BMW i3 poderá ser a base do futuro carro eléctrico da Apple

40 Comentários

É cada vez mais uma certeza que a Apple está a desenvolver um projecto em que o resultado final será um carro. São cada vez mais os rumores e as informações que a empresa estará a preparar este seu novo produto.

Informações adicionais surgem agora, e que dão como quase certa a utilização do novo BMW i3 como sendo a base do carro da Apple.

bmw_i3_apple_1

Como é normal no desenvolvimento de novos produtos da Apple as informações são nulas ou quase inexistentes, conseguindo manter toda a expectativa e o interesse nas novidades.

Sabe-se que a empresa tem estado a contratar elemento a industria automobilística para lugares chave deste projecto, garantindo que a experiência necessária está presente.

Ainda esta semana se soube que um ex-responsável pelo controlo de qualidade da Fiat faz agora parte dos quadros da Apple, ainda sem que se conheçam as suas funções.

Outras informações surgiram, pela revista Manager Magazin, e que associam à Apple a BMW, dando como certa uma colaboração entre as duas empresas.

Sabe-se que no início deste mês Tim Cook e outros responsáveis da Apple estiveram reunidos em Leipzig, na Alemanha, com altos quadros da BMW. A sua intenção era visitar linha de produção do mais recente veículo eléctrico da BMW, o i3.

O interesse da Apple neste modelo é grande e tudo indica que o chassi de carbono do i3 será a base do seu carro eléctrico, que se espera que chegue ao mercado em 2020.

bmw_i3_apple_2

O i3 é o mais acessível dos dois carros eléctricos da BMW, com uma autonomia de 130 km. É também o que tem o chassi mais pequeno e mais simples de adaptar.

A ideia da Apple será usar o chassi para criar o seu carro, adaptando-o aos elementos que quer que estejam presentes. Esta não é uma situação nova na industria automóvel, com diversas marcas a usarem chassis de outras.

Este pode ser o primeiro passo concreto da Apple rumo à construção e apresentação do seu carro, que se espera seja completamente inovador e características que o vão fazer distanciar-se da concorrência. Esta é uma área nova em que a Apple terá uma concorrência ainda mais forte que o normal.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Apple e BMW?

    Casamento abençoado.

    Dentro de 5 a 10 anos, um chassis em fibra de carbono será uma normalidade tanto para eléctricos como combustão interna.

    O problem é que apesar do material da fibra não ser muito caro, a construção de peças, é muito cara.

    A BMW tem o processo de fabricação em massa mais avançado da indústria… uma pequena marca que faz meia dúzia de carros por ano!

  2. Avatar de Monsieur Mateus
    Monsieur Mateus

    Pouco original, há uns anos audi pôs no mercado o A2 e disse a crítica que era feio, são bem parecidos, mas acho que este mérito devia ser de audi, e o seu possivel, novo A2.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Há uns anos tambem ninguem gostava de gin e agora todos adoram. É tudo uma questão de moda e marketing.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      O que é que interessa o BMW?

      Eles querem o chassis, não querem o desenho do carro, nem faria sentido para empresas como a Apple ou a BMW…

      E este carro e o A2 não têm nada a ver…

    3. Avatar de Concept
      Concept

      A diferença entre o A2 e este são os detalhes, este BMW tem muitos detalhes que lhe dão um visual diferente e (na minha opinião) bem mais bonito. Só tenho pena que a Apple não venha com um visual totalmente diferente do que o mercado oferece agora, como fez no primeiro iPhone, mas sendo este um mercado muito mais difícil de entrar, até percebo.

  3. Avatar de FG
    FG

    Mais rumores em cima de rumores.

    De certeza absoluta que a Apple não está a pensar em carros… Para quê? Carros são um péssimo negócio, e não têm nada a ver com o negócio da Apple…

    Talvez um sucessor do CarPlay, mas não mais…

    Desconfio que a Apple esteja, mais neste caso, interessada em adquirir patentes de fabrico de fibra de carbono.

