Apple tem solução para problema do iPhone dobrar e patenteou-a

87 Comentários

Os problemas que afectaram o iPhone 6 Plus são largamente conhecidos. O principal está associado à sua estrutura e à facilidade com que alguns equipamentos dobravam.

Se muitos acreditam que esse foi um problema ampliado e que na verdade não afectava os equipamentos, numa utilização normal, a Apple resolveu tratar do problema de uma única vez e tem já registada uma patente com a solução.

apple_bend_1

O problema que afectou o iPhone 6 Plus não passou despercebido à maioria dos consumidores e fez correr muita tinta sobre as verdadeiras razões de ter acontecido e qual a forma que iria ser tomada pela empresa para que não voltasse a acontecer.

Do que foi possível descobrir apenas em situações específicas o problema acontecia e, como foi visto mais tarde, não era um problema exclusivo do iPhone 6, afectando também outras marcas.

Mas a Apple quer agora eliminar a possibilidade deste problema voltar a acontecer no futuro e para isso tem já um processo de fabrico que irá melhorar a resistência estrutural dos seus equipamentos.

Antes de o colocar em produção a Apple tratou de registar a sua patente e assim ficou a conhecer-se a forma que pretende usar para conseguir garantir a resistência.

Este novo processo, que ficou registado na patente com o nome Encapsulation Of A Stiffener Layer In Aluminum, passar pela utilização de duas camadas distintas de material.

apple_bend_2

A primeira camada, de um material com elevada rigidez, provavelmente de fibra de carbono, será colocada dentro da estrutura principal do equipamentos.

Uma segunda camada, de alumínio, será depois usada para aumentar ainda mais a rigidez estrutural, e assim garantir que os equipamentos ficam imunes a problemas estruturais.

Mas esta patente revelou ainda outra novidade, e que permitirá diminuir o peso de toda a estrutura. A Apple pretendem usar nessa segunda camada uma estrutura de bolsas, circulares ou triangulares, e que conseguirá reduzir de forma elevada o peso da estrutura.

apple_bend_3

A utilização combinada destes dois novos elementos conseguirá dar uma muito maior rigidez estrutural aos futuros iPhones, eliminando de vez o problema que teve no iPhone 6 Plus.

Não se espera que esta nova técnica seja usada já em produção, mas será com certeza aplicada nos futuros equipamentos da empresa, não apenas no iPhone mas também no iPad e até nos MacBook.

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LP
    LP

    Portanto a Apple desenvolveu uma tecnologia para resolver o problema de dobrar mesmo antes de ele ter acontecido… só se já adivinhasse que ia acontecer.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Não foi propriamente antes…

      1. Avatar de LP
        LP

        “Filed: May 16, 2014”, ou “Nov 7, 2013”

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          A solução da Apple é que se baseou na patente de Maio de 2014.

          “Apple credits Collin Chan, Matthew Crowley and Jude Runge as the inventors of patent application 20150125636 titled “Encapsulation of a Stiffener Layer in Aluminum,” which was originally filed in Q2 2014.”
          in http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/05/apples-invention-reveals-new-methods-for-strengthening-aluminum-used-in-thin-idevices-and-macs.html

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Está-se a falar da mesma e única patente. Esses que referes são os inventores.

            Nas patentes da Apple ficam lá os nomes das pessoas que são os inventores, não fica o “inventor Apple”.

            No § do post: “Antes de o colocar em produção a Apple tratou de registar”, a palavra “registar” é o link que leva à patente.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Próximo passo: patente de ecrã 5K em AMOLED ultra especial, (enquanto lança um iphone ainda Full HD com os iFans a dizerem que não é preciso mais), e uns meses depois vem esses mesmos iFans dizer que o 5K é que é altamente, e superior à concorrência 2K/4K

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pessoas como tu fazem a festa pelos dois lados, do ódio e dos pseudo-iFans.

        Não sei como consegues mas tás lá 😉

      2. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        este comprou um note 4 e ainda n tem lolipop, eu rio me a gargalhada com o w10 a caminho

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu tenho o Lollipop (oficial) já há meses. E não chamei a Samsung ao barulho

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não? AMOLED não é da Samsung?

            Além disso, a Apple é a única sim a ter um ecrã 5K num computador.

            E já desde o ano passado, a Samsung não tem resposta para isso…

    3. Avatar de Double Seven
      Double Seven

      Podem criar as patentes que quiserem, o Android continua na frente o resto é treta.

