As queixas de problemas de bateria no iPhone com o iOS 16 continuam a acumular-se

53 Comentários

Lançado há já 2 semanas, o iOS 16 traz muitas novidades para o iPhone e para os utilizadores. Estas eram já conhecidas, mas agora tornaram-se reais e foram finalmente disponibilizadas a todos os utilizadores com equipamentos suportados.

Infelizmente, como temos visto, esta nova versão do sistema da Apple não está livre de problemas, que a empresa tem tentado resolver. Algo que ainda não foi tratado está relacionado com a bateria, que continua com consumos elevados e tem gerado muitas queixas.

bateria iPhone iOS 16 problemas queixas

Novamente problemas de bateria no iOS 16

Não é anormal que o iPhone apresente consumos excessivos de bateria depois de uma atualização do iOS. O sistema necessita de se adaptar ao equipamento e à utilização que é dada, ficando estável ao fim de alguns dias e depois de alguma utilização.

No caso do iOS 16, com duas semanas de utilização, os problemas com os consumos de bateria continuam a persistir. Os utilizadores continuam a reportar esta situação anormal e que impede a utilização do iPhone, sem que a Apple tenha uma solução.

Queixas dos utilizadores do iPhone acumulam-se

É através das redes sociais que os utilizadores do iPhone têm dado voz às suas queixas, apresentado os seus problemas. Acumulam-se as situações relatadas no Twitter, no Reddit, no Instagram e até no TikTok. A questão é sempre a mesma: a vida útil da bateria muito mais reduzida.

Não existe uma razão associada para que este problema aconteça e nem uma solução temporária que possa ser aplicada pelos utilizadores do iPhone. Alguns utilizadores revelam que deverá ser desligada a resposta háptica do teclado, algo que ainda terá de ser confirmado.

Apple não parece estar atenta a estas situações

Depois do lançamento do iOS 16, a Apple já libertou 2 atualizações para resolver problemas quer no iPhone 14, quer nos modelos mais antigos. Ainda assim, estas não parecem ter tratado as situações anormais associadas aos consumos de bateria.

Não está claro se este é um problema que a Apple irá resolver em breve ou se está já focada em resolver. Naturalmente que existem já teorias que dão como certo que esta é a forma da gigante de Cupertino levar à compra do novo iPhone 14.

Apple lança o iOS 16.0.2 para tratar problemas com câmara, copiar/colar e mais situações

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É uma iQueLáSeVaiABateria Feature.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    A bateria sempre foi e será no curto, médio prazo o problema do iPhone, isso é de preposto, pois a bateria é a principal razão das pessoas trocarem de iPhone, a Apple sabe disso, mas enquanto vender bem , eles não querem saber..

      1. Avatar de Tiriri
        Tiriri

        Então mudas de Iphone para quê? Ter o mesmo processador do ano passado, mas com uns pózinhos??

  3. Avatar de Tiago Pino
    Tiago Pino

    No meu 13 pro. A bateria esta otima no 16, 9h de sot

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não participo dessa generalidade bombástica. Os três 13 Pro da família não apresentam queixas, nem mesmo uma jovem que trabalha e joga com o telemóvel, a esposa que o tem conectado a dois auriculares médicos e a um Watch 7, fundamental para perceber mensagens e atender a chamadas telefónicas. Dois equipamentos estão utilizando o iOS 16.1 beta 2 e o terceiro usa o iOS 16.0.1 em razão de cautela pela a necessidade de que o iPhone permita minha esposa ouvir. Nenhum dos três são desligados à noite.

    1. Avatar de João
      João

      Esta historia de não haver problema nenhum, porque não acontece comigo já é velha e neste caso serve para que alguém possa exibir o seus equipamentos.
      No meu caso eu carrego-o em todo o lado onde estou e nem quero saber se está a gastar muito ou pouco, mas aqui em casa há equipamentos, cuja bateria passou a durar menos.

      1. Avatar de Method
        Method

        Não leves a mal essa observação, ele simplesmente disse que não acontece nos equipamentos dele, não quer dizer que não esteja a acontecer com os outros. Eu por exemplo notei pequeno decréscimo mas nada de especial, mas posso também te garantir que 90% de queixas que aparecem na Internet seja com Iphone ou Android não aconteceu comigo, sorte a minha? não sei, mas também não utilizo 90 %das app que eles instalam.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Sensata manifestação. Talvez porque há muito aprendemos a manter as baterias entre 50 e 85%, como preconizam os fabricantes, muitos técnicos e humildes que os consideram.