    1. Avatar de Vítor M.

      Embora achando que há alguma razão no que dizes, não posso também deixar de pensar que hoje o conceito dos carros eléctricos são um mercado bem mais próximo ao que estas marcas fazem que o conceito de carro ‘anterior’.

      Assim, será que por trás deste fumo todo não há fogo?

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        “não posso também deixar de pensar que hoje o conceito dos carros eléctricos são um mercado bem mais próximo ao que estas marcas fazem que o conceito de carro ‘anterior’.”

        Estas a brincar, não estás? A maior diferença entre um carro eléctrico e um carro ‘normal’ está no motor. Lá porque a Apple fabrica equipamentos electrónicos, não quer dizer que tenha algo a ver com um carro. Nem sequer as marcas que fazem motores eléctricos como a Efacec, ABB,… têm um mercado mais próximo destes veículos que as marcas de veículos já existentes. Isto que disseste é ainda mais ridículo quando se têm em conta que grande parte das marcas existentes já construíram carros eléctricos. Ou pensas que o carro eléctrico é uma invenção do século XXI.

  4. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Ipod, Iphone, Ipad, I3, I8…

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Se a autonomia da bateria for Tao boa como nos telefones , relogios e afins, poderemos conduzir ai uns 50 quilometros de distancia ate termos que carrega-la de novo. Sera de qualquer forma inovador parque e da Apple. Os fans vao afirmar que e um feature.

  6. Avatar de north
    north

    sempre quiz que a Apple trabalha-se com a BMW. são duas empresas que admiro muito em termos de carros a BMW para mim é que mais inova e respeita o cliente. cada modelo de carro tem o seu toque e a sua belesa . a marca que mais investe em segurança na conducao . importa se com o dsigner . vejo a BMW como uma Apple mas no negocio de automaveis. tenho um 120 d e estou bastante satisfeiro . direcção é uma maravilha e acabamentos do carro sem anomalias ou ruídos e já tem 136 mil klm . espero um dia ver estas empresas trabalhar juntas um dia.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Parei de ler quando escreveste: ”a marca que mais investe em segurança na condução” Já alguma vez ouviste falar na Volvo? -_-

      1. Avatar de north
        north

        e já alguma viste ou leste matérias de entendidos a falar da segurança os BMW tem ? o carro da BMW é sim dos melhores carros com uma exelente seguranca . não disse que era o melhor mas sim dos melhores apesar de nunca ter conduzido um volvo já conduzi outras marcas como audi e Mercedes e para mim os carros da BMW respondem melhor e são mais calibrados na direcção e travagem. eu acho que a BMW trabalha muito na segurança agora só porque tu nao achas nao quer dizer que vá ter a mesma ideia do que tu. não obriguei ninguém a ser da minha opinião. e sim a volvo é muito bem creticada na tecnologia de seus motores por serem fortes mas de resto não vejo nada de mais na volvo.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não disseste que era o melhor mas disseste que era a marca que mais investia na segurança quando isso não é verdade. Já nem sabes o que escreves. A Volvo tem estado sempre na vanguarda da engenharia de segurança tendo atingido enumeros marcos nessa mesma. Só para dar um exemplo o último marco foi em 2010 quando inventou a detecção de pedestres com travagem automática. Lá por tu teres conduzido BMW’S e ter sido o carro que gostaste mais não faz da marca a melhor em determinada área. Just saying… E a Volvo é apenas bem criticada pelos seus motores serem fortes e não vês mais nada de especial?! Que desconhecimento total. Atenção que respeito a tua opinião apenas estou totalmente desacordo 🙂

        2. Avatar de SF
          SF

          O avanço tecnológico na segurança dos veículos da Volvo em relação as restantes marcar é abismal, apesar de não ter tanto protagonismo quanto as restantes marcas a sua qualidade de construção e conforto é notória.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Por exemplo, o cinto de segurança de 3 pontos é obra da Volvo. É sem duvida a marca que mais tem inovado em materia de segurança (especialmente na segurança passiva).