      1. Avatar de Beat Master
        Beat Master

        Sem dúvida, se contarmos os mid range e os low range que trazem android, vamos lá a por só o Galaxy 5 e 6 ao barulho contra o iPhone 5 e 6 e depois falamos. 😉

  2. Avatar de Afonso
    Afonso

    A esta hora deve tar por exemplo o Eiffel a coçar na cabeça com essa patente. “Estes tipos da Apple são uns génios”

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Ainda hoje são lembrados os seus smartphones em alumínio.

      1. Avatar de antonio
        antonio

        não vejo nenhuma patente alim de smartphone em aluminio

  3. Avatar de Claudio lopes
    Claudio lopes

    era bom a noticia mas ñ mi convenceu

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ainda bem…

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Os entendidos dizem que não sabem se a tecnologia a que se refere esta patente – pedida em 2013 e 2014 – foi usada no iPhone 6 ou outro produto, ou se virá a ser usada.

    O autor deste post deve ter usado artes adivinhatórias. Publicar a fonte não ficava mal.

    http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/05/apples-invention-reveals-new-methods-for-strengthening-aluminum-used-in-thin-idevices-and-macs.html

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    inovação ao maximo… agora vão subir os preços e dizer que a nova versão é melhor, não dobra, 100 euros mais caro.

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      ao contrario dos samsungs notes 4 e s6 que dobram , sao 100 mais caros e nao tem solucao.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Dobrar em uma maquina com X de pressão quase todos dobram,tirando o 3310 que parte a maquina.
        Agora dobrarem de uma maneira consideravelmente fácil com as mãos ou no bolso das calças só o iphone 6 tijolo.
        Acontece, embora não devesse tendo em conta os milhões que gastam em desenvolvimento, também os Mercedes classe A quando saíram capotavam a 70 ou 80 km/h.

        1. Avatar de Luís Lemos
          Luís Lemos

          Capotavam a 65

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Ao menos os Samsung são mais caros mas beneficiam o consumidor com uma câmara superior, um muito superior ecrã (resolução, cores, etc etc), muito mais funcionalidade e uma bateria superior.

        Já para não falar na exclusividade: agora “metade” dos chineses, americanos, ingleses, etc têm um comum iphone, mas muito poucos um Note 4, S6 Edge, etc.

        Daí que eu quando entro numa sala por norma só eu tenho um Note, mas todo o povo um iphone, até as cabeleireiras e empregados de mesa…

        1. Avatar de Luiz
          Luiz

          Ahhhhh… Ok és hipster, tens de ter quando não é Cool ?…
          As pessoas tem de se abstrair um pouco e ver o lado positivo de ambos… Sao 2 marcas de topo de momente que tem as suas vantagens… IPhone pela simplicidade em utilizar e aprender, design apelativo a maior parte da população.

          Samsung+Android (S6’s, Notes 4) tem alguma qualidade de construção superior, e a possibilidade de complexidade que os Andriods trazem. Juntamente com a customização possível, Rom’s diferentes, etc.. etc…

          Eu gosto que as duas empresas tentem se superar, para eu escolher algo que se enquadre melhor no meu estilo. Apesar de ser dono de um IPhone atualmente, não estaria nada desagradado também com algo >S5 da Samsung… São gostos… e gostos é que nem **…. cada um tem o seu …

        2. Avatar de Pedro Peixinho
          Pedro Peixinho

          ecra melhor em que? Amoled é horrivel com cores saturadas e 2k que n serve pa nada, camera superior? os testes mostram que mesmo com o dobro dos megapixeis a qualidade principalmente a noite e melhor no iphone( as fotos tem mais detalhe no note mas perdem em cores para o iphone). O note 4 ja tem lolipop? nao, para que comprar um tlm de 800euros que fica sem updates a nascenca? passados 6 meses ainda nem 1 update…

  6. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    quem tem android so mesmo em forums é que diz que android e bom, na rua todos invejam o iphone…ate se babam

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Que tristeza…

    2. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      deves andar enganado, quem tem HTC M7M8 M9, LG G3 G4 e S6 e S6 Edge, so para dar exemplos claro,nao estao nada importados com os iphones gostam do que compraram. agora se falas por experiencia propria é outra coisa,eu por habito nao invejo as coisas das outras pessoas. isso é um habito de muito mal gosto. mm que gosta se de ter um iphone que nao gosto simplesmente ia comprar nao me punha a babar a olhar pos outros.

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Looool, Sony Z2 e muito satisfeito, bateria muito boa e depois faz o que eu preciso, Facebook, email,Skype e corre todos os jogos sem qualquer problema. Entretanto com os 400€ de diferença deu para ir a Maiorca e claro, sem contrato para não pagar o dobro. Morro de inveja. P.S. a maioria das pessoas que tem Iphone pensam como tu, não usam 90% das capacidades do telefone ( tal como eu com o meu Z2 )passam fome para o ter mas no fim podem dizer que têm um Iphone 🙂

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        android 5.1 e que nem pensar, eu tenho sempre a ultima versao…pois. z2 ate a filmar passados 5segs desliga se por sobreaquecimento..

