui alguma confusão…

    O Brackets não deve ser comparado ao Sublime Text nem ao Notepad++, estes são editores generalisados (para qualquer linguagem), o Brackets é estritamente para Desenvolvimento de Front-End Web.

    É um excelente editor, carregado de extensões e com uma comunidade muito activa (lançando novas versões a cada 2 semanas +/-).

    Sendo desenvolvido em HTML5, JS e CSS permite a quem o utiliza alterar o programa de forma a corresponder às suas necessidades.

    Apesar de estar ainda numa fase inicial de desenvolvimento já é robusto o suficiente para utilizar em produção de projetos de tamanho razoável.

  15. Avatar de Filipe Narciso

    Para mim ainda o melhor é sempre o notepadd++, simples e com funcionalidades brutais,

    por acaso sabem me dizer se este tem opção de tabs?! e se liga por ftp?!