          Não estamos a falar de conseguir curvar a 200km/h como se o carro tivesse montado num carril. Estamos a falar de tecnologia que permite prevenir acidentes e minimizar os ferimentos caso o acidente aconteça.

        4. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sabes que grande parte das tecnologias de segurança e controlo automático dos veículos vem do desenvolvimento em camiões?
          Travagem assistida, câmaras externas, controlo velocidade, estabilidade e auto-correcção, etc., etc., ja existe nos camiões ha muito tempo.
          Dou-te uma dica, vai ver as especificações e inovações existentes no modelo mais recente do Volvo FH16, e depois vê em que patamar está a Volvo – muitas destas coisas passam depois para os carros.

        5. Avatar de Mark
          Mark

          Ainda bem que nao inovam nada por em termos que seguranca foi só isto que inventaram:
          1944 – Safety cage

          1944 – Laminated windscreen

          1959 – Three-point safety belts in front seats

          1960 – Padded dashboard

          1964 – Prototype of first rear-facing child seat

          1966 – Dual-circuit braking system

          1966 – Crumple zones

          1967 – Safety belts in rear seat

          1968 – Head restraints in front seats

          1969 – Three-point, inertia-reel safety belts in front seats

          1972 – Three-point, inertia-reel safety belts in rear seats

          1972 – Rear-facing child seat and childproof locks

          1972 – Volvo Experimental Safety Car (VESC)

          1973 – Collapsible steering column

          1974 – Energy-absorbent bumpers

          1974 – Crash-protected location of fuel tank

          1978 – Child booster cushion

          1982 – Anti-submarining protection

          1982 – Wide-angle door mirrors

          1984 – ABS (Anti-lock Braking System)

          1986 – High-level brake light

          1986 – Three-point safety belt in centre rear seat

          1987 – Safety belt pretensioners

          1987 – Driver airbag

          1990 – Integrated child booster cushion

          1991 – SIPS (Side Impact Protection System)

          1991 – Automatic height adjustment of front safety belts

          1993 – Three-point, inertia-reel safety belts standard in all seats

          1994 – SIPS bags (side-impact airbags)

          1997 – ROPS (Rollover Protection System) in C70 Convertible

          1998 – WHIPS (Whiplash Protection System)

          1998 – Inflatable side-impact curtain (IC)

          2000 – Inauguration of Volvo Cars Safety Centre in Göteborg

          2000 – ISOFIX attachment system for child seat

          2000 – Dual-stage inflation airbags

          2000 – Volvo On Call security and roadside assistance system

          2001 – Volvo Safety Concept Car (SCC)

          2002 – RSC (Roll Stability Control) active stability system in Volvo XC90

          2002 – Further-developed ROPS

          2002 – Lower front crossmember in Volvo XC90 to increase safety compatibility with lower cars

          2002 – Development of virtual, pregnant crash dummy

          2003 – IDIS (Intelligent Driver Information System)

          2003 – New, patented front-end structure for increased collision protection

          2004 – BLIS (Blind Spot Information System)

          2004 – DMIC (Door-mounted Inflatable Curtain) for convertibles

          2004 – ACC (Adaptive Cruise Control)

          2005 – Volvo CoDriver support system (concept)

          2005 – Volvo MultiLock (research project)

          2005 – Driver Alert warning system for fatigued drivers (concept)

          2006 – Personal Car Communicator with heartbeat sensor

          2006 – Active Bi-Xenon lights with swivelling headlamps

          2006 – Collision Warning with Brake Support

          2007 – Volvo City Safety system for avoiding low-speed collisions (concept)

          2007 – Second generation of WHIPS whiplash protection system

          2007 – New, stronger side structure using different grades of high-strength steel

          2007 – Integrated two-stage child booster cushion with force limiter adapted for children

          2007 – Extended inflatable curtains for enhanced child safety

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Pois, vocês podem ficar pela teoria e pelas medições de p*****…

        Eu estou vivo por causa da segurança de um BMW.