          1. Avatar de Zé Gato
            Zé Gato

            Isso das baterias manter entre os 20 e os 80% é que bom porque duram e blá blá blá, até pode ter a sua razão mas no fim é residual para um utilizador comum. Tenho um iPhone X que vai fazer 5 anos neste Natal, sempre utilizei como mais me deu jeito, carrego todas as noites numa base wireless tenha ele 20% ou 50%, e mesmo durante o dia se precisar se fazer uma carga ocasional também faço sem reservas.
            Conclusão só em janeiro deste ano é que substitui a bateria com 4 anos, estava a 80%. A maioria das pessoas não tem um equipamento 4 /5 anos, portanto o conselho que dou é que usem e não sejam reféns das baterias.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    No meu iPhone 14 pro a bateria está normal.

  6. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Também não noto problema algum na autonomia, num “velhinho” iPhone X.
    Aqui em casa há mais um X, Xr e 11 Pro e até agora ninguém se queixou , portanto não é geral.

  7. Avatar de frango assado
    frango assado

    99% das noticias hoje em dia falam do 1% dos problemas que as pessoas tem…..habituem.se

  8. Avatar de J
    J

    No meu 13 mini até melhorou, tinha notado que na versão anterior tinha piorado bastante depois de atualizar, algo que parece corrigido agora

  9. Avatar de Method
    Method

    Normalmente no meu 13 pro Max costumo carregar passado aproximadamente 48h, não sou de jogar e nem passo horas no telemóvel, vejo alguns vídeos, consulto algumas páginas e funções básicas como efectuar e receber chamadas, mensagens etc, sim notei um pequeno decréscimo mas nada preocupante, consultei alguns sites e vi informação que após instalação, o IOS 16 fica a trabalhar offline a reindexar arquivos, fotos, aplicativos e muito mais, mas que passado essa fase volta ao normal. Vejamos, até agora nada preocupante.

  10. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Carregar todos os dias é produtivo ?

    1. Avatar de lucas pistachio
      lucas pistachio

      Perfeitamente

  11. Avatar de Z-Life
    Z-Life

    Não falha! É mesmo assim que funciona

  12. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Vários iPhone actualizados (casa e emprego): Xr,Xs, 11 e 12 Mini. Em todos, a duração da bateria ficou igual. Não consigo entender. Não terá a ver com as apps não optimizadas, ou com o facto de passarem mais tempo a utilizar o telemóvel para experimentar as novas funcionalidades?

  13. Avatar de Pinto
    Pinto

    Não percebo como ter de carregar o telefone todos os dias é estar em perfeitas condições… Hoje em dia é ridiculo comprar um telefone de 1000 euros que corre a porcaria de um SO e que só dura um dia.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Verdade, sempre achei isso, já à anos!
      Pena que é assim com todos, nenhum aceita utilização intensiva 1 dia completo. (Nem android nem IPhone, já testei)

      1. Avatar de LR
        LR

        Haver, há. Pode é não ser to teu agrado ou dentro do que possas procurar. Mas há alguns que aguentam bem mais que um dia, mesmo a puxar por eles.

        1. Avatar de Tiriri
          Tiriri

          Aqueles com 10 e 20 Ah de bateria 🙂 (10Ah=10.000mAh – Telefone “comum”=4.500mAh)

      2. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Posso-te garantir que existem várias marcas com vários modelos que são bons ou razoáveis equipamentos em que a bateria dura facilmente mais que um dia e isto com ligações Bluetooth, dados moveis, etc.

        Os iphones nunca foram conhecidos positivamente por terem uma boa duração da bateria e isso é um facto, o que acho estranho sendo um OS supostamente tão bem otimizado e feito para correr em meia dúzia de dispositivos.

        Anyway, ainda vamos ver a apple a sugerir que se compre aquelas powerbanks que são capa para mitigar o problema lol

        1. Avatar de Method
          Method

          Já que estás a falar sobre bateria, diz-me que smartphone Android que conheces com melhor autonomia do que o IPhone 13 pro Max. Falar é fácil, provar é outra coisa.

          1. Avatar de LR
            LR

            Só assim de repente, Samsung M51. Tem as mesmas specs? Não. Tem mais autonomia, que é o que estamos aqui a falar? Sim. Bluetooth, dados e GPS sempre ligados, muitas horas de chamadas por dia, acesso constante a CRM e apps da empresa, e dura-me dois dias sem ir à carga.
            O iP 13 é melhor que este no resto? Provavelmente, sim. Este serve as minhas necessidades plenamente? Claro que sim, se não, teria outro que não este. Como vês, provar também não é dificil, quando se sabe do que se fala, e neste caso, falamos de autonomia.

