Plasma Mobile: O novo concorrente do Android e Ubuntu?

33 Comentários

Como sabemos o segmento dos sistemas operativos móveis está completamente dominado pelo Android e iOS. No entanto existe ainda o Windows mobile, o Ubuntu, Sailfish e agora recentemente apareceu um novo projecto que dá pelo nome de Plasma Mobile, uma versão mobile do popular ambiente gráfico KDE Plasma.

plasma-mobile_02


Apesar do segmento dos dispositivos móveis estar neste momento controlado pela Google e Apple, há projectos que continuam a aparecer e se que destinam a um grupo de utilizadores mais restrito (tal como acontece com o Ubuntu Touch).

O projecto Plasma Mobile é uma versão do Linux/Kubuntu com o driver gráfico do Android (kwin/Wayland) e que tem como interface o popular KDE (Plasma). Actualmente este SO apenas pode ser testado no Google Nexus 5 usando as mesmas ferramentas do Ubuntu Touch. Veja aqui as apps que vêm com este SO.

plasma-mobile_01

Veja o Plasma Mobile em acção no Nexus 5

Este SO tem suporte para as funções básicas de um smartphone, incluindo notificações, app launcher e até suporte para widgets do KDE Plasma.

Qual a sua opinião sobre o Plasma Mobile? Será que vinga?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    a questäo aqui é o suporte de Apps e Jogos, e nenhum developer está para mudar o código para uma percentagem mínima de utilizadores, e para uma plataforma que näo traz vantagens ou algo de novo face às existentes. Se até o WM/WP tem problemas vs. iOS/Android porque näo traz nada de mais, é “mais um” (a ver com o WM 10, espero que mude esse panorama).

    1. Avatar de knom
      knom

      e as apps fazem o sistema porque?
      o windows (ira esse “m” dai porque estas a fazer porcaria porque o nome do sistema agora é:windows versão mobile… e não windows mobile versão) tem apps que sobra vocês é que acham que por não têm o mesmo nome que não existem…. mas preferem ter milhões de apps onde metade disso são copias de copias de apps copiadas cheias de ads….

      as apps do ubuntu touch, sailfish e nemo(projecto mer) funcionam neste.

      1. Avatar de António
        António

        Sem por experiência própria que as aplicações windows estão muito aquém das aplicações android, claro que quem faz um uso pouco alargado do telemóvel pouca diferença faz.

  2. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Vou esperar pelo Gnome!…. 😀

    1. Avatar de Paulo Jaime Silva
      Paulo Jaime Silva

      Disponível há muito

      http://www.ubuntu.com/phone

  3. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Aí vem mais uma cópia do iOS

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      É mesmo parecido com o IOS.

    2. Avatar de knom
    3. Avatar de Marcos Silva
      Marcos Silva

      O iOS é que seguiu a ideia do SymbianOS em criar este sistema por apps, por isso sim, é mais uma cópia do iOS noob

      1. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        O iOS seguiu a ideia, os outros roubaram o iOS. Quantos litros de oxigénio estragas tu por dia?

    4. Avatar de eleck
      eleck

      entao quer dizer que todo o kde é baseado no OSX?
      se fosse a ti deveria pensar duas vezes antes de abrir a boca

      1. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        É loop infinito, não tentes…só te estás a cansar.

  4. Avatar de toy
    toy

    Eu acho que eles deviam dar mais um achego a qualidade dos icons e das imagens, ainda está tudo muito “acriançado”

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    isto é mais uma “reskin” do android… quando é que vamos ter realmente algo de novo?! enfim

    1. Avatar de knom
      knom

      não é reskin, se fosse as apps android funcionavam e não funcionam..

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Reskin esta dentro de aspas ou não?! mas por quanto eles insistem em dar outro nome ao “SO” continua uma reskin, pois “é uma versão do Linux/Kubuntu com o driver gráfico do Android ” pode ser diferente do android mas é parecido ao android tambem

        1. Avatar de Nuno Pinheiro
          Nuno Pinheiro

          A serio de onde é que tiram essas ideias se não sabem do que falam… Calados…

  6. Avatar de manuel
    manuel

    So falta aparecer o mint mobile!

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Iep… E o Caixa Mágica Mobile… 😀
      Já agora, o Arch Mobile.

  7. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Ainda ninguém notou que tem um nome português com um numero Vodafone na lista de contactos XD

    1. Avatar de Marco
      Marco

      sim é um dos portugueses que pertence à equipa de graficos do kde, foi um dos responsáveis pelo oxygen.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Iep, o Nuno Pinheiro. KDE, o meu DE de preferência em Linux.

        1. Avatar de Nuno Pinheiro
          Nuno Pinheiro

          Bffff não é o meu nem sequer estou envolvido nesse projecto

          1. Avatar de Nuno Pinheiro
            Nuno Pinheiro

            Deve ser o telemóvel ou do Marco Martin ou to Tomas Canabrava, já nem tenho aquele número de telemóvel

  8. Avatar de mauro
    mauro

    quando li “plasma” pensei q celular era com tela plasma heheh

  9. Avatar de Tiburscyo
    Tiburscyo

    Parece ser bem promissor, apesar de eu não gostar do KDE no desktop, pois mesmo com plasma ainda o acho feio e estranho.. entre os SO mobile alternativos o que mais me chama a atenção é o tizen, parecer ser rápido e com um visual bem construído.

  10. Avatar de jedi
    jedi

    pelo que vi, parece bom, pelo menos o ambiente gráfico, agora, se para acontecer, o que acontece em linux, ter vais versões de ambiente gráfico / distribuições linux como kde, Gnome , Ubuntu, mint, fedora, etc. Não obrigado. Prefiro esperar pelo menos um ano pela estabilidade o Windows Mobile 10, e comprar o respetivo smarphone com WM10, como Lumia. 😉

    Outra coisa, sei que Firefox OS, está um bocada tipo Standby, mas era bom que fosse mencionado, neste artigo a titulo exemplo. 😉

    1. Avatar de Tomkiel
      Tomkiel

      Não fales besteira…

  11. Avatar de Glink
    Glink

    O Projecto KDE também esta a trabalhar numa forma de colocar as apps android a correr nativamente em linux… dá para entender o caminho a ser traçado por este projecto 😛

  12. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Mas porquê? Fragmenta-se tanto a tecnologia, que nunca se tem nada em condições… É preferível qualidade do que quantidade de OS.

    1. Avatar de Carpet Mancha
      Carpet Mancha

      People and their freedom….

  13. Avatar de Paulo Jaime Silva
    Paulo Jaime Silva

    ” No entanto existe ainda o Windows mobile, o Ubuntu, Sailfish e agora recentemente apareceu um novo projecto que dá pelo nome de Plasma Mobile, uma versão mobile do popular ambiente gráfico KDE Plasma.”

    Um pequeno àparte : É referido entre outros o Ubuntu e dão como novidade o Plasma Mobile … ( que também é Ubuntu ) mas com o ” popular ambiente gráfico KDE Plasma.” ( KDE+Ubuntu = Kubuntu ! que é novo nos smartphones mas muito antigo nos pcs ……

  14. Avatar de Kripper
    Kripper

    Acho o aspecto tosco sinceramente… Não tem qualquer hipótese… É pena!