        Vivo, e sem um arranhão sequer…

        Não dizendo que a Volvo seja boa, mas BMW não fica atrás de nada…

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          E podes me dizer como é que sabes que se estivesses num outro carro de outra marca da mesma classe que não sobrevivias? Tens que ler o significado do que é uma prova anedótica.

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Sistemas de seguranca iventados pela volvo 😀

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      tudo o que disseste nao passa da tua opiniao e vale o que vale.

  7. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Sempre à frente

  8. Avatar de hjmargarido
    hjmargarido

    tendo em conta o preço deste menino i3 , acredito que se existe algum carro no mercado que se aproxime aos preços que a apple pratica será este 😉

    1. Avatar de north
      north

      aqui na cidade onde eu vivo andam pelo menos 4 destes por isso existe mercado para eles. e olha que vivo numa cidade pequena imagina nas grandes cidades e em países com poder de aquisição superior ao nosso. pelo que vi a alguns dias numa entrevista na televisão o modelo i8 já existe 12 a circular em Portugal

      1. Avatar de SF
        SF

        Consideras que o BMW i8 vale 150,000€?
        Se eu tivesse disposto a gastar esse valor para adquirir um veiculo nunca iria comprar um BMW i8, demasiado para um “prototipo”.
        Quem estiver a pensar em comprar um veiculo eléctrico deverá esperar mais uns aninhos até que esta tecnologia esteja mais avançada.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Acabas de dar um forte argumento a favor de possibilidade de a Apple se meter a produzir carros eléctricos – há espaço para a tecnologia evoluir e, se vier a produzir, será daqui a três ou quatro anos.

        2. Avatar de Lulz
          Lulz

          Bem se vê que não percebes nada de nada…

          O i8 vende porque quem compra um carro desse preço, procura uma coisa diferente e arrojada.

          Não quer um charuto para ir e vir do trabalho todos os dias…

  9. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Preço do modelo base do BMW i3: € 31.100 sem IVA, € 38.250 com 23% de IVA.

    Se se quiser, como adicional, o motor a gasolina de 2 cilindros 647 cm3: € 35.162 sem IVA e € 43.250,00 com IVA.

    Fica-se a saber qual é a gama de preços do Apple Car, modelo “económico” – se vier a existir. A versão i8 é outro luxo.

    Uma parceria com um fabricante, que já tem a sua rede de concessionários, etc. faz mais sentido do que desenvolver um carro de raiz. Com um carro eléctrico acresce a rede de pontos para o seu carregamento.

    Obviamente que não se sabe se a Apple se vai meter nos automóveis (e não se mete se não tiver boa margem de lucro). Mas a idéia de que anda a estudar o assunto está-se a consolidar.

    http://www.bmw.pt/pt/pt/_common/shared/pdf/BMW_i3_Precos_e_configuracoes.pdf

    1. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      De facto… caro e feio, corresponde! É bem capaz de ser o iCarro, é…

  10. Avatar de Afonso
    Afonso

    lá está, um carro que custava ~35M € vái subir par uns 100M €

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se querem um carro electrico estupidamente caro então comprem um Tesla S e não um caixotinho como o i3.

  12. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    A Apple com o i3 é o lógico. Pegar numa maquina fraquinha, meter uma maçã trincada, pedir uma fortuna pela máquina e todos os isheeps compram. A questão é: será que SO será suficiente bom? :p

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não te esqueças de passar pelo stand para levantar o habitual saco de caganitas.