          2. Avatar de Mario Coelho
            Mario Coelho

            Qualquer modelo por exemplo da Xiaomi mete um ifonas na gaveta.

    2. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      Mas qual o stress ter o telefone a carregar enquanto se dorme???
      Vocês dormem melhor se o telefone não estiver a carregar, não entendo este drama.

  14. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Gosto muito dos produtos da Apple, mas todos os que tenho acabam por ter problemas com as baterias, é mesmo o calcanhar da Apple.

    1. Avatar de Method
      Method

      Eu diria que é o calcanhar de Aquiles de todos os smartphones, sejam com IOS ou Android.

  15. Avatar de V.T.
    V.T.

    Por aqui iPhone X sem nada a apontar!

    1. Avatar de Method
      Method

      Kkkkk grande VT, nunca falha lol

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        E porque havia de falhar?

    2. Avatar de DG
      DG

      VT diz la qual o samsung do ano do teu iphone X que ja tem o android 13 a funcionar? Pois fazes bem em usar iphone, tanto criticas mas não tens concorrencia

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        DG, nenhum, se vais por ai também te posso perguntar se há algum iPhone do ano de 2016 ou posteriores que faça multitarefa… como o meu Galaxy S7 faz… boa oportunidade para estares calado!

        1. Avatar de Vítor M.

          Continuas com um discurso limitado. Diz lá o que faz o teu que não faça um iPhone de 2016. Sempre limitado rapaz.

        2. Avatar de DG
          DG

          Nenhum iphone de 2016 tem multitasking? Indica la as fontes sff. É que desde 2010 isso foi introduzido no ios. Se nem argumentar sabes mais valia estares calado e como ves o teu s7 não tem android 13 nem 12 nem 11 mas o teu iphone tem a ultima versao do ios sem problemas.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Ou sejas, por exemplo, consegues ter no mesmo ecrã a aplicação do Whatsapp com a do Facebook e mexer nas duas ao mesmo tempo? É a esta mutitarefa que me refiro e não à falácia do iOS. Mini-multitarefa não, obrigado!

        3. Avatar de DG
          DG

          Oh VT claro que isso da para fazer e os ipads fazem isso na perfeicao. Num ecra de 6 polegadas isso não traz qualquer utilidade logo nem percebo o teu argumento pois a informação seria tao pequena e ilegível. Mas tens pip a correr youtube enquanto fazes outra coisa como browsing the web. Achas mesmo que as pessoas preferem 2 janelas minusculas num ecra de 6 polegadas ou updates 6 anos? E que esse s7 sem updates e basicamente um pisa papeis sem seguranca. Se nem argumentares sabes mais valia estares calado.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Não é funcional porque o iPhone não o faz. É como o AOD, como não havia no iPhone (já eu o tenho no Galaxy S7) não servia para nada, agora que por fim chegou, é a melhor coisa que a Apple “inventou” até hoje!!!!

            Não percebo qual o mal de escrever que no meu iPhone X não senti diferença alguma na duração da bateria… por uma vez não malhei no iTretas e mesmo assim não me largam? LOL. Vocês afinal gostam de ouvir as verdades!

            Amigo, o Galaxy S7 é um telemóvel de trabalho, e é da Samsung pois não leva com obsolescência programada como os iTretas, ainda há 15 dias levou uma actualização, tenho contas bancárias, tudo! Só um segredo, as apps são actualizadas ok???

            Realmente esse marketing da Apple… mas só cai quem quer!

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Parece que afinal eu tinha razão com o meu pressentimento, o melhor é não actualizar o IPhone 11…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vou esperar mais um pouco e ver

  17. Avatar de wakandaCV
    wakandaCV

    No meu caso, foi ao contrario. Com a atualização 16.0.2 melhorou e muito

  18. Avatar de Fusion
    Fusion

    Aqui com o iPhone 12 Pro tudo igual como antes

  19. Avatar de Method
    Method

    @LR, não provastes coisa nenhuma, isso é o que tu pensas, mas não passa da tua imaginação. Basta pesquisares em qualquer lugar que hás de ver e perceber que neste momento em termos de autonomia não tens melhor que o IPhone 13 pro Max. Também tenho Android e tenho de carregar todos os dias e teoricamente até tem bateria “Maior” mas na prática nem de perto fica. É verdade que os equipamentos novos estão a melhorar neste quisito, agora não inventem histórias que todos os iphones sofrem do mesmo problema.