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Tu percebes tanto disto como de lagares de azeite oh Peixinho.

          Pois eu se pudesse, era ter android dentro de um iphone com a fluidez do WP. 😉

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Tenho um Iphone 6 e fui até as Maldivas 15 dias e este ano vou até as Maurícias.
        Facebook, Skype e correr jogos e email até o meu puto usa o telefone mais que isso.

    4. Avatar de HumbertoC
      HumbertoC

      Típico comentário de personagenzinho fútil que só compra artigos caros para mostrar,achando-se assim “melhor”???Cresce e aparece,criança!Gostas,compras,não critiques quem pensa de forma diferente,”babado”!

    5. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      sim sim peixe espada!
      tenho o meu htc m7 que deixa o meu colega com o iphone 5 de olhos em bico…

      ja usei o iphone e sinceramente, a nao ser que tenha uma volta muito grande, nao vale a pena. apesar deste 6 ter um design bonito, é extremamente limitado e o preco elevado faz com que seja mais um gadget para quem o tem achar que se sente superior aos outros por pagar mais do que propriamente por ser um bom telemovel…

      e o mesmo vai para o macbook air por exemplo. nao é melhor que outros ultrabooks com windows. depende do que se quer e para que se quer… se é para ter bateria longa e ser leve – sim, pk sem grafica dedicada gasta mt pouco, e ficas relativamente limitado ao poder de processamento.
      se é para jogares e fazeres uns trabalhos pesados, ja nao será o mais apropriado…

      portanto se alguem se baba a olhar para um iphone… é porque nao está a par do que existe e porque faz pouca pesquisa. porque ha mais terra do outro lado do oceano.

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        o htc m7 com aquela camera de 4mpx? LOL sem android 5.1? LOL

        1. Avatar de HumbertoC
          HumbertoC

          Se for um Nexus 4 de 2012 (16gb, como novo) com 5.1, que custou 150€ no outlet da Fnac é péssimo,certo? Vou dar 350€ p um iPhone 4 recondicionado?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Nexus 4? A bateria nem 2h dura, o gps n apanha nada, input lag é enorme..enfim quem n vai nas vossas cantigas sou eu, lagdroid jamais

          2. Avatar de HumbertoC
            HumbertoC

            Nuno, a bateria do meu vai quase aos 3 dias e não tenho lag nenhum!|GPS não testado,mas duvido que haja problemas.Informa-te e, se quiseres, limpa a cache de vez em quando…Ajuda

        2. Avatar de Stark
          Stark

          Faltam os argumentos não é? Engraçado que esta aqui a rom 5.1 para o m7 http://forum.xda-developers.com/htc-one/development/rom-google-play-edition-lollipop-v1-00-t2963927
          Guarda la o teu ivicio para ti, nunca comprar um iphone quando arranjo androids com a mesma qualidade por metade do preço

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Custom roms e só para geeks, n tenho tempo para essas mariquices. Pago para ter tudo a funcionar Out of the box.

          2. Avatar de LP
            LP

            Já o outro dizia que a incompetência se paga caro.

          3. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            nuno, essas coisas de geeks faz-se em 5 minutos, e é por isso que há muitos que levam computadores para loja arranjar um problema que qualqer um conseguiria resolver, ou seja, newbies. 2 anos depois, os iphones mal funcionam com novos iOS, só ver o iphone 4 e 4s com ios 7 8 ou 9. portanto prefiro ter um custom rom. só ver o nexus 4 ou htc m7 a funcionar kitkat, lollipop e marshmallow como uma maravilha, mais de metade do preço que custou na altura 😉

        3. Avatar de Mota
          Mota

          LOOOOOOOOOOOL

          eu bem digo que tu és um ignorante que não entende nada disto haha.

          Já não me ria assim à uns temp.. wait, não, disseste que o Z2 se desligava por aquecimento essa tbm me partiu todo haha

          Recomendo-te vivamente a leres mais artigos online antes de dizeres barbaridades.

          http://www.digital-photo-secrets.com/tip/333/do-more-megapixels-mean-better-photo-quality/

    6. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Parabéns peixinho. Mais uma ‘patite para a tua Apple.