    2. Avatar de like
      like

      Essa maquina fraquinha já fez 6.4 segundos dos 0 a 100 medido por revistas da especialidade, é um autentico foguete com rodas!
      Da bigode a quase tudo, se pensarem que com um toque no acelarador têm sempre o binario maximo de um motor eletrico de 170cv…. nao pensem, exprimentem um e vejam o admiravel mundo novo!
      Para nao falar que já foi feito o reverse-engineering por uma empresa americana da especialidade que so disse -“BMW i3 called ‘most revolutionary car’ since Ford Model T”
      É o carro eletrico mais efeciente do mundo.
      Etc.

  13. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Eu não disse nenhuma mentira. Pois na Apple tudo está a volta do SO, que torna o hardware obsoleto em algo utilizável. A questão que eu fiz é: se a configuração da centralina (‘SO’) será boa o suficiente.
    Agora tu não disseste nada de jeito, só vieste provar, novamente, que em caso de não teres nada a dizer partes para o insulto ou para dados em sites que uma vez deprecias (quando convém) ou não.

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      E eu falei em tão de brincadeira.

  14. Avatar de Cruz
    Cruz

    Eu ainda a espera do meu i8 secalhar vou cancelar e esperar que venha com o Apple

  15. Avatar de António
    António

    Não sei quem escreve estas noticias mas pf pesquisem um pouco.

    A BMW só tem um carro eletrico em comercialização, o i3, já o BMW i8 é um hibrido plug-in !!!!!!!!

    Depois o i3 não faz 130 km, faz 160 km !

    Continuo ou páro?

    Digam me lá um carro com o habitaculo feito em carbono e com fabrico em série que custe menos de 400.000 € ?!?! sim? não?!

    máquina fraquinha…. ora pois bem, construção em carbono, 7.2 seg 0-100.. tragam lá os vossos carros para testar mos o que realmente é fraquinho..

    http://www.bmwblog.com/2013/11/10/bmw-i3-vs-bmw-m3-drag-race/

    Aceito e compreendo todas as v/opinioes sobre estética, acabamentos etc.. porque não passa disso, uma opinião, mas não falem sem ter conhecimento de causa porque essas pessoas são senso comum ou haters como diz a juventudo hoje em dia, que são super espertos e fortes.. atrás de um pc !

  16. Avatar de nuno
    nuno

    ESCÂNDALO NA BMW i3
    AJUDE A PARTILHAR ESTA MENSAGEM
    Alerta geral ao consumidor de carro , “BMW i3 100% eléctrico”
    CAROS AMIGOS,
    MUITO IMPORTANTE !!
    Tenho uma noticia de elevado interesse que gostaria de vos dar para analise:
    Trata-se de uma falha muito grave ao nível de segurança passiva e baterias de alta voltagem, em caso de colisão do novo BMW i3…
    Extremamente importante para o consumidor…um pequeno acidente pode ficar muito caro, pois em caso de disparo de um airbag, a BMW exija trocar todas as baterias de alta voltagem por questões de segurança …
    Como se tratou de acidente, perde a garantia, os custos ficam a cargo do proprietário, ou BMW i3 fica inutilizado!!!
    Estou na primeira pessoa pois aconteceu-me a mim, e fiquei com o meu BMW i3 bloqueado na garagem, resta-me os tribunais…
    Já reuni toda a documentação. Relatórios técnicos e pericial, etc…
    Se interessar abordar este assunto, deixo os meus contactos

    Nuno nobre
    00351 967274173
    Nuno.nobre@iol.pt
    VERY IMPORTANT !!
    I bring news of great interest that I would like to give you to analyze :
    This is a very serious failure concerning the high voltage batteries in the i3 in case of an accident.
    Extremely important for the consumer … a small accident can be very expensive , because in case of an airbag deployment , BMW requires changing all the high-voltage batteries for reasons of safety.
    All at the responsibility of the owner , the guarantee do not cover anything, or your BMW i3 is unusable
    I have already collected all the documentation . technical reports , etc …
    If interested in addressing this issue , I leave my contacts.