    1. Avatar de LR
      LR

      Vocês têm uma piada do caraças. O que os outros dizem, é tudo imaginação e mentiras. O que vocês dizem, são verdades absolutas.
      Como tens alguma dificuldade em ver as coisas de forma lúcida, passo a explicar. O meu M51, que tem 7.000 mAh de bateria e Android 12, aguanta quase dois dias inteiros, com dados, bluetooth e GPS sempre ligados, com uma média de 4 a 5 horas de chamadas por dia, utilização das várias apps da empresa (CRM, plataforma de base de dados, etc), e ao almoço ainda vejo um videozito ao almoço, ou passeio por várias páginas (Pplware incluído). isto não é imaginação, é a minha realidade, e se não fosses tão “cego” saberias que há smartphones com autonomias assim. O iP 13 é superior ao meu no resto das características? Claro que sim. Mas neste ponto, AUTONOMIA, é inferior. Não gostas? Come menos.
      Posto isto, se o que eu tenho e uso no meu dia-a-dia é imaginação, então, no teu caso, quando dizes “neste momento em termos de autonomia não tens melhor que o IPhone 13 pro Max”, não passam de delírios, para ser simpático e não chamar coisa pior. E, para terminar, lá porque tens que carregar o teu Android todos os dias, não que dizer que todos sejam iguais, certo? Tal como nem todos os iPhones sofrem de falta de bateria de forma igual.

      1. Avatar de Method
        Method

        Não vou perder muito tempo para te expl, simplesmente vou te dizer o seguinte, consulta sites especializados em que os resultados obtidos vêm de testes em que os equipamentos são submetidos sobre as mesmas condições e o mesmo ambiente, depois terás uma surpresa no final. Como eu já tinha dito ponho a carregar passado quase 48h, mas isso tem a ver com o meu uso. Para comparares tens que submeter os equipamentos a executarem as mesmas tarefas até à exaustão, vais perceber que os 7.000 mAh não diz nada, fico por aqui

      2. Avatar de Wu
        Wu

        UAU, utiliza CRM no smartphone, realmente quem nao sabe engole. Cuidado com o que escreves, deves ter assinado o principio de confidencialidade para estares a falar sobre aplicaçoes de uma empresa.

        1. Avatar de LR
          LR

          “Cuidado com o que escreves, deves ter assinado o principio de confidencialidade para estares a falar sobre aplicaçoes de uma empresa.”
          Podes desenvolver um pouco mais? Não vejo onde queres chegar, mas o meu intelecto não deve conseguir chegar ao nível em que possa entender as tuas afirmações sem ajuda externa.
          1º: sabes que os smartphones podem ter uma divisão, sendo uma de uso particular, e outra de uso profissional, sendo que esta última pode ser controlada e configurada pela IT da empresa, não sabes?
          2: já que fui tão explicito, diz-me lá qual a app de CRM que estamos a usar? Devo tê-lo mencionado algures, segundo dizes (apesar de não ver bem onde). Não engulas, mostra-me que sabes.

  20. Avatar de rpm2000
    rpm2000

    Aparentemente o drain da bateria no ios 16 está relacionado com a App facebook. Esta App está a usar processamento de forma massiva em background. Talvez este fato justifique uns devices sofrerem de drain e outros nao (ha quem nao use a app). Este comportamento nao acontecia com ios15.
    É um hint que aqui deixo. Quem tem problemas e se quiser, pode nas definicoes desativar na app facebook os updates em background.
    Abraco

  21. Avatar de Alex Teixeira
    Alex Teixeira

    Não percebo porque é que a malta quando é para defender a Apple ou um Android fica tão agressiva nos argumentos Cada um usa o que achar melhor dentro da sua realidade, e cada uma tem as suas vantagens em relação a outra. Por acaso até acho que no compto geral os iPhones são os melhores smartphones, mas nem tenho um, tenho um Pixel 4a porque como o que dou mais valor é qualidade/preço, câmara e OS clean, e achei que era o que se enquadrava melhor. Mas ao mesmo tempo tenho um iPad Air 2 desde o lançamento porque quero ter atualizações durante muito tempo porque para o que faço num tablet não preciso de ter o último modelo. Não quero saber se é Apple ou Android, quero é que seja o melhor fit possível dentro das minhas necessidades…
    Por último, até porque nas consolas também há esse tipo de rivalidades, tenho uma Switch e uma Xbox One (ambas em 2 mão), porque gosto dos jogos Nintendo e jogo FIFA. Mas não se pode gostar de tecnologia e o que o melhor o que nos têm a oferecer cada marca? 🙂

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Ainda não vai ser desta que vou comprar um Aifone.
      Não está caro o suficiente para ser um produto exclusivo.
      Portanto, não o quero.