    7. Avatar de Nuno Gato
      Nuno Gato

      THL5000 comprado da china e 10000% satisfeito, não há quem bata isto em bateria, e com estas specs por €200…

      1. Avatar de Pedro G
        Pedro G

        somos dois! que maravilha

    8. Avatar de Mário
      Mário

      Olha, eu tive um iPhone e dei-o porque era uma bela porcaria e a garantia, bem é melhor nem dizer nada para não dizer palavrões!!!!
      Arranjei um Note 3 e anda no bolso,é frente e atrás e não DOBRA!!!!!!!!!!
      portanto deixa de ser um acéfalo e abécula da apple e vê que ambos têm coisas boas e coisas más!
      Fico triste de ver acéfalos que dizem que a apple é a maior só porque sim!!!!!

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Deixa de dobrar… passa a partir…

    Se for mal utilizado, continuara a dobrar!
    Os equipamentos dobram, como qualquer equipamento, devido a má utilização.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Desde quando é que meter o telemóvel no bolso é má utilização? :s As inovações que a maçã impinge nas pessoas…

  8. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Não entendo esta de dobrar o telefone? É quase como alguns se queixarem que partiu o ecrã quando caiu no chão. Mas será que as pessoas não sabem que não pode cair? Têm que ter cuidado? Ou também reclamam das TV, dos copos de vidro, do microondas que caiu e partiu-se.

    1. Avatar de Joaquim Ramos
      Joaquim Ramos

      não estou de acordo contigo.. o telemovel tens contigo a toda a hora mas todo o cuidado é pouco e acidentes acontecem… enquanto uma TV està ali parada e normalmente nao lhe tocas e um copo se não fores dos “parvos” (maneira de falar) que gastam dezenas ou centenas de euros em copos caros eles sao baratos.

  9. Avatar de Marc
    Marc

    Que façam mais patentes embora continuem roubar patentes aos outros.

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      Sou contra patentes mas quando se ve os androids a roubarem tudo e copiar tudo do iphone…tb faria o mesmo

      1. Avatar de Mota
        Mota

        És um comediante oh Peixinho. 😀

        http://geeknizer.com/wp-content/uploads/2013/06/ios7-copied-from-android.png

        Atenção, não tenho nada contra pessoas que gostam de iphone, mas tenho tudo contra a pessoas como esta personagem.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Geeknazier…realmente só geeks n gostam do que os normais gostam…n admira que morram virgens

          1. Avatar de LP
            LP

            Lol… pela conversa este deve ser o Camarinha… 😀

    2. Avatar de Vítor M.

      Ora dê aí alguns exemplo, só para não dar aspecto que está a falar só por falar. caro Marc.

      1. Avatar de João Pinturas
        João Pinturas

        Fácil. Como eram os smartphones antes do iPhone? Procure no Google, veja imagens de depois falamos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Quais smartphones? Não vamos atira para debaixo do tapete, vamos lá colocar dados em cima da mesa… o Google mostra muita coisa… e dar como exemplo “vai pesquisar ao Google” é…. nem é!

      2. Avatar de Marc
        Marc

        Ericsson has filed lawsuits against Apple in Germany, United Kingdom and the Netherlands after failing to reach a global licensing agreement with the company over both standard-essential and non-standardized patents.

        Ericsson claims that Apple continues to sell the iPhone, iPad and other products that infringe upon its patented technologies, some related to 2G and 4G LTE standards, even though its licensing agreement expired in January.

        http://www.macrumors.com/2015/05/08/ericsson-patent-lawsuit-apple-europe/

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas isso vai contra o que o Marc referiu, eles tinham um acordo que terminou a validade do mesmo em janeiro, salvo erro, agora, por diferença de valores (claramente a Ericsson a tentar chular a Apple) ainda não há entendimento. Mas, como no caso da Oracle vs Google em que a Oracle pediu balurdios à Google e o tribunal não deu como justificável o valor, será o mesmo argumento a validar as pretensões das partes envolvidas, até porque no final diz o seguinte:

          Apple originally filed suit against Ericsson in January, arguing that it was demanding excessive royalties for patents not essential to LTE standards. Ericsson, which holds over 35,000 patents, countersued in a Texas courtroom just hours later, seeking an estimated $250 million to $750 million in royalties per year for Apple to continue licensing its patented wireless technologies.

          Isto é o que? 😀 é a ver se salva a pele… mas ainda muita água vai correr….

      3. Avatar de Marc
        Marc

        Embora em Fevereiro, esta saiu caro: “Apple Ordered to Pay $532.9 Million in iTunes-Related Patent Lawsuit”
        http://www.macrumors.com/2015/02/25/apple-vs-smartflash-lawsuit/

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Ordered to pay – mas ainda não pagou – apelou 🙂

      4. Avatar de Marc
        Marc

        Mas não quero acusar a Apple porque as outras fazer o mesmo. Microsoft é que é das mais certinhas hoje em dia 😉

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Falas muito mas nc dizes nada nos teus comentários, roubar patentes dos outros é impossível.

      1. Avatar de Marc
        Marc

        Pronto, não quis dizer literalmente “roubar”. É mais no sentido de infringir

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Roubar patentes? LOL!

      Essa é que é boa…

  10. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Arranjar uma solução depois de um erro feito é digno e o correcto,e mais seria se a usassem já.. agora patentear a solução de um próprio problema é andar nos limites do ridículo.

  11. Avatar de Anti-Apple
    Anti-Apple

    mas não era a apple que dizia que o telemóvel não dobrava? agora já dobra?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Só se falou numa prevenção de futuros problemas , ninguém disse que dobrava. Isso é mais para androids de plasticos ou s6, note 4

      1. Avatar de Anti-Apple
        Anti-Apple

        prevenção de problemas? mas os iphones não dão problemas!!
        A patente da apple é para os androids? não percebi.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Possivelmente a pensar na próxima geracao com 4mm de espessura sem bezel do iPhone 7, androids dobram todos mas soluções n ha

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Interessante um tlm sem bezel quando ao agarrares parte dos dedos e mão cobrem as bordas … super útil.

  12. Avatar de abutre
    abutre

    dobrem e metam no lugar

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já vou um bocadito tarde, mas o meu comentário a este tipo de noticias:

    ” HATERS….. Start your Engines”

    🙂

    1. Avatar de LP
      LP

      Não sei se há mais comentários de haters ou de lovers O.O

  14. Avatar de antonio
    antonio

    é bom que se deixem de porcarias e teorias porque o Iphone 6 e 6s não dobra se fosses nao lhe fizerem força!!! Eu ja tive 2 um dobreio com as maos, o outro esta intacto… por isso… eu sei qual é o problema, chama-se garganta!

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      E bolso das calças.

    2. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Depois de ler o teu comentário acho que se chama mesmo falta de aulas de português.

  15. Avatar de Tim
    Tim

    Antes que os fanboys me julguem sou ex-detentor de iphone
    Estou ansioso para ver esta “inovação”, a ver vamos se estes dois metais, diferentes, se comportam como devem, ou seja, quando dois metais de características diferentes entram em contacto dá-se um fenómeno de corrosão.
    Quero ver as mãos dos ricos, e dos pobres endividados mas com iphone, a andarem com as mãos cheias de ferrugem e limalha. Às vezes o plástico pode vencer na qualidade.
    Passem bem

  16. Avatar de André Alves
    André Alves

    Vou patentear a maneira como eu resolvo OS MEUS PROBLEMAS

  17. Avatar de Eu
    Eu

    A pergunta aos que criticam o iPhone 6plus é se eles já alguma vez utilizaram o telemóvel ou se compraram algum ? Eu posso dizer que tenho o iPhone 6 plus a seis meses e ele não dobrou e não tenho grande cuidado. E quem é que compra um telemóvel para dobrar só se for muito estúpido e não tiver que fazer ao dinheiro.
    Acho uma estupidez este tipo de discussão cada um compra o que gosta. Eu prefiro iPhone e já tive um Nokia 920 e um nexus 4. Mas esta é a minha escolha.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu tenho um plus e nc deu problemas, melhor tlm que já tive. Androids são lentos demais, wp faltam apps. Iphone tem o melhor de todos.

  18. Avatar de antonio
    antonio

    Afinal, para quem dizia que não dobravam….

  19. Avatar de kekes
    kekes

    Mas o preblema nunca foi a força necessaria para dobrar a meio, como os outros aparelhos, mas sim o ponto fragil que o iPhone tinha. Alem que a patente existe antes do problema existir e agora é a solução xD
    Comico.

  20. Avatar de Rui C
    Rui C

    Desta vez ainda não vi aqui ninguém dizer que a Apple copiou pela Samsung, mas parece que a evolução da marca afeta muita gente que supostamente nem se deveria interessar por estas notícias porque têm aparelhos muito melhores.

  21. Avatar de Nokall
    Nokall

    Eles so andam a registar patentes porque estão carregados e andam a salvaguardar o interesse deles de aqui ha uns anos ninguém querer saber de iphones nem de MAC 😀 Muhahah i´m a Apple fan… Mas ha patentes muito estupidas…. Qualquer dia registam como respirar so pela narina esquerda, deixando a direita livre para caso venham a morrer, ainda poderem respirar. LOLL